segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Financiamentos mudam e devem atingir vendas

INADIMPLÊNCIA. Nova legislação facilita busca e apreensão de veículos

Financiamentos mudam e devem atingir vendas

Por: THIAGO GOMES – REPÓRTER

O Detran de Alagoas liga o aumento da frota de veículos à melhoria do poder aquisitivo da população brasileira. E também critica o pouco investimento do poder público em mobilidade urbana. O diretor-presidente do órgão, Cacá Gouveia, diz que a frota é muito alta em Maceió para vias tão saturadas e sem previsão de expansão.

Ele diz acreditar numa suposta tendência de queda na quantidade de novos veículos a serem emplacados no Estado. Segundo ele, mudanças nas regras do financiamento devem interferir na decisão do consumidor em adquirir um bem tão caro.

A nova legislação, em vigor desde 14 de novembro, facilitou a busca e apreensão de veículos financiados, em caso de inadimplência. Antes, para iniciar o processo de retomada do veículo, as financeiras dos bancos tinham que protestar a dívida em cartório, conseguir liminar de um juiz para efetuar a busca e apreensão do bem, e esperar o fim da ação judicial para vender o veículo. Agora, a regra é diferente. O banco pode apenas enviar ao cliente carta registrada para ir ao endereço do comprador e tomar o veículo. Efetuada a apreensão, o bem pode ser vendido cinco dias depois, caso o devedor não quite os débitos apresentados pelo credor.

“Certamente, essa regra diferenciada do financiamento de veículos vai provocar uma queda nas vendas de novos veículos ou seminovos. Os critérios deixam o consumidor em alerta. Por isso, o reflexo deve ser de diminuição, embora isso somente deve acontecer com o passar do tempo. Ainda não temos como fazer uma avaliação do que essas mudanças provocaram no setor”, avalia.

Edição de 22 de Fevereiro de 2015

Fonte:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário