quarta-feira, 8 de março de 2017

Taxistas fazem ato contra Uber e cobram fim do taxímetro e liberação da lotação


Taxistas se concentraram no Estacionamento de Jaraguá, em Maceió

Mais uma vez, dezenas de taxistas fizeram um ato, na manhã desta quarta-feira (8), contra a falta de fiscalização aos veículos da Uber em Maceió. O grupo se concentrou no Estacionamento de Jaraguá e cobrou mais rigor da prefeitura para observar como está funcionando o sistema do aplicativo na capital.

No manifesto desta manhã, os taxistas reivindicam que o município libere o táxi-lotação, acabe com o taxímetro e o uso do celular para o trabalho (como o Uber). Outra opção, segundo a categoria, é a regulamentação destas plataformas e a retirada de todos os impostos para se trabalhar como taxista em Maceió.

Arnaldo Santos lembra que os taxistas pagam muitos impostos para exercer a função. "Pagamos impostos caros, enquanto os Ubers não pagam nada. Além disso, eles não têm identificação e não pagam nada e estamos a aqui não tendo nem como juntar o dinheiro para pagar os impostos", relata.

Grupo cobra mais rigor na fiscalização dos motoristas do Uber

Já o motorista Agnes Dinares afirma que a categoria está sendo abandonada pelo poder público. "As coisas aqui em Maceió só se resolvem com protesto. Nos outros estados, quando se iniciou o Uber, o poder público atuava em favor dos taxistas, regularizados, mas aqui não. Eles fecharam os olhos para nós. Estamos sendo abandonados, pagamos impostos e o sindicato, SMTT e o poder público não estão nem aí quanto à atuação dos Ubers", reclama.

Gaspar Silva, do movimento dos taxistas, diz que tomou conhecimento da ausência de notificação da prefeitura a respeito da decisão, em caráter liminar, do Poder Judiciário, impedindo a fiscalização dos motoristas da Uber na capital.

Segundo ele, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) ainda não teria sido comunicada oficialmente desta determinação e, portanto, deveria continuar as inspeções a estes condutores.

SMTT de Maceió emite nota

Em nota, a SMTT informou já preparar um projeto de lei para regulamentar a atividade dos motoristas que utilizam o aplicativo em Maceió, destacando o fato de não poder fiscalizar o Uber, por força de decisão judicial. Confira, abaixo, a íntegra da nota:

A respeito do protesto dos taxistas contra o serviço do aplicativo Uber em Maceió, ocorrido na manhã desta quarta-feira (08), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito afirma o compromisso em oferecer um serviço de melhor qualidade à classe, já preparando um projeto de lei que regulamenta a atividade do aplicativo. Por decisão judicial proferida em dezembro do ano passado, o serviço do Uber não pode ser fiscalizado pela SMTT/Maceió.

08/03/2017 11h50 - Atualizada às 08/03/2017 13h36


Por Thiago Gomes e Ruana Padilha     

Fonte:
http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia.php?c=28947


Nenhum comentário:

Postar um comentário