domingo, 30 de março de 2014

Taxista é encontrado morto após suposto sequestro em Arapiraca

Dono da empresa havia registrado queixa de roubo do carro dirigido por ele.

Vítima estava amarrado e com uma faca cravada no tórax.

O taxista José Antônio Vieira da Silva, mais conhecido como ''Dé'', de 32 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (29) às margens de uma estrada próximo ao Parque Divina Luz, em Arapiraca, Agreste de Alagoas.

Segundo a Polícia Militar, a vítima estava amarrada e com uma faca cravada no tórax. "Dé" estava com farda da 'Carrara Táxi' e foi encontrado por volta das 5h.

No relatório do 3º Batalhão de Polícia Militar consta que o dono da empresa, identificado como Jean 

Carlos De Souza Macedo, já havia procurado a polícia para informar sobre o roubo do veículo dirigido pelo taxista. Ele informou que o carro que estava abandonado na Rua João Nunes Barbosa, no bairro de Itapuã.
Ainda de acordo com o relato do dono da empresa feito à polícia, "Dé" recebeu uma ligação de um passageiro e desaparecu. Horas depois a polícia soube que o corpo de um homem, com as caraciterísticas do taxista, havia sido encontrado.

A Polícia Civil investiga o crime e trabalha com a hipótese de latrocínio ou de acerto de contas.

29/03/2014 13h03 - Atualizado em 29/03/2014 13h03

Do G1 AL

Fonte:


quarta-feira, 19 de março de 2014

SENAC prepara taxistas para bem receber os turistas

SENAC prepara taxistas, garçons e recepcionistas para bem receber os turistas

Inseridos entre os 184 destinos selecionados pelo Ministério do Turismo como principais municípios para turistas estrangeiros e brasileiros que vão acompanhar, de perto, os jogos da Copa do Mundo de 2014, as cidades de Maceió, Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Barra de São Miguel e Marechal Deodoro se preparam para receber pessoas do mundo inteiro. A seleção considerou os municípios distantes até três horas por via terrestre ou até duas horas, por via aérea, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

O Ministério estima que 600 mil estrangeiros e 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo Brasil no mês da Copa, totalizando 7,8 milhões de viagens domésticas no período. Mesmo não sendo uma cidade-sede, a proximidade de Alagoas com os estados de Pernambuco e Bahia (que vão sediar jogos da Copa) vai possibilitar que os turistas programem viagens para Maceió e cidades do interior.

Para bem receber esses turistas, o SENAC Alagoas promove Oficinas de Idiomas voltadas para garçons, taxistas e recepcionistas de hotéis e pousadas. Com carga horária de 4 horas, as aulas serão realizadas no período da tarde, das 14h às 18h, no Senac Poço, e vão proporcionar aos alunos conhecimentos básicos da língua inglesa e da língua espanhola para comunicação com os clientes estrangeiros. As vagas são limitadas. A inscrição custa 1 lata de leite em pó - alimento  que será doado a instituições de caridade - e  deve ser realizada na Unidade Poço, mediante a apresentação de RG, CPF e Comprovante de Residência.

Confira a programação das Oficinas de Idiomas e garanta a sua vaga!

Inglês para Taxistas - Condições do serviço (preço, número de malas e passageiros), destino, itinerário e informações turísticas serão alguns dos temas abordados durante a aula.

Data: 1.4 (terça-feira), das 14h às 18h
Local: Unidade Poço


Inglês para Recepcionista de Hotéis e Pousadas - Comunicação em situações do cotidiano, como check in (informações pessoais), serviços oferecidos pelo hotel, horários e check out (formas de pagamento) serão abordados em sala de aula.

Data: 2.4 (quarta-feira), das 14h às 18h
Local: Unidade Poço


Inglês para Garçons - Escolha da mesa, sugestão de cardápio (comidas, bebidas e sobremesas), registro de pedidos, e formas de pagamento serão alguns dos vocabulários abordados.

Data: 7.4 (segunda-feira), das 14h às 18h
Local: Unidade Poço


Espanhol para Taxista - Condições do serviço (preço, número de malas e passageiros), destino, itinerário e informações turísticas serão alguns dos temas abordados durante a aula.

Data: 28.4 (segunda-feira), das 14h às 18h
Local: Unidade Poço

Espanhol para Recepcionista de Hotéis e Pousadas - Comunicação em situações do cotidiano, como check in (informações pessoais), serviços oferecidos pelo hotel, horários e check out (formas de pagamento) serão abordados em sala de aula.

Data: 29.4 (terça-feira), das 14h às 18h
Local: Unidade Poço


Espanhol para Garçons - Escolha da mesa, sugestão de cardápio (comidas, bebidas e sobremesas), registro de pedidos, e formas de pagamento serão alguns dos vocabulários abordados.

Data: 30.4 (quarta-feira), das 14h às 18h
Local: Unidade Poço


Mais informações: (82) 2122.7801 e  comunicacao@al.senac.br


18/03/2014

Autor: Cristiane Calaça

Fonte: Ascom- SENAC/AL

.




domingo, 16 de março de 2014

Concessão de novas linhas para táxis desperta Ministério Público


Prefeito Beto Baia terá que remeter ao Ministério Público informações sobre novas concessões de linhas de táxis

Uma recomendação oriunda do Ministério Público Estadual, tendo como signatário o promotor de Justiça, Carlos Eduardo Baltar Maia, pode ter desdobramentos a decisão tomada pelos vereadores do município no tocante as concessões estabelecidas no projeto de Lei número 16/2003 de 05 de dezembro de 2013, que trata dos novos táxis na cidade.

Nesta data, a Câmara de Vereadores de União dos Palmares, reuniu os seus pares e aprovaram concessões de praça de táxis no município envolvendo também a SMTT. A votação teve quase a sua unanimidade no plenário Jairo Correia Viana.

O que o Ministério Público quer saber é  do  ”impacto de viabilidade das novas concessões criadas através da SMTT e um estudo da futura licitação municipal para concessão de outorga de táxis”.

O MP, através da sua Segunda Promotoria de Justiça da Comarca de União dos Palmares deseja que “haja critérios claros e democráticos e objetivos que atendam aos profissionais taxistas e afastem aventureiros e especuladores por ser o serviço de transporte público considerado essencial”, disse Carlos Eduardo em sua recomendação de número 05/2014.

O prefeito Beto Baia terá quinze dias úteis para se explicar ao MP de União dos Palmares, sob pena de ser enquadrado em crime de desobediência conforme o artigo 330 do código penal e do artigo 11 da Lei de Improbidade Administrativa e demais dispositivos legais aplicáveis.

Com essa suspeita levantada pelo Ministério Público onde pode “haver indício de irregularidade no processo das concessões estabelecidas no projeto de Lei número 16/2003  de 05 de dezembro de 2013, tudo será, possivelmente refeito.

O prefeito Beto Baia disse a Gazetaweb que vai “disponibilizar de todos os documentos solicitados pelo MP para se aprofundar cada vez mais nessa questão e quem dever que pague”, comentou.

• 16 DE MARÇO DE 2014 • 7:16 AM 

IVAN NUNES

Fonte:
.





quinta-feira, 13 de março de 2014

Justiça decide que Prefeitura de SP “não precisa licitar licença para táxi”

A Justiça de São Paulo julgou improcedente o pedido feito pelo Ministério Público de São Paulo para que a Prefeitura da capital fizesse uma licitação para conceder o serviço de táxi na cidade. Na prática, quem não participasse poderia ficar irregular, segundo o autor da ação civil pública, o promotor Antônio Silvio Marques.

O juiz Alberto Alonso Muñoz, da 13ª Vara de Fazenda Pública, afirmou em decisão na segunda-feira (10) que o serviço de táxi “não se trata de atividade própria da Administração ou de serviço essencial, mas sim de atividade de interesse coletivo, que pode, portanto, dispensar o processo licitatório sem que haja nenhuma violação a princípio constitucional".

A decisão foi comemorada pela Adetax, entidade que representa 58 empresas de táxi na cidade e que participou do processo como interessada. A associação também defendia que não deve haver licitação por não se tratar de serviço público.

Discussão antiga

Em janeiro, o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou a Prefeitura da capital a renovar os alvarás de táxis existentes. A decisão, porém, mantinha a obrigação de se fazer nova licitação para a frota da cidade.

A ação contestou o método de sorteio utilizado para distribuir os alvarás.Em agosto do ano passado, o promotor Silvio Marques chegou a conseguir conseguiu na Justiça a proibição dos novos alvarás, derrubada em janeiro. Marques afirmou que a ação “tem a função de resolver o problema formal que existe há 25 anos e também propiciar que aquelas pessoas que não têm alvará e querem trabalhar como taxistas tenham condições de fazer isso”.

Segundo o promotor, “hoje, boa parte daqueles que detém alvará não trabalham como taxistas. Eles obtiveram alvará, acabaram alugando para algum taxista e não exercem a função efetiva".

O promotor afirma que a concessão do alvará estava sendo feita de forma irregular, em desacordo com o artigo 185 da Constituição Federal.

 Quarta, 12 Março 2014 08:56

Por  G1 | Para: CBN Foz 


Publicado em São Paulo

Fonte:
.


terça-feira, 11 de março de 2014

Mendonça Prado discursa na Câmara Federal em prol dos taxistas


Em Brasília, o democrata sergipano Mendonça Prado (SE) discursou, no plenário da Câmara dos Deputados, em prol dos taxistas. “Os taxistas são uma das classes profissionais mais ameaçadas pela criminalidade que assola nossas cidades”, destacou.

Inicialmente, o parlamentar fez um breve resumo histórico a respeito da profissão. Em um esforço histórico encontramos as raízes desta nobre profissão nas liteiras que transportavam os cidadãos na antiga Roma, ou ainda, nas carruagens que levavam as pessoas, da Idade Média até o fim do século XIX.”

Mendonça Prado apresentou dados importantes. Segundo uma publicação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no ano de 2013, apenas nas capitais brasileiras transitam aproximadamente 140 mil táxis. Outro ponto relevante mencionado pelo deputado foi a inserção das mulheres. O jornal Folha de São Paulo aponta que houve um aumento de 162% no número de mulheres que assumiram esta profissão nos últimos cinco anos.

O parlamentar salientou que o transporte público, no modo como se encontra atualmente, não atende as pessoas com deficiências físicas, permanentes ou temporárias. Além disso, há uma ineficácia quanto à cobertura noturna da rede e também quanto ao cumprimento de seus horários. “Bem no centro destes enormes problemas, encontramos os taxistas que incansavelmente colaboram com mobilidade urbana, buscam sanar diversas deficiências do próprio Estado e auxiliam a população que necessita de um transporte seguro, rápido e eficiente.”

Mendonça ainda afirmou que há uma inconstitucionalidade praticada contra os taxistas em nosso país. “Há muito buscamos superar o Estado Liberal de Direito, onde a igualdade era apenas uma mera formalidade legal. Com muito esforço atingimos um Estado Democrático de Direito, que reconhece a pluralidade social como um direito fundamental. Contudo, nossa legislação trata os taxistas da mesma forma que um cidadão que dirige seu automóvel, por apenas alguns momentos por dia, aplicando as mesmas sanções administrativas, inclusive a suspensão do direito de dirigir. Nesta situação, infelizmente os taxistas não estão sendo tratados, inclusive, por esta Casa do povo, com isonomia”.

Buscando sanar esta situação, Mendonça Prado apresentou um Projeto de Lei (PL n.º 7110/2014), que modifica o número máximo de pontos que o taxista pode ter em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o texto do PL, a penalidade de suspensão do direito de dirigir, somente poderá ser aplicada, quando o condutor atingir mais de 40 quarenta pontos – e não 20 pontos como é estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) –, em razão do exercício da sua profissão. Essa regra também valerá para os permissionários do ponto.

“Se vivêssemos sob uma situação ideal onde os taxistas trabalhassem, para o seu sustento e de sua família, apenas às oito horas por dia, tal como previsto em nossa legislação laboral, eles estariam expostos, por muito mais tempo, ao caos urbano e principalmente a possíveis equívocos causados no tráfego, do que qualquer outro cidadão, que não seja outro motorista profissional. Também devemos nos lembrar de que a suspensão do direito de dirigir de um taxista reflete no sustento de toda a sua família porque lhe retira os meios de uma sobrevivência com dignidade e, portanto, só pode ser efetuada uma medida excepcionalíssima. Os taxistas são imprescindíveis para o desenvolvimento urbano e fazem parte de uma classe profissional que deve ser amparada por esta distinta Casa parlamentar, proporcionando condições de trabalhos dignas e situações jurídicas isonômicas, típicas do nosso atual Estado Democrático de Direito”, justificou Mendonça Prado.

10/3/2014 17:43:58

 Por Izys Moreira - Assessoria de Imprensa

Fonte:


 .

Acusado de matar taxista e servidora pública em Penedo é recapturado


Everton dos Santos, 22 anos, o 'Dido', foi pego na cidade de Teotônio Vilela

O acusado de matar o taxista Eugênio Cordeiro Gonzaga, 47 anos e a servidora pública de Penedo, Deise Alves Soares Nascimiano, 22 anos, foi preso nesta segunda-feira (10), em Teotônio Vilela.

De acordo com as informações colhidas pela nossa redação, Everton dos Santos, 22 anos, conhecido por ‘Dido’, foi preso pela equipe do delegado Lindberg da Silva, titular de Penedo, tendo a frente das investigações, o agente Lucena.

‘Dido’ como é conhecido, é acusado de duplo latrocínio em Penedo, no mês de setembro, em menos de 48hrs.

Por medida de segurança, Everton dos Santos não será trazido para Penedo. Ele passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), em seguida, foi encaminhado para a Casa de Custódia de Arapiraca, onde ficará a disposição da Justiça.

Diante do clima de revolta, a Direção da Polícia Civil teme que volte a acontecer o linchamento do suspeito no xadrez da regional e que a população também ocupe o entorno da delegacia, com o intuito de fazer 'justiça'.

