terça-feira, 29 de março de 2016

Em 3 meses, mortes de taxistas já superam nº registrado em todo o ano de 2015

Taxistas seguem sendo presas fáceis da criminalidade em Maceió

Segundo dados do Sintaxi, três homicídios foram registrados somente no primeiro trimestre deste ano; "Número é altíssimo", diz sindicato. 

A violência segue a preocupar quem precisa percorrer as ruas da capital e interior para garantir o próprio sustento. É que os taxistas têm sido alvos fáceis da criminalidade em Alagoas. Somente no primeiro trimestre de 2016, segundo dados fornecidos pelo Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas (Sintaxi), três trabalhadores já foram assassinados, mesmo número registrado em todo o ano de 2015.

Para o presidente do Sintaxi, Ubiraci Correia, o número é considerado "altíssimo", já que ainda restam nove meses para o término do corrente ano. "Tivemos uma morte em cada mês do ano, o que justifica a nossa preocupação", ressaltou o sindicalista.

E para discutir alternativas de combate à violência, representantes do Sintaxi chegaram a ser reunir com o novo secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, ainda durante a sua posse. Naquela oportunidade, os taxistas debateram a implantação de um sistema de rastreamento nos veículos, com botões de pânico conectados ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods) - de modo que o motorista possa acionar a PM em situações suspeitas.

Nesta terça, o secretário de Segurança conversou com a Gazetaweb e destacou que os taxistas, de fato, necessitam de proteção, já que a profissão pode ser considerada de risco, em virtude da exposição, diária, à grande quantidade de pessoas. "É uma categoria que necessita de apoio. Vamos marcar uma reunião para a próxima semana, a fim de que que possamos discutir a questão do rastreamento e demais assuntos de interesse dos taxistas", completou.

Na madrugada dessa segunda-feira (28), mais um taxista foi assassinado a tiros, desta vez no Pontal da Barra, parte baixa de Maceió, onde Cícero Mariano, de 62 anos, teria sido vítima de latrocínio.


Por Pedro Ferro | Portal Gazetaweb.com    

29/03/2016 15h26 - Atualizada às 29/03/2016 15h57

Fonte:


 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário