segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Taxistas relatam expectativas para movimentação turística na Alta Temporada



SMTT destinou espaço para a acomodação dos profissionais no entorno do Porto de Maceió

Taxistas relatam expectativas para movimentação turística na Alta Temporada

Maceió recebeu nessa quinta-feira (01) o primeiro cruzeiro da temporada 2022/2023, o Costa Favolosa. Com isso, os taxistas que atuam na capital já relatam as expectativas para a alta temporada. Qualquer profissional, que está em dia com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), pode se dirigir ao Porto de Maceió para transportar os turistas.

 


Taxista há 40 anos, Orlando Clodoaldo, disse estar animado para o início da alta temporada. “Esse espaço delimitado, para mim, está sendo maravilhoso. A gente passa por um rigoroso trâmite de documentação, assistimos aulas para melhorar o atendimento aos nossos clientes. A expectativa é a melhor, o navio chega com muitos visitantes e fortalece não só o taxista, mas o artesanato, restaurantes e toda a cadeia do turismo. Todos nós ganhamos”, contou.

 


Por ser uma cidade turística, nesta época do ano a economia e o turismo são fomentados e ganham efervescência. “Mais uma vez estamos nesse trabalho para o qual nos preparamos o ano todo. Realizamos cursos e vistorias para esses profissionais e seus respectivos automóveis com o intuito de que o atendimento seja o melhor possível e que os veículos estejam devidamente regularizados e aptos para o transporte seguro de pessoas”, explicou a assessora de controle de delegações, Bárbara Pinto.

 


O taxista Paulo Sérgio contou que a expectativa é de muita movimentação, e disse estar preparado para levar os visitantes nos pontos turístico de Maceió.

 


“O fato de sermos devidamente regulamentados e estarmos em dias com as vistorias oferece maior segurança, tanto para nós taxistas, quanto para quem embarca nos nossos veículos. É um procedimento que a gente se submete para não termos problemas nenhum e para que os passageiros sejam transportados de forma segura", afirmou.

 


Para ordenar as filas de táxis, e garantir fluidez e segurança viárias no entorno do terminal marítimo, a SMTT destinou equipes para atuarem na acolhida dos turistas, como explicou o assessor técnico de transportes, Bruno Aragão. "O planejamento com agentes de trânsito e fiscais de transportes foi devidamente pensado e chegou a hora de colocarmos em prática e demonstrar nosso potencial hospitaleiro”, explicou.

 


O próximo cruzeiro atraca em Maceió neste sábado (3). Ao longo da temporada são esperados mais de 45 mil turistas na capital alagoana em 22 cruzeiros que terão Maceió como parada. As equipes da SMTT atuarão durante todo esse período para garantir a segurança viária de todos.

02/12/2022 às 10:13

Fonte:

Ascom SMTT

https://maceio.al.gov.br/noticias/semtel/com-16-mil-turistas-costa-favolosa-abre-temporada-de-cruzeiros-em-maceio


 


 

 

sábado, 3 de dezembro de 2022

Com 1,6 mil turistas, Costa Favolosa abre temporada de cruzeiros em Maceió

Ao longo da temporada 2022/2023, são esperados mais de 45 mil turistas na capital alagoana

Costa Favolosa, que veio da cidade de Recife, trouxe 1.612 turistas e 1008 tripulantes de várias partes do Brasil e do mundo. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

O primeiro dos 22 cruzeiros que farão escala no Porto de Maceió até abril de 2023, chegou à capital alagoana na manhã desta quinta-feira (1). O cruzeiro Costa Favolosa, que veio de Recife (PE), trouxe mais de 1.600 turistas de várias partes do Brasil e de países como Itália, Argentina,Turquia e Espanha. Ao longo da temporada 2022/2023, são esperados mais de 45 mil visitantes na capital alagoana.

Durante a estadia do cruzeiro, que tem previsão de saída às 13h, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará com equipes técnicas no estacionamento do Centro Pesqueiro, no Jaraguá. No local, estão sendo distribuídos informativos com roteiros da cidade, mapas e informações sobre o destino Maceió. Já no Terminal de Passageiros, os visitantes foram recebidos com uma apresentação de Bumba meu boi, auto popular característico de Alagoas.

“Ainda faltam 21 navios para atracar aqui em Maceió e isso representa um incremento muito significativo para a nossa economia. Os turistas estão desembarcando muito felizes e esperamos que a estada deles na cidade seja proveitosa. Já estamos nos preparando para o próximo cruzeiro, que chega na capital alagoana no próximo sábado”, pontuou o titular da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Eduardo Monteiro.

Para a especialista em Turismo e Hotelaria, Cris Quirino, representante da Luck Receptivo Maceió, uma das empresas responsáveis pela recepção dos visitantes, a temporada dos cruzeiros é uma grande oportunidade de vender o destino para turistas de várias partes do mundo.

“Trabalhamos o ano todo para fortalecer o destino, para trazer o turista para Maceió. Além de receber os passageiros e levá-los para os passeios, para conhecer o centro histórico da cidade, o artesanato e as praias, nós temos a missão de fazer o embarque e desembarque desses visitantes. É muito gratificante”, revelou.

Impressão dos visitantes

Quem gostou da recepção foi a professora Helena França, de Pernambuco. Apreciadora da cultura nordestina, ela contou que iria aproveitar a parada em Maceió ao máximo.

“Eu já conheço Maceió, nosso estado vizinho. Eu sou professora, pernambucana. Então danças populares é comigo mesmo. Vou passear, aproveitar as praias de Maceió, que são maravilhosas, almoçar e o que tiver de apresentação, de cultura, vou acompanhar. Viva Maceió! Viva o Nordeste”, ressaltou.

Impressionados com a culinária e as particularidades turísticas de Maceió, o casal de professores, Antônio Ferreira e Andréa Gonçalves, de São Paulo, também falaram sobre a experiência de estar na cidade.

“Nós adoramos Maceió. Os restaurantes são excelentes, com preços ótimos e estamos aqui para passear. E essa recepção ao cruzeiro foi muito linda e causou uma boa impressão, inclusive, aos estrangeiros. Então, a gente fica muito feliz e orgulhoso de ser brasileiro".

Já o turista Maxuel Queiroz, de Minas Gerais, veio com a esposa e falou da expectativa de conhecer Maceió: "Já ouvimos falar que a cidade é muito bonita e temos uma grande curiosidade em conhecê-la”.

Próximos cruzeiros

No próximo sábado (3), Maceió recebe o segundo navio da temporada, o Costa Fortuna, que deve atracar no Porto de Maceió por volta das 7h. A embarcação, de origem italiana, vem da cidade de Recife (PE) com destino à Salvador (BA).

Neste mês, ainda atracam na cidade o MS Seven Seas Mariner, no dia 24, e MSC Seashore, no dia 26 de dezembro. 

Ao todo, até abril de 2023, mais de vinte cruzeiros devem atracar na capital alagoana. São eles:

Costa Favolosa (1),

Costa Fortuna (2),

MS Seven Seas Mariner (1),

MSC Seashore (13),

MS Marina (1),

Insigna (1),

MS Seven Seas Voyager (1),

MSC Preziosa (1).

 

01/12/2022 às 11:13

Cláudia Leite / Ascom Semtel

 .

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Prazo para renovação das permissões de táxi termina na próxima segunda-feira, 31

Os permissionários de táxi de Maceió têm até a próxima semana para renovarem suas permissões junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital alagoana. O prazo termina na próxima segunda-feira (31). O órgão municipal alerta aos taxistas que se encontram com irregularidades nas permissões que realizem a renovação de seus respectivos cadastros até este período.

 

"Já houve prorrogação do prazo, justamente para que aquele profissional que não consiga vir à SMTT pudesse ter mais tempo para conseguir regularizar a sua situação", comentou o superintendente André Costa.

 

O processo para a renovação iniciou em fevereiro deste ano. Já houve prorrogação em outras situações e, até o momento, das 3.195 permissões ativas em Maceió, 2.347 taxistas procuraram a SMTT e realizaram a regularização.

 

A diretora de Permissões da SMTT, Paula Isanelle, destacou a importância da regularização para os trabalhadores.

 

"O procedimento é simples e realizá-lo dentro do tempo hábil é benéfico para o taxista. Com a renovação, o profissional estará trabalhando dentro do que rege a Lei, o que dá a ele a tranquilidade necessária para desempenhar a sua atividade", afirmou.

 

Para realizar a renovação, o taxista deve comparecer à sede da SMTT, na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, no Tabuleiro do Martins, no horário das 8h às 14h.

 

"Não podemos esquecer que um motorista regularizado traz mais segurança a todos os que utilizam táxi na cidade", finalizou a diretora.

 

24/10/22 - 16h22

Ascom SMTT |

.

 

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

SMTT realiza aula on-line com permissionários de táxi e motoristas de Maceió


Objetivo é oportunizar proprietários de permissões que residem fora da Capital ou profissionais impossibilitados de comparecerem às vivências. Foto: Ascom SMTT

Modalidade foi adotada para abranger àqueles que não tem como participar dos momentos presenciais

A equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió realizou, nesta quinta-feira (6), a segunda aula on-line para permissionários de táxi e motoristas da categoria com atuação na Capital. A medida foi definida com o objetivo de oportunizar aos proprietários de permissões que residem fora da Capital ou profissionais impossibilitados de comparecerem às vivências, poder acompanhar o conteúdo passado aos trabalhadores nos momentos presenciais.

Inês Pessoa, assessora de Educação no Trânsito da SMTT, pontuou sobre a importância de ter a modalidade on-line para os profissionais. "A aula on-line para os permissionários e motoristas auxiliares provém de uma necessidade da categoria acerca da impossibilidade nas aulas presenciais. A aula presencial sempre será indispensável para a prática educacional, mas a modalidade on-line surgiu para alcançar mais profissionais, sem tirá-los do ambiente de trabalho", disse.


A aula contou com a participação de 12 profissionais. Foto: Ascom SMTT.

A aula aconteceu das 9h às 11h e foi ministrada pela assessora de Educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa e pela educadora de Trânsito, Aldinete Dantas, com a colaboração de Daniel Antônio, estagiário do setor. O momento contou com 12 participantes, entre permissionários e motoristas, com o foco em "Motivação e Ética".

"Tratar de motivação e ética é fundamental para a atuação no dia a dia dos profissionais. Os taxistas que têm o contato direto com o público e em certos momentos faz parte da rotina de seus passageiros, precisam ter a noção de que estar motivado e agir de forma correta é essencial para prestar um bom serviço", destacou Aldinete Dantas.

Aulas presenciais

As aulas presenciais para taxistas acontecem às terças-feiras, no Sest-Senat, situada na Avenida Deputado César Eustáquio Malta, na Serraria. A relação de participantes é encaminhada pelos profissionais de Educação da SMTT aos permissionários e motoristas.

A foi ministrada pela assessora de Educação, Inês Pessoa; e pela educadora de Trânsito, Aldinete Dantas. Foto: SMTT.

 06/10/2022 às 12:13

Ascom SMTT

.

 

domingo, 9 de outubro de 2022

Taxistas e caminhoneiros-TAC receberão próxima parcela do benefício no dia 18 de outubro

Reprogramação do calendário deve permitir pagamento de parcela extra ainda este ano aos taxistas


Confira as tabelas do Benefício Taxista e do Benefício TAC


O Ministério do Trabalho e Previdência pagará a próxima parcela do Benefício Caminhoneiro-TAC e do Benefício Taxista no dia 18 de outubro. Será o quarto lote de pagamento, referente ao mês de outubro. A nova data faz parte de uma reprogramação no calendário de pagamento dos benefícios, que poderá permitir o recebimento de uma parcela extra aos taxistas ainda no mês de dezembro deste ano.


Os sistemas da Dataprev estarão abertos até às 18h desta sexta-feira (7) para a recepção de autodeclarações de TAC e cadastro de taxistas pelas prefeituras. O processamento das informações, para identificação dos elegíveis, ocorrerá no período de 9 a 14 de outubro.


Lote 5 - De acordo com a reprogramação, o lote cinco (referente ao mês de novembro) também tem nova data de pagamento: será no dia 19 de novembro. As prefeituras poderão enviar informações de cadastro dos taxistas até o dia 7 de novembro. E os TAC poderão, se ainda necessário, preencher a autodeclaração também até essa data (7/11). O processamento das informações pela Dataprev, para identificação dos elegíveis, ocorrerá no período de 9 a 15 de novembro.


Lote 6 – O pagamento referente à competência dezembro (antes previsto para dia 17 do mês), com a reprogramação, será feito no dia 10 de dezembro. Os sistemas estarão abertos para recepcionar autodeclarações e dados dos taxistas até às 18h do dia 28 de novembro. O processamento pela Dataprev será feito entre 30 de novembro e 6 de dezembro.


Parcela extra – Em dezembro, o MTP fará um balanço do pagamento dos benefícios para avaliar a possibilidade de pagar uma parcela extra, ainda em dezembro, aos taxistas. O objetivo do Ministério é utilizar todo o recurso destinado a esse benefício pela Emenda Constitucional nº 123 e atender o maior número de motoristas de táxi impactados pela alta dos combustíveis.


Dataprev - A empresa de tecnologia parceira do governo federal é responsável pela análise, cruzamento e checagem dos dados recebidos dos municípios e do DF com informações disponíveis em bases de dados do governo federal, a fim de verificar os critérios estabelecidos. O objetivo é identificar os profissionais elegíveis para receber o benefício. 

 

Pagamento - Os valores são creditados em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. Não há necessidade de cadastro ou de envio de dados de conta para o depósito. Caso o beneficiário não movimente a conta em até 90 dias, os recursos ora depositados serão recolhidos ao Tesouro Nacional.


Palavras do Ministro do Trabalho:

https://www.instagram.com/p/CjbBylZOxMw/


https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/beneficio-taxista

Fonte: MTP



sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Governo vai pagar ‘13º’ do auxílio a taxistas e antecipar pagamento a caminhoneiros




Profissionais recebem, desde agosto, R$ 1.000, porém valor da parcela extra ainda não foi definido


Taxistas do Rio: motoristas cadastrados vão receber seis parcelas de R$ 1 mil. As duas primeiras serão pagas em agostoTaxistas do Rio: motoristas cadastrados vão receber seis parcelas de R$ 1 mil. As duas primeiras serão pagas em agosto Arquivo


O governo pagará uma parcela extra — uma espécie de 13º — do auxílio taxista a esses profissionais, que desde agosto recebem R$ 1 mil por mês. Criado pela PEC Eleitoral, o objetivo oficial era ajudar a categoria que havia sofrido com a alta dos combustíveis, porém integrantes do governo nunca esconderam o interesse eleitoral da medida, para tentar ampliar as chances de reeleição de Jair Bolsonaro (PL).

 

O anúncio oficial ocorrerá em meio a disputa do segundo turno com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Essa parcela extra, contudo, ainda não tem valor definido. Isso vai depender de um balanço a ser feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência em dezembro.

 

Foram reservados no total a essa categoria R$ 2 bilhões. Como há menos profissionais habilitados no programa que o previsto, pois eles deveriam estar cadastrados e estar em dia com as prefeituras até junho, sobrará dinheiro, que será usado para a parcela extra.

 

Além disso, o calendário de pagamento do benefício taxistas e para os caminhoneiros será antecipado para o dia 18 deste mês. A data anterior era 22 de outubro.

 

Somente os taxistas devem ter mais uma parcela extra porque a PEC não define o número delas. O Ministério do Trabalho decidiu iniciar os pagamentos com parcelas de R$ 1 mil. Em agosto, por exemplo, pagou R$ 2 mil, referente aos meses de julho e agosto.

 

Já em relação aos caminhoneiros, a proposta diz que são seis parcelas de R$ 1 mil de um orçamento total de R$ 7 bilhões. Provavelmente, vai ter sobra, mas ela terá que ser devolvido ao Tesouro Nacional. Pela PEC, o que restar não pode ser destinado a outra finalidade.

 

Somando os três lotes pagos até agora, foram desembolsados com os taxistas R$ 877,3 milhões para 297.294 trabalhadores. O volume total pago aos caminhoneiros nos três lotes somou R$ 1,032 bilhão. Foram atendidos 360.712 transportadores. Eles terão direito a mais três parcelas, em outubro, novembro e dezembro.

 

A nova data faz parte de uma reprogramação no calendário de pagamento dos benefícios, que poderá permitir o recebimento de uma parcela extra aos taxistas em dezembro, segundo o Ministério do Trabalho.

 

Prazo termina hoje para o pagamento em outubro

Termina nesta sexta-feira às 18h o prazo para o envio de autodeclarações de caminhoneiros e de cadastros de taxistas pelas prefeituras. O processamento das informações para identificação dos elegíveis em outubro, ocorrerá no período de 9 a 14 deste mês.

 

O calendário de pagamento dos benefícios em novembro, previsto para 26 de novembro, também será antecipado para o dia 19. As prefeituras poderão enviar informações de cadastro dos taxistas até o dia 7 de novembro. O prazo para envio de autodeclaração de caminhoneiro também termina nessa data.

 

A antecipação de pagamento também ocorrerá em dezembro, de 17 de dezembro para o dia 10. As autodeclarações poderão ser enviadas até 18h do dia 28 de novembro.

 

Como o governo não dispunha de cadastro de taxistas, o pagamento do benefício ficou condicionado ao envio de dados pelas prefeituras. Já em relação aos caminhoneiros, foi utilizado o cadastro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A PEC limitou o pagamento a profissionais com registros até 31 de maio deste ano.

 

Para receber é preciso que os caminhoneiros tenham realizado transporte de carga neste ano e para os taxistas, estar com o alvará em dia.

 

07/10/2022 11h37  Atualizado há 4 horas

 

Por Geralda Doca — Brasília

G1

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2022/10/governo-vai-pagar-13o-do-auxilio-a-taxistas-e-antecipar-pagamento-a-caminhoneiros.ghtml

 .

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Com baixa procura, prazo para taxistas renovarem permissões é prorrogado em Maceió


Taxistas de Maceió devem renovar permissão para continuar trabalhando na capital — Foto:  Joyce Juliana

 

Segundo a SMTT, das 3.195 permissões ativas, apenas 1.639 foram regularizadas. Sem a renovação, os taxistas não podem rodar na capital.

 

Muitos taxistas de Maceió ainda não renovaram a permissão para rodar na capital. Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) resolveu prorrogar, mais uma vez, o prazo para a renovação, que agora vai até o dia 31 de outubro.


A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (29). Segundo a SMTT, das 3.195 permissões ativas no município, apenas 1.639 forram regularizadas. Os taxista devem resolver todas as pendências para evitar extinção da permissão. O processo de renovação iniciou em fevereiro.


"A renovação permite que os motoristas possam trabalhar em conformidade com a lei, e além de permitir a tranquilidade dos profissionais durante a fiscalização, também garante a segurança do usuário durante as viagens", disse a diretora de permissões, da SMTT, Paula Isanelle.


Os taxistas com pendência devem comparecer à sede da SMTT, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


30/09/2022 16h43  Atualizado há 3 horas

Por g1 AL

sábado, 20 de agosto de 2022

Mais de 7,2 mil motoristas de Alagoas já receberam o Benefício Taxista

No Nordeste, 68,5 mil pessoas foram atendidas pelo benefício emergencial

 

Um segundo lote de pagamento aos taxistas, que atendem aos critérios estabelecidos, está previsto para ocorrer no dia 30 de agosto

 

Em Alagoas, mais de 7,2 mil taxistas já receberam o Benefício Taxista. O estado é o quarto da região Nordeste com maior número de trabalhadores contemplados, atrás apenas da Bahia (19.156), Ceará (11.187) e Pernambuco (9.691).

 

Instituído pela Emenda Constitucional n° 123, de julho de 2022 - como assistência no enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados -, o benefício contemplou 245,2 mil taxistas com as primeiras parcelas.

 

Em Alagoas, o Benefício Taxista pagou as duas primeiras parcelas, no valor de R$ 1 mil, a 7.273 motoristas de táxi cadastrados no programa, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência.

 

No Nordeste, 68,5 mil pessoas foram atendidas pelo benefício emergencial, região que ficou atrás somente do Sudeste, no ranking nacional, que alcançou a marca de 135.361 concessões na 1ª etapa de pagamentos. São Paulo lidera com 55.473 motoristas beneficiados, ficando em primeiro lugar, não somente regionalmente, mas no Brasil.

 

Um segundo lote de pagamento aos taxistas, que atendem aos critérios estabelecidos, está previsto para ocorrer no dia 30 de agosto. Para ter acesso ao programa, o motorista deverá ter sido cadastrado pela prefeitura ou ente municipal até a última segunda-feira (15).

 

O Benefício Taxista é depositado em conta poupança social digital aberta automaticamente pela Caixa Econômica em nome dos beneficiários, com movimentação pelo aplicativo Caixa Tem. O beneficiário não precisa realizar cadastro ou enviar dados de conta para o banco. Caso a conta social não seja movimentada por até 90 dias, os recursos serão recolhidos ao Tesouro Nacional.

 

O benefício tem validade até o mês de dezembro de 2022. A quantidade de parcelas e o valor do benefício poderão ser ajustados em função do número de motoristas beneficiários cadastrados e o limite global de recursos. O valor máximo é de R$ 1 mil por parcela.


19/08/2022 17h45

Regina Carvalho, com assessoria

Fonte:

https://www.gazetaweb.com/noticias/geral/mais-de-72-mil-motoristas-de-alagoas-ja-receberam-o-beneficio-taxista/

 

 

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Taxistas podem solicitar nova identidade visual dos táxis pela internet



A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió disponibilizou no sistema um link para que os taxistas possam autorizar pela internet a colocação da nova identidade visual dos táxis da capital em seus respectivos veículos. A medida tem como objetivo adiantar o processo para que os profissionais que prestam o serviço possam aderir à nova adesivação.

 

A adequação é gratuita e obrigatória para todos os profissionais que atuam em Maceió. Para autorizar a colocação do adesivo, basta clicar no link  e preencher os dados como o número do alvará e o número do Renavam.

 

"Continuamos com a adesivação dos veículos com a nova identidade visual e é importante que todos os profissionais compareçam aos locais autorizados para que seus veículos façam a mudança", pontuou a assessora de Controle de Delegações da SMTT, Bárbara Pinto.


Pontos autorizados

 

A SMTT tem cinco pontos autorizados para a adesivação dos táxis da capital com a nova identidade visual definida pela Prefeitura.

 

Confira os locais

 

Tronos: Rua Deputado Dalmario , 49, Tabuleiro - Por trás da Carajás

R1 Sign Comunicação Visual: Rua da Codeal, 20B, Salvador Lira - Rua do Colégio Atheneu

 

LF Impressão: Avenida Maceió, 427C, Tabuleiro - Por trás da Bomba do Gonzaga

 

Fox Comunicação: Rua Santo Antônio, 10, Tabuleiro - Próximo ao colégio Margarez

 

Art Vespa: Rua Santa Fernanda, 1500 A, Jatiúca - Ao lado da Panificação Nossa Senhora das Graças.


Para dúvidas e outras informações, a superintendência disponibiliza o WhatsApp dos Transportes, no número (82) 98134-6858. O serviço é gratuito, sem pagamento de nenhuma taxa por parte dos permissionários ou seus motoristas auxiliares.

Sobre a identidade visual

O conceito aplicado valoriza ícones da cultura e do regionalismo da capital, a exemplo do Farol da Ponta Verde e da Catedral Metropolitana de Maceió.

Secom Maceió | 17/08/22 - 23h41

Secom Maceió

 

sábado, 6 de agosto de 2022

Auxílio-taxista poderá ser movimentado através do Caixa Tem, diz Governo

Depois de um período de indefinição, Governo decidiu que os usuários do auxílio-taxista poderão movimentar benefício através do Caixa Tem

 

Os motoristas de táxi que forem selecionados para entrar no programa auxílio-taxista do Governo Federal, não precisarão sair de casa para movimentar o dinheiro do benefício. Depois de um período de indefinição, o Ministério do Trabalho bateu o martelo sobre o tema e decidiu que os usuários poderão fazer a movimentação através do app do Caixa Tem.

 

O sistema de movimentação pelo aplicativo já é conhecido pelos usuários que fazem parte de programas sociais como o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional. Nos dois casos, é possível movimentar o dinheiro sem precisar sair de casa. A aplicação é gratuita e já está disponível para download nas lojas de celulares.

 

O Governo afirma que os taxistas que ainda não tem uma conta no sistema do Caixa Tem não precisam se preocupar. O plano é criar uma conta poupança social digital para todos os cidadãos que precisam de uma. Não será preciso bancar nenhum custo. Basta criar um perfil no Caixa Tem e esperar para que o dinheiro seja depositado todos os meses.

 

Em regra geral, o cidadão consegue realizar uma série de operações com o sistema do Caixa Tem. É possível pagar contas na forma de boletos, fazer transferências até mesmo na forma de pix, e também fazer algumas compras no sistema de débito do app. Para os usuários do Auxílio Brasil e do vale-gás, também é possível fazer saques.

 

Para tanto, basta gerar um código de saque no app quando estiver perto de um caixa eletrônico. Dentro da agência, basta inserir a numeração gerada e sacar o dinheiro correspondente. O Governo ainda não explicou se a funcionalidade de geração de um código para saque estará disponível também para os usuários do auxílio-taxista. Uma nova portaria sobre o tema será divulgada dentro de alguns dias.

 

Auxílio-taxista não terá cartão?

Ao menos de acordo com as informações oficiais dispostas até aqui, o Governo Federal não sinalizou que poderá fazer um cartão para o programa auxílio-taxista. Assim, é provável que o Caixa Tem seja uma das poucas formas de movimentação do saldo.

 

Em tese, o Governo Federal tem o poder de mudar de ideia e decidir criar um cartão para a movimentação do benefício. Entretanto, é pouco provável que eles optem por este caminho, considerando que eles já estão gastando verba com a produção dos dispositivos do Auxílio Brasil.

 

Além disso, há ainda a questão do espaço de tempo para os repasses. As liberações do auxílio-taxista estão marcadas para o próximo dia 16 de agosto, ou seja, faltam poucas semanas para o início das liberações.

 

Calendário

No final da última semana, Governo Federal  divulgou mais detalhes sobre o calendário de pagamentos do programa auxílio-taxista. Assim como vinha sendo ventilado, os repasses acontecerão já a partir do próximo dia 16 de agosto. Veja abaixo:

 

1ª Parcela: 16 de agosto

2ª Parcela: 16 de agosto

3ª Parcela: 24 de setembro

4ª Parcela: 22 de outubro

5ª Parcela: 26 de novembro

6ª Parcela: 17 de dezembro

 

Note que a primeira data de pagamento contará com duas liberações ao mesmo tempo. O fenômeno acontecerá porque o Governo Federal precisa realizar seis repasses até o final deste ano. Como faltam apenas cinco meses até o final de 2022, o Planalto precisa fazer uma liberação dupla, que é justamente o que será feito no dia 16 de agosto.


Por Aécio De Paula - ultima atualização 02/08/2022 às 16:10

Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/auxilio-taxista-podera-ser-movimentado-atraves-do-caixa-tem-diz-governo/

 

quinta-feira, 28 de julho de 2022

SMTT amplia locais para a adesivação dos táxis de Maceió

Cinco empresas estão autorizadas para realizarem o serviço. Foto: Ascom SMTT.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) ampliou os locais para a adesivação dos táxis de Maceió com a nova identidade visual definida pela Prefeitura. A adequação é obrigatória para todos os prestadores de serviço e gratuita.


Cinco empresas estão autorizadas para realizarem o serviço. Foto: Ascom SMTT.

A ampliação tem como objetivo dar mais opções para que todos os taxistas façam a adequação. No total, cinco gráficas estão autorizadas pela SMTT a realizarem a alteração nos veículos.

 

Confira os locais:

 

Tronos: Rua Deputado Dalmario N°49, Tabuleiro - Por trás da Carajás

 

R1 Sign Comunicação Visual: Rua da Codeal, Nº 20B - Salvador Lira - Rua do Colégio Atheneu

 

LF Impressão: Avenida Maceió, N° 427C - Tabuleiro - Por trás da Bomba do Gonzaga

 

Fox Comunicação: Rua Santo Antônio, Nº 10, Tabuleiro - Próximo ao colégio Margarez

 

Art Vespa: Rua Santa Fernanda , Nº 1500 A - Jatiúca - Ao lado da panificação nossa senhora das Graças.

Para dúvidas e outras informações, a superintendência disponibiliza o WhatsApp dos Transportes, no número (82) 98134-6858. O serviço é gratuito, sem pagamento de nenhuma taxa por parte dos permissionários ou seus motoristas auxiliares.


Sobre a identidade visual

O conceito aplicado valoriza ícones da cultura e do regionalismo da capital, a exemplo do Farol da Ponta Verde e da Catedral Metropolitana.

 

Ascom SMTT

18/07/2022 às 14:02

 

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Auxílio a taxistas começa a ser pago em 16 de agosto; veja regras

                                   Foto: Rerpodução/Paulo Pinto-Fotos Públicas


O Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis (Bem-Taxista) começará a ser pago no próximo dia 16 de agosto, informou nesta segunda-feira (25/7) o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).


A previsão é pagar até seis parcelas de R$ 1 mil cada, observado o limite global disponível para o pagamento do auxílio.


O primeiro deverá ser de R$ 2 mil, contemplando duas parcelas, referentes aos meses de julho e agosto. Já o crédito dos taxistas incluídos na segunda etapa está previsto para o dia 30 de agosto.


Cadastro - O MTP inicia hoje o recebimento dos dados dos taxistas que poderão receber o benefício. O envio dos cadastros é responsabilidade dos municípios e do governo do Distrito Federal e ocorrerá em três etapas, conforme o calendário a seguir:

Nesta primeira etapa, o cadastro deve ser feito pelos entes municipais e distrital até 31 de julho, em portal do governo. No sistema, desenvolvido pela Dataprev, as prefeituras e o governo do DF devem encaminhar os dados em arquivo simples, no formato CSV, ou fazer o registro das informações individualmente no próprio sistema.


“Às prefeituras que não conseguirem atender o primeiro prazo, será concedida nova oportunidade ainda no mês agosto. O sistema estará aberto novamente no período de 5 a 15 de agosto”, esclarece a pasta.


Entre as etapas, o sistema ficará fechado para o envio de informações para que a Dataprev realize a análise e o cruzamentos dos dados recebidos, a fim de identificar os profissionais elegíveis a receber.


“Neste primeiro momento, não há necessidade de qualquer ação por parte dos taxistas. A prestação das informações referentes aos taxistas é de inteira responsabilidade das prefeituras. Eventual consulta sobre a inclusão do motorista de táxi na relação informada pelo município deverá ser feita diretamente à prefeitura”, acrescenta o ministério.


Quem tem direito - Terão direito ao benefício os motoristas de táxi titulares das permissões ou concessões (alvarás) com cadastro nas prefeituras ou Distrito Federal que, entre outras exigências, tenham Carteira Nacional de Habilitação válida.


“É importante esclarecer que o mero cadastramento dos taxistas não garante o pagamento do BEm-Taxista. Os dados enviados pelos entes municipais e distrital serão analisados pela Dataprev para identificação dos profissionais elegíveis”, explica o ministério.

 

Metrópoles | 25/07/22 - 11h37

 

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Cadastros desatualizados podem comprometer pagamento de auxílio a taxistas

Fila de taxistas no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro


Entidade que representa os taxistas tenta uma agenda com o ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, para tratar dessas especificidades

 

O governo federal ainda enfrenta dificuldade para definir quando fará o pagamento do auxílio emergencial aos taxistas, conforme previsto na lei que ampliou os benefícios sociais até o fim deste ano. Ontem (21) o Ministério do Trabalho, que é responsável pelo levantamento dos dados dos beneficiários, divulgou uma previsão: 16 de agosto.

 

O fato é que, internamente no governo Jair Bolsonaro, a data não é dada como certa. Inclusive já estaria em estudo a possibilidade de pagamento do benefício ‘por levas’. Dessa forma, quem não receber o auxílio em agosto, por exemplo, receberia duas parcelas no mês seguinte. Isso daria mais tempo para os municípios enviarem informações para a União.

 

O prazo para que prefeituras atualizem as listas com nomes e documentos dos taxistas será aberto na segunda-feira (25) e vai até domingo (31). Mas muitos problemas precisam ser resolvidos.

 

“O Brasil é muito grande e, assim como em todo setor, há muitas variáveis no universo dos taxistas. Se por um lado, temos grandes cidades com acompanhamento rígido dos cadastros. Há pequenos municípios em que não existe uma atualização constante de permissionários”, explica Edgar Ferreira de Souza, presidente da Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros (FENCAVIR).

 

A entidade que representa os taxistas tenta uma agenda com o ministro do Trabalho, José Carlos Oliveira, para tratar dessas especificidades. Mas o encontro só deve ocorrer no dia 5 de agosto, quando o período de envio de dados estará encerrado.

 

A preocupação da categoria é que não haja injustiças na distribuição do auxílio. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, cerca de 30% dos taxistas estariam com cadastros desatualizados junto à Secretaria de Transportes. O órgão prorrogou o prazo para renovação de autorizações até 2026, em razão da pandemia de Covid-19.

 

Isso significa que na lista atual da Prefeitura pode haver motoristas que nem estejam mais no sistema. Seja por falecimento, migração para o serviço de aplicativos ou por ter devolvido a autorização de uso ao poder público.

 

Na tentativa de contornar esse problema e fornecer dados mais atualizados possíveis ao Governo Federal, a Prefeitura do Rio informou que começou a convocar os taxistas para que possam resolver pendências. A força-tarefa está em vigor desde a quinta-feira, dia 21.

 

No Distrito Federal, a situação é semelhante à da capital carioca. Metade dos 3,4 mil permissionários de táxi estava de cadastro desatualizado. O cenário mudou em meados do ano passado, após o governo local anunciar benefício parecido ao que agora será pago pela União.

 

Pelo Brasil há casos ainda mais complexos para serem resolvidos. Em Maragogipe, no interior da Bahia, há caso de taxista que possui duas autorizações vinculadas ao mesmo carro. E em algumas cidades, sobretudo capitais, existem permissões em nome de empresas. A dúvida é: nesses casos, quem receberia o auxílio? “Nosso esforço é para que o benefício chegue ao motorista; a quem está ali todo dia dirigindo. Esse é o público mais vulnerável”, complementa o presidente da FENCAVIR.

 

Para esclarecer dúvidas como essas, o Ministério do Trabalho fará uma reunião virtual na próxima segunda-feira (25) aberta aos secretários municipais de Transportes. A medida responde a demanda de prefeitos que participaram de uma conversa por videoconferência com o ministro nesta semana. Cinquenta mandatários estiveram do encontro. Entre eles, os prefeitos de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Aracaju, Rio Branco e Guarulhos.

 

O secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, participou da reunião. Ele reconhece que ainda há pontos a serem esclarecidos. No entanto, acredita que os municípios vão depurar as listas nos próximos dias. “A comunicação com as prefeituras está sendo efetiva”, afirma.

 

O auxílio emergencial aos taxistas foi aprovado na chamada PEC dos Benefícios, que permitiu ao Governo Federal fazer gastos assistenciais que não estavam previstos no orçamento. Para os taxistas estão reservados R$ 2 bilhões.

 

Como não há levantamento oficial da quantidade exata de motoristas de táxis no País, o valor a ser destinado a cada beneficiário não está definido. Projeção do governo, realizada a partir de dados informais da FENCAVIR, apontam que o valor das parcelas a serem pagas até dezembro pode chegar a R$ 500.


Fonte:

Fotografia: 20/05/2020REUTERS/Ricardo Moraes

Leonardo Ribbeiro da CNN

22/07/2022 às 19:56

em Brasília

https://www.cnnbrasil.com.br/business/cadastros-desatualizados-podem-comprometer-pagamento-de-auxilio-a-taxistas/


 

 

Governo pede a prefeituras cadastro de taxistas para pagar benefício

                               FOTO: Reprodução / Prefeitura Maceió

Primeiro lote do auxílio emergencial deve sair em 16 de agosto


O Ministério do Trabalho e Previdência solicitou, nesta quinta-feira (21), que prefeituras de todo o país enviem informações sobre taxistas regularmente cadastrados para viabilizar o pagamento de auxílio aos profissionais da categoria. A previsão é que o primeiro lote do Benefício Emergencial aos Motoristas de Táxis seja pago no dia 16 de agosto.

 

Os prefeitos poderão enviar as informações de cadastro a partir da próxima segunda-feira (25) ao site do ministério. As orientações para a inserção dos dados e demais informações sobre o pagamento do BEm-Taxista estarão no portal.

 

O sistema ficará aberto para receber os cadastros até 31 de julho. Aqueles que, no dia 25, eventualmente, ainda não tenham recebido a comunicação do ministério poderão entrar no sistema para mandar as informações. O envio do cadastro dos taxistas pelas prefeituras é necessário em razão da competência municipal ou distrital sobre o tema.

 

Os dados cadastrados serão processados pela Dataprev, empresa parceira tecnológica do governo federal.

 

Critérios

 

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, serão considerados os motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará em vigor no dia 31 de maio de 2022.

 

O valor e o número de parcelas do BEm-Taxista poderão ser ajustados de acordo com o número de beneficiários cadastrados, respeitando o limite global disponível para o pagamento do auxílio, previsto na legislação do benefício.

 

Portaria regulamentará os detalhes sobre o pagamento de cada benefício.

 

21/07/2022 19h46 - Atualizada em 21/07/2022 20h03

Agência Brasil