quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Curso de reciclagem para taxistas tem aumento da carga horária

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou terça-feira (10) o curso de reciclagem obrigatório para mais de 3 mil taxistas de Maceió. Uma das novidades para este ano foi o aumento da carga horária das aulas, por determinação da Resolução nº 456 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O curso teve um reforma muito grande. Percebemos que havia temas que não estavam sendo discutidos, e com a homologação da resolução que determina uma maior quantidade de aulas para os taxistas, a partir de 2015, acrescentamos alguns assuntos antes não abordados, como primeiros socorros e mecânica básica”, explicou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

A qualificação anual é obrigatória para os taxistas renovarem a permissão. Com o aumento da carga horária, a nova grade do curso consiste em aulas de primeiros socorros, mecânica básica, direção defensiva, normas da SMTT, comportamento, turismo, condições físicas e emocionais do profissional. As aulas são ministradas pela equipe de educadores do órgão, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Turismo (Semptur).

Segundo o diretor Operacional de Transportes e Táxi da SMTT e instrutor do curso, Zenildo Filho, a capacitação é importante para a qualidade nos serviços. “O taxista hoje passa um dia na sede do órgão para realizar o curso, que agora está ainda mais completo. Nosso objetivo é que a categoria esteja sempre atualizada e qualificada, contribuindo para a prestação de um melhor serviço à população”, afirmou.

Entre os taxistas presentes na primeira turma de 2015, estava José Reis. Há seis meses, ele voltou para a profissão e também já trabalhou como instrutor de veículos pesados. Para ele, alguns profissionais não possuem orientações básicas sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um dos assuntos abordados durante as aulas.

“Cada dia vivenciamos uma experiência diferente nas ruas e vamos adquirindo conceitos mais amplos em sala de aula. Através desse curso, a SMTT ofereceu uma atualização à categoria, pois poucos taxistas sabem sobre legislação e segurança de trânsito. Foi bastante proveitoso, não deixou a desejar em nada”, elogiou o taxista José Reis.

O término do curso que abrange todos os taxistas de Maceió está previsto para o início de dezembro.

11/02/2015 19:47

por Assessoria


Fonte:
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário