terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Empresas de ônibus pedem à Prefeitura de Maceió proibição do 'Uber Juntos'


As empresas de transporte urbano de passageiros de Maceió enviaram à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito um ofício onde pedem a proibição da categoria Uber Juntos, que pode chegar em breve à Capital. O documento foi entregue em dezembro na sede da SMTT pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros - Sinturb.

No Uber Juntos, os usuários podem compartilhar viagens com pontos de embarque e desembarque pré-definidos pelo aplicativo no momento em que o usuário faz a solicitação.

A utilização já pode ser feita em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói, mas as empresas de Maceió afirmam que a atividade se assemelha ao transporte clandestino de passageiros - a exemplo dos táxis lotações proibidos pela prefeitura atualmente. Para o setor, essa categoria da Uber compete diretamente com o transporte coletivo e pode trazer impacto para o equilíbrio econômico financeiro das empresas.

“A nossa preocupação é que a categoria piore ainda mais o quadro de transporte irregular na capital, como atualmente é registado com a atuação dos clandestinos. É preciso lembrar também que empresas de ônibus da capital cumprem com as obrigações, impostos e são responsáveis por mais de 4 mil postos de trabalho, além de garantir benefícios de gratuitidade previstos na lei, diferente desse tipo de transporte por aplicativo e clandestinos.”, destacou Guilherme Borges, Presidente do Sinturb.

As empresas de transporte de todo Brasil, foram aconselhadas pela Associação Nacional de Transportes - NTU, a comunicar ao Município que a categoria Uber Juntos pode representar riscos ao setor.

A SMTT informou por meio de nota que o setor jurídico do órgão recebeu o pedido por parte do Sinturb e está analisando o documento. O órgão esclarece ainda que encaminhará um ofício à empresa Uber solicitando mais informações a respeito da modalidade do serviço.

Assessoria | 22/01/19 - 08h31 - Atualizado em 22/01/19 - 09h42

Fonte:

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário