Não faz tanto tempo assim o taxista era somente um
motorista. Rodava pela cidade à procura de passageiros ou ficava estacionado em
pontos de táxi em locais predeterminados. Recebia o pagamento das corridas
apenas em dinheiro, consultava o Guia de Ruas para encontrar um endereço que
desconhecia e tinha como concorrentes unicamente outros “táxis de rua”.
Com o avanço tecnológico, a concorrência aumentou. Vieram os
rádio-táxis e os aplicativos. A crise ampliou ainda mais o quadro, fazendo
surgir uma nova opção que são os carros particulares apelidados de forma
errônea de “carona compartilhada”.
Além disso, o consumidor está cada vez mais exigente e
atento a quesitos como segurança, qualidade e economia. Não é incomum, por
exemplo, o passageiro opinar e indicar em tempo real, com base no que vê no seu
smartphone, qual trajeto prefere que o motorista faça.
Esse novo cenário gerou também a necessidade de mudança no
perfil do taxista. Para acompanhar as novidades e fazer frente à concorrência,
o motorista de táxi precisou se modernizar em termos tecnológicos: aprendeu a
usar ferramentas que ajudam a desenhar a melhor rota para chegar ao destino, a
interagir com aplicativos que “passam” corrida, a usar a máquina de cartão de
débito/crédito, entre outros.
Mas as mudanças não param por aí. Hoje temos no mercado um
profissional mais maduro, que buscou se preparar para atender de forma mais
cordial e humana, que passa por treinamentos e está sempre atento às melhorias.
O próprio táxi ficou um local mais confortável, com a oferta de água,
ar-condicionado e wi-fi (como nos táxis pretos da Pontual Black).
Para esse novo profissional, o passageiro passou a ser um
cliente e é visto como alguém a ser conquistado e fidelizado a cada nova
oportunidade. O taxista dos dias de hoje é, antes de tudo, um empreendedor, que
investe constantemente na melhoria do serviço que oferece.
Autor: Robson Teixeira, ex-taxista, atualmente Diretor Geral
da Pontual Black (www.pontualblack.com.br), empresa que acaba de lançar o
primeiro serviço de táxi preto via aplicativo de São Paulo.
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