quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Taxistas não consegue registrar o veiculo financiado

Briga na justiça entre o DETRAN/AL e a empresa que registra os contratos de veículos financiado, esta gerando prejuízo para os taxistas em Alagoas.


Concessionárias ameaçam parar financiamentos de carros em AL

Empresas denunciam que há centenas de carros à espera de legalização dos documentos

No mesmo dia em que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL)

anunciou que assumiria o registro dos contratos da alienação de veículos financiados em agências bancárias a partir de hoje, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) publicou decisão na qual prorroga até 1º de julho deste ano o prazo para o órgão assumir o serviço.

O agravo de instrumento é assinado pelo desembargador Tutmés Airan, que tinha dado prazo até 1º de janeiro último para que a autarquia rompesse o contrato com a empresa que prestava este serviço ao Estado – a FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação Ltda. –, mas reformulou a decisão.

Como justificativa para a prorrogação do prazo, o desembargador afirma que considerou a pendência na aprovação do projeto de lei encaminhado à Assembléia Legislativa pelo governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) para alterar a lei nº 4.418/82, que institui o Código Tributário do Estado de Alagoas, relativo à taxa de fiscalização e demais serviços exigidos pelo DETRAN. A ALE encontra-se parada devido à mobilização dos servidores para receber o salário de dezembro, o 13º e um terço das férias, e as votações estão suspensas.

Lembrando que, como se refere a recolhimento de tributos, a lei não pode ser aprovada no mesmo ano que entrará em vigor. Logo, os alagoanos não pagariam pelo serviço. “Considerando, enfim, a demonstração induvidosa de empenho do órgão de trânsito em atender ao comando acima evidenciado [o rompimento do contrato com a FDL e a realização dos serviços], decido, até ulterior deliberação pelo colegiado”, diz o agravo.

Leia mais na versão impressa

08/01/2014 06h17

Wagner Melo - Gazeta de Alagoas


Fonte:
 .



Nenhum comentário:

Postar um comentário