terça-feira, 25 de outubro de 2011

Saiba quando é mais vantajoso manter um carro ou andar táxi


Segundo especialistas, deve-se levar em conta os custos tanto com a manutenção de um veículo quanto os custos anuais com táxi

A dúvida do Cauê é a de muitas pessoas que têm gastos com táxi ou com a manutenção do carro. Quando é melhor uma ou outra opção?

Jorge Simino, diretor de investimentos da Fundação Cesp, diz que a primeira conta que tem que ser feita é a dos custos do carro como gastos com combustível, impostos, manutenção, estacionamento e depreciação. Este último item em geral não é considerado, mas é extremamente relevante.

Depreciação é a perda de valor do carro por conta do uso, do passar do tempo. Uma das formas de você calcular este item é estimar quanto precisará guardar para troca do seu carro por um novo num determinado período de tempo. Apenas a venda do seu carro não é suficiente para comprar um veículo novo. Então esta diferença que você terá que acrescentar é de certa forma o valor da depreciação de seu veículo.

Álvaro Dias, consultor Financeiro da A,R & D Finanças Pessoais, diz que a essa conta devemos acrescentar também o custo de oportunidade que seria basicamente o rendimento que teria o dinheiro que você desembolsou para a compra do carro se estivesse numa aplicação financeira conservadora.

Feitas as contas, compare então com o custo do táxi anualmente e faça você mesmo sua análise. Dias, no entanto, chama atenção para um item que não tem como estar na planilha que é a sua prioridade.

Veja, no caso de Cauê ter um carro significa um ganho enorme de mobilidade porque infelizmente os transportes públicos ainda não estão completamente adaptados para atender portadores de deficiência.

Para portadores de deficiência é possível ter isenção de IPI e IOF, veja no link da Receita Federal.

Também há isenção de ICMS, neste caso procure o site da secretaria da Fazenda de seu Estado.

24.10.2011 | 22h32

Jornal da Globo

 .

domingo, 23 de outubro de 2011

Após sequestro e roubo de táxi, ladrão foge a ‘nado’


Segundo informações da Polícia Militar, a quadrilha roubou um táxi Fiat Uno de cor branca nas proximidades do Cadeião, levando o taxista refém.


Táxi e taxista foram deixados às margens da Lagoa Manguaba

Cenas típicas de um filme de ação, com início no Conjunto Eustáquio Gomes, em Maceió, e término na Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, foram protagonizadas na manhã deste domingo, 23, por quatro assaltantes ainda não identificados.

Segundo informações da Polícia Militar, a quadrilha roubou um táxi Fiat Uno de cor branca nas proximidades do Cadeião, levando o taxista refém. Nas imediações do Cambona, três dos quatro elementos – que seriam menores de idade – desceram do táxi e o outro seguiu com a vítima até o povoado de Santa Rita.

Lá, o taxista – que estava sob a mira de um revólver - entrou em um beco sem saída, às margens da Lagoa Manguaba, e populares perceberam que se tratava de um assalto.

Com a aproximação de algumas pessoas, o acusado desceu do veículo e chegou a efetuar disparos de arma de fogo antes de fugir mergulhando na lagoa.


Policiais militares e populares realizaram buscas na região, mas não conseguiram localizar o acusado. O taxista não sofreu ferimentos.

16h02, 23 de Outubro de 2011

Fonte: Com Marechal Notícias
.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Proposta dá desconto em combustíveis para taxistas


Proposta dá desconto em combustíveis para taxistas 

Marinho diz que os motoristas têm despesas excessivas.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1259/11, do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que obriga os postos de gasolina a conceder desconto de 25% no preço dos combustíveis vendidos a taxistas e caminhoneiros autônomos. Conforme o texto, esse desconto será ressarcido aos postos pelas distribuidoras, mediante apresentação mensal de demonstrativo das vendas efetuadas com abatimento.

Para receber o benefício, os motoristas interessados deverão cadastrar-se nos sindicatos da categoria e nas distribuidoras de combustíveis, que emitirão credencial informando a placa de um único veiculo por credenciado e o número da carteira de habilitação, entre outros dados. Essa credencial será válida em todo o território nacional por  dois anos.

Segundo Márcio Marinho, a proposta beneficiará uma classe trabalhadora sobrecarregada com os custos de manutenção do veículo. “Além dos altos encargos a que estão submetidos, os trabalhadores autônomos pagam elevados pedágios e a qualidade de nossas rodovias e vias urbanas têm agravado a situação”, afirma.

O projeto encarrega ainda a Agência Nacional do Petróleo (ANP) de exercer o controle do sistema de cadastro para concessão de desconto.

Projeto idêntico (PL 6318/09) foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.

Tramitação
 O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


14/10/2011 12:49

Beto Oliveira

Fonte: Agencia Camara
 .

Taxista é encontrado por populares desacordado dentro de veículo



Populares teriam visto o desmaio e quebraram vidro do veículo para socorrer vítima


Equipe do Samu e do Corpo de Bombeiros socorrem a vítima

O taxista Ericson Santos Hora, de 25 anos, foi encontrado por populares na manhã desta quinta-feira, desacordado dentro do veículo de trabalho, próximo ao Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Ele estava dentro de um Siena de cor branca e placa MVA 1588 - Maceió/AL.

O pai do taxista que não quis se identificar disse a reportagem do Tribuna Hoje que estranhou o comportamento do filho, haja vista que Ericson não apresentava nenhum porblema de saúde até o momento.

Populares que passavam no local disseram que o taxista parou repentinamente e depois desmaiou, diante da situação os mesmos quebraram o vidro do táxi e perceberam que o profissional estava desacordado. Eles acionaram o Serviço Móvel de Urgência (Samu) para socorrer a vítima.

Conforme o sargento Paulo Henrique, do Corpo de Bombeiros, o desmaiou pode ter sido ocasionado por vários fatores, como estresse, má alimentação, entre outros. O taxista não tinha possíveis  sinais de embriaguez. “Muitas vezes é uma forma que o cérebro tem de se defender e subtrai todo o oxigênio ocasionado o estado de choque, isto é, o desmaio”, explicou o militar que também estava na ocorrência.

Outros colegas do taxista que passavam pelo local confirmaram que o mesmo passou toda a noite de ontem e madrugada de hoje trabalhando.

Foto: Beatriz Nunes

13/10/2011 10:31

 Ana Paula Omena / Beatriz Nunes

 .

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Taxista é baleado durante suposta tentativa de assalto


Na madrugada deste domingo (9), um taxista identificado como José Felipe Araújo da Silva, 22, foi baleado quando coduzia seu veículo, um Fiat Uno branco de placa MVG 5337.

O taxista foi atingido por dois disparos de arma de fogo no pescoço e no braço, quando estava próximo à Travessa Santa Luzia, no bairro do Farol.

José Felipe foi levado por populares para o Hospital Geral do Estado (HGE). O taxista pode ter sido vítima de uma tentativa de assalto.

A Polícia não conseguiu identificar o autor dos disparos.

09/10/2011 17:35

Fonte:
 .

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bando é preso com arma e maconha dentro de táxi


Abordagem de rotina foi feita no bairro do Trapiche da Barra

Guarnição da RP fez a apreensão nesta segunda-feira

Oficiais da RP 2, guarnição da Radiopatrulha (RP), prenderam, na tarde desta segunda-feira (3), quatro jovens dentro de um táxi, na Rua Siqueira Campos, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

Quando a viatura fazia rondas, o taxista Sérgio Araújo da Silva, de 28 anos, brecou o carro. Em atitude suspeita, ele, que comprou o carro e a praça há pouco, teve seu veículo Corsa branco, de placa NMB-6039/AL, revistado.

Dentro do táxi, estavam Eduardo Tobias de Ananias, 21; Elves Islã da Silva, 18; Wilderson Oliveira Diniz, 22; e o menor L.C.A., de 16 anos de idade.

Com eles, havia um revólver calibre 38, com 12 munições intactas, cinco bombas de maconha, três celulares, um gravador de voz, colares de prata, bonés e R$ 220 em dinheiro vivo – a arma estava com Eduardo Tobias e a droga com o menor.

“Não como provar nenhuma ligação do taxista com os meliantes, que certamente iam aprontar alguma”, diz o comandante da guarnição, o sargento Cícero.

Foi apreendida também a quantia de R$ 155 com o motorista do táxi, que tem ponto no mesmo bairro onde eles foram pegos.

Todos foram levados para a Central de Polícia Civil, no Prado, para esclarecer o fato. Apenas Eduardo Tobias ficou preso por porte ilegal de arma, afinal, por apenas uma pessoa estar armada não se pode considerar 'formação de quadrilha'. E a quantidade da droga não se configura tráfico também.

03/10/2011 19:42

 Breno Airan

Fonte:
tribunahoje.com
 .

domingo, 2 de outubro de 2011

Homem fica ferido em acidente envolvendo moto e táxi, no Tabuleiro.


Jonas Macedônio sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para Unidade de Emergência de Maceió


Veículo ficou destruído após acidente (Foto: Geysa Miranda)

Um acidente envolvendo uma moto e um táxi modelo VW Santana de placa MVA 6664, Maceió-AL, deixou um homem ferido, na tarde deste domingo (02), na Avenida Durval de Góes Monteiro, próximo a concessionária Peugeot, no bairro do Tabuleiro dos Marins.

Segundo testemunhas, a vítima identificada como Jonas Macedônio, condutor do táxi, teria tentado desviar de um motociclista e acabou perdendo o controle do veículo, ocasionando o capotamento. Um amigo de Jonas, que não quis se identificar, afirmou que o condutor é diarista e trabalha para a empresa “Expresso Rádio Táxi” há mais de 30 anos. “Ele já trabalha com táxi há muito tempo. Eu tenho 20 anos com essa profissão e quando comecei ele já “rodava” há 10 anos”, relatou.

O motociclista saiu ileso do acidente. Condutor do táxi, que sofreu ferimentos leves, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) e encaminhado para Unidade de Emergência (UE) de Maceió.

A Fiscalização de Trânsito se encontra no local. Fluxo de veículos é pequeno.

02.10.2011 | 17h00

Gazetaweb - com Geysa Miranda
.

sábado, 1 de outubro de 2011

Seis taxistas já foram assassinados este ano em Maceió

Morte de taxista: delegada ouve companheira e dono do táxi



A delegada Sheila Carvalho Dantas, titular da Delegacia de Homicídios da Capital, informou na tarde desta sexta-feira (30), que dando continuidade às investigações sobre a morte do taxista Carlos Fábio da Silva Ciriaco, colheu o depoimento de duas testemunhas. Já foram ouvidos a companheira de Carlos e o proprietário do táxi.

Segundo a delegada, duas linhas de investigação estão em andamento, elas apuram a hipótese de homicídio e latrocínio, roubo seguido de morte. Ela esclareceu que o dono do veículo foi ouvido porque a vítima alugava o táxi para realizar viagens.

Ela explicou que o inquérito está na fase inicial, oitivas, e que também contatou a diretoria do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (Sintaxi), em busca de informações que possam ajudar nas investigações.

O corpo do taxista foi encontrado na quinta-feira (29) em um canavial no Tabuleiro do Martins, em Maceió. O taxista estava desaparecido desde quarta-feira (28).

01/10/2011 06:21

por PC-AL

 .