domingo, 23 de janeiro de 2011

Sinais de trânsito cronometrados ajudam a reduzir acidentes nas ruas

Esse tipo de semáforo não resolve aquele tormento dos motoristas que são os congestionamentos, mas ajuda a diminuir os acidentes de trânsito.

Eles começam a aparecer nas ruas e esquinas do Brasil: são os sinais de trânsito com contagem regressiva. Não resolvem os engarrafamentos das grandes cidades, mas ajudam a diminuir os acidentes.

O resultado é muito bom. Em algumas cidades onde esses semáforos foram instalados, os atropelamentos caíram 60%. Agora só falta resolver o problema dos congestionamentos.

O pedestre olha e sabe o tempo exato que tem para atravessar a rua. Em uma avenida, são 17 segundos. “Eu acho bom”, diz uma senhora. “Livra a gente de ter acidente”, comenta um senhor. “Eu acho que não funciona”, opina uma paulista. “É ruim”, acredita outro senhor.

O motorista também pode acompanhar os segundos que faltam para o sinal abrir ou fechar. “Você espera o tempo exato, já coloca a primeira e vai embora”, defende uma motorista.

Em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, a prefeitura instalou 21 semáforos com contagem regressiva. O secretário de Transportes da cidade, Claudinei Pereira, diz que em três meses de funcionamento houve redução dos atropelamentos e acidentes.

“Nós estamos comemorando a diminuição das colisões de veículos em 43% e 67% de atropelamentos”, destaca o secretário de Transportes de Taboão da Serra, Claudinei Pereira.

Esse tipo de semáforo não resolve aquele tormento dos motoristas que são os congestionamentos. Mesmo em uma cidade pequena como Taboão da Serra, as filas são bastante frequentes. Há locais em que o trânsito fica parado todo fim de tarde.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), feita em três cidades do interior de São Paulo, mostrou que o semáforo com contagem regressiva não evita os congestionamentos.

“Nós constatamos que não houve um aumento nos números de veículos que passam no cruzamento. O que nós constatamos de positivo foi mesmo o número de acidentes que diminuiu”, afirma a engenheira de transporte Luciana Spigolon.

O cronômetro ajuda a diminuir os acidentes de trânsito. Agora, o ideal seria ter semáforos com cronômetro e sincronizados para evitar aquele ‘anda e para’ que irrita muitos motoristas pelo país.

Edição do dia 18/01/2011

18/01/2011 08h20 - Atualizado em 18/01/2011 08h38

Fonte:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil

.