segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Navio italiano chega a Maceió nesta terça-feira



Navio chega a Maceió

Esta terça-feira (1º) promete ser movimentada para o turismo de Maceió.

A chegada do navio italiano Orquestra, no Porto de Jaraguá, prevista para as13h, trará 5.500 visitantes à cidade, entre passageiros e tripulantes. Como tem ocorrido desde novembro – quando teve início a alta temporada de cruzeiros marítimos na cidade – a expectativa é que os turistas movimentem variados segmentos locais.

O Orquestra permanecerá na cidade das 13h às 19h, quando se deslocará para Salvador. Durante esse período, os 3.780 passageiros e 1.720 tripulantes se deslocarão para vários pontos turísticos da grande Maceió: além das praias urbanas, o Gunga e o Francês são consideradas as preferidas.

Além delas, os turistas costumam se deslocar para o Centro, Pontal da Barra, shopping centers, dentre outros locais. A média de gasto individual para cada um deles fica em torno de R$ 300,00.

A Secretaria Municipal de Promoção ao Turismo (Semptur)confirmou que na quarta-feira (2) mais dois navios chegarão à cidade: o Grand Holliday, quetrará 1.870 passageiros e 720 tripulantes e ficará das 10h30 às 17h30; e o NSC, com 3.870 passageiros e 1.580 tripulantes. A previsão é que este último permaneça das 9h às 17h em Maceió.

“Um dado muito positivo é que estamos verificando que muitos turistas que chegam em cruzeiros estão sempre voltando. E o que é melhor: passando períodos cada vez maiores”, ressaltou a coordenadora-geral de Projetosda Semptur, Ubiratânia Amorim.

A alta temporada de cruzeiros marítimos em Maceió começou emnovembro de 2010 e deverá se estender até maio. A previsão é que 58 embarcaçõespassem pela cidade.

17h46, 31 de Janeiro de 2011


Fonte: Secom Maceió

.

sábado, 29 de janeiro de 2011

As permissões das praças de táxi

Vários setores da SMTT merecem atenção especial pela peculiaridade dos serviços que desenvolvem.

O que cuida da fiscalização e das transferências das permissões de praças de táxi é um desses, pois lida diretamente com interesses de uma categoria que merece todo respeito da sociedade quando se fala de profissionais sérios.

No entanto, alguns indivíduos vêm utilizando os táxis para prática de crime, merecendo uma reprimenda administrativa por parte da SMTT, inclusive com a cassação da permissão.

Os casos mais recentes já estão sendo analisados e haverá responsabilização dos que praticaram irregularidades.

O artigo 40 da Lei 8987/95 dispõe o seguinte:

Art. 40. A permissão de serviço público será formalizada mediante contrato de adesão, que observará os termos desta Lei, das demais normas pertinentes e do edital de licitação, inclusive quanto à precariedade e à revogabilidade unilateral do contrato pelo poder concedente.

A lei federal deixa claro o caráter precário da permissão e a revogação dela por ato unilateral da administração, muito embora a lei municipal 5374/04 tenha dado uma espécie de vitaliciedade e hereditariedade aos titulares das praças, situação que já foi alvo de uma Adin – Ação Direta de Inconstitucionalidade – proposta pelo Ministério Público Estadual.

Presentes os motivos relevantes e lesivos à sociedade, as permissões devem ser revogadas e dadas a quem realmente tenham interesse de prestar um bom serviço ao público.

Uma minoria irresponsável não pode ficar impune e denegrir a imagem de profissionais que trabalham seriamente, honrando a permissão que conseguiram do poder público.

28/01/2011 23:40

BLOGS / Pinto de Luna
.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Esposa de taxista que está desaparecido retorna ao IML de Maceió

Valdeilde Vieira da Silva, 49 anos, retornou nesta quinta-feira, 27, ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió. Ela é esposa do taxista José Gilvan da Silva, 51 anos, que está desaparecido de Penedo, e voltou à capital alagoana para deixar cópias de três prontuários (anotações sobre a arcada dentária do marido) no instituto, fichas que serão comparadas com a arcada dentária do corpo sepultado como indigente em Rio Largo no último dia 11 deste mês.

Durante contato por telefone com a redação do aquiacontece.com.br, Valdeilde Vieira desmentiu o boato que começa a circular em Penedo sobre a identificação do cadáver que pode ser o de José Gilvan. “Eu não fiz nenhum exame de DNA e também não podemos afirmar que o corpo é do meu marido”, disse a esposa que ficou de retornar na próxima semana ao IML de Maceió.

Segundo Valdeilde Vieira, ela foi orientada a pegar as fichas originais, todas com assinatura e carimbo do Conselho Regional de Odontologia do dentista que o acompanhou.

“O Gilvan passou por três dentistas, então o médico disse que eu tenho que levar as fichas originais, todas assinadas e com carimbo”, declarou Valdeilde Vieira. José Gilvan da Silva foi visto pela última desde 26 de dezembro de 2010, quando deixou seu ponto de táxi com dois passageiros.

Desde então, apenas um par de sandálias foram localizadas num canavial situado em Penedo. Os calçados encontrados pertencem ao taxista, segundo reconhecimento feito por familiares. José Gilvan trabalhava em um Voyage de cor prata, placas NMJ 1307 Penedo AL, veículo que também não foi localizado.

22:25 - 27/01/2011

Fonte: com aquiacontece

.

Fiscalização de mototaxistas gera denúncias de irregularidades na emissão de CNHs

Ilustração Uma resolução do Conselho Estadual de Segurança Pública, que visa fiscalizar a atuação de mototaxistas e taxistas no interior de Alagoas, e que entrará em vigor no próximo dia 1º de fevereiro, provocou um verdadeiro reboliço em Porto Calvo, cidade do Litoral Norte do Estado.

A medida deverá intensificar a fiscalização de mototaxistas e taxistas, que estariam trabalhando sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para realizar o trabalho, os profissionais precisam da CNH e de uma autorização da Prefeitura de Porto Calvo.

Após receber a denúncia de que condutores estariam ‘comprando’ CNH’s, o promotor da cidade, Sérgio Eduardo Simões, encaminhou ofício à prefeitura determinando que o cadastro dos mototaxistas autorizados seja encaminhado à Ciretran do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) para checar se todos estão devidamente habilitados.

“Não foi detectada nenhuma irregularidade até o momento. Adotamos as medidas cabíveis para se elas existirem sejam detectadas e devidamente apuradas”, destacou o promotor de Justiça.

10h24, 27 de Janeiro de 2011

Cláudia Galvão

Fonte:

http://www.alagoas24horas.com.br/

.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dário César toma posse como secretário

Coronel da Polícia Militar assume desafio de diminuir número de homicídios e combater o tráfico de drogas


O coronel PM Dário César, ex-comandante geral da Polícia Militar de Alagoas, tomou posse como secretário de Estado da Defesa Social, na manhã desta quarta-feira (26), em solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, e que contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).


O novo secretário definiu como prioridades à frente da segurança pública a redução do número de homicídios e o combate às drogas, mas já teve de lidar com o que há muito se tornou uma 'panela de pressão': a crise do sistema prisional.


Em seu discurso de posse, Dário César disse desejar continuar com o apoio de todos os órgãos do Estado para a difícil missão - como intitulada pelo próprio - de combater os altos índices de violência em Alagoas. "Quando fui convidado, passou-me um rápido filme em minha mente, quando, com 18 anos de idade, começei a servir à Polícia Militar de Alagoas. Vi-me diante de um desafio que jamais imaginara na minha carreira.


Continuaremos a servir ao povo, indistintamente", afirmou aos presentes.


À imprensa, Dário César voltou defender o projeto de Polícia Comunitária, que, segundo ele, será levado para todo o Estado - hoje, a iniciativa beneficia moradores do Conjunto Selma Bandeira, no Complexo Benedito Bentes, e do Conjunto Osman Loureiro, no bairro do Tabuleiro. “Vamos expandí-lo com a contratação de 40 bases junto ao governo federal”, afirmou.


Na área de pessoal, Dário César disse que o Executivo irá investir na contratação de mais profissionais de segurança, cumprindo as metas com bonificação, sinalizando com concurso público para a Polícia Civil. Segundo ele, além do ingresso de 600 novos soldados este ano, a PM reforçará o seu contingente com mais 90 concursados da reserva técnica, que ganharam na Justiça o direito de serem convocados para os testes físicos, depois de impasse com o Governo - que, por sua vez, prometera convocar mil policiais por ano (convocou somente mil policiais em junho do ano passado, depois de os candidatos protestarem, inclusive, em solenidade que contou com a presença do ex-presidente Lula em Maceió).

Sobre a posse, o governador Teotonio Vilela disse que Dário César e José Edson (delegado que assumiu o cargo de secretário-adjunto) foram conduzidos à Secretaria 'pelo povo de Alagoas'. "Eles não estarão sozinhos e não irão começar um trabalho do zero. Os índices de violência em Alagoas ainda são inaceitáveis, mas nosso trabalho está em um degrau que nos dá a certeza de que conseguiremos vencer esta guerra contra a violência", comentou.

26.01.2011 | 11h25

Gazetaweb, com assessoria

.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cruzeiros marítimos

Aquecendo o turismo da capital alagoana, a temporada de cruzeiros prossegue com a chegada do transatlântico MSC Orchestra, na tarde desta terça-feira (25). O navio veio de Salvador e ingressou na cidade por volta das 13hs, trazendo 4 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. No começo da noite, às 19h, o MSC Orchestra deixou Maceió rumo à cidade de Recife.

Já na manhã desta quarta-feira (26), às 8h, 2 mil passageiros do navio ibero Grand Holiday desembarcarão no Porto de Maceió. Até maio está prevista 60 paradas de navios provenientes de cruzeiros marítimos, tornando esta temporada a mais promissora que já houve na capital. Desde novembro do ano passado, milhares de turistas vêm a Maceió para conhecer, durante uma breve estada, os atrativos que a cidade tem a oferecer.

25 de Janeiro de 2011

Fonte: SECOM-Maceio

.

Veja dica de passeio cultural

Mulher sobrevive após se jogar de 23º andar de hotel na Argentina



A queda foi amortecida por um táxi que estava parado e cujo motorista saiu do carro pouco antes do impacto


Uma mulher de 30 anos conseguiu sobreviver, ainda que com ferimentos graves, após se jogar nesta segunda-feira do 23º andar de um hotel localizado no coração da capital da Argentina, informou a polícia. A queda foi amortecida por um táxi que estava parado na porta do hotel e cujo motorista saiu do carro segundos antes do impacto.


Taxista socorre mulher de 30 anos que se jogou de hotel no centro de Buenos Aires

A vítima foi levada para um hospital, onde teve baço, rim e pulmão retirados, e embora sua família tenha pedido para que os relatórios médicos não fossem divulgados, sabe-se sobre uma dupla fratura de quadril e que seu estado é muito grave.


"Estava dentro do carro esperando um passageiro quando vi um policial que olhava para cima e me advertiu que havia uma mulher presa a uma janela com apenas uma mão", relatou Miguel, o motorista de 39 anos.


"Instintivamente sai do carro e segundos depois sinto uma explosão e vejo o corpo da mulher afundado no teto do meu veículo. Se não saio me mata, a primeira coisa que fiz foi telefonar para minha família e depois comecei a chorar, é muito difícil ver algo assim", disse o homem.
Segundo seu relato enquanto era atendido devido ao seu estado de choque em uma ambulância do serviço de emergências da cidade, o marido da vítima chegou ao local e também precisou ser atendido.


De acordo com o relato de testemunhas, a mulher entrou na confeitaria do hotel, localizada no último piso, pediu um café e, após deixar sua bolsa e sapatos ao lado da mesa, se lançou ao vazio, sem que ninguém conseguisse detê-la.

O fato ocorreu em um momento de grande trânsito de veículos e pessoas nesta região da cidade, localizada no centro de Buenos Aires.


Foto: Reuters

AFP 25/01/2011 02:46

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lei estadual proíbe o uso cigarros em Táxi

Lei nº 7.233, de 20 de janeiro de 2011.

Proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em táxi.

Nos locais previstos nos parágrafos 1º e 2º deste artigo deverão ser afixados avisos da proibição, em pontos de ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos estaduais responsáveis pela vigilância sanitária e pela defesa do consumidor.

O taxista omisso ficará sujeito às sanções previstas no artigo 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60, sem prejuízo das sanções previstas na legislação sanitária.

24/01/11

Diário Oficial do Estado de Alagoas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Sinais de trânsito cronometrados ajudam a reduzir acidentes nas ruas

Esse tipo de semáforo não resolve aquele tormento dos motoristas que são os congestionamentos, mas ajuda a diminuir os acidentes de trânsito.

Eles começam a aparecer nas ruas e esquinas do Brasil: são os sinais de trânsito com contagem regressiva. Não resolvem os engarrafamentos das grandes cidades, mas ajudam a diminuir os acidentes.

O resultado é muito bom. Em algumas cidades onde esses semáforos foram instalados, os atropelamentos caíram 60%. Agora só falta resolver o problema dos congestionamentos.

O pedestre olha e sabe o tempo exato que tem para atravessar a rua. Em uma avenida, são 17 segundos. “Eu acho bom”, diz uma senhora. “Livra a gente de ter acidente”, comenta um senhor. “Eu acho que não funciona”, opina uma paulista. “É ruim”, acredita outro senhor.

O motorista também pode acompanhar os segundos que faltam para o sinal abrir ou fechar. “Você espera o tempo exato, já coloca a primeira e vai embora”, defende uma motorista.

Em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, a prefeitura instalou 21 semáforos com contagem regressiva. O secretário de Transportes da cidade, Claudinei Pereira, diz que em três meses de funcionamento houve redução dos atropelamentos e acidentes.

“Nós estamos comemorando a diminuição das colisões de veículos em 43% e 67% de atropelamentos”, destaca o secretário de Transportes de Taboão da Serra, Claudinei Pereira.

Esse tipo de semáforo não resolve aquele tormento dos motoristas que são os congestionamentos. Mesmo em uma cidade pequena como Taboão da Serra, as filas são bastante frequentes. Há locais em que o trânsito fica parado todo fim de tarde.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), feita em três cidades do interior de São Paulo, mostrou que o semáforo com contagem regressiva não evita os congestionamentos.

“Nós constatamos que não houve um aumento nos números de veículos que passam no cruzamento. O que nós constatamos de positivo foi mesmo o número de acidentes que diminuiu”, afirma a engenheira de transporte Luciana Spigolon.

O cronômetro ajuda a diminuir os acidentes de trânsito. Agora, o ideal seria ter semáforos com cronômetro e sincronizados para evitar aquele ‘anda e para’ que irrita muitos motoristas pelo país.

Edição do dia 18/01/2011

18/01/2011 08h20 - Atualizado em 18/01/2011 08h38

Fonte:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil

.

Não tenho qualquer conflito com o Prefeito Cícero Almeida

Ao longo desta semana fui interpelado várias vezes sobre alguma rusga com o Prefeito Cícero Almeida. Chegaram a cogitar que eu teria pedido exoneração do cargo de superintendente da SMTT ou que o prefeito havia me pedido que entregasse o posto.

Não é verdade!

O fato é que existe muita especulação sobre supostos acontecimentos.

Continuo na missão que me foi confiada pelo Prefeito Cícero Almeida, especialmente de tentar oferecer um sistema de transporte e trânsito melhor para cidade de Maceió.

Ainda falta preencher alguns cargos de diretoria para que nossa equipe esteja totalmente montada.

Desejo fazer isso contemplando os bons técnicos do órgão, pois acredito não ser politicamente correto nomear estranhos aos quadros para áreas sensíveis da repartição, como é o caso da reativação dos estacionamentos públicos – zona azul.

Ah! Por derradeiro: nunca esqueci que o gestor maior é o prefeito e cabe a ele referendar ou não nossas ações, sem que haja qualquer ressentimento da minha parte, pois me pauto no profissionalismo e nos princípios da Administração, entre eles o da hierarquia.

23/01/2011 01:34

Fonte:

BLOG - PINTO DE LUNA

.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Navios trazem 7 mil turistas para Maceió nesta quarta


A temporada de cruzeiros marítimos continua aquecendo o turismo de Maceió. Nesta quarta-feira (19) pela manhã, os transatlânticos Musica e Grand Holiday fazem nova parada no Porto de Jaraguá, trazendo cerca de 7 mil visitantes à cidade, entre passageiros e tripulantes. Os dois navios estão percorrendo as principais capitais nordestinas.

Na tarde desta terça-feira, quem chegou a Maceió foi o transatlântico Orchestra, proveniente de Salvador, com 3.780 passageiros e 1.089 tripulantes. No início da noite, o navio partiu rumo ao Recife. Durante a curta estada, os turistas percorreram vários trechos da capital: orla marítima, Centro, Jaraguá, Pontal da Barra, dentre outros locais.

Para a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), esta é a mais promissora temporada de cruzeiros da capital alagoana e deve se estender até maio, com 60 paradas de navios de passageiros.

Os visitantes têm movimentado vários segmentos da economia: gastronomia, artesanato, confecção, dentre outros, além do mercado informal – como é o caso dos ambulantes que trabalham com produtos variados e os que oferecem passeios turísticos –, assim como os taxistas.

A Prefeitura de Maceió se faz presente à chegada de cada navio, por meio de órgãos como a Semptur e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, seja dando as boas-vindas, com alguma apresentação cultural, seja orientando os serviços de transporte, ou dando informações sobre passeios turísticos e as praias da capital.

