Avenida é um dos principais
corredores de transporte de Maceió (Crédito: TNH1)
O projeto que implantará as faixas
exclusivas para ônibus em Maceió prevê que os táxis devem apenas entrar no
corredor destinado aos coletivos, pegar um passageiro, com pelo menos 10m de
distância do ponto, e voltar para a faixa do meio ou da esquerda. Já os
taxistas querem poder transitar no local, sem restrição, quando estiverem com
passageiros. No Rio de Janeiro taxistas protestaram pelo mesmo motivo.
"Já tem muito taxistas
preocupado, pois como está previsto é preocupante. Não vejo como os táxis não
poderem transitar pelo faixa do ônibus. Vai ser impossível pegar
passageiro", queixa-se André Pereira.
Essa é mais uma polêmica que
envolve a criação do corredor restrito aos ônibus na capital alagoana, que
deverá entrar em operação em 17 de fevereiro. A faixa exclusiva para os ônibus
percorrerá toda a extensão entre as Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes
Monteiro. O projeto é uma das medidas da Prefeitura para a mobilidade urbana
que, assim como em outras capitais, tem sido um dos grandes problemas
provocados pela urbanizaçaõ e crescimento das cidades.
Insatisfeitos, os taxistas vão
utilizar o sindicato da categoria para apresentar uma proposta de mudança no
projeto ao superintendente da SMTT, Tárcio Vieira de Melo. De acordo com
Ubirajara Correia, o Bira, presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas
(Sintaxi), os taxistas querem poder transitar na faixa exclusiva de ônibus
quando estiverem com passageiros.
“Com passageiros no táxi, a gente
pode desenvolver naturalmente a velocidade, sem comprometer o objetivo do
projeto da faixa exclusiva para ônibus, que é justamente dar mais velocidade
aos coletivos”, explicou Bira.
Segundo o sindicalista, a proposta
deve ser entregue na próxima segunda-feira (20) ao superintendente Tácio Vieira
Melo.
“Ainda não consegui falar com o
superintendente, mas espero que na próxima segunda-feira ele possa me atender.
Tentei contato por telefone, porém também não foi possível. Acredito que nossa
proposta será aceita porque sei que o Tácio Vieira de Melo é um homem sensato e
vai entender nosso pleito”, disse o presidente do Sintaxi.
SMTT
Em contato por telefone com o TNH1,
a assessoria de comunicação da SMTT afirmou que o órgão prepara uma campanha
informativa sobre o projeto de faixa exclusiva de ônibus a partir de fevereiro.
“A SMTT está preparando uma
campanha educativa para ser veiculada em TV, rádio e outros meios de
comunicação para tirar qualquer dúvida sobre o projeto faixa exclusiva para
ônibus. Portanto, os taxistas ainda podem pensar que não vão poder entrar na
área reservada aos ônibus. Eles vão poder entrar no corredor de ônibus, pegar o
passageiro e voltar para as outras faixas”, explicou a SMTT por meio da
assessoria.
Faixa da esquerda
Uma das muitas críticas que o
projeto da SMTT tem recebido diz respeito à faixa da direita, escolhida para
ser exclusiva para os coletivos. De acordo com especialistas e usuários de
veículos particulares, o ideal seria que a faixa para o corredor fosse a da
esquerda, como em outras capitais do País.
Em entrevista ao TNH1, o superintendente
Tácio Vieira Melo afirmou que a equipe técnica da SMTT chegou a aventar a
possibilidade de utilizar a faixa esquerda para os ônibus, porém, após consulta
ao Ministério Público Estadual (MPE) voltou atrás para evitar desperdiçar
dinheiro público.
"O ideal, de fato, seria a
faixa exclusiva para ônibus do lado esquerdo. Mas o governo estadual já
trabalha, ao lado do governo federal em Brasília, no projeto que prevê a
instalaçao do VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) no canteiro central das Avenidas
Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro. Dessa forma, chegamos a um
entendimento com o MPE que não seria razoável nem correto gastar dinheiro para
mudar os pontos de parada para o lado esquerdo e criar toda uma estrutura para
isso, e depois ter que derrubar o que foi feito e jogar dinheiro fora",
explicou Tácio Vieira Melo.
18/01/2014 08h02
Luciano Milano
Fonte:
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