segunda-feira, 30 de maio de 2011

Próxima geração de táxis de Nova York será movida a eletricidade

sexta-feira, 27 de maio de 2011

SMTT combate transporte irregular

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) por determinação do superintendente José Pinto de Luna, começou a dar um basta nos veículos que fazem transporte remunerado irregular em Maceió. São veículos – em sua grande maioria – em condições precárias que cometem infrações e colocam em risco a vida dos usuários, além de afrontar os demais profissionais que trabalham dentro da legalidade.

A megaoperação, que teve início às 08 horas e se estendeu até às 18 horas, foi planejada pelo próprio superintendente e coordenada pela Diretoria Operacional de Trânsito (Dotran). A execução ficou a cargo da Companhia de Guarda de Trânsito (Cgtran), com a participação da Fiscalização de Transporte. Foram utilizadas seis viaturas da SMTT, quatro motos, dezesseis agentes de trânsito e oito fiscais de transportes. Dos inúmeros veículos retidos, doze estavam irregulares. Foram imediatamente autuados em flagrante e enviados para o depósito da SMTT.

Conforme observou o diretor de Operações de Trânsito, inspetor Jerônimo Barbosa, a tendência dessa operação é ficar cada vez mais eficiente, pois já está sendo feita a contratação de guinchos e a aquisição de mais trinta novas viaturas equipadas para suplementar os trabalhos, combater e erradicar a prática ilegal do transporte remunerado irregular.

Segundo o superintendente, esta ação está apenas começando e foi a primeira de uma seqüência que tem continuidade nesta sexta-feira (27), a partir das 05 horas da manhã. “Toda a equipe estará de volta às ruas da cidade para dar prosseguimento a este trabalho que é de muita importância para a população, na medida em que zela pela sua segurança na utilização de um seguimento dos transportes coletivos”, afirmou Pinto de Luna.


14h00, 27 de Maio de 2011


Fonte:SMTT
.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

SENADO APROVA PROJETO DO SENADOR EUNÍCIO QUE REGULAMENTA PROFISSÃO DE TAXISTA


Projeto que regulamenta profissão de taxista foi aprovado na manhã desta quarta-feira (25) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para a Câmara dos Deputados, caso não seja apresentado recurso para votação em Plenário. A matéria atende a antiga reivindicação desses profissionais, conforme afirma o autor do texto, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).


A proposta (PLS 42/2011) classifica o taxista como permissionário, empregado e colaborador auxiliar. O primeiro é dono do veículo e possui permissão dos órgãos competentes para exercer a profissão. O segundo trabalha para uma empresa de táxi e o terceiro trabalha com veículo cedido por outro taxista, conforme a Lei 6.094/1974.


Para o taxista empregado, o texto prevê direito como recebimento de comissão de pelo menos 3% das tarifas medidas pelo taxímetro e repouso semanal remunerado, entre outros. Com o propósito de valorizar o profissional, o senador propõe que o condutor tenha curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.


Eunício Oliveira sugere ainda que o motorista de táxi tenha atestado, por autoridade policial local, o seu conhecimento sobre as vias e o trânsito da cidade onde trabalha, a fim de que esteja apto a utilizar os caminhos regulares ou alternativos, em busca da melhor opção para o atendimento do passageiro.


A relatora, senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), apresentou voto favorável à matéria, com emendas. Ela retirou do projeto artigo que determinava a criação de conselhos regionais e do Conselho Nacional dos Taxistas, autarquias que dependem de lei específica para serem criadas. Também excluiu determinação sobre remuneração mínima de taxistas empregados, por estar indexada ao salário mínimo, o que é proibido pela Constituição federal.


Em defesa do projeto, Eunício Oliveira destacou o papel social e econômico dos taxistas. Com a regulamentação da profissão, diz ele, será possível assegurar direitos aos profissionais e exigir maior capacitação dos mesmos, cada vez mais requisitados frente ao aumento do poder aquisitivo da população e à realização de grandes eventos internacionais no país.


Fonte: Agência Senado

.

terça-feira, 24 de maio de 2011

ESCOLA VIRTUAL DO DENATRAN

Capacitação de Profissionais

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) desenvolve, desde 2005, o Projeto Capacitação de Profissionais de Trânsito. Desde então, já foram capacitados em cursos presenciais 23.761 (vinte e três mil e setecentos e sessenta e um) profissionais que atuam nos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Como pode ser verificado, o referido projeto tem obtido grande êxito junto ao público-alvo. Para se ter ideia, em 2008, foram mais de 5.000 profissionais capacitados. Dos 921 municípios integrados ao SNT, participaram representantes de 567 municípios, perfazendo 61,5% do total integrado. Em 2009 foram mais de 6.000 profissionais capacitados, representantes de 549 dos 927 municípios integrados ao SNT, perfazendo 59,2% do total integrado.

Entretanto, apesar dos esforços empreendidos para realizar os cursos, é praticamente impossível atender a demanda atual dos 1.063 (um mil e sessenta e três) municípios integrados ao SNT. Isso porque este número tende a crescer, uma vez que a cada ano, em média, 74 municípios integram-se ao SNT.

Além disso, o Brasil possui dimensões continentais, dificultando o acesso aos municípios mais distantes. Portanto, é com grande entusiasmo que o Denatran dá início aos seus primeiros cursos a distância na Escola Virtual Denatran.

Serão oferecidos nesta primeira fase de amadurecimento da Escola dois cursos: Legislação de Trânsito e Gestão de Trânsito.

O curso Legislação de Trânsito será ofertado com um número de vagas limitado, 300 (trezentas) vagas, pois será um curso com tutoria, demandando um trabalho mais próximo aos participantes. No ambiente online o tutor é um mediador da aprendizagem, faz isso incentivando os alunos a explorarem o material a ser utilizado, mais profundamente, além de sanar possíveis dúvidas e mediar discussões. Este curso terá duração de seis semanas, perfazendo um total de 60h/a.

Se você quiser participar do curso Legislação de Trânsito faça sua inscrição aqui.

Já o curso Gestão de Trânsito será um curso sem tutoria, com vagas ilimitadas. Este curso estará aberto permanentemente na Escola Virtual Denatran. Em breve disponibilizaremos o link para inscrição neste curso.

Fonte:
DENATRAN
.

domingo, 22 de maio de 2011

Matadores encapuzados assassinam taxista na Praça Sinimbu

O taxista Italo Ferreira Leite foi assassinado com vários tiros por dois pistoleiros encapuzados, no final da noite deste sábado, na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió.

As circunstâncias do crime, relatadas por testemunhas à equipe do Fique Alerta, da TV Pajuçara, indicam que foi uma execução sumária. Ítalo Leite – cuja idade não foi informada – havia colocado seu táxi numa fila à espera de passageiros que estavam em uma casa de massagens próxima da praça. Ele conversava com dois colegas taxistas em um dos bancos da praça voltados para a Rua do Imperador.

De repente, um carro Gol preto parou e dele desceram os dois encapuzados, já com as pistolas engatilhadas. Ítalo e os colegas ficaram paralisados de medo. Um dos homens então disse aos outros dois taxistas: “Saiam daí que a gente só quer ele” – e apontaram para Ítalo. Os outros dois taxistas saíram correndo e os pistoleiros abriram fogo contra Ítalo. “Descarregaram as armas nele”, contou à reportagem um policial que esteve no local. Em seguida, voltaram ao Gol preto e fugiram.


00:38 - 22/05/2011 Plínio Lins

Por tudonahora
 .

sábado, 21 de maio de 2011

Governo apoia campanha para o uso do Gás Natural Veicular

A partir de julho, será lançada uma campanha de incentivo ao uso do Gás Natural Veicular (GNV) para pequenos empreendedores, que poderão adquirir o kit GNV através de financiamento viabilizado pela Agência de Fomento de Alagoas (Afal). A campanha foi pauta de reunião nesta sexta-feira (20), e é coordenada pelo Sindicombustíveis/AL e pela Algás, com apoio do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Campanha vai incentivar o uso de GNV em Alagoas

A campanha é voltada para profissionais autônomos que utilizam o veículo como instrumento de trabalho, a exemplo de taxistas e pequenos transportadores, e tem como objetivo aumentar o consumo do Gás Natural. “Essa é mais uma ação que demonstra a integração entre o Governo e o setor privado, com foco no pequeno empreendedor”, destaca o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Entre os benefícios do uso do GNV, merece destaque a economia nos gastos com combustível em cerca de 50% e a redução na emissão de poluentes.  “Além de mostrar a viabilidade de utilizar o Gás Natural para veículos, essa campanha vai fomentar a venda de GNV aos postos que possuem compressor e aumentar o volume de vendas da Algás”, ressalta o presidente da Sindicombustíveis, Carlos Henrique Toledo.

O presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, também participou da reunião. Um próximo encontro será realizado no mês de junho, e contará com a participação da presidência da Afal e do secretário de Comunicação, Rui França, para o alinhamento das próximas ações.

Publicado por Redação em 20/05/2011 as 18:53

Arquivado em Economia

Por O Jornal
.

Avenida Humberto Mendes é interditada para obras


A Avenida Humberto Mendes, no bairro do Poço foi interditada, na manhã deste sábado, 21, para execução de obras estruturais. A previsão é que o local seja liberado por volta das 13h.


De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a obra seria um no planejamento das futuras modificações que serão realizadas no trânsito do bairro do Poço.


A avenida liga a ladeira Geraldo Mello (ladeira da rodoviária velha) à Avenida Cid Scala, que margeia o Riacho do Sapo, no bairro do Poço. Para a obra, apenas o trecho que fica entre o posto Tiradentes e o Riacho Salgadinho foi interditado para conclusão do nivelamento da via.


Os condutores que quisessem chegar à Avenida Cid Scala deveriam seguir pela Rua Buarque de Macedo, passando pela Rua Pedro Paulino.

Fonte: Asscom SMTT


11h05, 21 de Maio de 2011 Da Redação


Alagoas 24 Horas
 .

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Taxista devolve mais de R$ 2 mil encontrados dentro de carro

Dinheiro foi achado quando motorista limpava o chão do carro.

Dono se surpreendeu com a devolução da quantia.

Uma taxista que encontrou R$ 2,3 mil no banco de seu carro em São Paulo conseguiu localizar o dono do dinheiro e devolver a quantia a ele nesta sexta-feira (20).

Taxista há 13 anos, ela está acostumada com passageiros esquecidos. Aparecida Gonçalves Félix da Silva sempre tenta devolver os pertences e quase sempre consegue, seja celular, roupa, óculos, guarda-chuva.

Nesta semana, foi diferente. Na terça (17), ela encontrou no carro uma caixa de óculos com R$ 2,3 mil dentro. O objeto foi achado na hora em que Aparecida limpava o chão do carro, no ponto de táxi. No momento, ela suspeitou de apenas um passageiro. “Alto, um senhor, deve ter 60 anos, cabelo todo branco e muito simpático”, contou a taxista.

Logo ao encontrar o dinheiro, a taxista anunciou no rádio, mas o dono oficial não apareceu. E ela só sabia o trajeto que ele fez. Para tentar achar o passageiro misterioso, Aparecida pediu ajuda à produção do SPTV, que foi até a rua em que o homem foi deixado e conversou com os porteiros.

Ele foi identificado e o dinheiro devolvido na manhã desta sexta-feira (20). O advogado Antônio Ferreira dos Santos disse que não viu quando a caixa de óculos caiu e que já tinha desistido de procurar. “Quando eu ia imaginar que a taxista fosse se preocupar em devolver o dinheiro? São coisas que surpreendem a gente nos dias de hoje.”

“Se as pessoas agissem corretamente, o mundo seria melhor”, disse a taxista.


20/05/2011 14h01- Atualizado em 20/05/2011 15h37

Do G1 SP
 .

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Taxista desaparecido é encontrado em rio na AL-210


O corpo do taxista Valter Correia, 45 anos, que estava desaparecido desde a última segunda-feira (16), foi encontrado na manhã desta quarta-feira (18), dentro de um rio no Sítio Poços, as margens da AL-210 que liga Palmeira dos Índios ao vizinho município de Quebrangulo.

Valter havia desaparecido juntamente com seu veículo, um Fiat Siena, prata de placa MUU-5765 AL, quando trafegava na rodovia, na manhã de hoje, populares viram parte do veículo dentro do rio e acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, que conseguiram retirar o veículo e o corpo.

Segundo informações, na noite do desaparecimento chovia muito na região, a falta de visibilidade, pode ter contribuído com o acidente fatal, uma vez que, por ser uma região montanhosa, durante a ocorrência de chuva, fica completamente nublado.

O Instituto de Criminalística e o rabecão  estiveram no local, o corpo foi transladado, para o IML de Arapiraca, onde será realizada a autopsia.

Valter era primo do deputado estadual Marcelo Vítor.

Quarta, 18 de Maio de 2011 13:24

por Palmeira 24horas           
 .

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Taxistas reclamam de multas do INMEQ/AL


Mesmo admitindo que os manifestantes são retardatários, e portanto sujeitos à sanção imposta, o Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL) vai fazer a defesa de seus filiados para tentar impedir que sejam multados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (Inmeq). A sede do órgão, no Tabuleiro do Martins, foi palco do protesto de um grupo de taxistas, que reclamavam de notificação imposta pelo instituto.

 Os manifestantes deixaram de atender ao prazo previamente divulgado para aferição do taxímetro. Depois de um aumento de 11,5% no valor da tarifa, todos os veículos tiveram que passar pelo instituto para aferição do novo preço. “Os companheiros estavam sendo obrigados a assinar a notificação, por isso reclamaram”, diz o presidente do Sintaxi, Ubiraci Correa.

Segundo ele, cerca de cem taxistas perderam o prazo que terminou na ultima segunda feira, para comparecer ao INMEQ. O mais grave é que não justificaram o não comparecimento. “Aqueles que apresentaram justificativa foram advertidos e puderam aferir seus veículos normalmente”, disse o gerente de qualidade do instituto, Jose Padilha dos Santos.

Os que não justificaram também fazem esta aferição, mas terão que responder pelo descumprimento da portaria. O temor dos taxistas, explica Ubiraci, é que sejam multados, pois o valor dessa penalidade é considerado alto. “A multa é de um salário mínimo”, afirma o presidente do SINTAXI.

O gerente do INMEQ ressalta que a notificação pode ou não resultar em multa. “Aqueles que foram notificados podem apresentar defesa, que será analisada pelo setor jurídico”, diz Padilha.

O impasse foi superado e, mesmo sem assinar a notificação de penalidade, os taxistas retardatários terão de responder pelo descumprimento do prazo.


| BLEINE OLIVEIRA – Repórter

18 de maio de 2011 |

Todos os direitos reservados ao Jornal Gazeta de Alagoas
.

domingo, 15 de maio de 2011

Senac Alagoas lança Escola Virtual de Turismo e Hotelaria

Aproveitando o aquecimento do setor de Turismo em Alagoas e proximidade da Copa 2014 – evento que será sediado no Brasil e deverá gerar centenas de empregos diretos e indiretos, especialmente nos setores de Turismo, Gastronomia e Hotelaria –, o Senac Alagoas lança na próxima terça-feira (19.04) a Escola Virtual de Turismo em Hotelaria.

A iniciativa é realizada em parceria com Instituto Ambiental Brasil Sustentável e vai oferecer vagas em cursos gratuitos nas modalidades presencial e à distância. A seleção dos candidatos será feita por meio de edital a ser publicado no site da escola (http://www.ead.al.senac.br/evth) também no dia 19.

 Na programação aberta para a população de Maceió, Maragogi, Penedo e Piranhas serão ofertados os cursos de Elaboração de Roteiros Turísticos, Gestão de Alimentos e Bebidas, Gestão de Bares e Restaurantes, Gestão de Pousadas e Pequenos Meios de Hospedagem, Planejamento e Marketing para Turismo, Qualidade no atendimento ao Turista para o Taxista, Agente de Viagem, Auxiliar de Cozinha, Café Regional, Cozinha Alagoana, Cozinha Nordestina, Cozinhando com Peixes, Culinária a Base de Mandioca, Preparação de Doces e Salgados, e Recepcionista em Meios de Hospedagem.

“Para participar dos cursos, o aluno receberá senha, login e material didático, além do suporte tecnológico, pedagógico e administrativo da equipe do Senac”, explica Vicente Barreto, gerente da área de Educação a Distância do Senac.

Mais informações: (82) 2122.7838

13/04/11 12:07

por Redação com Assessoria Senac/AL
.

Táxi é mais barato do que carro para quem roda até 15km por dia

Vender o carro e andar de táxi pode ser mais vantajoso em alguns casos

Um levantamento publicado na edição deste domingo da Folha de S. Paulo apurou que andar de táxi na capital paulista por até 15 km por dia é 1% mais barato que manter um carro de preço médio de R$ 40 mil. Segundo o jornal, quem tem automóvel particular gasta, em média, R$ 17,3 mil por ano, incluindo as despesas com estacionamento, combustível, impostos e seguro. A depreciação do veículo também está inclusa, já que que o carro perde cerca de 7% do valor ao ano.

De acordo com fontes consultadas, utilizar o táxi é mais vantajoso para quem percorre distâncias pequenas durante o dia ou para quem já possui um carro, mas não o usa todos os dias para se deslocar. O preço crescente dos estacionamentos após a sanção da Lei Seca em 2008 também levou muitos usuários a optarem por voltar de festas para casa de táxi, segundo a Folha.

A vantagem do táxi só não é maior porque a tarifa na capital paulista é cara, apontam especialistas. Custa quase o dobro da de Buenos Aires, por exemplo. Em São Paulo, além dos R$ 4,10 iniciais, paga-se mais R$ 2,50 por quilômetro rodado. Após as 20h e aos domingos, esse valor aumenta 30%.

Data: 15/05/11

Folha de S. Paulo
.

Ninguém aguenta mais


.

Mudança de trânsito é implantada no bairro de Jatiúca




Antiga Avenida Jatiúca, passa a ser mão única, no sentido Praia/Avenida Gustavo Paiva.


Os motoristas que trafegam pelo bairro de Jatiúca devem ter atenção redobrada a partir deste domingo, dia 15, quando está sendo implantada a mudança de trânsito numa das principais avenidas do bairro. A partir de hoje, a Avenida Júlio Marques Luz, a antiga Avenida Jatiúca, passa a ser mão única, no sentido Praia/Avenida Gustavo Paiva.


A mudança de trânsito faz parte da segunda fase de mudanças de trânsito na região. Agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizam a orientação aos condutores na avenida e alertam para que os condutores fiquem atentos às sinalizações na avenida.


Segundo os agentes, o movimento está tranquilo neste domingo. A mudança no tráfego de veículos pretende desafogar o trânsito caótico da região.


A princípio, os condutores que se ‘confundirem’ com a mudança de trânsito não estarão sujeitos à multa. As penalidades deverão ser aplicadas a partir da semana que vem.

Para maiores informações a SMTT disponibiliza o número 118.

11h19, 15 de Maio de 2011 Flávia Duarte


Alagoas24Horas
 .

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Presidenta vai criar vale-taxi para gestantes

Presidenta da República do Brasil, Dilma Russef declarou que vai pagar taxi para as gestantes atendidas pela rede publica. O vale-taxi faz parte do programa Rede Cegonha, lançado pela presidente dia 28 de marca em Belo Horizonte.

Segundo Dilam Rusef, muitas mulheres, principalmente as de baixa renda, não fazem pré-natal devido a falta de acesso ao transporte. O ministro Alexandre Padilha informou que o projeto terá investimento de R$ 262,6 milhões, representando 2,79% da verba destinada ao Rede Cegonha.

Maio de 2011.
.

Avenida Jatiúca será mão única a partir do próximo domingo


A mudança tem como objetivo desafogar o trânsito na avenida

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) anunciou que a partir de zero hora do próximo domingo (15), a Avenida Julio Marques Luz (mais conhecida como Avenida Jatiúca) passará a ter mão única no sentido Praia – Avenida Gustavo Paiva.

Além da sinalização vertical e horizontal, a SMTT fará distribuição de panfletos informativos, a partir desta quarta-feira (11). Faixas informando as mudanças – para maior compreensão dos condutores de veículos – serão afixadas nas ruas onde o trânsito deverá ser alterado, bem como ao longo de toda a Avenida.

Nas intercessões com a avenida Julio Marques Luz, agentes da Companhia de Guarda de Trânsito (Cgtran) estarão orientando os motoristas sobre as mudanças. No entanto, o condutor que insistir em desobedecer à orientação, estará passível de multa e penalidades decorrentes da infração.

Segundo o assessor especial de trânsito da SMTT, José Moura Filho, a mudança vai facilitar a fluidez do trânsito e acarretará em mais segurança para os pedestres. “Avenidas como a Júlio Marques Luz não comportam mais um trânsito de mão dupla, além do que, o trânsito em um único sentido facilita a travessia do pedestre”, afirmou José Moura.

Para maiores informações ligue para o número 118 ou acesse o site da SMTT, www.smtt.maceio.al.gov.br.

09:44 - 11/05/2011 Da Redação

Fonte: Com Assessoria
.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Presidenta vai criar vale-taxi para gestantes

Presidenta da República do Brasil, Dilma Russef declarou que vai pagar taxi para as gestantes atendidas pela rede publica. O vale-taxi faz parte do programa Rede Cegonha, lançado pela presidente dia 28 de marca em Belo Horizonte.

Segundo Dilam Rusef, muitas mulheres, principalmente as de baixa renda, não fazem pré-natal devido a falta de acesso ao transporte. O ministro Alexandre Padilha informou que o projeto terá investimento de R$ 262,6 milhões, representando 2,79% da verba destinada ao Rede Cegonha.

Maio de 2011.
.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Transatlântico atraca em Maceió


Mais um transatlântico atracou no Porto de Jaraguá nesta segunda-feira (9). O navio Bleu de France chegou às 13h e permanece em Maceió até as 22h. Este é o 49° cruzeiro que chega à cidade para a temporada marítima, que iniciou em novembro do ano passado e deverá ser encerrada no próximo sábado (14).

Ubiratânia Amorim, coordenadora-geral de Projetos da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), falou que esta temporada de cruzeiros marítimos trouxe navios de grande porte para cidade, o que, segundo ela, aumentou o número de pessoas circulando pelos pontos turísticos, consumindo e favorecendo a economia local.

“Maceió possui diversificadas opções de lazer para oferecer aos seus visitantes, que sempre retornam satisfeitos dos seus passeios. A Semptur recepciona os passageiros e tripulantes, esclarecendo dúvidas e sugerindo pontos turísticos, para que eles possam desfrutar o dia da melhor forma possível. Além disso, nós distribuímos um guia, com opções de locais como restaurantes e bares, feiras de artesanato, passeios de jangada, dentre outras opções”, disse a coordenadora.

O Transatlântico Bleu de France tem capacidade para 1.978 passageiros e 720 tripulantes. O navio retornará à capital para o encerramento da temporada de cruzeiros marítimos no próximo sábado, dia 14.

Nos últimos anos o setor turístico da capital alagoana tem se fortalecido com os trabalhos de divulgação da Semptur. Isso tem resultado no crescimento das vendas de pacotes de viagens, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo.


17h31, 09 de Maio de 2011


Fonte:Secom Maceió
.

sábado, 7 de maio de 2011

Nissan como táxi exclusivo de Nova Iorque


Os emblemáticos táxi amarelos da cidade de Nova Iorque vão passar a ser modelos da Nissan a partir do final de 2013. O modelo escolhido pela comissão da especialidade foi o NV200, após um rigoroso processo de selecção que ocorreu durante mais de dois anos, deixando para trás concorrentes como a norte-americana Ford.

Trata-se de versão modificada do veículo comercial compacto, equipado com motor a gasolina de 2 litros, que vai substituir os atuais 16 modelos autorizados, de nove fornecedores, que representam, no total, mais de 13 mil táxis.

Ao todo, a Nissan conta fornecer, ao longo dos dez anos, 26 mil veículos à cidade onde mais de 600 mil pessoas usam diariamente um táxi. Espera-se que a partir de 2017, a construtora consiga adaptar ao novo modelo um motor eléctrico, e a empresa vai oferecer desde já seis carros eléctricos Leaf para testes.

«A Nissan está orgulhosa por fornecer a próxima geração de táxis da cidade de Nova Iorque», afirmou o português Carlos Tavares, presidente da Nissan Américas, acrescentando que «o táxi NV200 irá dar à Nissan a oportunidade para demonstrar a mais de 600.000 passageiros por dia a dedicação que pomos na qualidade dos nossos veículos e na mobilidade urbana.»

11:58 - 05-05-2011

Por AutoFoco

http://www.abola.pt/motores/ver.aspx?id=261403

 .




Taxistas reclamam que não podem deixar passageiros em área do aeroporto

 
Categoria planeja bloquear, à meia-noite(04/05), a entrada de embarque e desembarque do aeroporto Zumbi dos Palmares

Taxistas que circulam em Maceió denunciam que não estão podendo estacionar na área de embarque e desembarque para deixar passageiros no aeroporto Zumbi dos Palmares. Eles planejam realizar, a partir de meia-noite desta quarta-feira (04/05), um protesto na entrada no aeroporto contra o que chamam de ‘abuso’.

O taxista Elísio de Oliveira conta que foi impedido de deixar uma cliente na entrada do aeroporto. “Agentes da SMTT de Rio Largo colocaram cones na pista para bloquear nossa passagem. Isso é um absurdo. Não queremos prejudicar nossos colegas credenciados que trabalham lá. Queremos apenas deixar nossos passageiros” - afirmou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia de Lima, a área do aeroporto é destinada apenas para os taxistas de Rio Largo que são credenciados, mas não a circulação de outros táxis não pode ser impedida, pois, segundo ele, existe o direito de livre escolha do passageiro, que pode solicitar qualquer táxi.

“Recebemos reclamação de que taxistas estavam indo ao local para angariar passageiros, o que ilegal, mas o caso citado vamos não pode ocorrer mais. Vamos, inclusive, comunicar o fato à SMTT de Rio Largo pedindo para que isso não aconteça” – declarou o presidente.

Ubiraci disse que foi informado da manifestação planejada pelos taxistas e que vai estar de plantão para qualquer esclarecimento.

04.05.2011 | 17h39

  Gazetaweb



.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Avenida é interditada para obra no bairro do Poço

A partir desta sexta-feira (6) a SMTT inicia obras para modificar o trânsito na parte baixa de Maceió

 A partir desta sexta-feira (6) parte da Avenida Humberto Mendes no Poço será bloqueada para a execução de obras estruturais. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informou que a intenção é melhorar o trânsito nas proximidades.

 O bloqueio na avenida é no trecho lateral ao Posto Tiradentes, que dá acesso à Av. Cid Scala.  Na manhã da próxima segunda. O desvio estará sendo feito pela mesma avenida, no sentido Rua Buarque de Macedo.

 Segundo a SMTT, a interdição começa hoje e vai até a próxima segunda-feira, dia nove de maio.

6/5/2011

por Painel de Notícias com Assessoria
.

Todos os veículos com freio ABS a partir de janeiro de 2014

Objetivo é aumentar a segurança de condutores e passageiros

Aperfeiçoar e atualizar os dispositivos de segurança nos veículos automotores que circulam pelo País, assim como aumentar a segurança de condutores e passageiros que sejam transportados por qualquer tipo de veículo. Esse é o objetivo da resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nesta terça-feira (3), no Diário Oficial da União. A partir de 1º de janeiro de 2014 todos os veículos produzidos no País, ou que sejam importados, serão obrigados a utilizarem o sistema antitravamento das rodas conhecido como sistema de freio ABS.

O Freio ABS é um sistema composto por uma unidade de comando eletrônica, sensores de velocidade e unidade hidráulica ou pneumática que tem por finalidade evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem. Esse sistema adicional facilita o condutor manter o controle do veículo durante o processo de frenagem, principalmente em pista escorregadia, com possibilidade de evitar acidentes causados pelo travamento das rodas.

A Resolução nº 380, de 28 de abril de 2011, classifica os automóveis em diversas categorias e estabelece um cronograma para a adaptação das montadoras à nova legislação. De acordo com a escala, já devem contar com o dispositivo de segurança 15% da frota de veículos para o transporte de passageiros de até oito assentos ou os de cargas leves de até 3,5 toneladas. A partir de 2014, os veículos, sejam nacionais ou importados, só serão registrados e licenciados se dispuserem desse sistema.


04/05/2011

Governo Federal
 .

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Carreta colide com táxi na Durval de Góes Monteiro



Veículo teria derrapado e ultrapassado o sinal vermelho

Acidente entre carreta e caminhão dificulta o trânsito na Durval de Góes

Um caminhão colidiu com um táxi na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Farol. Uma Parati, usada como táxi, de placa NMH-9086, de Maceió, foi atingida por uma carreta, de placa JJZ-1841, de Brasília,D.F..

Os dois motoristas envolvidos no acidente disseram que a carreta passou no sinal vermelho e colidiu com o carro, que saía de uma rua transversal. Adivaldo Alvez do Carmo, motorista da carreta,teria freado muito em cima do semáforo e derrapado, por causa da água da chuva que estava na pista.

Ninguém se feriu. O trânsito é intenso devido ao acidente. Agentes da SMTT estão auxiliando o trânsito no local.

03.05.2011 | 21h51

Monteiro (Foto: Katherine Coutinho)

Gazetaweb com Katherine Coutinho
.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Projeto vai isentar de IPVA taxistas que transportam 7 passageiros



Um projeto de lei promete isentar os taxistas que transportam até sete passageiros e que circulam em todo o Estado do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A iniciativa é do Sindicato dos Taxistas de Alagoas e busca, segundo o presidente do Sintaxi, Ubirajara Ramos, fortalecera categoria, a fim de que a mesma possa ‘se ver livre’ do tributo ‘que tanto pesa no faturamento mensal do trabalhador autônomo’.

Ubirajara lembra que os taxistas que já gozam do benefício são aqueles que circulam com veículos de passeio, com capacidade para até quatro passageiros.

“Este projeto vai ajudar sobremaneira quem pretende comprar um carro novo para melhorar o serviço prestado. Já está comprovado que o taxista somente adquire um veículo se houver incentivo fiscal, como ocorreu com a isenção do IPI [Imposto Sobre Produtos Industrializados]. Agora buscamos alterar a lei já existente e que conta com o aval das secretarias de Estado da Fazenda e do Turismo, para que possamos conseguir mais este avanço”, explica o representante dos taxistas em Alagoas, acrescentando que o projeto, de autoria do deputado estadual Dudu Hollanda (PMN), foi apresentado à Assembleia nesta terça-feira (03).

“Temos a melhor frota do Nordeste e precisamos isentar o trabalhador de tantos encargos”, reforçou Bira, como também é conhecido o presidente do Sintaxi, reportando-se ainda a outro projeto de lei, de autoria do mesmo deputado e que versa ‘sobre a comprovação do pagamento da contribuição confederativa dos condutores autônomos de veículos rodoviários e dá outras providências’.



• 3 de maio de 2011 - 18h19

Fonte:
 .

domingo, 1 de maio de 2011

Doenças do trânsito é lembrança dolorida

Maus hábitos ao volante, carros desregulados e estresse no trânsito adoecem motoristas

Dirigir é uma atividade de risco. E não apenas pela possibilidade de acidentes. Segundo especialistas em medicina de trânsito, o simples dia a dia frente ao volante pode trazer vários problemas de saúde. O perigo se esconde desde ações aparentemente inofensivas, como trocas de marcha feitas com o braço na posição errada – que podem gerar lesões no pulso e em outras articulações –, até estresse pós-traumático que atinge pessoas que presenciam ou se envolvem em acidentes de trânsito. Muitas chegam a ter dificuldades no trabalho, de relacionamento, tendência ao alcoolismo e depressão. "Nesses casos é necessário um acompanhamento, já que estes sintomas podem demorar até quatro meses para aparecer", orienta Raquel Almqvist, especialista em trânsito do departamento de psicologia de tráfego da Abramet – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego.

A tensão causada pelo trânsito e pelo risco de assaltos também contribui para o aparecimento de doenças. "Todos os condutores estão sujeitos a riscos variados. No final do dia, um motorista submetido a condições estressantes é capaz de sofrer tontura, problemas de audição, dores de cabeça e no corpo, entre outros problemas", diagnostica o Dr. Henrique Naoki Shimabukuro, membro do Departamento de Medicina de Tráfego da Associação Paulista de Medicina.

O próprio veículo compromete a qualidade de vida dos motoristas. A trepidação de um motor desregulado pode, por exemplo, causar contraturas musculares e fadiga intensa. Além disso, a vibração ainda prejudica as articulações do joelho, do cotovelo e dos ombros. Outro perigo rotineiro é o barulho dos motores, que põe em risco a audição de quem está dentro do veículo. "O motorista recebe em média 87 decibéis, enquanto a legislação preconiza que esse ruído seja de, no máximo, 85 decibéis. Em casos extremos, esta exposição aos ruídos pode acarretar a perda total da audição", adverte o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., chefe do departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional e diretor da Abramet. 