18h05, 18 de Janeiro de 2011

Secom

.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Secretaria da Fazenda divulga prazos do IPVA 2011

Pagamentos começam a partir do mês de fevereiro para veículo com placas de final 1

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2011. A tabela com todos os prazos foi divulgada na edição de sexta-feira (24) do Diário Oficial do Estado e ainda traz os valores médios de mercado dos automóveis.

Os vencimentos variam desde o dia 28 de fevereiro, para os carros com final de placa 1, até 30 de novembro, para as placas terminadas em 9 e 0. O pagamento do tributo, que deve ser feito em casas lotéricas ou em qualquer instituição financeira, poderá ser realizado em cota única com desconto de 10% ou em até três parcelas mensais e consecutivas.

Neste último caso, o contribuinte receberá em seu domicilio, mediante remessa por via postal, o Auto de Lançamento. As vias de cobrança também podem ser obtidas no endereço eletrônico www.sefaz.al.gov.br. A entrega dos boletos acontece de acordo com o calendário das placas estipulado pela Sefaz e deve começar no dia 15 de fevereiro.

Segundo o gestor de IPVA da Sefaz, José Eugênio Barros Filho, os veículos usados tiveram uma queda média aproximada de 7% no valor do imposto. “Isso acontece devido à desvalorização do mercado. O preço dos usados está menor e, conseqüentemente, o IPVA também. Já com os novos o cálculo é feito em cima da nota fiscal da venda”, esclareceu.

De acordo com ele, a estimativa de crescimento na arrecadação do imposto em 2011 deve ficar em torno de 9%. “Ainda não temos um valor ao certo, pois temos que terminar de fechar 2010 para estabelecer uma meta. A expectativa está entre 8% e 9%, mas pode aumentar devido a alguns fatores, como a venda de carros novos no início do ano”, diz José Eugênio.

Até agora, o aumento no período 2009-2010 já ultrapassou os 10%. “A projeção no início desse ano foi de 6%, mas depois a meta foi revisada e ficou estabelecida em pouco mais de 11%. Contando até a primeira quinzena de dezembro estamos em 10,2%, mas ainda não sabemos o percentual total, pois o balanço da arrecadação ainda não foi fechado”, afirma o gestor.

A pesquisa dos valores para cobrança do tributo é feita nos meses de setembro e outubro, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A instituição, que presta serviços a 26 dos 27 Estados brasileiros, é a única do País a efetuar esses estudos de acordo com os critérios específicos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Além de prazos de pagamento e preços de mercado, a instrução normativa publicada pela Sefaz traz ainda as datas máximas para a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) para cada fim de placa. Emitido anualmente, o documento comprova a posse e licenciamento do automóvel, com informações do proprietário e do carro (marca, modelo, capacidade, nº do chassi).

Nota Fiscal Alagoana – Vale lembrar que os consumidores cadastrados da Nota Fiscal Alagoana poderão utilizar os créditos acumulados com o programa para abatimento no valor do IPVA. A opção estará disponível apenas até o próximo dia 31 de dezembro e o valor poderá ser dividido entre as três parcelas ou descontado de maneira integral, caso o proprietário opte pela cota única.

Para solicitar a dedução, basta entrar no site www.sefaz.al.gov.br/nfa e acessar a conta corrente utilizando CPF e senha pessoal. Depois de clicar na alternativa “Utilizar Créditos”, é só selecionar “Desconto no IPVA” e indicar a placa, o Renavan e a quantia a ser utilizada.

O automóvel deve estar registrado no nome do próprio titular do CPF. Além disso, é necessário ter ao menos R$ 25,00 em bônus para optar pelo abatimento. Como não existe um valor máximo estipulado, todo o crédito acumulado pode ser utilizado no pagamento do tributo.

Calendário - Confira prazos para pagamento do IPVA do seu veículo para o próximo ano: final de placa 1, terá de pagar a primeira parcela no dia 28 de fevereiro; veículos com placa final 2, o pagamento deverá ser efetuado em 31 de março; final de placa 3, pagamento deverá ser efetuado no dia 29 de abril; final de placa 4, no dia 31 de maio; final de placa 5, pagamento deverá ser efetuado no dia 30 de junho; final de placa 6, no dia 29 de julho; placas com final 7 e 8, devem pagar o IPVA no dia 31 de agosto; final de placa 9 e 0, os pagamentos devem ser efetuados no dia 30 de setembro.

27.12.2010 21h52

Secom/AL
.

Lombadas eletrônicas desativadas