sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Fiscalização aos taxistas será intensificada em operação

A partir de março, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificará a fiscalização aos táxis em Maceió. Agentes e fiscais do órgão realizarão blitze simultâneas em diferentes regiões da capital, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran). A operação acontecerá de forma contínua, sem previsão de término.

De acordo com a SMTT, a operação, denominada de “Táxi Legal”, terá o objetivo de garantir a segurança dos taxistas, bem como dos usuários que utilizam este tipo de serviço. “Situações como táxis clonados e motoristas que exercem a atividade sem a permissão também serão coibidas nestas ações”, assegurou o diretor operacional de Transportes e Táxis da SMTT, Zenildo Filho.

A operação consistirá ainda em abordagens nos pontos de táxis, verificação dos itens obrigatórios de segurança, de acordo com as exigências do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), do porte obrigatório dos permissionários para o exercício da atividade no município, além do uso proibido do revestimento fumê no pára-brisa dos veículos.

“As ações têm o intuito de coibir irregularidades a fim unicamente de garantir a segurança tanto dos passageiros como também dos próprios motoristas. Portanto, o taxista que anda correto e que cumpre as regulamentações do município não deve se preocupar com a fiscalização mais intensa”, esclarece Zenildo.

25/02/2015 21:32


por Secom - Maceió
.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Financiamentos mudam e devem atingir vendas

INADIMPLÊNCIA. Nova legislação facilita busca e apreensão de veículos

Financiamentos mudam e devem atingir vendas

Por: THIAGO GOMES – REPÓRTER

O Detran de Alagoas liga o aumento da frota de veículos à melhoria do poder aquisitivo da população brasileira. E também critica o pouco investimento do poder público em mobilidade urbana. O diretor-presidente do órgão, Cacá Gouveia, diz que a frota é muito alta em Maceió para vias tão saturadas e sem previsão de expansão.

Ele diz acreditar numa suposta tendência de queda na quantidade de novos veículos a serem emplacados no Estado. Segundo ele, mudanças nas regras do financiamento devem interferir na decisão do consumidor em adquirir um bem tão caro.

A nova legislação, em vigor desde 14 de novembro, facilitou a busca e apreensão de veículos financiados, em caso de inadimplência. Antes, para iniciar o processo de retomada do veículo, as financeiras dos bancos tinham que protestar a dívida em cartório, conseguir liminar de um juiz para efetuar a busca e apreensão do bem, e esperar o fim da ação judicial para vender o veículo. Agora, a regra é diferente. O banco pode apenas enviar ao cliente carta registrada para ir ao endereço do comprador e tomar o veículo. Efetuada a apreensão, o bem pode ser vendido cinco dias depois, caso o devedor não quite os débitos apresentados pelo credor.

“Certamente, essa regra diferenciada do financiamento de veículos vai provocar uma queda nas vendas de novos veículos ou seminovos. Os critérios deixam o consumidor em alerta. Por isso, o reflexo deve ser de diminuição, embora isso somente deve acontecer com o passar do tempo. Ainda não temos como fazer uma avaliação do que essas mudanças provocaram no setor”, avalia.

Edição de 22 de Fevereiro de 2015

Fonte:
.

Frota de veículos cresce 9% em um ano no Estado

SATURAÇÃO.

Na capital alagoana, aumento foi de 13%, segundo números do Detran

Frota de veículos cresce 9% em um ano no Estado

Por: THIAGO GOMES – REPÓRTER

Dados fornecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) apontam o crescimento de 9% da frota de veículos em Alagoas, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014. O aumento na capital foi ainda maior, de 13%, no mesmo período. Apesar da quantidade absurda de carros e motocicletas no tráfego local, a malha viária é a mesma e, o que é pior, sem previsão de ser expandida. Com o fluxo saturado, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estuda medidas para minimizar os transtornos e fazer algumas adequações visando mais fluidez.

Em números gerais, Alagoas tinha uma frota de 675.589 veículos em dezembro do ano passado, conforme informou o Detran. Fazendo parâmetro com o mesmo período de 2013, a partir das informações que constam no relatório do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a quantidade era de 614.566. Em um ano, foram 61.023 veículos novos e seminovos que foram emplacados no Estado.

O Detran já dispõe de dados atualizados da frota. Agora em fevereiro de 2015, são 677.073 veículos que trafegam em Alagoas. Isso implica em dizer que são 1.404 novas unidades rodando somente este ano. O número global inclui todo tipo de transporte – seja ele urbano, coletivo ou rural. A frota de automóveis é a maior do Estado, com 298.975 carros. Também estão presentes 225.215 motocicletas, 32.905 motonetas, 19.839 caminhões, 40.903 caminhonetes e 20.932 caminhonetes.

Em Maceió, conforme estatísticas mais atualizadas pelo Detran, são 180.805 carros circulando, 7.884 caminhões, 19.425 caminhonetes, 12.773 camionetas, 1.445 micro-ônibus, 62.726 motocicletas, 4.072 motonetas e 2.383 ônibus. A frota da capital já ultrapassou os 306 mil veículos e tem pressionado a SMTT a criar estratégias para incentivar os condutores a deixar o carro em casa para seguir de transporte público.

Edição de 22 de Fevereiro de 2015

Fonte:
.


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Morte de taxista: PC divulga foto de acusado foragido


                                  Alan Felipe Santos da Silva, 19 anos, está foragido

A Polícia Civil de Alagoas divulgou nesta quinta-feira (19) a fotografia de Alan Felipe Santos da Silva, de 19 anos, um dos acusados na morte do taxista Manoel Fulgêncio Reis Fiqueiredo, crime acontecido na segunda-feira do Carnaval, dia 16.

Na quarta-feira (17), uma ação conjunta entre policiais civis da Delegacia de Homicídios (DH), da Força Nacional, e agentes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) resultou na prisão em flagrante de Jeferson dos Santos, 18 anos, que confessou o assassinato.

Ao ser interrogado, na Delegacia de Homicídios, verificou-se armazenadas no aparelho celular do acusado conversas dele com um adolescente apreendido na unidade de internação de menores, na qual Jeferson narra ter cometido, em coautoria, o assassinato do taxista.

Diante dessas provas, Jeferson resolveu confessar às autoridades policiais, tanto a morte do taxista quanto outro assassinato ocorrido no Pontal da Barra, na terça-feira (17), no dia seguinte, ou seja, menos de 24 horas após a morte do taxista.

Segundo confessou à polícia, ele e Alan Felipe abordaram o taxista Manoel Fulgêncio, no bairro do Trapiche. Nas proximidades do Estádio Rei Pelé, a dupla anunciou o assalto.


Jeferson narra que passou para o banco de trás, com um revólver apontado para a cabeça do taxista, determinando que ele conduzisse o veículo em direção ao Pontal da Barra, passando pela ponte Divaldo Suruagy.

Logo depois de passar a ponte, mandaram que o taxista entrasse à direita. Segundo confessou Jeferson, nesse momento, o motorista do táxi tentou tomar o revólver das mãos do acusado, que disparou dois tiros contra a cabeça de Manoel Fulgêncio.

Antes de fugir, os criminosos levaram o dinheiro que estava no interior do veículo e, segundo contou aos delegados plantonistas, o valor subtraído foi dividido entre os dois criminosos.

Após busca consentida na casa da companheira de Jeferson dos Santos, ela entregou as roupas que ele usava no momento do latrocínio, as quais apresentavam manchas de sangue da vítima.

A companheira alegou que horas antes da chegada das forças policiais, assim que soube da prisão de Jeferson, Alan Felipe esteve na residência e levou o revólver utilizado no latrocínio.

A polícia, agora, realiza diligências para localizar e prendê-lo, e pede apoio da população, por meio de denúncia anônima para o telefone 181.

Na Delegacia, Jeferson confessou também que ele e Alan Felipe usaram a mesma arma para matar Flávio Mendes Rodrigues, vítima encontrada no bairro do Pontal da Barra, no dia seguinte a morte do taxista.

Jeferson confessou ainda que nesse segundo crime, foram deflagradas as outras quatro munições do revólver de seis tiros utilizado nos dois crimes, e que a morte de Flávio está relacionada a dívida de drogas

13h27, 19 de Fevereiro de 2015

Fonte:
Ascom PC/AL
Ascom PC/AL
.


Jovem confessa envolvimento na morte de taxista

Segundo a polícia, outro suspeito de participação no crime segue foragido



                       Jeferson dos Santos, 18 anos (Foto: Ascom/PC)

A prisão de um jovem de 18 anos ajudou a polícia a desvendar a morte do taxista Manoel Fulgêncio Reis Figueiredo, de 60 anos. O crime foi registrado na última segunda-feira (16) quando o corpo da vítima foi encontrado dentro do veículo que utilizava para trabalhar, próximo à ponte Divaldo Suruagy, em Maceió.

Durante uma ação conjunta entre policiais civis da Delegacia de Homicídios (DH), da Força Nacional (FN), e agentes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), prendeu, nesta quarta-feira (18), Jeferson dos Santos, de 18 anos, que confessou ter assassinado, em coautoria, o taxista.

Ao ser interrogado, Jeferson dos Santos confessou o envolvimento na morte do taxista. Mensagens armazenadas no celular do acusado mostravam conversas dele com um adolescente, apreendido na Unidade de Internação de Menores (UIM), na qual Jeferson narra ter cometido o assassinato.

Segundo confessou à polícia, Jeferson e Alan Felipe Santos da Silva, de 19 anos, abordaram Manoel Fulgêncio no bairro do Trapiche e anunciaram o assalto nas proximidades do Estádio Rei Pelé.

O acusado conta que Jeferson passou para o banco de trás, com um revólver apontado para a cabeça do taxista, determinando que ele conduzisse o veículo em direção ao Pontal da Barra, passando pela Ponte Divaldo Suruagy. Logo depois, os adolescentes pediram que o taxista entrasse à direita. Segundo confessou Jeferson, nesse momento, o motorista do táxi resolveu tomar o revólver das mãos do acusado.

Jeferson confessou ter atirado contra a cabeça de Manoel Fulgêncio. De acordo com um delegado plantonista, antes de fugir, os criminosos levaram o dinheiro que estava no interior do veículo e, segundo contou aos delegados, o valor subtraído foi dividido entre os dois assassinos.

Após busca consentida na casa da companheira de Jeferson dos Santos, ela entregou as roupas que ele usava no momento do latrocínio, as quais apresentavam manchas de sangue da vítima. A companheira alegou que horas antes da chegada das forças policiais, assim que soube da prisão de Jeferson, o seu comparsa esteve na residência e levou o revólver utilizado no latrocínio.

A Polícia considera o coautor, Alan Felipe, foragido, intensifica diligências para localizar e prendê-lo, e pede apoio da população, por meio de denúncia anônima para o telefone 181.

Outro assassinato

Ainda em depoimento, Jeferson confessou que ele e Alan Felipe usaram a mesma arma para matar Flávio Mendes Rodrigues, vítima encontrada no bairro do Pontal da Barra, na terça-feira (17), dia seguinte a morte do taxista. Jeferson alegou que a morte de Flávio está relacionada a dívida de drogas.

18/02/2015 19h19

Livia Leão, com Assessoria

Fonte:


.

Taxista é morto com tiro na cabeça durante corrida em Maceió

Polícia não sabe dizer se ele foi vítima de latrocínio; carteira e outros objetos estavam no veículo


Crime aconteceu na manhã desta segunda-feira de carnaval (Fotos: Rafael Melo e Caio Duarte/Cortesia Gazetaweb)

O taxista Manoel Fulgêncio Reis de Figueiredo, de 60 anos, foi encontrado morto, na manhã desta segunda-feira (16), dentro do veículo que utilizava para trabalhar, um Corsa de placa NME/1603. O crime foi registrado próximo à ponte Divaldo Suruagy, em Maceió. Ele foi morto com um tiro na região da cabeça.
De acordo com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods), os militares acionados à ocorrência encontraram o corpo do taxista dentro do veículo, que ainda estava com o motor ligado. O tiro na face transfixou a boca da vítima.

Ainda segundo o Ciods, ainda não é possível dizer se o taxista foi vítima de latrocínio [roubo seguido de morte] ou de execução, visto que a carteira e equipamentos pessoais estavam no interior do carro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para a ocorrência, mas, chegando ao local, constatou o óbito.


Crime aconteceu na manhã desta segunda

Colegas do taxista informaram que a vítima fazia ponto no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, há vários anos. Familiares foram até o local do crime, mas, quando chegaram, o corpo já havia sido recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).

Equipes da Força Nacional (FN) foram acionadas para realizar os primeiros levantamentos no local do crime.

E a Secretaria de Defesa Social a ajuda da população. Quem tiver informações que possam levar a polícia aos suspeitos pode repassá-las por meio do disque denúncia, no número 181. O sigilo é garantido.

16/02/2015 10h34

Jonathas Maresia

Fonte:
.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

INMETRO define calendário para a mudança da tarifa do táxi de Maceió

Recebemos na data de hoje(13) oficio circular do INMEQ-AL/INMETRO, informando da portaria emanada daquele órgão definindo os procedimentos necessários para a mudança da tarifa do táxi de Maceió.


OFICIO CIRCULAR  DITEC Nº 001/2015

Encaminhamos para Vossa Excelência cópia da PORTARIA INMEQ-AL nº 005/2015, para as providencias necessárias no sentido da adequação dos taxímetros, a fim de dar cumprimento a PORTARIA SMTT nº 029/2015, informando quanto a tarifa taximetrica que a "BANDEIRADA" corresponde a R$ 4,33(quatro reais e trinta e três centavos), a fração de R$ 0,40(quarenta centavos) equivalente ao percurso de 168,07 metros na BANDEIRA "1" e 140, 35 metros na BADEIRA "2", a mesma fração na HORA PARADA correspondera ao período de 100,70 segundos.

Por oportuno, ressaltamos a orientação da Divisão de Metrologia Legal do INMETRO, quanto a utilização de peças originais, já do conhecimento das oficinas, como também da sua inteira responsabilidade a reprovação do taxímetro pela segunda vez consecutiva.


PORTARIA Nº 005/2015 de 13 de fevereiro de 2015

1 - Determina que sejam procedidas as alterações mecânicas e memórias eletrônicas, nos taxímetros em uso no município de Maceió, no período de 02 de março a 27 de março de 2015.

2 - Os proprietários de táxis de Maceió devem proceder agendamento prévio para a mudança da tarifa no sitio www.inmeq.al.gov.br , posteriormente se dirige a oficina para proceder a mudança da tarifa e em seguir a pista de verificação de taxímetro, conforme agendamento.

3 - O agendamento esta limitado a 200 veículos/dia.

4 - O atendimento na pista será por ordem de chegada, devendo o taxista apresentar o Certificado da Ultima Verificação de Taxímetro, Licenciamento do Veiculo, Vistoria emitida pela SMTT e GRU paga.

5 - Devendo o proprietário do táxi que estiver impossibilitado de atender ao período estabelecido para agendamento e adequação do seu taxímetro a nova tarifa, deverá apresentar justificativa por escrito antes do vencimento do período estabelecido.

6 - O não atendimento ao período estabelecido para adequação do taxímetro a nova tarifa e posterior verificação conforme agendamento, ensejara a aplicação das penalidades previstas na legislação em vigor.

7 – Fica revogada a Portaria nº 001/2015 de 15 de janeiro de 2015.

Publique-se – Cumpra-se

13 de fevereiro de 2015

Luiz Pedro Bezerra Brandão
Presidente
.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Curso de reciclagem para taxistas tem aumento da carga horária

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou terça-feira (10) o curso de reciclagem obrigatório para mais de 3 mil taxistas de Maceió. Uma das novidades para este ano foi o aumento da carga horária das aulas, por determinação da Resolução nº 456 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“O curso teve um reforma muito grande. Percebemos que havia temas que não estavam sendo discutidos, e com a homologação da resolução que determina uma maior quantidade de aulas para os taxistas, a partir de 2015, acrescentamos alguns assuntos antes não abordados, como primeiros socorros e mecânica básica”, explicou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande.

A qualificação anual é obrigatória para os taxistas renovarem a permissão. Com o aumento da carga horária, a nova grade do curso consiste em aulas de primeiros socorros, mecânica básica, direção defensiva, normas da SMTT, comportamento, turismo, condições físicas e emocionais do profissional. As aulas são ministradas pela equipe de educadores do órgão, em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção e Turismo (Semptur).

Segundo o diretor Operacional de Transportes e Táxi da SMTT e instrutor do curso, Zenildo Filho, a capacitação é importante para a qualidade nos serviços. “O taxista hoje passa um dia na sede do órgão para realizar o curso, que agora está ainda mais completo. Nosso objetivo é que a categoria esteja sempre atualizada e qualificada, contribuindo para a prestação de um melhor serviço à população”, afirmou.

Entre os taxistas presentes na primeira turma de 2015, estava José Reis. Há seis meses, ele voltou para a profissão e também já trabalhou como instrutor de veículos pesados. Para ele, alguns profissionais não possuem orientações básicas sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um dos assuntos abordados durante as aulas.

“Cada dia vivenciamos uma experiência diferente nas ruas e vamos adquirindo conceitos mais amplos em sala de aula. Através desse curso, a SMTT ofereceu uma atualização à categoria, pois poucos taxistas sabem sobre legislação e segurança de trânsito. Foi bastante proveitoso, não deixou a desejar em nada”, elogiou o taxista José Reis.

O término do curso que abrange todos os taxistas de Maceió está previsto para o início de dezembro.

11/02/2015 19:47

por Assessoria


Fonte:
.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Falsos passageiros esfaqueiam taxista no pescoço durante assalto

Mais um taxista foi alvo de bandidos na madrugada desta terça-feira, dia 3, na capital alagoana. Após ser contratado por dois casais no bairro da Pajuçara, a vítima foi surpreendida pelos passageiros ao chegar ao seu destino, no bairro do Prado, com o anúncio do assalto.

O taxista teria reagido à ação dos assaltantes e foi golpeado com uma arma branca na região do pescoço. A vítima foi encaminhada por populares para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permanece internado. Já os acusados teriam fugido do local a pé. A polícia não informou se os acusados levaram alguma coisa.

A tentativa de latrocínio (matar para roubar) ocorreu na Rua Manaus, Prado.

a 07h25, 03 de Fevereiro de 2015

Cláudia Galvão

Alagoas 24 Horas

.




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Calendário de renovação da permissão de táxi em Maceió-2015


SMTT atende pedido do Sindicato e ajusta a tarifa do Taxi

SMTT de Maceió, atendeu pedido do Sindicato dos Taxistas e a partir deste 2015 em todo mês de janeiro a tarifa do táxi terá ajuste tornando assim este mês a nossa data base.

PORTARIA Nº. 029 MACEIÓ/AL, 30 DE JANEIRO DE 2015.
O SUPERINTENDENTE MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRÂNSITO no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Decreto nº. 6047 de 02 de Janeiro de 2001, considerando o que definiu o Conselho Municipal de Transportes Coletivos, nomeado através da Portaria nº 1566 de 01 de Abril de 2013, do Excelentíssimo Senhor do Município de Maceió, publicada em 04 de Abril de 2013,
RESOLVE:
Art. 1º - Fixar os valores abaixo relacionados para cobrança dos serviços prestados pelos Veículos de Aluguel à Taxímetro – Táxi no Município de Maceió em:
Bandeirada: R$ 4,33 (Quatro reais e trinta e três centavos)
Km Percorrido na Bandeira 1: R$ 2,38
(Dois reais e trinta e oito centavos)
Km Percorrido na Bandeira 2: R$ 2,85
(Dois reais e oitenta e cinco centavos)
Hora Parada: R$ 14,30 (Quatorze reais e trinta centavos)
Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor a partir da data de sua publicação, ficando autorizada a cobrança das novas tarifas somente após a aferição dos Taxímetros dos Veículos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial – INMETRO.
Dê ciência e cumpra-se.
Tácio Melo da Silveira
Superintendente da SMTT
Fonte:
Maceió, Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2015
Diário Oficial
Prefeitura Municipal de Maceió
.

Conselho da SMTT aumenta bandeirada dos táxis para R$ 4,33

Portaria está publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município

O Conselho Municipal de Transportes Coletivos aumentou o valor da bandeirada dos táxis que rodam em Maceió de R$ 4 para R$ 4,33. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (2). Na semana passada, o colegiado aprovou o aumento da passagem de ônibus de R$ 2,50 para R$ 2,75, cuja proposta será encaminhada ao prefeito Rui Palmeira (PSDB), que pode autorizar ou não o reajuste.

De acordo com a Portaria Nº 29, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o conselho resolveu estabelecer os valores relacionados para cobrança dos serviços prestados pelos táxis, com a bandeira passando a custar R$ 4,33. Com a mudança, a cada km percorrido na bandeira 1, o valor é R$ 2,38 e, a cada km percorrido na bandeira 2, R$ 2,85. Já o valor da hora parada corresponde a R$ 14,30.

A portaria entra em vigor a partir da publicação, ficando autorizada a cobrança das novas tarifas somente após aferição dos taxímetros dos veículos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro).


02/02/2015 09h58

Jobison Barros


Fonte:
.