quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Evento da Copa em AL contará com a presença de autoridades nacionais



                                                         Zagalo e o Mascote da Copa

O seminário sobre eventos de exibição pública da Copa do Mundo da FIFA, que vai ser realizado no dia 4 de março, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, vai contar a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, do chefe do departamento de TV da Fifa, Sven Schaeffner, e do diretor-executivo da Globo Esportes, Marcelo de Campos Pinto, elém do representante do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, Ricardo Trade.

O credenciamento da imprensa para o evento começou nesta segunda-feira (25) e segue até sexta-feira. Os profissionais de imprensa de todo o Brasil podem se inscrever. Os jornalistas credenciados terão acesso ao auditório onde serão realizadas as palestras do evento.

O evento

O seminário é destinado aos interessados em realizar eventos com exibições das competições da Copa do Mundo da Fifa, e apresentará critérios e regras para a proteção dos direitos da TV Globo – licenciada principal de mídia da Fifa no Brasil. Detalhes sobre o regulamento da FIFA para eventos de exibição pública se encontram no site www.exibicaopublicafifa.com.br.

8h38, 27 de Fevereiro de 2013

Globo.com

Fonte: Globo.com
.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Operação multa condutores de transporte alternativo


Força-tarefa conta com membros da SMTT, Arsal e BPTran, e segue por tempo indeterminado


Operação fiscaliza veículos alternativos (Foto: Divulgação)

Cerca de 10 motoristas de transporte alternativo já foram autuados em uma operação desencadeada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no início da manhã desta segunda-feira (24), na entrada do Pontal da Barra.

Segundo informações do coordenador de Operações da SMTT, Renildo Calheiros, o objetivo dos trabalhos é combater o transporte alternativo de passageiros que se encontra acima do limite permitido. "Apesar de ser um serviço complementar amparado pela legislação da Arsal, estamos observando excesso de passageiros e documento do veículo; caso não estejam em dia, os passageiros 'irregulares' descem da van e o motorista, autuado", explicou Calheiros.

Até o momento, aproximadamente 10 condutores foram autuados e a operação não tem prazo para se encerrar. "Chegamos por volta das sete horas e os trabalhos continuam por tempo indeterminado. Com certeza, mais condutores deverão ser multados", acrescentou Renildo Calheiros.

25/02/2013 08h28 

Jonathas Maresia e Jobison Barros

.

JORNAL TÁXI - Edição II




JORNAL TAXI

ALAGOAS EM MOVIMNTO

Edição II - Fev/Mar/Abr - Ano 2013





Fernando Ferreira
Secretario Geral
SINTAXI-AL
82 3326-1538
82 8712-8129
82 9966-0992
.

























quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Taxista é esfaqueado no pescoço na Avenida Amélia Rosa


Populares suspeitam que ele tenha reagido a um assalto; veículo foi levado

Taxista é esfaqueado no pescoço na Avenida Amélia Rosa 

O taxista José Ferreira Menezes, de 36 anos, foi esfaqueado no pescoço, no início da noite desta quarta-feira (20), na Avenida Amélia Rosa, no bairro da Jatiúca. A suspeita é que ele tenha reagido a um assalto. A polícia esteve no local e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar os primeiros socorros à vítima.

De acordo com homens do 1º Batalhão da Polícia Militar, o taxista teria revelado a populares que o assalto ocorrera há duas quadras da Amélia Rosa e que ele reagiu ao roubo. Foi após esboçar tal reação que ele foi esfaqueado no pescoço. Mesmo ferido, ele ainda tentou pedir socorro e andou alguns metros. Todavia, José Ferreira não resistiu à gravidade dos cortes e caiu na calçada de uma pizzaria.

Suspeita-se que o assalto tenha sido praticado por dois criminosos. Após agredirem o taxista, a dupla empreendeu fuga com o veículo Siena, de cor branca e prefixo 1506.

PM's do 1º Batalhão fizeram rondas na região e descobriram dois suspeitos, em Jacarecica.

O Samu realizou os primeiros socorros e informou que o estado do taxista é gravíssimo.


Mais informações a seguir.


Janaina Ribeiro e Jonathas Maresia

20/02/2013 18h32 


Fonte:

http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=334607&e=12


Taxistas de Maceió terão que passar por curso de reciclagem


No dia 06 de fevereiro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, dará início ao Curso de Reciclagem para taxistas. O curso será realizado na Escola de Trânsito do próprio órgão da capital e as inscrições serão gratuitas e feitas na sede da SMTT.

Realizado anualmente com abordagem em diferentes temas a cada edição, o Curso de Reciclagem é obrigatório para a renovação da permissão da categoria. Caso o taxista não o realize ele não poderá circular por estar de forma ilegal.

Este ano, as aulas abordarão assuntos como: turismo em Maceió, termos de legislação e regulamentação da SMTT. Cada taxista participará de apenas uma aula teórica com 2 horas de duração. Três palestrantes, sendo um representante da área de turismo, estarão ministrando o curso.

Para realizarem as inscrições, os taxistas poderão recorrer à Diretoria de Educação de Trânsito (Diret), localizada na sede da SMTT, Av. Durval de Góes Monteiro, Tabuleiro do Martins. As inscrições também poderão ser feitas no dia em que ocorrer as aulas.

O curso terá duração de nove meses, com início em fevereiro e término previsto para o mês de novembro. A intenção é atender toda a demanda de taxistas da capital. Porém, a Diret da SMTT orienta que todos têm que estar atentos com a data das aulas que acontecerá de acordo com o número de permissão de cada um.
Confira o cronograma do mês de fevereiro com as permissões de 0001 à 0240:


·         Permissões de 0001 a 0040 – Dia 06 de fevereiro de, 8h às 10h
·         Permissões de 0041 a 0080 – Dia 06 de fevereiro de, 10h às 12h
·         Permissões de 0081 a 0121 - Dia 20 de fevereiro de, 8h às 10h
·         Permissões de 0122 a 0160 - Dia 20 de fevereiro de, 10h às 12h
·         Permissões de 0161 a 0201 - Dia 27 de fevereiro de, 8h às 10h
·         Permissões de 0202 a 0240 - Dia 27 de fevereiro de, 10h às 12h


Contato

Diret SMTT - Fone: (82) 3315.3594

Por Gabriella Souza e Nicollas Albuquerque

01 de fevereiro de 2013

Fonte: ASCOM SMTT
.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ISENÇÃO DO IPVA 2013



N O T A

O Sindicato dos Taxistas informa aos taxistas de Maceió que de acordo com a instrução normativa nº 047/2012, os taxistas que tiveram a isenção do IPVA até dezembro de 2011, deverão renovar o beneficio junto à Secretaria da Fazenda. O pedido de renovação deve ser feito até o vencimento do licenciamento do veículo que já começou pelas placas com final 1. É importante informar que taxista que perder esse prazo perderá, também, o direito à isenção do IPVA de 2013. 

Mais informações no SINTAXI-AL ou pelos telefones 3326-1538, 8834-2680, 8712-8129 e 9966-0992.
.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

JAPARATINGA - ALAGOAS



Visita a cidade de JAPARATINGA, Alagoas. Fomos recebidos pelo BRENO presidente da Associação de Taxistas, secretario(a) e o Prefeito de Japaratinga, Newberto Neves. A reunião com os taxistas da cidade aconteceu na Câmara de Vereadores.


.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Servidores do Detran-AL conhecem nova etapa da campanha Lei Seca


Projeto Café e Trânsito envolve servidores de todas as áreas do órgão e vai para universidades

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) conheceram por meio do projeto Café e Trânsito, os detalhes da segunda fase da Operação Lei Seca. O evento aconteceu no auditório do prédio-sede, no Pontal, e contou com a participação de todas as áreas do órgão, além dos coordenadores, gerentes e chefes de serviço.

A equipe da Educação para o Trânsito (Edutran) apresentou aos servidores os resultados obtidos durante o período em que a Operação Lei Seca foi realizada. De acordo com dados do órgão, de 28 de junho a 28 de dezembro do ano passado, o número de acidentes em Maceió caiu 5% em relação ao mesmo período de 2011. Além disso, neste mesmo período, 431 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas por conta da embriaguez ao volante.

Outro ponto destacado foi a realização de 11 edições do projeto Café e Trânsito em diversas instituições de Ensino Superior do Estado, impactando universitários de várias áreas e conscientizando os jovens sobre os riscos de beber e dirigir.

“No primeiro momento, tínhamos o objetivo de trazer a sociedade para integrar este projeto. Agora, neste segundo momento da Lei Seca, vamos intensificar a campanha nas ruas com a utilização dos arte educadores. A campanha estará nas ruas em pontos estratégicos e nas saídas para os Litorais Norte e Sul”, afirmou a gerente de Educação para o Trânsito, Walkíria Amorim.

O Café e Trânsito com os servidores serviu também para integrar as áreas do Detran. Durante a oportunidade, os servidores conheceram as peças publicitárias da segunda fase da Lei Seca, como os spots de rádio e os filmes de TV.

“É muito gratificante, como servidora, saber o que vai para ruas antes das peças serem veiculadas. Há 11 anos sou funcionária da casa e este é um momento muito importante, pois nos sentimos parte do projeto. Outro fator importantíssimo é que nós estamos discutindo e falando sobre o trânsito, que faz parte do nosso dia a dia”, revelou a servidora Maria de Cássia Tomé.

Carnaval

O Detran preparou uma programação educativa especial para o Carnaval. As atividades ocorrem na tarde desta sexta-feira (8) e na manhã de sábado (9), nas vias de Maceió que dão acesso aos Litorais Norte e Sul.

De acordo com a Edutran, os locais foram escolhidos por causa da grande quantidade de motoristas que se deslocam para passar as festas carnavalescas nas cidades litorâneas, como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Paripueira e a Barra de Santo Antônio.

Uma equipe educativa estará nos locais fazendo intervenções artísticas. A ação tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre os riscos de beber e dirigir, ajudando a população a não infringir as leis de trânsito.

09/02/2013 - 11h05m

Por Agência Alagoas
.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Câmara Campinas-SP analisa vale-táxi gestante


Vereadores fazem a primeira sessão ordinária nesta segunda-feira (4).

Vereadores eleitos em 2012 em  Campinas (SP) fazem nesta segunda-feira (4) a primeira sessão ordinária de 2013. Na pauta divulgada pelo Legislativo estão nove projetos, sendo um que assegura vaga para gestantes nos táxis.

Vale Táxi

A primeira proposta que garante direito é o Projeto de Lei 418/2012, que assegura transporte gratuito por meio do Vale-Táxi para gestantes. De acordo com o texto a ser analisado pelos parlamentares, o Vale-Táxi será destinado para grávidas se deslocarem para exames de pré-natal, no período entre a confirmação da gravidez e o parto.

Ainda segundo o Projeto de Lei, o benefício é estendido às mães dos recém-nascidos para o deslocamento às consultas de acompanhamento nos locais de atendimento da rede pública durante os primeiro 90 dias de vida do bebê.

O cadastramento das gestantes deve ser feito na Secretaria de Assistência Social. Será o órgão que ficará responsável pela concessão de um cartão identificador a ser apresentado no embarque.

As despesas deste benefício, segundo a proposta, serão de dotações orçamentárias próprias, suplementares se necessário. Teriam direito as gestantes que são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Do G1 Campinas e Região

G1

Fonte:

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

.



Fernando Ferreira
Secretario Geral
SINTAXI-AL

82 3326-1538
82 8712-8129
82 9966-0992
.

Verificação de Taximetros 2013


Que os proprietários de Táxis no município de Maceió deverão dirigir-se a sede do INMEQ/AL, situada a Rua Gazeta de Alagoas, s/nº, Canaã – Maceió – AL, para que lhes sejam fornecidas as competentes autorizações e posterior verificação na PISTA DE AFERIÇÃO.

Antes de se dirigir ao INMEQ/AL os proprietários deverão se dirigir ate a SMTT de Maceió e solicitar encaminhamento.

O não comparecimento ou falta de justificativa do interessado na data aprazada, de acordo com a tabela abaixo, ensejara a aplicação das penalidades previstas na legislação em vigor.






terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Eposódio 2 - Atender bem

Taxista é assassinado no bairro da Jatiúca


Avelar da Silva Balbino, 52, foi achado com um tiro na cabeça

O taxista Avelar da Silva Balbino de 52 anos foi encontrado assassinado com um tiro na cabeça durante a madrugada deste domingo (03) na Rua Aureliano Teixeira de Vasconcelos no bairro da Jatiúca em Maceió.

De acordo com as informações da Polícia Militar, o veículo da vítima, um Chevrolet Prisma branco de placa NMD 5238, foi encontrado na Avenida Menino Marcelo nas proximidades do Fórum Federal. O táxi foi encaminhado para o Instituto de Criminalística (IC) para ser periciado.

Agentes da Delegacia de Homicídios estiveram no local do crime e realizaram os devidos procedimentos.

O crime acontece dia após o lançamento do Governo dos chips que serão implantados em táxis para a reforça a segurança dos profissionais.

03/02/2013 10:36

Fonte:
.


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Confira o que vai funcionar no carnaval


Comércio e shoppings funcionam Sábado de Zé Pereira e retornam na Quarta-Feira de Cinzas.


Centro de Maceió

As lojas do centro da cidade e os shoppings de Maceió vão adotar horário especial para o Carnaval. O Centro estará aberto no Sábado de Zé Pereira, em horário normal, e fechará do dia 10 ao dia 12. As lojas do centro vão retornar o atendimento aos clientes na Quarta-Feira de Cinzas ao meio-dia.

As lojas e o fast food do Maceió Shopping vai funcionar no Sábado de Zé Pereira (09/02), das 10 às 20h e, neste dia, os cinemas vão manter a programação normal. Já nos dias 10, 11 e 12 apenas as salas de cinema vão funcionar. No dia 13, o Maceió Shopping vai funcionar de meio-dia às 22h e os cinemas em horário normal.

O Shopping Pátio vai funcionar normalmente no sábado e fechará nos dias 10, 11 e 12. No entanto, as salas de cinema do Pátio vão funcionar no horário habitual. No dia 13, as lojas e o fast food irão reabrir ao meio-dia até às 22h.

O Shopping Farol vai funcionar em horário especial no dia 09/02, das 9h às 18h. As lojas estarão fechadas nos dias 10, 11, 12 e 13 e vão retomar as atividades na quinta-feira (14/02), do meio-dia até às 21h.

Em relação aos supermercados, o Extra Farol e o Mangabeiras vão manter o horário normal. O primeiro, das 7h a 0h, e o segundo, 24 horas.

A rede GBarbosa vai funcionar no horário normal nos dias 09, 10 e 11/02. Já no dia 12, os horários serão os seguintes: as lojas Serraria, Praia e Stella Maris, das 7h às 20h; Tabuleiro e Benedito Bentes, das 7h às 19h, e Pátio, das 9h às 19h.

As lojas Palato vão funcionar em horário normal. O Palato Farol (Avenida Fernandes Lima), das 7h a 0h; Farol (Parque Gonçalves Lêdo), das 7h às 22h, e Ponta Verde, 24 horas.

A rede Bompreço vai manter o horário habitual de atendimento. Hiper Farol estará aberto das 7h às 24h; Hiper Jatiúca, 7h às 24h; Hiper Buarque Macedo, 7h às 21h; Bompreço Pajuçara, 7h às 22h; Bompreço Ponta Verde, 6h às 24h; Bompreço Farol, 7h às 22h; Bompreço Parque Rio Branco (Levada), 6h às 19h; Bompreço Ceasa, das 6h às 19h. E no dia 10, será adotado o horário normal aplicado aos domingos.

A rede Unicompra em Maceió, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos funcionará normalmente. Em Arapiraca, as duas unidades da Rua do Sol fecharão na terça-feira (12/02). As demais lojas da rede funcionarão normalmente.

Na Barra de São Miguel o Unicompra será aberto das 7h às 22h do dia 9 ao dia 12. Nesse mesmo período, haverá um posto de vendas do supermercado em frente à loja durante 24 horas.

O Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca) informou que o comércio da cidade vai funcionar normalmente no Sábado de Zé Pereira e fechará nos dias 11 e 12. No dia 13, reabrirá após o meio-dia.

O Sindilojas Palmeira afirmou que o comércio funcionará até às 15h de sábado. Já nos dias 10 e 11 será fechado. No dia 12, o funcionamento será opcional para cada lojista. E no dia 13, o comércio retomará as atividades ao meio-dia.

O Sindilojas Penedo informou que o comércio será aberto das 8h às 14, no Sábado de Carnaval, e estará fechado entre os dias 10 e 12. Na Quarta-Feira de Cinzas reabrirá das 12h às 18h.

Alagoas24horas/Arquivo

14h29, 01 de Fevereiro de 2013

Fonte:
.