Órgãos municipais aderem ao ponto facultativo do dia 15 ao dia 17 de fevereiro (segunda a quarta)
Maceió não terá folia neste Carnaval, mas a Prefeitura manteve o ponto facultativo previsto no decreto 9.038, que vai da segunda-feira (15) até a Quarta de Cinzas (17). O objetivo do município é manter a movimentação de turistas nos hotéis, que devem ter 75% dos leitos ocupados.
Com isso, a economia continua em movimento, com benefícios a todo o setor turístico, que no ano passado teve perdas por conta do fechamento da praia no pico da pandemia.
Por outro lado, a saúde da população não será colocada em risco. As aglomerações de blocos carnavalescos, trios, desfiles e outras festas em espaço público estão proibidas e serão fortemente fiscalizadas pela força-tarefa montada pelo Município.
Cerca de 30 equipes farão o trabalho de fiscalização, coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, com a participação das pastas de Turismo, Transporte e Trânsito, Assistência Social, Cultura, Vigilância Sanitária e do GGI Covid-19, e apoio da Polícia Militar.
O trabalho inicia com uma grande operação na sexta-feira (12) à noite e só termina na terça-feira (16). Para denunciar aglomerações em Maceió no Carnaval, está disponível o Whatsapp 82 98882-8064. Eventos realizados em outros municípios devem ser relatados à PM, pelos telefones 190 ou 181.
“Precisamos manter a responsabilidade. A euforia não pode ser maior que a prudência. Não vai ter Carnaval em nenhum molde, comemoração de rua, bloco, nada. Essa decisão não é pautada na nossa opinião, mas em estudos científicos que apontam para a possibilidade real do crescimento de casos em março por conta das chuvas”, declarou Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19.
Adiamento da folia A nova data para
o Carnaval deve ser entre 4 e 7 de setembro, quando a pandemia poderá estar
controlada e a imunização da população bem mais avançada. O dia 7 de setembro
já é feriado nacional, com isso a segunda-feira seria “imprensada”. “Esperamos
que toda a imunização continue crescendo. Vamos avançar nas faixas de mais
idade, reduzir a hospitalização e os óbitos e aumentar capacidade de
atendimento. Escolhemos setembro porque imagina-se um cenário melhor, pelo que
a ciência está avançando”, acrescentou Moura.
12/02/2021 - 13:49
Fonte:
https://shar.es/aoxo0T via @prefmaceio
Nenhum comentário:
Postar um comentário