quarta-feira, 29 de março de 2017

Uber corrida da Dinamarca por nova lei dos táxis

Kristian Agerbo da Uber Dinamarca anuncia fim da plataforma naquele país

Responsáveis da plataforma já anunciaram que serviço acaba a 18 de abril. Porque a legislação passou a obrigar transportes a terem sensores, vídeo-vigilância e taxímetros
           
Fim da corrida! Foram dois anos e meio, que envolveram cerca de dois mil condutores com o selo da Uber, os quais transportaram uns 300 mil dinamarqueses. Esta terça-feira, em Copenhaga, o responsável local pela aplicação norte-americana anunciou a saída do serviço da Dinamarca.

“A Uber decidiu que encerrava o serviço na Dinamarca, por causa da legislação sobre os táxis", afirmou em conferência de imprensa, Kristian Agerbo, o responsável pela empresa no país nórdico, citado pela página online da estação televisva TV2.

Para o dirigente local da Uber, a nova legislação "vai na direção errada". "Não somos um serviço de táxi tradicional. Temos uma aplicação", frisou Agerbo, usando os argumentos costumeiros dos responsáveis da empresa em todo o mundo.

Agora estamos concentrados em ajudar os motoristas. Continuaremos também o diálogo com os políticos e esperamos que mudem a lei para que os dinamarqueses possam novamente se beneficiar da tecnologia moderna como a Uber", diz Kristian Agerbo, sem rejeitar assim que a empresa possa um dia voltar ao mercado dinamarquês.

Corrida contra nova lei

A nova legislação dinamarquesa para o serviço de transporte de passageiros em viaturas ligeiras foi a última decisão que derrotou os serviços da Uber.


A proposta do governo dinamarquês prevê que os táxis e carros de aluguer no país tenham sensores nos assentos, vigilância por vídeo e taxímetros.

Já antes, era obrigatório ter uma licença de taxista, algo que a Uber foi fintando assumindo-se como uma espécie de serviço de boleia, se bem que paga, providenciado por quaisquer condutores inscritos na plataforma. E não por profissionais do volante.

Apesar dos seus argumentos, a Uber na Dinamarca viu-se obrigada a apelar aos seus utilizadores para que a defendessem do poder político e da nova legislação.

Precisamos da vossa ajuda. “Digam aos políticos que são contra a nova lei dos táxis", escreveu a Uber na sua conta na rede Twitter, no dia 10 de fevereiro.

Além da nova legislação, já em novembro a Uber se viu travada por uma sentença de um tribunal superior dinamarquês que condenou um dos seus colaboradores por condução ilegal, considerando tratar-se de uma atividade similar à dos táxis.

Tal como na Dinamarca, tribunais em França, Suécia e Alemanha já se pronunciaram de forma semelhante, julgando e condenando condutores da Uber por trabalhar sem uma licença de táxi.

Em Portugal, tem sido noticiada a aplicação de contraordenações com um valor médio de multa de cinco mil euros, sobretudo, devido a condução sem alvará.

2017-03-28 12:32 

Paulo Delgado     

Reuters

Fonte:
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário