sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais um taxista é assassinado na capital


Corpo de Carlos Fábio Ciriaco, 31, foi encontrado com 5 marcas de tiro; é a sexta morte envolvendo a categoria só este ano

O giro da bandeira 2 foi fatal para o taxista Carlos Fábio da Silva Ciriaco, 31 anos. Após trabalhar o dia todo, ele voltou ao táxi às 19 horas e disse à mulher que rodaria até as 2 horas da madrugada para melhorar a renda da família. Só foi encontrado às 5 horas de ontem, perfurado por cinco tiros de revólver, em um canavial no conjunto Jardim Saúde, próximo ao Eustáquio Gomes. Tudo indica que foi latrocínio (assalto seguido de morte), no sexto assassinato de taxista registrado este ano em Maceió.

 A viúva, Jessiane dos Santos Silva, conta que o marido saiu de casa logo após receber um telefonema de um homem, que lhe devia R$ 200 por uma viagem feita a União dos Palmares. “A gente não sabe quem é, mas o Carlos disse que ia encontrar com ele para receber esse dinheiro, no Eustáquio Gomes, e, de lá, ia trabalhar até as 2 horas”, explica Jessiane.

 O taxista foi jogado do veículo, um Fiat Uno da Lig Táxi, que foi encontrado horas antes do corpo, em uma área isolada do Tabuleiro do Martins. O DVD do carro e o celular da vítima foram levados. A carteira de Carlos foi encontrada, mas estava sem dinheiro.

30 de setembro de 2011

| MAURÍCIO GONÇALVES – Repórter

Todos os direitos reservados ao Jornal Gazeta de Alagoas



 .

Após sexta morte, taxistas cobram sistema de rádio ligado à Polícia Militar

Ao saber da morte de colega, taxistas foram para o local do crime

A morte de Carlos Fábio da Silva, que estava desaparecido desde a noite de ontem e teve o corpo encontrado nesta quinta-feira (29) num canavial, é o sexto assassinato de taxista apenas em 2011. O sindicato cobra mais segurança e quer que a agilização da implantação da radiofrequência da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) nos carros.

O uso do sistema já foi autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já foi prometido pela PM de Alagoas à categoria, mas até agora não foi implantado.

“Há dez dias, tivemos uma reunião com coronel Edmilson e ele nos informou que já havia feito uma viagem ao Recife para ver como funciona o sistema lá para trazer para Maceió. O problema é a demora. Mais uma morte aconteceu. E agora, secretário de Segurança? E agora, Polícia Militar?”, questiona o secretário do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Fernando Ferreira.

Segundo o sindicato, a implantação da rádio na mesma freqüência da PM nos carros amplia a segurança dos motoristas e inibe a ação de criminosos. A proposta seria colocar o sistema nos 1.800 carros que circulam com rádio e são vinculados a empresas. Esses veículos teriam um adesivo avisando que está sendo monitorado, o que afastaria os assaltantes.

Para os taxistas, a violência poderia ser reduzida porque os motoristas teriam uma ponte direta para fazer denúncias e evitar mortes.

Hoje, circulam na capital cerca de 3 mil táxis.

A sexta morte

A polícia encontrou, no início da manhã desta quinta-feira (29), o corpo do taxista Carlos Fábio da Silva Siriá, que estava desaparecido desde a noite de ontem, quando foi contratado para fazer uma corrida. A vítima foi encontrada morta em uma área de canavial no conjunto Jardim Saúde, no bairro Cidade Universitária.

Os primeiros levantamentos da polícia revelam que o taxista foi visto a última vez por amigos com quatro homens dentro do carro. Ele desapareceu logo em seguida e não fez maiscontato com a empresa a qual era filiado pelo rádio.

As buscas iniciaram ainda na noite de ontem e o carro da vítima foi encontrado no bairro do Tabuleiro do Martins. Nesta manhã, a polícia localizou o corpo da vítima.

A primeira linha de investigação da polícia é de latrocínio (quando de mata para roubar), mas outras hipóteses também serão investigadas pelos agentes da Delegacia do 10º Distrito Policial.

10:57 - 29/09/2011

Fonte:

tudonahora.com.br


.


Caminhões causam dois acidentes no Litoral Sul.

Dois acidentes em um espaço de apenas meia hora, na mesma região e tendo a mesma causa, foi o que aconteceu no final da tarde de hoje (29/10) no litoral sul de Alagoas.

 
No primeiro acidente um táxi Fiat Palio weekend de placa NMH-2784 foi fechado por um caminhão caçamba placa NMK-6411 na altura do trevo Clava do Sol, em Marechal Deodoro.

O taxista teria tentado fazer uma ultrapassagem quando foi fechado pela caçamba que bateu na traseira do mesmo fazendo-o perder o controle e rodar na pista parando em um matagal. Além do susto o taxista nada sofreu.

 
por Redação com informações Real Deodorense

Ana Sarah - Real Deodorense
.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Mais um taxista é executado; categoria cobra sistema de rádio


Taxista foi encontrado em canavial no bairro Cidade Universitária

Mais um taxista foi executado em Maceió na madrugada desta quinta-feira, dia 29. De acordo com levantamentos do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintáxi/AL), este seria o sexto profissional vítima da violência apenas este ano no Estado. Os profissionais cobram a instalação do sistema integrado de rádio, que ligaria as cooperativas ao Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods).

Em uma reunião ocorrida há cerca de 15 dias, a categoria teria voltado a cobrar a instalação do sistema, que contaria - ainda - com a instalação de adesivos nos veículos das cooperativas, como forma de deixar claro o monitoramento. A PM, no entanto, teria alegado questões burocráticas para a implantação efetiva do sistema.

A nova vítima foi identificada como Carlos Fábio da Silva Siríaco, 31 anos, cujo cadáver foi encontrado crivado de balas na manhã de hoje em um canavial localizado no Jardim Saúde, bairro Cidade Universitária.

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava em casa, na noite de ontem, quando foi acionada por supostos cliente. O chamado ocorreu por volta das 22h. A vítima saiu de casa e jamais retornou. Ainda ontem, familiares de Carlos Fábio acionaram a Polícia Militar, mas seu corpo e o veículo só foram encontrados nas primeiras horas da manhã de hoje.

Segundo a Polícia Militar, foram roubados do carro do taxista um aparelho de DVD e o celular da vítima. Testemunhas afirmam ter visto o taxista com quatro homens dentro do carro. Peritos e funcionários do Instituto Médico Legal de Lima se encontram no local para adotar as providências cabíveis.

O crime será investigado pelo 10º Distrito Policial.

Cláudia Galvão

Alagoas24horas

 .

Taxista desaparecido é encontrado assassinado no Tabuleiro do Martins

Vítima recebeu ligação de trabalho, segundo a família, e não voltou

Taxista desaparecido é encontrado morto em canavial (Foto: Katherine Coutinho)

O corpo do taxista Carlos Fábio da Silva, de 31 anos, foi encontrado nesta quinta-feira (29) em um canavial no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió. O taxista havia desaparecido nesta quarta-feira (28) quando, segundo parentes, recebeu uma ligação solicitando uma corrida.

O pai do taxista, Cícero Siríaco, informou que o filho recebeu uma ligação por volta de 22 horas e saiu para uma corrida. Mas, a demora para voltar para casa chamou a atenção da família que acionou a Polícia Militar. “Não temos a quem atribuir o crime, mas acreditamos que pode ter ligação com a corrida. É a única pistas que temos, pois ele não tinha inimizades”, afirmou.

Conforme o cabo da Polícia Militar Lino, foram levados do veículo o telefone celular da vítima e o aparelho de DVD do veículo, o que leva à possibilidade de latrocínio. “Os objetos foram levados e a vítima morta, o que nos leva a crer que se trate de latrocínio, mas caberá à Polícia Civil investigar o caso e apontar os possíveis responsáveis pelo assassinato”, observou o PM.

Taxistas informaram à reportagem da Gazetaweb que, na última semana, outro taxista foi morto e desovado no local. Eles reclamaram do crescimento da violência urbana e cobraram mais segurança das autoridades.

29.09.2011 08h26

Gazetaweb
.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Proprietário diz que taxista ficou ‘preso’ no engarrafamento




Nilton irá depor na Polícia Civil assim que receber alta médica

O proprietário do táxi Fiat Uno de placa 4326/AL se apresentou na manhã desta terça-feira, dia 27, na Delegacia de Acidentes, especializada que irá investigar a colisão entre o táxi e o trem na manhã de hoje, e que resultou na morte da comerciária Carla Cristina Santana, de 34 anos. O acidente ocorreu por volta das 8h, no bairro de Bebedouro.

De acordo com o chefe de operações da especializada, Mário Dantas, o proprietário se apresentou à delegacia para se colocar à disposição da polícia. Ainda segundo o chefe, o veículo é sublocado a Nilton da Silva Spinelli, de 36 anos, que conduzia o veículo no momento do acidente.

Segundo relato do proprietário, que não teve a identidade divulgada, Nilton teria enfrentado um grande engarrafamento na região de Bebedouro e quando da aproximação do trem não teria encontrado uma alternativa para sair dos trilhos.

O chefe de serviço explicou que a especializada irá aguardar o depoimento do motorista e o resultado da perícia realizada no local do acidente. Mário Dantas não descartou, no entanto, o indiciamento do motorista por homicídio culposo (sem intenção de matar). O caso será investigado pelo delegado Fernando Tenório.

Nilton Spinelli foi levado para o Hospital Geral do Estado, onde foi constatado trauma na coluna cervical e escoriações leves. Ainda segundo HGE, o motorista apresenta quadro estável.

Já para a família de Carla Cristina coube a expectativa de liberação do corpo, após o procedimento de necropsia. A comerciária, que seguia para o trabalho no momento do acidente, deixa um filho de quatro anos.

Cláudia Galvão

Alagoas24Horas
 .

sábado, 24 de setembro de 2011

Aperte o cinto, vem aí a série Taxista Empreendedor.


O SEBRAE e a TV Brasil estão desenvolvendo um projeto de um kit, com programas de rádio, televisão, material impresso e um site para motoristas que querem fazer do táxi um bom negócio.

Negócio só é bom quando é bom para os dois lados.

No nosso táxi é assim!

O passageiro economiza tempo, conhece a cidade, não se estressa no trânsito, pode ler o jornal, trabalhar, sem medo de estar no caminho errado... e o taxista que inova no atendimento, está no caminho certo: busca oportunidades para fazer bons negócios e também sai no lucro. Aperte o cinto, vem aí a série Taxista Empreendedor.


Visite o site:


.


Estudo faz raio-X da violência no trânsito em Alagoas


Acidentes envolvendo motos são 39% dos casos

Um estudo realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e obtido com exclusividade pelo Tudo na Hora faz um raio-X da violência nas estradas de Alagoas. O levantamento feito pelo serviço social do órgão revela, entre outros dados, que os bairros que registram o maior número de acidentes em Maceió são Tabuleiro e Jacintinho.

O estudo traz dados completos de 2010, quando foram realizadas 2.436 entrevistas com pessoas envolvidas em acidentes. O primeiro indicador revela que 82% das vítimas da violência no trânsito em Alagoas são homens. Outros dados importantes são de que 30% das vítimas estão na faixa etária entre 25 a 34 anos, que 56% são casados ou vivem em união estável e que 38% têm apenas o Nível Fundamental de escolaridade.

Os dados do estudo realizado pelo Detran apontam que 73% dos acidentes ocorrem na capital, sendo os bairros do Tabuleiro do Martins (22% dos registros) e Jacintinho (10%) os que registram maior número de ocorrências. O levantamento revela ainda que são os motoqueiros as maiores vítimas (39%).

Um dado preocupante é com relação ao desemprego, já que 41% das vítimas tinham vínculo empregatício antes do acidente e 25% ficam desempregadas após a recuperação.

Segundo o Detran, os estudos do serviço social são utilizados principalmente na elaboração de campanhas sócio-educativas na área de trânsito. Com o objetivo de conscientizar os motoristas de que a prudência, a não ingestão de bebidas alcoólicas e o respeito às normas de trânsito são as principais armas para não fazer parte destas estatísticas.

13:46 - 24/09/2011 Sidney Tenório
Fonte: tudonahora
 .

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trânsito


Fernandes Lima e Góes Monteiro sofrerão mudanças

Câmara irá revisar a lei atual, adequando-a às condições discutidas na reunião

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Galba Novaes, e o vereador Théo Fortes, se reuniram ontem (22), na sede do Ministério Público Estadual, com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, José Pinto de Luna, e os promotores da Fazenda Municipal, Marcus Rômulo e Marcos Méro. O encontro teve como objetivo discutir a lei municipal 5.594, de 13 de março de 2007, que trata da proibição de veículos pesados nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro.

A referida lei, de autoria do vereador Galba Novaes, proíbe o tráfego de tratores, máquinas, ônibus intermunicipais e interestaduais, caminhões e carretas, com capacidade de carga acima de cinco toneladas, no período das 6h às 20h, entre o trecho da Praça Centenário, passando pelas duas avenidas, até a Policia Rodoviária Federal.

Entretanto, a legislação nunca foi cumprida, pois a SMTT alegou dificuldade de implantação devido ao longo período em que as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro ficarão fechadas para os veículos de carga, inviabilizando o abastecimento do comércio local.

“Esse encontro tem como objetivo promover uma adequação da legislação, com o intuito de melhor atender a população. Por isso, convidamos o autor da lei, vereador Galba Novaes, e o superintendente da SMTT, José Pinto de Luna, para encontrarmos uma solução para o impasse. Afinal o Ministério Público defende que a lei deve ser cumprida”, salientou o promotor Marcus Rômulo.

Galba Novaes explicou que a lei foi elaborada, atendendo as reivindicações da sociedade, que deseja o desafogamento do trânsito nas duas avenidas. “Procuramos ouvir diversos segmentos do comércio e entendemos que é necessário uma maior flexibilização nos horários de proibição do tráfego de veículos de carga pesada. Esse também é o entendimento da SMTT. Nossa missão é atender a população”, frisou Novaes.

Ele acrescentou que a Câmara irá revisar a lei atual, adequando-a às condições discutidas na reunião, determinando que a SMTT tenha a prerrogativa de fiscalizar e disciplinar o trânsito na região.

“Dessa forma, a proibição dos veículos pesados será entre os períodos de 6h às 9h e 17h às 20h. Os ônibus intermunicipais e interestaduais ficarão liberados para trafegar nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, porém a SMTT irá disciplinar os pontos de parada para esses veículos”, esclareceu Pinto de Luna. Ele disse ainda que antes da proibição, haverá uma campanha educativa de 60 dias, informando os motoristas sobre as mudanças.

08h05, 23 de Setembro de 2011



Fonte: Ascom
.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Seguros 'piratas' dão prejuízo de R$ 3 bilhões aos cofres públicos


Associações chegam a ofertar planos de R$ 18,00, mas Sincor alerta que a maioria não arca com o prejuízo na hora do dano ao cliente


Presidente do Sincor alerta sobre riscos de seguros piratas (Foto: Cortesia/Sincor)

“Eu fiquei sabendo que uma empresa em Maceió estava vendendo seguro para taxistas num preço bem razoável. Como sou de Penedo, viajei à capital, procurei a Protáxi e assinei um contrato de 12 meses. As parcelas eram inferiores a R$ 50,00 e a cláusulas me garantiam a cobertura de quaisquer prejuízos com o carro. Eu só precisei acionar o seguro após 11 meses e, para minha ingrata surpresa, a empresa disse que não pagaria as depesas pelo conserto do carro que eu havia batido. A conta teve que sair do meu bolso e hoje eu travo uma batalha na justiça para que a Protáxi me ressarça do novo débito que fui obrigado a fazer”.

