Desde 1º de janeiro, os espelhos
instalados nos automóveis e utilitários nacionais deverão seguir uma nova norma
estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). A resolução 226/07 é
inspirada nas normas de segurança vigentes na Europa e, basicamente, amplia o
campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança nas ultrapassagens,
mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas.
"Os novos espelhos já estavam
sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que
passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O Novo Fox, por exemplo, foi
lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova
legislação. O Polo Hatch e o Polo Sedan também ganharam novos espelhos em julho
de 2011, quando passaram por atualizações no design e no conteúdo", afirma
Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e
Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil.
Maior campo de retrovisão
De acordo com a legislação, o
motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de
largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares
do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade
lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do
veículo (veja ilustração abaixo)
Para aumentar o campo de retrovisão
e evitar que o retrovisor torne-se muito grande, o que perturba a harmonia de
design do veículo, a solução técnica encontrada foi a adoção de lentes
convexas, que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do
espelho retrovisor.
11/01/2012 -- 11h00
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