Ler matérias relacionadas com o criminoso




* Atualizado às 15hrs

10/03/2014 12:23

Fonte:

aquiacontece

 .


domingo, 9 de março de 2014

Táxis passam a usar a faixa azul


Após estudos de viabilidade, taxistas e condutores de veículos complementares vão passar a utilizar a faixa azul a partir desta segunda-feira (10). 

Por determinação acordada entre a SMTT e o Sintaxi-AL, todos os taxistas deverão retirar as películas fumês de seus veículos para que possam utilizar a faixa. No caso de embarque e desembarque, o taxista deverá obedecer a uma distância mínima de dez metros de distância de antes ou depois de um ponto de ônibus.

Acesse e saiba mais: http://bit.ly/TaxisNaFaixaAzul


Fonte:
Secom Maceió

sexta-feira, 7 de março de 2014

SMTT assume levantamento de acidentes na Menino Marcelo

SMTT assume perícia na Via Expressa

Começou a valer nesta quinta-feira, 6, a determinação publicada em Diário Oficial do Estado, onde a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) passa a assumir o levantamento de acidentes de trânsito na Avenida Menino Marcelo e nos trechos urbanos das BRs 104 e 316, na capital, que anteriormente era realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

Segundo o superintendente da SMTT, Tácio Melo, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o levantamento de dados de acidentes de trânsito em cidades onde o trânsito é municipalizado seja de responsabilidade do Município. “Estamos com mais essa atribuição e esperamos cumprir a missão da melhor maneira possível”, disse Tácio.

De acordo com diretor de Operações de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro, o termo perícia é incorreto, o nome correto a esse tipo de procedimento é levantamento de dados. “O usuário tem que solicitar pela central de operações para que a equipe vá ao local para realizar o boletim. Feito isso, o solicitante tem até 48h para comparecer a SMTT e requerer uma cópia do boletim para depois ir à delegacia de acidentes”, esclarece. Para acionar o serviço, o usuário deverá ligar para 3315 3590.

12h35, 07 de Março de 2014


Fonte: Danielle Ferro/Ascom SMTT
.

taxistas podem agora usar faixa azul em Maceió

Após pressão, taxistas podem agora usar faixa azul em Maceió

Antes, apenas ônibus podiam fazer uso do trecho, destinado a melhorar o fluxo do trânsito

A Secretaria de Comunicação de Maceió informou, na tarde desta sexta-feira (7), que os taxistas poderão usar a faixa azul a partir da próxima segunda-feira (10). Entre as condições estabelecidas para o uso, está a que os veículos só poderão utilizar o trecho mediante quando estiverem com passageiro. Desde que a medida para melhorar o fluxo no trânsito entrou em vigor na capital, os taxistas cobram o acesso.

A decisão aconteceu após uma série de reuniões entre o Superintendente de Transportes e Trânsito, Tácio Melo e os representantes dos taxistas. O funcionamento da faixa exclusiva para ônibus foi implantada no último dia 17.

Nos finais de semana e feriados nacionais, o uso é livre. Os veículos particulares, os ônibus de viagens e escolares devem usar apenas as pistas da esquerda e a pista da direita somente quando estiverem prestes a entrar numa via com acesso naquele lado, com a antecedência de duas quadras.

Dados fornecidos pela SMTT apontam que, desde que a faixa azul entrou em operação, houve o acréscimo de 836.528 mil no número de viagens de passageiros. Em fevereiro do ano passado, foram registradas 6.638.707 viagens de passageiros, enquanto que, em fevereiro deste ano, foram 7.475.235.

7/03/2014 17h50

Gazetaweb

Fonte:
.



Taxis poderão circular pela faixa Azul

Transporte complementar e táxis poderão circular pela faixa azul


Uso da faixa será permitida para embarque e desembarque (Crédito: Secom Maceió)

A faixa azul será liberada para o uso de taxistas a partir da próxima segunda-feira (10/03). A informação foi confirmada pela SMTT e pela Secretaria de Comunicação do Município (Secom).

O uso da faixa será permitida para embarque e desembarque de passageiros desde que haja uma distância de 10 metros, antes ou depois de ponto de ônibus para evitar tumulto.

Outra condição para que os taxistas transitem na faixa azul é o não uso de películas fumê. Isso poderia dificultar a visualização dos fiscais da SMTT em relação à presença de passageiros nos veículos.

Além dos táxis, os 59 veículos complementares intermunicipais (micro-ônibus) que trafegam diariamente nas Avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro também poderão utilizar a faixa azul, desde que obedeçam as determinações da SMTT. Na faixa azul, os complementares autorizados pela Arsal não poderão utilizar película fumê, devem manter a velocidade máxima de 50 km/h, não realizar ultrapassagens fora da faixa exclusiva e obedecer às regras já existentes, como parar apenas nos pontos destinados ao transporte intermunicipal.


07/03/2014 16h39

Gabriela Rodrigues

Fonte:

 .