A história acima foi contada por José dos Santos, taxistas há 19 anos e que, até o ano passado, nunca tinha feito um seguro veicular. “Custa caro e a gente mal consegue manter as despesas de casa. Por isso nunca fiz. O problema é que, quando resolvi contratá-lo, caí numa armadilha”, lamentou.

A realidade vivida pelo taxista é compartilhada por outras centenas de pessoas espalhadas pelo Brasil inteiro. Só na Superintendência de Seguros Privados do Brasil (Susep), vinculada ao Ministério da Fazenda, já tramitam 77 inquéritos contra empresas que comercializam os ‘seguros piratas’. “Eles ganharam esse nome porque o produto vendido não é um seguro oficial e o prejuízo financeiro, após a sua contratação, sempre fica para o cliente. Estamos fazemos uma alerta para que as pessoas não entrem nesse grande golpe”, advertiu Otávio Vieira Neto, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros e de Capitalização, Previdência Privada e de Saúde no Estado de Alagoas (Sincor-AL).

Ministério da Fazenda estima prejuízos R$ 3 bilhões

O governo federal fez as contas e estima que o prejuízo aos cofres da União girem em torno de R$ 3 bilhões. “A Superintendência de Seguros Privados do Brasil - que regula o setor de seguros no País -, vem contabilizando os números porque sabe que os danos são financeiros e fiscais. Dos 77 inquéritos instaurados, 33 foram julgados e apenas quatro tiveram resultados consirados improcedentes. As multas em desfavor das cooperativas e associações já somam R$ 72 milhões”, informou Otávio Vieira.

E esse tipo de ‘serviço’ começou a ser explorado em Minas Gerais por uma associação ligada aos bombeiros e rapidamente se proliferou. Atualmente existem no Brasil mais de 100 empresas atuando no mercado. No Sudeste, só uma associação responde por mais de 200 processos. Daí a preocupação da Susep em ter um controle maior do setor, já que essas entidades implicam, muitas vezes, numa situação de risco para o consumidor. “Elas estão crescendo de forma vertiginosa. Além disso, as mesmas representam um componente desleal no mercado, prejudicando as empresas que obedecem as regras de solvência e reserva de capital", acresentou o presidente do Sindicato.

Ainda para este ano a Superintendência de Seguros Privados do Brasil promete intensificar a fiscalização nas cooperativas que vendem proteção veicular por meio da criação de uma comissão. Tal grupo terá que proteger o consumidor e alertá-lo para que, na hora de comprar a proteção veicular, ele esteja atento à legalidade e credibilidade da empresa, uma vez que a maior parte das entidades não têm um lastro patrimonial sólido, e, por consequência, se passar por quaisquer crises, poderão não ter como arcar com os compromissos assumidos com os clientes.


Stúdio de fotografia funciona em local de seguradora pirata (Foto: Janaína Ribeiro)

Pelo menos três empresas atuam em Alagoas

Em Alagoas, de acordo com dados do Sindicato dos Corretores de Seguros, pelo menos três empresas atuam no mercado de plano de garantia veicular: Aliança Seguros, Anapan e Protector. Esta última, que já existiria no Estado há dois anos, vende a suposta proteção veicular para taxistas e motoristas autônomos. A Pró-Táxi, que foi citada pelo taxista de Penedo, não existe mais. “Esse é o tipo de empresa que já nasce com data certa para fechar. Muitas abrem as portas, aplicam o golpe e depois desaparecem”, disparou Otávio Vieira.

O modus operandi dessas entidades funciona da seguinte forma: elas oferecem, a preços bem reduzidos – tem mensalidade até de R$ 18,00 -, uma proteção veicular para o motorista. O cliente assina o contrato sob a promessa de que, caso aconteça um acidente com o veículo que supostamente foi segurado, o valor do conserto ou do novo veículo (em casa de perda total) será rateado entre todos os associados.

A Anapan - Associação Nordestina de Amparo aos Proprietários de Automóveis e Motos -, oferece seguro veicular por R$ 265,00 por ano e, em propaganda, confirma que se trata de uma associação de pessoas físicas que tem o objetivo de proteger prejuízos de condutores por meio de rateio. Em panfletos distribuídos na rua, ela se apresenta como tendo sede na Galeria Ponto 55, sala 07, na Rua São Paulo, no bairro do Tabuleiro do Martins. A Gazetaweb esteve no endereço citado e descobriu que lá funciona um estúdio de fotografias. O telefone 3354-4675, que seria da entidade, não atende as chamadas.

A Protector é a Associação de Proteção aos Taxistas e Motoristas Autônomos. A entidade funciona na Rua Barão de Penedo, no Centro da capital. Num dos cartões a que a Gazetaweb teve acesso, o vendedor do suposto ‘seguro’ se identifica como ‘operador de sinistro’ e não como corretor de seguros. Pelo telefone 3221-6123 a reportagem não conseguiu falar com nenhum funcionário e, no prédio do endereço, ninguém sabia apontar onde estaria instalada a empresa.


Protector é a Associação de Proteção aos Taxistas e Motoristas Autônomos

Os argumentos de quem está do ‘outro’ lado: a Aliança Seguros

A Aliança Seguros, localizada na Rua Expedicionários Brasileiros, na Baixa Grande, em Arapiraca, foi a única associação que a reportagem conseguiu comunicação. De acordo com a sua proprietária, Zeti Ribeiro, já são cerca de 280 associados em dois meses de funcionamento. “Existimos há dois anos em Pernambuco e chegamos há 60 dias em Arapiraca. Fizemos propaganda na cidade e anunciamos plano de garantia veicular a partir de R$ 18,00. Mas o valor pode chegar a R$ 90, a depender do ano e modelo do veículo”, disse ela.

A empresária afirmou que o ‘seguro’ cobre prejuízos de até R$ 80 mil para colisões, capotamentos, roubos e incêndios. “Mas é importante esclarecer que a cobertura é apenas para o associado. Os danos de terceiros nós não nos responsabilizamos. Já para as ocorrências de perda total em acidentes ou de roubo ao carro, o prazo é de 60 dias para darmos outro automóvel”, explicou.

Quanto ao rateio, Zete Ribeiro declarou que os associados não deixam de participar dos custos para pagar o prejuízo. O mais recente caso, aconteceu na semana passada. “Recebi uma boa assistência quando capotei com o meu carro, uma L-200, na última quinta-feira. Eu pago uma prestação de R$ 96,00 e, com o rateio para custear a compra do carro novo, terei mais uma despesa de R$ 120,00. Sei que muita gente olha com insegurança para esse tipo de empresa. Todavia, no meu caso, eu tive sorte. Já escolhi a nova caminhonete e vou buscá-la na loja amanhã”, contou Edílson Marcolino, representante comercial em Arapiraca.


Aliança Seguros tem 280 associados em dois meses de funcionamento

Alerta continua valendo

Apesar da Aliança Seguros garantir que não faz parte do grupo de associações que lesa consumidores inocentes, o Sindicato dos Corretores de Seguros e de Capitalização, Previdência Privada e de Saúde no Estado de Alagoas mantém o alerta: “A população precisa entender, definitivamente, que não está contratando um seguro amparado legalmente pelas regras do Ministério da Fazenda. Na grande parte do casos inexiste a relação de consumo entre cooperativa e o cliente. O serviço costuma ser ilegal. Basta esclarecemos que, por lei, a seguradora jamais pode ofertar o seu produto diretamente a um cliente. É necessária a interlocução de um corretor. Portanto, fiquem atentos”, advertiu Otávio Vieira.



19.09.2011 | 16h01

Janaina Ribeiro

Todos os direitos reservados a Gazetaweb.com

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Decreto fixa multas para o transporte clandestino


Um decreto do prefeito Cícero Almeida disciplina a atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) na fiscalização e repressão ao transporte clandestino de passageiros em Maceió.

Publicado no Diário Oficial do Município, o decreto define como transporte clandestino “todo aquele que promove o transporte remunerado de passageiros, individual ou coletivamente, independente de ser o veículo de categoria particular ou de aluguel, sem estar autorizado ou permitido pelo órgão competente”.

O mesmo decreto fixa os tipos de penalidades que serão aplicadas aos motoristas infratores. Uma delas é multa no valor de R$ 2.180. A outra penalidade é a apreensão do veículo, que, quando ocorrer, acarretará ao motorista infrator o pagamento de taxas de utilização do guincho (R$ 80) e diária de permanência do veículo nas dependências da SMTT (R$ 24).

No mesmo decreto, o prefeito explica que ele é necessário para colocar ordem no serviço de transporte público da capital. “É vedada a execução de toda e qualquer modalidade de transporte remunerado individual ou coletivo de passageiros, bem como o fretamento, sem a prévia e regular permissão, concessão ou autorização do órgão competente”, diz o texto do documento.

O decreto foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial do Município e já está em vigor, podendo ser aplicado pelos agentes de trânsito da SMTT.

20h00, 19 de Setembro de 2011


Fonte: Secom Maceió
.

Bandidos rendem taxista, roubam documentos e dinheiro e abandonam veículo


A polícia ainda não sabe quem foram os quatro homens, que portando armas de fogo, assaltaram o taxista Pedro da Silva Filho, 47 e levaram dele, além de seus documentos pessoais e a quantia de R$ 150, seu veículo, um Fiat Uno Mille taxi, cor branca, placa NMB 5054/AL o qual foi recuperado horas mais tarde.

O crime foi registrado na noite deste domingo (18) após a Nova Ceasa, na Forene, municio de Rio Largo.

Segundo a vítima, que não foi molestada, os assaltantes fugiram em direção a Usina Leão, também em Rio Largo, onde abandonando o veículo, que não teve nenhum acessório levado.

08h37, 19 de Setembro de 2011

Fonte:
emergencia190.com
 .

domingo, 18 de setembro de 2011

DER e BPRV abortam assalto a taxista em blitz na AL-101 Sul


Acusados são menores e estavam armados.

Menores foram encaminhados para Central de Polícia

Em uma blitz de rotina na AL-101 Sul nas proximidades da Massagueira, uma equipe do DER juntamente com o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRV), na tarde deste sábado, dia 17, os agentes e Policiais abordaram um táxi de Coruripe e conseguiram deter dois menorescom um revólver, drogas e dinheiro.

Segundo informações os mesmos estavam planejando assaltar o taxista.

Os menores foram encaminhados para Central de Polícia para devidas providências.

09h24, 18 de Setembro de 2011

Real Deodorense

Fonte: Real Deodorense
.

sábado, 17 de setembro de 2011

Programa Taxista Nota 10 vai capacitar 80 mil profissionais



Até a Copa, parceria entre CNT, Senat, Escola do Transporte e Sebrae vai oferecer capacitação nas áreas de gestão de negócios e línguas estrangeiras.

A Copa do Mundo de Futebol que acontece no Brasil em 2014 vai trazer uma oportunidade de capacitação para 80 mil taxistas no país. Nos próximos três anos, uma parceria entre a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a Escola do Transporte e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai oferecer gratuitamente programas educacionais nas áreas de gestão de negócios e línguas estrangeiras. As ações do projeto Taxista Nota 10 terão abrangência nacional e estão previstas para começar no próximo mês.

Os parceiros do projeto acreditam que os taxistas, público-alvo das ações do Taxista Nota 10, têm papel fundamental no sucesso da realização do maior evento de futebol mundial, quando a atenção de milhões de pessoas estará voltada à qualidade dos serviços oferecidos no país. Na maioria dos casos, são esses profissionais o primeiro contato dos turistas estrangeiros quando eles chegam ao Brasil.

O Taxista Nota 10 tem como prioridade as 12 cidades-sede da Copa e os municípios que funcionam como porta de entrada do turismo nacional e internacional, ou seja, que têm fronteira ou com grande potencial turístico em todos os estados. Mas o projeto também foca as demais cidades do Brasil, como uma forma de aprimorar os serviços de táxi em todo o país.

Os cursos de línguas estrangeiras – inglês e espanhol - têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista. As inscrições em um dos cursos poderão ser feitas gratuitamente nas unidades do Sest Senat em todo o Brasil, a partir de outubro.

Os alunos inscritos receberão o material didático que contempla o caderno do aluno, o caderno de exercícios, o caderno de autoavaliações e o CD de áudio. O certificado de conclusão será enviado pelos Correios, após uma avaliação escrita que deverá ser realizada na unidade do Sest Senat em que foi efetuada a matrícula.

No programa de gestão de negócios, os profissionais aprenderão sobre diversos temas em um conteúdo divertido, leve e agradável em formato de jornal. Em versão impressa e eletrônica, com periodicidade mensal, a publicação terá matérias sobre empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica, primeiros socorros, entre outros.

Para receber o jornal gratuitamente, os taxistas deverão entrar em contato com as centrais de atendimento da CNT ou do Sebrae, a partir de outubro, e se cadastrar no programa. O profissional vai receber em casa as 15 edições do Jornal Taxista Nota 10.

Para receber a certificação, o profissional deverá guardar os selos que estão nas 15 edições do jornal e poderá fazer a troca pelo adesivo que comprova a participação no programa. Essa identificação, afixada no para-brisa do carro, será mais um diferencial para atuação no mercado de trabalho.

Qualidade

Com essas ações, a CNT, o Sest Senat, a Escola do Transporte e o Sebrae pretendem aumentar a qualidade dos serviços prestados pelos taxistas autônomos, cooperativados ou empreendedores individuais aos turistas nacionais e estrangeiros. Mas além desse objetivo, o saldo positivo do projeto será a chance para que eles, mesmo após a Copa, melhorem a gestão do seu negócio, com maior rentabilidade e bom atendimento aos clientes.
 13-09-11
 Arte: Ítalo Linhares

Rosalvo Júnior
Agência CNT de Notícias
.

Através de Decreto nº 7.281, SMTT vai combater transporte irregular


DECRETO Nº7. 281

MACEIÓ, 15 DE SETEMBRO DE 2011.

Disciplina a atuação da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, na fiscalização e repressão ao transporte clandestino de passageiros nos limites do município de Maceió, e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, no uso das atribuições que lhe são conferidas e, considerando que compete ao Município, conforme disposição da Constituição Federal e da Lei Orgânica Municipal, prestar diretamente ou sob regime de concessão ou permissão os serviços públicos de interesse local, inclusive o de transporte coletivo;

Considerando que é obrigação da Administração Pública Municipal a tomada de medidas para deter a atividade dos particulares que se revelem contrária ao interesse coletivo, prevendo as medidas ou sanções de polícia administrativa necessárias à contenção da atividade anti-social, visando à proteção eficaz do interesse público, dos direitos dos usuários e da segurança pública;

Considerando não estar autorizada a existência de outro tipo de transporte coletivo urbano de passageiros senão aquele realizado pelas empresas concessionárias do aludido serviço, considerado pela Constituição Federal de caráter essencial, como também previsto em infração distinta no Código de Trânsito Brasileiro por seu artigo 107 e 231, inciso VIII;

Considerando que é vedada a execução de toda e qualquer modalidade de transporte remunerado individual ou coletivo de passageiros, bem como o fretamento, no Município de Maceió, sem a prévia e regular permissão, concessão ou autorização do órgão competente,

DECRETA:

Art. 1º Configura transporte clandestino todo aquele que promove o transporte remunerado de passageiros, individual o coletivamente, independente de ser o veículo de categoria particular ou de aluguel, sem estar autorizado ou permitido pelo órgão competente no âmbito do município de Maceió;

Art. 2º Considera-se ação de transporte clandestino aquele que, em especial, agindo isolada ou coletivamente, pratica as seguintes condutas, tidas como infração:

I - oferece serviço de transporte clandestino de passageiros em terminais, pontos ou paradas ao longo dos corredores de transporte coletivo ou em qualquer outra via do município de Maceió, independente do embarque ou não do passageiro;

II - alicia, capta ou promove o embarque de passageiros, em qualquer lugar do município de Maceió, com a finalidade de transportá-los clandestinamente para qualquer parte da cidade ou outros municípios;

III - promove o transporte de passageiros por fretamento, independente da finalidade, sem conhecimento e autorização dos órgãos competentes;

Art. 3° Os veículos de categoria aluguel, autorizados para transportes de passageiros por órgãos de outras administrações, ficam impedidos de oferecer ou realizar qualquer embarque de passageiros fora dos terminais, pontos ou paradas estabelecidas em normas e procedimentos específicos, aplicando-se as penalidades previstas neste decreto em caso de infração.

Art. 4º Ficam estabelecidas as seguintes penalidades em caso das infrações previstas nos artigos 2° e 3° deste decreto:

I - multa no valor de R$ 2.180,00 (dois mil, cento e oitenta reais) e apreensão do veículo;

II - multa prevista no artigo anterior, cumulada com a penalidade estabelecida no artigo 231, inciso VIII do CTB - Código de Trânsito Brasileiro, aos que estiverem efetivamente realizando o transporte clandestino de passageiros;

III - a multa prevista no inciso I deste artigo será devida em dobro no caso de reincidência.

Parágrafo único. Considera-se reincidência, para fins deste decreto, o cometimento de nova infração dentro do prazo de seis meses, a contar da última.

Art. 5º Em caso de apreensão do veículo utilizado em transporte clandestino de passageiros, o proprietário arcará com as seguintes despesas:

I - taxa de utilização de guincho no valor de R$ 80,00 (oitenta reais);

II - taxa diária de permanência do veículo nas dependências da SMTT ou em depósito autorizado, no valor de R$ 24,00 (vinte e quatro reais), contando- se a partir do dia seguinte à apreensão.

Art. 6° Os veículos apreendidos só serão liberados após o pagamento integral da multa prevista no inciso I, do artigo 4° deste decreto e das taxas eventualmente devidas, mediante expedição de portaria do superintendente da SMTT, a qual deverá ser publicada no Diário Oficial do Município.

Art. 7° Aplica-se ao transporte clandestino realizado por ciclomotores, motonetas ou motocicletas, de qualquer categoria, o disposto neste decreto.

Art. 8º É de competência da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió - SMTT, o devido cumprimento deste decreto.

Art. 9º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ, em 15 de Setembro de 2011.

JOSÉ CÍCERO SOARES DE ALMEIDA

Prefeito de Maceió
.

SMTT quer o fim dos transportes irregulares em Maceió



Exterminar a prática ilegal do transporte alternativo em Maceió. 


Essa é a meta da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Por meio de um decreto, a prefeitura da capital determinou a disciplina na atuação do órgão de trânsito sob os transportes clandestinos na cidade.

Vans, ônibus, táxis. A proliferação dos meios de transporte coletivos irregulares na capital alagoana é visível a qualquer hora do dia. “São muitos, como nunca tinha visto antes”, revelou Josimeé Gomes de Lima, assessora especial de transportes urbanos da SMTT.

“Sabemos que o transporte coletivo hoje não atende a população da forma como deveria atender. A evasão é tão grande que os empresários de ônibus não colocam maior quantidade de veículos na rua, pois não há passageiros para usá-los”, comentou Gomes.

11h13, 17 de Setembro de 2011

Redação com Natália Souza/Jornal Gazeta de Alagoas
 .

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Profissão de taxista é abordada nas tramas

Três personagens no ar em diferentes novelas têm, em comum, a profissão de taxista: Vilma, de "Fina Estampa" (Globo); Lili, de "O Astro" (Globo); e Andrea, de "Vidas em Jogo" (Record). Vividas, respectivamente, pelas atrizes Arlete Salles, Alinne Moraes e Simone Spoladore, as três têm personalidade forte, mas as coincidências parecem acabar por aí.

Enquanto Lili teve de pegar no volante para sobreviver, já que a oportunidade surgiu no momento em que estava sem emprego, Vilma trata o próprio carro como um filho. "O táxi é mais do que o instrumento de trabalho dela. É a ferramenta que ela usa para se conectar com o mundo", afirma o autor de "Fina Estampa", Aguinaldo Silva.

Nem por isso Lili fez feio, mesmo porque a atriz que a interpreta revela que dirigir, para ela, sempre foi um prazer. "Tenho família em Sorocaba e sempre fui e voltei de lá dirigindo", afirma Alinne, sobre a cidade que fica a 87 km de São Paulo. "Também morei na zona Norte do Rio e convivi com várias ‘Lilis"".

Simone, ao contrário de Alinne, precisou ter aulas em uma autoescola porque, embora tenha carteira de habilitação, não dirigia havia muito tempo. Ela ainda conta que se encontrou com uma taxista para saber mais sobre a profissão. "Tentei mostrar que essas mulheres têm força e são corajosas, mas sem perder a feminilidade".

