terça-feira, 16 de abril de 2019

Proprietários já podem informar ao Denatran quem conduz seu veículo



Todos os passos para o uso da nova ferramenta estão descritos no site do Detran/SE, na opção “Principal Condutor” (Foto: Divulgação)

A partir de agora, os proprietários de veículos podem indicar ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quem é a pessoa responsável por conduzir o seu veículo. Com o registro do Principal Condutor no Portal de Serviços do Denatran, o proprietário deixa de ser responsabilizado por infrações referentes ao condutor.

Essa opção foi possível a partir da lei federal 13.495, que modificou o artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da identificação e punição de motoristas infratores. Antes disso, apenas com o recebimento da notificação da infração era possível indicar o real infrator ao órgão de trânsito autuador.

Para efetuar esta indicação, é necessário que o proprietário possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital válida com QR Code e acesse o  portal de serviços do Denatran, a partir de seu login e senha. No portal, basta clicar na opção “meus veículos” e selecionar o veículo para qual será realizada a indicação. A pessoa recomendada receberá um e-mail e deverá clicar no link enviado para confirmar o cadastro e aceitar a indicação.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de trânsito (Detran/SE), Abner Melo, explica que o sistema da autarquia em Sergipe já está preparado para receber as informações a partir do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para registrar no prontuário do veículo e do condutor. “O Detran/SE fez questão de acelerar os procedimentos necessários para possibilitar a indicação do principal condutor aqui no estado, pois o que observamos é que muitos proprietários perdem o prazo para indicar o real infrator e acabam tendo que cumprir penalidades por infrações cometidas por outras pessoas”, explica.

Todos os passos para o uso da nova ferramenta estão descritos no site do Detran/SE, na opção “Principal Condutor”.

em 16 abr, 2019 8:43

Fonte: Detran/SE

.




domingo, 7 de abril de 2019

Videomonitoramento será iniciado em novos trechos nesta segunda



A partir da próxima segunda-feira (08), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciará a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento em novos trechos de Maceió. Estes novos equipamentos têm como principal objetivo monitorar o uso indevido dos corredores exclusivos de ônibus da capital.

No sentido Tabuleiro/ Centro da Faixa Azul da Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, o trecho que será fiscalizado pelo videomonitoramento vai desde a Concessionária Cycosa, passando pelo Alerta Médico até a região do Borrachão.

Ainda na parte alta capital, a região próxima ao Shopping Pátio Maceió também contará com a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas pela SMTT.

Já na parte baixa da cidade, o videomonitoramento passará a funcionar efetivamente na Rua do Comércio, que é um importante corredor de ônibus do Centro de Maceió.

A sinalização vertical indicando que os locais contarão com o videomonitoramento já foi instalada pelas equipes da SMTT. As placas são uma medida educativa e têm o intuito de alertar os condutores de que o local contará com o tipo de fiscalização.

Fiscalização já existente

Em fevereiro deste ano, a SMTT implementou o primeiro ponto de videomonitoramento em Maceió. O cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde, foi a primeira região a receber o tipo de fiscalização por meio do videomonitoramento.

Um dos principais benefícios do serviço de videomonitoramento é a otimização da fiscalização já realizada pelos agentes de trânsito da SMTT, além da segurança viária, redução de infrações e a diminuição das ocorrências de acidentes de trânsito nas vias da capital.

05/04/19 - 16h11 - Atualizado em 05/04/19 - 16h17

 Fonte:

Ascom SMTT


.

Videomonitoramento da SMTT será ampliado


TRÂNSITO

veja mapa dos pontos de fiscalização

Videomonitoramento será ampliado em Maceió A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que, a partir da próxima segunda-feira (08), ampliará a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento em quatro novos pontos de Maceió. Nestes locais, a tecnologia será implantada com o intuito de fiscalizar, principalmente, o uso dos corredores exclusivos para o transporte coletivo urbano.

Na Faixa Azul do bairro do Farol, dois pontos da Avenida Fernandes Lima receberão os equipamentos de fiscalização. A tecnologia passará a funcionar nas imediações do Borrachão e do Alerta Médico.

A região próxima ao Shopping Pátio Maceió também contará com as câmeras de videomonitoramento instaladas pela SMTT.

O último ponto que passará a dispor da fiscalização por meio do videomonitoramento já na próxima segunda-feira é a Rua do Comércio, importante corredor de ônibus do Centro de Maceió.

“A ampliação do videomonitoramento é uma tentativa de reduzir os índices de acidentes e infrações nas vias da capital. Já no período de testes notamos que há uma redução no número dessas ocorrências e atribuímos ao fato de que o condutor se sente coibido, passando a adotar novas práticas de direção”, pontua o titular da SMTT, Antônio Moura.

Sinalização

A sinalização vertical indicando que os locais contarão com o videomonitoramento já estão sendo implantadas pelas equipes da SMTT. A instalação é uma medida educativa e tem o intuito de alertar os condutores de que o local contará com o tipo de fiscalização.

Fiscalização já existente

Em fevereiro, a SMTT implantou o primeiro ponto na capital. O cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde, foi o primeiro local a receber o videomonitoramento.

Um dos principais benefícios do serviço de videomonitoramento é a otimização da fiscalização já realizada pelos agentes de trânsito da SMTT, além da segurança viária, redução de infrações e a diminuição das ocorrências de acidentes de trânsito nas vias da capital.

04/04/19 - 08h27

Fonte:

Secom Maceió


.