Motorista fardado oferece
atendimento diferenciado em carro de luxo.
Passageiros têm mimos como
carregador de celular, revistas e jornais.
Taxista Orlando oferece atendimento
vip aos clientes há 20 anos (Foto: Shade Andréa/G1)
“Desculpe lhe fazer mais esta
pergunta pessoal, mas que estilo de música o doutor gostaria de ouvir?”. É com
esta pergunta incomum que o taxista Orlando Clodoaldo inicia o serviço diferenciado
de transporte de passageiros na Grande Maceió. Logo após entrar no veículo, o
passageiro é convidado a escolher um estilo musical para seguir viagem.
O estilo se assemelha ao do serviço
oferecido pelo Uber, que ainda não chegou a Alagoas, mas tem causado polêmica
nos estados onde atua. Os taxistas tradicionais questionam a legalidade do
transporte alternativo, que é feito sempre em carros de luxo, com motoristas
vestindo terno completo e mimos para o passageiro, como água gelada e doces.
Táxi ainda conta com dispositivo
para carregar celular disponível aos passageiros no banco traseiro do veículo
(Foto: Shade Andréa/G1)
Mas, muito antes desta polêmica, há
20 anos, Clodoaldo decidiu aprimorar o serviço que oferecia.
Ele já estava na profissão há oito
anos, quando decidiu deixar de ser taxista para ser um “Personal Taxi Driver”,
como consta em seu cartão de visitas.
Sempre trajando roupa social,
Clodoaldo conduz diversos passageiros por Maceió e região. Seu táxi, um veículo
que custa em média R$ 78 mil, é limpo até 8 vezes por dia, além de perfumado.
Também tem à disposição revistas e jornais atualizados e um carregador de
celular.
A biblioteca musical é extensa, vai
de música instrumental ao forró, passando por MPB, jazz e até ópera.
“Eu entendi que sou um prestador de
serviços, então estou à disposição para servir da melhor forma. O cliente está
pagando um valor para ter o melhor atendimento possível”, afirma Clodoaldo.
A mudança começou com o carro, que
é sempre um modelo de luxo e 0 km. Antes de completar três anos de uso, ele se
desfaz do automóvel para comprar outro. O carro tem bancos de couro claro,
tapetes atoalhados e está sempre com o aparelho de ar condicionado ligado.
Sobre o valor pago pelo cliente, o
taxista não cobra nada a mais pelo serviço. O veículo, que pertence a categoria
turismo, tem o mesmo valor de corrida e bandeirada dos táxis comuns.
Segundo o presidente do Sindicato
dos Taxistas de Alagoas (Sinditáxi), Ubiraci Correia de Lima, o serviço que é
oferecido em Maceió não tem um padrão pré-estabelecido. "Os taxistas têm a
obrigação de manterem o taxímetro atualizado, a documentação do veículo e do
condutor em dia e devem ser cadastrados ao sindicato. Fora isso, o taxista pode
oferecer o que quiser".
Com a chegada de tantos aplicativos
para táxi, como o 99táxis, Easytáxi e Uber, o Clodoaldo diz não temer perder
clientes. “Eu acho até bom. Isso faz com que a gente se mantenha atualizado.
Tem muito colega por aí que realmente presta um serviço ruim, reconheço e peço
desculpa por eles”, relata.
Carro possui bancos em couro claro,
tapetes atoalhados, carregador de celular, revistas e extensa biblioteca
musical. (Foto: Shade Andréa / G1 Alagoas)
Sem apontar um nome específico, o
taxista revela que alguns colegas não gostam que ele use o blazer. “Eles
reclamam, por que o cliente gosta e começa a perguntar pelo motorista que
trabalha de blazer, então, para não perder clientela, eles vão ter que começar
a usar também’, comenta.
O gerente geral do hotel Radisson,
Fábio Kazuo, é um destes clientes assíduos e relata que o atendimento prestado
por Clodoaldo é tão exemplar que já virou estudo de caso em alguns dos
treinamentos oferecidos pela rede do Hotel.
“Trabalho no ramo de hotelaria há
mais de 15 e nunca vi ninguém manter um padrão de qualidade como Clodoaldo
mantém. Ele é uma pessoa especial, que se destaca naturalmente, tanto que entre
os 15 taxistas que atendem aos hóspedes do hotel, ele é o que tem uma agenda
apertada por conta da fidelização. Quando eu ou minha família precisamos de um
taxista, chamamos por ele”, diz Kazuo.
Orgulhoso, o taxista se emociona
com os elogios e diz que faz o possível para melhorar sempre. Comparado ao
padrão Uber, falta apenas oferecer água gelada. E quando soube que a diferença
era apenas essa, respondeu prontamente: “Não é que é uma boa idéia?”.
21/10/2015 07h12 - Atualizado em
21/10/2015 07h12
Do G1 AL
Fonte:
.
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