quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Vereadores cobram posição do Uber

MOBILIDADE. Câmara defende regulamentação e quer debater o caso

Motoristas que trabalham para o Uber estão livres da cobrança de taxas após decisão judicial favorável à empresa

A decisão do juiz Antônio Emanuel Dória, da 14ª Vara Cível da Capital, de suspender na semana passada parte da lei que regulamenta a fiscalização do Uber em Maceió repercutiu na sessão ordinária de ontem da Câmara de Vereadores. Os parlamentares que votaram os dispositivos legais acreditam na necessidade de uma legislação específica, visto que, segundo eles, todo e qualquer serviço ofertado na cidade tem regulamentação. “Não é porque o serviço é bom, barato e dá balinha que eu não posso ter a opinião formada de que é necessário regulamentar”, expressou Chico Filho (PP) durante a discussão do tema na Casa.

A repercussão foi levada para a sessão na Câmara pelo vereador Chico Filho. No debate com os colegas, ele destacou que, apesar de toda a discussão que o parlamento realizou ao longo da tramitação da proposta na Casa, em nenhum momento representantes do Uber se colocaram à disposição para participar do debate, ou qualquer outra iniciativa neste sentido. Ele apontou ainda que, mesmo com o faturamento milionário em Maceió, a multinacional não deixa um centavo sequer de retorno.

“Com os argumentos expostos até o momento, o que está havendo neste momento é uma discussão do bem contra o mal. Se você é a favor da regulamentação, logo é do mal. É preciso ir além dessa dicotomia. Todo e qualquer serviço na cidade – até para quem vende coco aqui na porta da Câmara –, tem regulamentação e por que não no serviço do Uber ? É essa discussão que estávamos travando aqui no parlamento. Quer debater os valores e as taxas? Vamos! É salutar para a democracia. Agora, é preciso parar de vitimizar o Uber e tratar a assunto de forma séria, honesta. O ordenamento deste tipo de transporte é necessário”, frisou.

Em aparte, o vereador Samyr Malta (PSDC) referendou os argumentos do colega, ressaltando que nenhum vereador é contra o serviço que o Uber oferta na cidade. “Nunca fui contra, agora, acredito que não se pode ter dois pesos e duas medidas para serviços semelhantes que são ofertados na cidade. Tudo precisa de regulamentação, é necessário. Caso contrário, vou comprar um ônibus e vou começar a transportar o povo, ganhando dinheiro e como vai ficar o transporte público? Os dispositivos aprovados por esta Casa são no sentido de ofertar algo legal, regulamentado, com segurança para a população de Maceió”, diz.

Matéria completa nas bancas ou no formato digital da gazeta

MACEIÓ, QUARTA-FEIRA      EDIÇÃO DE 30 DE AGOSTO DE 2017

Fonte:

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário