segunda-feira, 25 de março de 2013

SMTT vai retomar uso de pardais no trânsito de Maceió


SMTT diz que pardais vai dar segurança aos pedestres

A prefeitura de Maceió prepara a retomada dos pardais eletrônicos nos semáforos da capital. O objetivo, segundo a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), é disciplinar os motoristas e dar segurança aos pedestres. De acordo com o assessor especial de trânsito do órgão, Roberto Barreiros, os equipamentos a serem implantados são, na verdade, uma evolução dos instrumentos que foram retirados na gestão de Cícero Almeida e ficaram conhecidos como “indústria de multa”.

Segundo ele, o estudo técnico avalia a instalação de lombadas eletrônicas e fotossensores em trechos considerados mais críticos da capital alagoana, onde há registros de muitos acidentes. Barreiros observou que os pardais eletrônicos são apenas redutores de velocidade, enquanto que os fotossensores trarão um laço magnético no asfalto, que aciona o equipamento em caso do condutor “queimar” o semáforo ou ficar em cima da faixa de pedestre. Ainda segundo ele, algumas lombadas físicas serão substituídas pelas eletrônicas.

Um das vias que deve receber os novos equipamentos é a Avenida Rotary, que recebeu dois quebra-molas recentemente, após reclamações dos moradores. “As lombadas que foram colocadas no local, onde há grande fluxo de pedestres, são apenas medidas emergenciais. A ideia é implantar as lombadas eletrônicas”, afirmou.

O assessor criticou a forma como a gestão anterior utilizava os equipamentos, que acabaram se tornando bastante impopulares. “Não é uma fábrica de multas, é uma questão de disciplinar as pessoas. Os equipamentos não devem ser colocados de forma aleatória e é por causa disso que estamos fazendo o estudo técnico”, ressaltou.

De acordo com ele, a implantação da fiscalização eletrônica ainda não tem data prevista e depende da votação do orçamento. “O prefeito tem o desejo de instalar os equipamentos até para remanejar os agentes para lugares onde não há necessidade de sinalização na via”, observou. “Aracaju, Fortaleza e outras capitais do Brasil já possuem essa fiscalização. E acredito que em Maceió seja implantado ainda este ano”, complementou.

Barreiros ressalta ainda que a SMTT também estuda um padrão fixo de lombadas físicas, que será implantado com o tempo, evitando construções muito altas ou irregulares.

09:51 - 25/03/2013

Da Redação

Fonte:
http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/maceio/2013/03/25/237091/smtt-vai-retomar-uso-de-pardais-no-transito-de-maceio


Nenhum comentário:

Postar um comentário