Cada um dos protagonistas de "Vidas em Jogo", da Record, tem de cumprir uma meta para poder colocar a mão na metade do prêmio milionário que ganhou na loteria. Andrea (Simone Spoladore), porém, corre o risco de não cumprir a sua meta - comandar uma frota de táxis.

Isso porque Andrea vai passar por um período turbulento e talvez tenha de deixar a profissão um pouco de lado. Depois de ter sido estuprada por Cleber (Sandro Rocha), ela vai descobrir que contraiu dele o vírus HIV.

Fonte: Portal O Tempo - Publicado em 09/09/11
.

Feriado: lojas do Centro funcionarão em horário especial


Com a proximidade de mais um feriado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), divulgou o esquema de funcionamento do Comércio de Maceió e interior, na próxima sexta-feira, 16 de setembro, data alusiva ao Dia da Emancipação Política de Alagoas.

Bancos e repartições públicas serão fechados e retornarão as atividades na segunda-feira, 19.

Segundo a Fecomércio, as lojas do Centro de Maceió vão funcionar em horário diferenciado, das 9h às 15h e os maiores shoppings e supermercados de Maceió funcionarão normalmente no feriado.

O Maceió Shopping e o Shopping Pátio vão funcionar em horário normal: das 10 até 22h. Todas as lojas, praça de alimentação estarão à disposição do público. Os cinemas também vão funcionar em horário normal. Já o Shopping Farol será fechado, exceto os cinemas, que manterão os horários habituais dos filmes em cartaz.

Supermercados

O Extra Farol vai funcionar em horário normal das 7h até meia-noite. E o Extra Mangabeiras atenderá ao público 24 horas. As lojas do Grupo Walmart também vão manter o horário normal de atendimento. O Hiper Farol e Jatiúca estarão abertos das 7h até meia-noite. O Hiper Buarque de Macedo funcionará das 7h às 21h. As lojas do Bompreço Farol e Pajuçara, das 7h às 22h; Ceasa e Mercado, das 6h às 19h; Bompreço Ponta Verde, 24 horas.

A Fecomércio informa ainda que todas as lojas do UniCompra funcionarão normalmente, na próxima sexta-feira, ou seja, as lojas nos bairros do Jacintinho e da Ponta Grossa: das 7h às 20h; Farol, das 7h às 23h, e Cambona, das 7h às 22h. A rede também funcionará normalmente nas lojas do interior.

O supermercadista GBarbosa irá abrir as lojas em horário diferenciado. As lojas Hiper Serraria, Hiper Stella Maris e Hiper Praia (Cruz das Almas) estarão abertas das 7h às 22h. A loja Tabuleiro estará aberta das 7h às 18h e a loja Pátio funcionará das 8h às 22h. O Atacadão também vai funcionar em horário diferenciado, das 7h às 14h.

Interior

O Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca), entidade filiada à Fecomércio, informa que as lojas do Centro de Arapiraca estarão abertas no próximo dia 16, conforme acordo previamente firmado entre os sindicatos patronal e laboral.

O Sindilojas Penedo e Palmeira dos Índios informam que o comércio não vai funcionar no feriado da próxima sexta-feira.

Fonte: Com Fabiana Silva/Fecomércio
.

domingo, 11 de setembro de 2011

Táxi de SP é escolhido como o melhor do país

Apesar de eleitos os melhores por turistas, também foram considerados os mais caros do Brasil

Os táxis de São Paulo foram considerados os melhores do país por turistas brasileiros. Apesar disso, também foram eleitos os mais caros pelos brasileiros que responderam a uma pesquisa realizada pelo site de hospedagem Hoteis.com.

Os paulistanos foram os preferidos em cinco das sete categorias: qualidade da direção (62%), limpeza (50%), segurança (36%), disponibilidade (33%) e cordialidade (29%). Ao mesmo tempo, foram os piores no quesito valor da corrida, com 55% dos votos.

Em segundo lugar na preferência dos brasileiros estão os taxistas de Curitiba, que venceram em conhecimento do trajeto (33%) e valor da corrida (14%). Já a frota de táxis do Rio de Janeiro foi considerada a pior do país. Os cariocas foram eleitos os piores em seis das sete categorias: segurança (43%), qualidade da direção (40%), cordialidade (39%), limpeza (37%), conhecimento do trajeto (24%) e disponibilidade (21%).

Em julho, a prefeitura criou um grupo de estudos para produzir um relatório que indicaria se os táxis poderão ou não continuar circulando nos corredores exclusivos de ônibus. O prazo de 40 dias para a conclusão desse estudo, estipulado pela própria administração, já expirou. Procurada ontem, a Secretaria de Transportes informou que os resultados só devem ser conhecidos na semana que vem.

Ranking mundial

Ao avaliar os serviços em outros países, os brasileiros elegeram os táxis de Nova York como os melhores, e os de Buenos Aires, os piores. A pesquisa também foi respondida por estrangeiros - ao todo, quase 5 mil turistas em 23 países. Pelo quarto ano consecutivo, os táxis de Londres foram eleitos os melhores do mundo: receberam quase um terço dos votos, apesar de também terem sido escolhidos os mais caros. Em seguida, vêm os de Nova York, Hong Kong, Tóquio e Cingapura.

Publicado em 09/09/2011
 .