quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Sob protesto e reforço da PM, Câmara de Maceió aprova PL que regulamenta Uber



Equipes da Polícia Militar foram acionadas para a Câmara de Maceió

Em regime de urgência, Casa de Mário Guimarães fará duas sessões para definir como atuarão na cidade

Sob o pressão de taxistas e protesto de motoristas de aplicativos, os vereadores da Câmara de Maceió aprovaram, na sessão ordinária desta quarta-feira (27), o texto do projeto de lei que versa sobre a regulamentação do transporte por aplicativo na capital. Para evitar um confronto entre as partes envolvidas, equipes da Polícia Militar de Alagoas reforçaram o policiamento na região, mas, apesar disso, não conseguiram evitar a troca de xingamento entre os profissionais que defendem seus interesses.

A matéria em questão tramitou em regime de urgência na Câmara de Maceió, sendo aprovada em duas sessões realizadas nesta quarta-feira. O relator especial da matéria, nomeado no início dos trabalhos pelo presidente Kelmman Vieira (PSDB), foi o vereador Samyr Malta, que teve três minutos para apresentar seu parecer.

Após a aprovação do texto como enviado pelo Poder Executivo, os taxistas celebraram a conquista e, agora, aguardam a sanção pelo prefeito da capital. O texto aprovado foi contestado pelos motorista de aplicativo porque prevê o pagamento de 2% de INSS e outros 2% pelo faturamento. Conforme relataram, os aplicativos já recolhem 1% que, por sua vez também gera repasse para o município.

A aprovação da matéria se deu de forma rápida na Câmara de Maceió. Em pronunciamento, o vereador Francisco Salles (PPL) ressaltou a "guerra de opiniões" entre as categorias, envolvendo os motoristas de aplicativo e taxistas.  No debate, o vereador atacou a Uber, uma das empresas de aplicativo, que teria feito uma declaração aos motoristas e usuários que, segundo ele, fez uma "ameaça de retirar-se da cidade". Por isso, pediu uma moção de repúdio contra a empresa.

Argumentos

O taxista José Evandro de Lima contou que exerce a função há mais de 32 anos e enxerga a situação como 'lamentável'. "É injusto ser esquecido. Temos famílias para sustentar e queremos igualdade. Não é fácil perder para carros particulares, principalmente para jovens que apenas pegam seu carro e vão ganhar seu dinheiro fácil. Não há nada que vença o serviço por aplicativo. As viagens são baixas porque não pagam impostos como nós. Os taxistas pagam impostos grandes", criticou.


Motoristas de aplicativos realizam ato em frente a Câmara de Vereadores


27/02/2019 15h37 - Atualizada às 27/02/2019 18h51

Por Marcos Rodrigues


FOTO: CLARIZA SANTOS
MATÉRIAS RELACIONADAS


| Portal Gazetaweb.com   


Fonte:
https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/02/sob-protesto-e-reforco-da-pm-camara-de-maceio-discute-pl-que-regulamenta-uber_71249.php??utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar






Detran diz que placas no padrão Mercosul estão suspensa



Implantação de placas no padrão Mercosul está suspensa em Alagoas, diz Detran

Órgão suspendeu por 60 dias o início do uso das novas placas no padrão Mercosul para atender demanda de empresas estampadoras

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informou, nesta quinta-feira (28), que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) orientou que todos os Detrans do Brasil suspendam a implantação das placas no padrão Mercosul durante 60 dias.

 A orientação se deu após um questionamento feito pelo diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, no último encontro nacional dos Detrans, ocorrido em Brasília, no início deste mês.

 Ainda de acordo com o Detran, a autarquia já havia suspendido a implantação em Alagoas e, diante a orientação feita pelo Denatran, o órgão irá aguardar os 60 dias para analisar a decisão que será tomada pela esfera federal.

Após isso, os procedimentos de implantação e informações relacionadas ao custo do equipamento serão iniciados.

28/02/2019 14h14

Por Greyce Bernardino

| Portal Gazetaweb.com   

Fonte:
.



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Presidente da Câmara de Vereadores, Kelmann Vieira, recebe Sindicato dos Taxistas e conversa sobre regulamentação dos apps




Esforço conjunto é para que projeto enviado pelo Executivo possa ser apreciado antes do Carnaval

Uma comissão de taxistas ouviu do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB), em encontro realizado no início da noite desta quarta-feira (20), que a Casa fará um esforço concentrado para que o projeto que regulamenta o transporte individual de passageiros por aplicativos na capital alagoana seja apreciado pelo Legislativo municipal até a próxima quinta-feira (28), antes, portanto, do Carnaval. Além de Kelmann Vieira, estiveram presentes à reunião os vereadores Samyr Malta (PSDC), Silvania Barbosa (PRTB), Lobão (PR) e Ana Hora (PSD). Os Taxistas foram representados pelo Sindicato dos Taxistas, Ubiraci Correia, Fernando Ferreira, Tiago Holanda e Sebastião


“Foi uma reunião bastante proveitosa que tivemos aqui com os vereadores, liderados pelo presidente Kelmann Vieira. Esta Casa sempre foi parceira da categoria, que hoje vive momentos difíceis com a chegada, sem regulamentação, do transporte individual de passageiros por aplicativos. Recorremos à Câmara para que possamos, ainda, discutir alguns pontos do projeto que regulamenta o serviço, porque, do jeito que está a situação, a profissão de taxista pode ser extinta em breve”, destacou Ubiraci Correia. Segundo ele que um dos grandes problemas que eles enfrentam é a concorrência com os motoristas de aplicativos.

“Pela nossa legislação, Maceió só pode ter em torno de três mil taxistas, enquanto que circulam em nossa capital mais de 18 mil carros por aplicativos, e essa é uma concorrência bastante desleal”, afirmou o presidente do Sintaxi.


Comprometido com a causa da categoria, Kelmann Vieira garantiu aos taxistas que irá conversar com os demais vereadores para que o projeto enviado pelo Executivo e que regulamenta a questão – hoje na Comissão Permanente de Constituição e Justiça da Câmara – seja votado até o fim da semana que antecede o Carnaval.


“Reunimo-nos hoje com os taxistas, ouvimos algumas demandas deles e nos comprometemos em colocar o projeto para avaliação até a semana que vem. Para isso, vale salientar, vou conversar com os demais parlamentares para que possamos fazer um esforço conjunto nesse sentido. Por outro lado, também vamos conversar aqui na Casa os motoristas de aplicativos para também conhecermos suas demandas e assim, possamos deliberar sobre a matéria com equilíbrio e conhecimento necessários”, destacou Kelmann Vieira.

quarta, 20 de fevereiro de 2019 às 20h10

Luciano Milano

Dicom/CMM
.


domingo, 17 de fevereiro de 2019

TÁXI

Meu serviço não é bico
Faço com satisfação.
Por isto faço bem feito,
pois amo esta profissão.

Não sou 1 quebra-galho,
sou um profissional.
Por isto faço bem feito,
faço em tempo integral.

Garanto profissionalismo
e um bom atendimento.
Eu conheço a cidade,
o táxi é meu sustento.

Nenhum serviço pirata,
é melhor do que o nosso.
Apenas rodam de graça,
coisa que eu não posso.

Mas preço não garante,
um serviço bem prestado
Comigo você não perde,
e não chega atrasado.

Se o GPS falhar,
não vou parar por isso.
Comigo você vai chegar,
não perde compromisso.

Eu sei sair do trânsito,
e ando na faixa exclusiva
E se tiver greve do metrô,
não tem tarifa abusiva.

Trabalho no que gosto,
eu amo o que faço.
Nós ainda vamos vencer,
e retomar nosso espaço.

Se aqui tivesse leis,
este App não se criava.
Não fosse a corrupção,
nem sequer começava.

Somos profissionais
trabalhamos com gosto.
Nós fazemos bem feito,
e o pirata é o oposto.

Se quer ser bem atendido
ser tratado com respeito.
Respeitamos o cliente,
com o serviço  bem feito.

Moda não é segurança,
segurança é com a gente
O App não é responsável,
em caso de acidente.

O App não garante,
a segurança ao cliente.
Ele só intermedia,
é bom estar ciente.

São inúmeras denúncias,
de assédio à agressão.
Motorista sem preparo,
e até com o P* na mão.

Anderson Monteiro.
      Casa-Grande

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

TAXISTAS DE ALAGOAS - LUTO - RICARDO BOECHAT


A família taxista está de luto hoje. Infelizmente nós perdemos um jornalista que ecoava a voz do taxista nesta grande luta contra a pirataria no transporte.

Ricardo Boechat era um usuário assíduo do serviço de táxi e fazia questão de exaltar o nosso trabalho nos microfones da Band.

Deixo em nome de todos os taxistas do Brasil a nossa mensagem de agradecimento ao jornalista e os nossos sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos.
.

Procurador Rodrigo Carelli desmascara a uber





procurador Rodrigo Carelli do Rio de Janeiro desmascara a uber em pronunciamento bastante contundente!


Taxistas iniciam manifestação na Ponte Divaldo Suruagy



Taxistas não chegaram a bloquearam a via

Categoria reclama de multas aplicadas pela SMTT de Marechal Deodoro

Um grupo de taxistas iniciou uma manifestação na manhã desta segunda-feira (11), na Ponte Divaldo Suruagy, que liga a capital ao Litoral Sul. Os motoristas de Maceió reclamam de multas indevidas que estariam sido aplicadas pela Superintendência de Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Marechal Deodoro.

A via não chegou a ser bloqueada e o grupo conversa com profissionais da imprensa que estão no local. De acordo com os manifestantes, a Prefeitura da cidade está aplicando multas aos taxistas da capital como forma de inibir a ação dos motoristas na cidade e na região da Praia do Francês.

De acordo com o superintendente do órgão, Guilherme Breda, o que está acontecendo é que os taxistas da capital estariam realizando no local um tipo de "lotação intermunicipal” entre as duas cidades, o que seria proibido. “Muitos levam passageiros da capital para a cidade e ficam o dia inteiro aguardando o fim dos passeios. Isso não é permitido”, explica o gestor da pasta.

A SMTT de Marechal irá receber a categoria em uma reunião ainda na manhã de hoje para resolver o impasse.

POR:

Marcos Filipe Sousa, com informações da Pajuçara FM 

11 fevereiro 2019, 08h36

Fonte:

 .
   



Taxistas aumentam valor da passagem na linha Porto Calvo-Maceió



ACRÉSCIMO

Aumento vale a partir desta segunda-feira

As duas associações de táxis de Porto Calvo aumentaram nesta segunda-feira (11) o valor cobrado das passagens para Maceió. O aumento foi de R$ 3,00 em uma entidade e R$ 5,00 em outra. Diariamente dezenas de taxistas fazem o trajeto de ida e volta para a capital alagoana. As entidades creditam o acréscimo para os usuários por conta do aumento combustível GNV nos últimos meses.

Na Associação dos Motoristas de Táxi de Porto Calvo (AMTAPCAL), que fica na Rua Coronel Clodoaldo da Fonseca, o aumento foi de R$ 3,00. Mas o preço de R$ 25,00 por passageiro ainda permanece para os trajetos do Centro de Maceió e Rodoviária. Também permaneceram com os mesmos preços os valores cobrados para o Eustáquio Gomes (R$ 50,00) e Aeroporto (R$70,00). Os demais locais houve o acréscimo de R$ 3,00.

Na Associação dos Taxistas de Porto Calvo (ATPC), que fica na Praça Padre Cícero, o acréscimo foi de R$ 5,00. Centro de Maceió e Rodoviária custavam R$ 25,00 e agora passou para R$ 30,00, e assim será em toda a parte baixa da capital alagoana. Na parte alta central até o Detran o valor saltou de R$ 30,00 para R$ 35,00. O valor para a região da Cidade Universitária e Benedito Bentes passou de R$ 35,00 para R$ 40,00. Os valores para o Eustáquio Gomes (R$ 50,00) e Aeroporto (R$70,00).

Os passageiros não gostaram dos aumentos neste começo de ano e a situação ficou ainda mais delicada para quem faz o trajeto semalmente entre as duas cidades e precisam usar táxis. Há também a alternativa de transporte complementar (vans). O 7Segundos tentou contato com os presidentes das duas associações, mas não obteve êxito.

POR: Maurício Silva  11 fevereiro 2019, 14h57
   
Maurício Silva/ 7Segundos

Fonte:
https://maragogi.7segundos.com.br/noticias/2019/02/11/132698/taxistas-aumentam-valor-da-passagem-na-linha-porto-calvo-maceio.html
.


Rua Alcebíades Valente volta a ser mão dupla na sexta-feira



Rua Alcebíades Valente voltará a ser mão dupla nesta sexta-feira (15). Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa à população que a Rua Alcebíades Valente, no bairro do Farol, voltará a ser mão dupla a partir desta sexta-feira (15).

Nessa primeira semana de testes, adaptações técnicas foram realizadas para viabilizar a execução do projeto.“Após analisarmos o resultado dessa fase de adaptação, chegamos à conclusão de que a melhor opção para os condutores e para o trânsito da região seria desfazer as mudanças e tornar a rua mão dupla novamente. A SMTT continuará trabalhando em benefício da população no intuito de garantir melhores condições de trafegabilidade nos corredores de transportes de Maceió”, destaca o titular da SMTT, Antônio Moura.

Nos próximos dias, a equipe de Obras Viárias da Superintendência fará as readequações necessárias da sinalização na Rua Alcebíades Valente. Esse serviço tem como intuito garantir a segurança viária, melhorar a visibilidade e informar aos motoristas e pedestres que o trânsito na via voltará a ser mão dupla outra vez.

11/02/2019 - 17:45

Fonte:

Ascom SMTT

 .

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Videomonitoramento em Maceió começa a autuar a partir desta segunda; saiba onde



MACEIÓ

Fiscalização por videomonitoramento terá início a partir do dia 11 de fevereiro, na Ponta Verde | Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciará, a partir desta segunda-feira (11), a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento. O primeiro ponto que irá receber esse tipo de tecnologia é o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

Utilizado em muitas capitais do Brasil, o videomonitoramento tem como objetivo fiscalizar os diversos tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos e auxiliar na redução do número de acidentes nas vias da capital. Através das novas câmeras, os agentes de trânsito da SMTT poderão, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, o estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança.

“Um dos benefícios do videomonitoramento é que ele irá colaborar com a fiscalização já realizada pelos agentes. Vale ressaltar que só serão autuados aqueles motoristas que desrespeitam as leis de trânsito e que colocam em risco a vida de diversos maceioenses. Essa nova tecnologia auxiliará para que tenhamos um trânsito mais seguro e humano a partir da vigilância constante das vias”, esclarece o titular da SMTT, Antônio Moura.



A sinalização vertical indicando que o cruzamento contará com o videomonitoramento foi implantada pelas equipes da SMTT no dia 30 de janeiro. A instalação é uma medida educativa e serve para alertar os condutores que o local contará com o tipo de fiscalização.

Alinhado ao aperfeiçoamento da fiscalização, a Superintendência continuará investindo em ações de educação direcionadas a condutores e pedestres, a fim de instigar a importância da consciência individual e coletiva no trânsito.

O TNH1 conversou com a SMTT sobre a possibilidade de multa no caso do motorista ultrapassar o sinal vermelho durante a madrugada. Em nota, a assessoria explicou que "não serão autuados em situações de emergência, a exemplo de abrir espaço para uma ambulância ou viatura. E também para situações que coloquem em risco a vida do condutor. O agente estará monitorando através das imagens e avaliará a ocorrência", E acrescentou que "exceto nestes casos, a orientação é não arriscar".

Secom Maceió

| 06/02/19 - 10h06 - Atualizado em 10/02/19 - 07h39

Fonte:
.



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Suspeitos de praticar assaltos usando táxi são presos em Marechal Deodoro, AL

Segundo a polícia, criminosos roubaram cerca de 30 aparelhos celulares em uma rua movimentada do município.

 Suspeitos usavam táxi para assaltar vítimas em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió 

— Foto: Divulgação/PM-AL Suspeitos usavam táxi para assaltar vítimas em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió — Foto: Divulgação/PM-AL

Dois homens foram presos nesta quarta-feira (6) suspeitos de roubar pedestres em Marechal Deodoro, região Metropolitana de Maceió.

Segundo o 17º Distrito Policial, Rafael Lourenço Ferreira, 33, e Jordany Felipe Cardoso de Lima Silva, 18, são suspeitos de roubar cerca de 30 aparelhos celulares de uma vez em uma rua movimentada do município.

Além disso, ainda de acordo com a polícia, eles estavam praticando assaltos desde a última segunda (4) nas regiões da Barra Nova, Massagueira e do Centro Histórico da cidade.

A polícia contou ainda que eles usavam um táxi de modelo Fiat Uno de cor branca, de propriedade de Ferreira, que também era o motorista do veículo, enquanto Silva roubava as vítimas.

Os suspeitos foram identificados através de imagens de videomonitoramento.

Eles foram levados para delegacia da cidade, onde foram autuados por roubo majorado, ficando a disposição da Justiça.

06/02/2019 19h29 

Por G1 AL

Fonte:



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Taxista pula de ponte no Vale do Reginaldo em Maceió




Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar estão no local

Taxista, identificado por ‘Altair’, pulou da ponte do Vale do Reginaldo na tarde desta terça-feira, dia 05, em Maceió.

Um vídeo enviado por internautas a redação do AlagoasWeb, mostra a vítima momento antes da tragédia, falando ao celular em cima da ponte. Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar de Alagoas, estão no local.

A vítima sofreu diversas fraturas e morreu na hora. A área foi isolada e a perícia do Instituto de Criminalística (IC), foi acionada. O IML também está a caminho do local.

Publicado por Redação

| Fonte AlagoasWeb

| 05/02/2019 às 15:50

| Imagens por Cortesia internauta.

Fonte:

 .

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Videomonitoramento: fiscalização terá início na próxima segunda



Fiscalização por videomonitoramento terá início a partir do dia 11 de fevereiro, na Ponta Verde. Foto: Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) iniciará, a partir da próxima segunda-feira (11), a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento. O primeiro ponto que irá receber esse tipo de tecnologia é o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

Utilizado em muitas capitais do Brasil, o videomonitoramento tem como objetivo fiscalizar os diversos tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos e auxiliar na redução do número de acidentes nas vias da capital. Através das novas câmeras, os agentes de trânsito da SMTT poderão, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, o estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança.

“Um dos benefícios do videomonitoramento é que ele irá colaborar com a fiscalização já realizada pelos agentes. Vale ressaltar que só serão autuados aqueles motoristas que desrespeitam as leis de trânsito e que colocam em risco a vida de diversos maceioenses. Essa nova tecnologia auxiliará para que tenhamos um trânsito mais seguro e humano a partir da vigilância constante das vias”, esclarece o titular da SMTT, Antônio Moura.

A sinalização vertical indicando que o cruzamento contará com o videomonitoramento foi implantada pelas equipes da SMTT no dia 30 de janeiro. A instalação é uma medida educativa e serve para alertar os condutores que o local contará com o tipo de fiscalização.

Alinhado ao aperfeiçoamento da fiscalização, a Superintendência continuará investindo em ações de educação direcionadas a condutores e pedestres, a fim de instigar a importância da consciência individual e coletiva no trânsito.

06/02/2019 - 07:30

Fonte:
Ascom SMTT
 .

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

MP-AL denuncia quatro suspeitos na morte de taxista em Maceió


Eles vão responder por homicídio duplamente qualificado, por motivos torpe e que impossibilitou a defesa da vítima, além de roubo.

Segundo investigações, taxista Edísio Correia Santos, 63, foi assassinado por causa de uma briga de trânsito.

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) denunciou quatro homens suspeitos na  morte do taxista Edísio Correia Santos, em Maceió. Eles estão sendo acusados de homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e que impossibilitou a defesa da vítima, além de roubo.

A denúncia do promotor de justiça Leonardo Novaes Bastos, da 49ª Promotoria de Justiça da capital, foi feita à Justiça na segunda-feira (4), mas a informação só foi divulgada nesta terça (5).

Os acusados são:

Wanderson Felipe, 23 anos;

Guilherme Vieira Ferreira, 18 anos;

Ralpho da Silva Gomes, 42 anos;

Welliton Henrique dos Santos, 20 anos.

Segundo o MP, o crime aconteceu porque um dos réus, Welliton Henrique dos Santos, possuía desavenças pessoais com a vítima, que foi assassinada com quatro tiros nas costas.

As investigações da Polícia Civil revelam que uma briga por causa de um acidente de trânsito motivou o crime. Welliton, que é motociclista, bateu no táxi em que estavam Edísio e o filho dele. Uma briga começou depois disso.

A partir daí, Welliton chamou três conhecidos para assaltar o taxista, mas ele já tinha interesse de assassiná-lo. briga por causa de um acidente de trânsito motivou o crime. Segundo a polícia, o homem que aparece no vídeo é Guilherme Ferreira.

Em entrevista ao G1, a mãe de Ferreira afirmou que o filho confessou que foi contratado para se livrar do veículo de Santos, mas negou que tivesse matado o taxista.

Segundo a denúncia do MP, os acusados agiram “de forma consciente, voluntária e com animus [vontade] de matar”.

“Ao chegarem no local do óbito, os algozes ordenaram que ele saísse do veículo e, logo após, efetuaram quatro disparos de arma de fogo nas costas dele, ocasionando sua morte. Como se não bastasse, os acusados ainda subtraíram o automóvel, além do telefone, dinheiro em espécie e outros bens”, diz um trecho da denúncia.

“Após as investigações da Polícia Civil, que nos mostraram a dinâmica do crime e os depoimentos das testemunhas, não restou ao Ministério Público nenhuma dúvida sobre a autoria delitiva do homicídio”, disse o promotor Leonardo Novaes Bastos.

Por G1 AL

05/02/2019 14h52  Atualizado há 4 horas

Fonte:
 .