Alguns problemas seriam evitados com cuidados simples. Como prestar atenção na posição correta de sentar, já que má postura afeta a coluna. "O ideal é que o motorista sente com um ângulo de 90 graus entre a coluna e as pernas. O banco não pode estar muito para frente ou para trás", esclarece o Dr. Maurício de Moraes, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia de São Paulo. O braço totalmente esticado para segurar no volante é outro erro, pois gera tensão nos ombros, cotovelos e pulsos.

Também há uma maneira correta de se pegar no volante. "Recomenda-se que as mãos no volante estejam na posição chamada 9:15, como os ponteiros do relógio", complementa o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr. Até pouco tempo atrás a posição indicada era a 13:50 – também chamada de 10 para as 2. Hoje, por conta da bolsa do airbag, a posição de segurar no volante mudou para não afetar seu enchimento em uma possível colisão.

Atitudes rotineiras aparentemente insignificantes também requerem atenção do motorista. A troca de marchas é um exemplo. A ação deve ser feita com a mão reta. A troca de forma errada, em casos extremos, pode levar a uma doença chamada síndrome do túnel do carpo. "Neste caso o motorista sofre dor, alterações da sensibilidade ou formigamentos no punho", avisa o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr.

Como se não bastassem todos esses problemas, o motorista ainda está à mercê de situações que fogem ao seu controle. Os riscos biológicos são um exemplo. Os carros naturalmente turbilhonam as poeiras do solo, recheadas de microorganismos e de produtos químicos, que invadem o habitáculo. Essa poeira acaba sendo ingerida ou inalada pelo motorista e passageiros. Nela estão bactérias e fungos que afetam as defesas do organismo. Isso sem contar com a poluição do ar, que costuma ser mais intensa em grandes engarrafamentos. "As doenças respiratórias são caracterizadas por um processo inflamatório crônico das mucosas das vias aéreas. Elas pioram com a exposição aos agentes químicos da poluição", explica o alergista Fábio Morato Castro, da Universidade de São Paulo. Um estudo da própria Faculdade de Medicina da USP aponta que, apenas na cidade de São Paulo, morrem, em média, 12 pessoas por dia devido à poluição, encurtando a vida média do paulistano em um ano e meio. Uma dica dos especialistas é, dentro do possível, sair de casa fora dos horários de pico e evitar as vias com maior concentração de automóveis. Ações simples, mas importantes em relação a melhoria da qualidade de vida dos motoristas.

Instantâneas 

# Os maiores problemas causados pela poluição são no aparelho respiratório, como sinusite, rinite alérgica, bronquite, asma e enfisema pulmonar, além de conjuntivite, irritação nos olhos e nas mucosas.

# O estresse é praticamente inevitável, mas exercícios físicos e aeróbicos podem contribuir para uma melhor qualidade de vida.

# Pessoas com estresse pós-traumático podem ser tratadas com terapia ou/e remédios.

# Dirigir um carro sem ar-condicionado sob o sol forte pode causar desidratação. Nestas situações o aconselhável é que o condutor utilize roupas leves e beba bastante água.


Muita calma nessa hora

O estresse é um carona mais que indesejado. Cada vez mais presente em razão do aumento da frota de carros e dos congestionamentos, este mal moderno é praticamente inevitável. "Hoje o tempo é muito precioso. E a perda desse tempo no trânsito leva a irritação, impaciência e agressividade", explica Raquel Almqvist, especialista em trânsito do departamento de psicologia de tráfego da Abramet. As consequências físicas são variadas. Entre elas,  mal-estar, dor de cabeça, gastrite, alterações de humor e da pressão sanguínea.

O estresse, em seu ápice, pode provocar desequilíbrio emocional. Mas o trânsito em si não é o grande vilão. Na verdade ele funciona como uma válvula de escape. "A pessoa acumula problemas em seu dia a dia e acaba extravasando no trânsito, onde se sente protegida e vê o veículo como uma espécie de armadura", revela Raquel Almqvist. Dentro do veículo existe uma condição induzida psicologicamente. Dependendo do que o motorista faz, ele não é identificado de imediato e se sente anônimo e até protegido graças a sua "armadura de metal". 

Além do estresse psicológico, os motoristas e passageiros ainda sofrem o estresse físico e social. "O fato de estar longe da família e correndo risco de assaltos e sequestros também afeta a qualidade de vida destes indivíduos", acrescenta  o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Jr., chefe do departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional e diretor da Abramet. Uma das formas de evitar o estresse diário para quem dirige muito é a prática de exercícios físicos e aeróbicos. "Se o estresse é inevitável, é necessário aprender a extravasá-lo e voltar a condição normal" orienta Raquel Almqvist. 

MotorZine

29/04/2011 16:15  - Ilustração: Afonso Carlos/CZN

por Marcelo Cosentino

Auto Press
 .