quarta-feira, 24 de abril de 2013

Taxistas pedem a Renan derrubada de veto que impede transferência de 'praça'


                                Foto: Agência Senado

Renan com representantes dos taxistas e parlamentares que defendem votação do veto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu na tarde desta quarta, 24, a votação do veto parcial ao Projeto de Lei do Senado 253/2009, que proíbe a transferência da permissão de trabalho de taxista de pai para filho, em caso de morte do titular.

A afirmação foi dada por Renan em audiência com a comitiva de taxistas que reivindicou a apreciação do veto. De acordo com o presidente Renan Calheiros, na noite desta quarta em sessão conjunta do Congresso Nacional, será anunciada a prejudicialidade de 1.500 vetos.

Já na próxima terça, 30, o presidente Renan vai reunir os lideres partidários com o objetivo de especificar quais vetos serão priorizados para votação.

A comitiva dos taxistas foi composta do presidente Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Taxi (Abracomtaxi), Edmilson Americano, representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

Eles estavam acompanhados pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

24/04/2013 18:43

por Assessoria/Senado
.

PORTARIA 158, DE 22 DE ABRIL DE 2013


O Superintendente da SMTT – Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, no uso das atribuições que  lhe confere o Decreto nº. 6.047, de 02 de  janeiro de 2001, e

CONSIDERANDO:

O disposto no art. 96, III do Decreto  5.669/97 qual fixa prazo limite para requerimento de renovação das permissões  de táxi urbano sob pena de extinção, de até  sessenta dias após vencida a sua validade;

O significativo número de permissionários da exploração do serviço supra e que cuja  permissão encontra-se com prazo de renovação expirado por mais de sessenta dias;

Que é autorizado ao Superintendente da SMTT baixar normas complementares de matérias concernentes às suas atribuições, por força do art. 210 do dispositivo inicialmente indicado;

Que a aplicação da penalidade prevista para a situação em comento (extinção da permissão) poderia acarretar déficit na prestação do serviço público, vez que o  cadastro e emissão de novas permissões  dependem de processo licitatório;

Que este órgão está submetido aos princípios da supremacia do interesse público e da continuidade do serviço desta mesma natureza;

RESOLVE:

Art. 1º. Convocar os permissionários da prestação do serviço público de transporte de passageiro individual urbano (táxi) que estão em situação irregular, conforme agendamento constante no anexo único desta portaria, objetivando a sua regularização junto à SMTT.

Parágrafo único. A regularização tratada  no caput deste artigo restringe-se exclusivamente para a hipótese prevista no art. 96, III, do Decreto Municipal nº. 5.669/97,  ou seja, somente para os casos de inexistência de requerimento para renovação de  permissão por mais de sessenta dias após o seu vencimento.

Art. 2º. O comparecimento do permissionário que trata o art. 1º desta portaria, por si só, não gerará o direito à renovação, estando esta condicionada à existência apenas da irregularidade tratada no parágrafo único do artigo anterior.

Art. 3º. Será concedida ao permissionário, inicialmente, a renovação com caráter  provisório, somente tornando-se válida para todos os efeitos após posterior análise criteriosa da sua permissão.

Parágrafo único. A renovação será automaticamente revogada nos seguintes casos:

I – constatação das demais hipóteses previstas no art. 96 do Decreto Municipal nº. 5.669/97;

II – nas hipóteses previstas no Grupo “D” do anexo II do Decreto Municipal nº. 5.669/97;

III – por decisão do Superintendente da SMTT, devidamente justificada (ex. existência de outras irregularidades apuradas pelo setor competente do Órgão, etc.), assegurando ao permissionário o direito do contraditório e ampla defesa.

Art. 4º. Esta portaria entre em vigor na data da sua publicação.

Publique-se e cumpra-se.

Maceió, 22 de abril de 2013.

JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Superintendente Substituto da SMTT



ANEXO ÚNICO DA PORTARIA 158 DE 22 DE ABRIL DE 2013

PERMISSIONÁRIOS....................................PERÍODO

Permissões de nº 0001 a 1010............... 06 a 10 de maio de 2013
Permissões de nº 1011 a 1990............... 13 a 17 de maio de 2013
Permissões de nº 1991 a 2530............... 20 a 24 de maio de 2013
Permissões de nº 2531 a 3190............... 27 a 31 de maio de 2013

CONVOCAÇÃO DOS PERMISSIONÁRIOS COM RENOVAÇÃO DE PERMISSÃO PENDENTE


Publique-se e cumpra-se.

Maceió, 22 de abril de 2013.

JOSÉ FERREIRA DA SILVA
Superintendente Substituto da SMTT



Publicado no Diário Oficial do Município do dia 24 de Abril de 2013

.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Veículos são apreendidos


OPERAÇÃO.

SMTT aumentou o cerco contra o transporte irregular

Veículos são apreendidos

 A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) aumentou, ontem, o cerco aos motoristas que insistem em transportar passageiros clandestinamente. Dez condutores foram flagrados e tiveram seus veículos apreendidos, no Tabuleiro do Martins, onde milhares recorrem ao transporte irregular por causa das deficiências do serviço legalizado.

A operação planejada pela autarquia municipal, mas com apoio das polícias Militar, Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos, começou logo cedo, às 6h30, horário em que muita gente está à espera da condução para chegar ao trabalho, à escola ou então para deixar a capital, principalmente em pontos próximos ao trevo da PRF.

Alguns dos condutores de veículos apreendidos, explicou à Gazeta a assessoria de imprensa da SMTT, não dispunham de habilitação adequada ao transporte de passageiros, embora estivessem conduzindo veículos legalizados para o transporte de pessoas.

Edição de 23 de abril de 2013.

Por: MAIKEL MARQUES – REPÓRTER

Fonte:

Todos os direitos reservados ao Jornal Gazeta de Alagoas

www.gazetaweb.com

domingo, 21 de abril de 2013

Regras para ultrapassagem


Em uma ultrapassagem, existem regras para o veículo que ultrapassa e para aquele que é ultrapassado. 

O artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que "todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá: 

I - se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha; 

II - se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando, sem acelerar a marcha". 

No Capítulo das infrações de trânsito, encontramos ainda o artigo 198, que pune quem deixa de dar passagem pela esquerda, quando solicitado.

por Julyver Modesto 

Lei Seca


sábado, 20 de abril de 2013

"David" e "Macarrão" são suspeitos de executarem com vários tiros taxista em Maceió


Vítima, de acordo com parentes e amigos, era uma pessoa sem vícios e que não tinha inimigos

A vítima foi morta com vários tiros dentro do carro que dirigia (Tribuna Hoje)


Policiais da Delegacia de Homicídios (DH) de Maceió já tem pistas dos dois suspeitos que na noite da sexta-feira, 19, mataram a tiros o taxista Altemar Vicente da Silva, 26.

O profissional teria sido vistos na localidade conhecida por Piabas, no bairro do Jacintinho, periferia de Maceió, na companhia de dois jovens conhecidos na região pelos apelidos de "David" e "Macarrão".

Altemar, que residia no mesmo bairro onde foi morto, foi encontrado, por populares, ainda com vida, dentro do veículo que dirigia, um Fiat Siena, de cor branca e placa MUQ 4692-AL. Mas as gravidades dos ferimentos impossibilitaram que a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi até uma das ruas do Conjunto Vale Verde, local do assassinato, conseguisse salvar sua vida.

Familiares da vítima relataram que o carro não pertencia a ele. Altemar alugava o veículo para dirigir somente a noite, enquanto um amigo e dono do Taxi, dirigia pelo dia.

Qualquer pessoa que tenha detalhes que possa ajudar esclarecer este ou qualquer crime pode ajudar, ligando para o Disque Denúncia, através do número 181. O denunciante não precisa se identificar.

Clique aqui e acompanhe o EMERGÊNCIA190 pelo Twitter

20 de Abril de 2013 • 09h33 | atualizado às 09h38

Fonte:

.


Sindicato diz que empresas de táxi devem adotar medidas de segurança


Para Sintaxi/AL, morte de taxista na sexta-feira (19) reforça a necessidade.

Altemar Vicente foi assassinado a tiros no bairro do Jacintinho, em Maceió.

Após a morte do taxista Altemar Vicente da Silva, de 27 anos, assassinado a tiros na noite de sexta-feira (19) quando saiu para atender um chamado bairro do Jacintinho, em Maceió, o sindicato da categoria reforça a necessidade de empresas adotarem medidas mais efetivas de segurança.

Segundo a Polícia Militar, o taxista estava dentro de seu veículo, um Siena, no Conjunto Vale Verde, quando foi abordado por dois homens que efetuaram diversos disparos contra ele. Testemunhas identificaram os atiradores apenas como 'David’ e ‘Macarrão’.

De acordo com a empresa que Altemar trabalhava, por volta de 20h, ele saiu para um chamado de uma mulher, mas não chegou ao local. Com a demora, a empresa enviou um taxista para tentar localizar Altamir, mas quando ele foi encontrado já estava morto.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi), Ubiraci Corrêa, explicou que existe algumas medidas que podem ser adotadas para garantir mais tranquilidades aos profissionais. O sindicalista explicou que já existe o Projeto Táxi Cidadão, uma parceria entre as empresas e a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) que busca trazer mais segurança aos taxistas.

O projeto foi aprovado no dia 10 de janeiro deste ano pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e em março começou a ser implantado. “O projeto foi elaborado pela própria categoria e já começou a funcionar com a implantação de rádios escuta nos táxis, além da instalação de um sistema de monitoramento por GPS ligado à polícia”, destacou.

Ubiraci explica que existem 18 empresas de táxi em Maceió, mas nem todas aderiram ao projeto. Ele informou ainda que a nova regulamentação dos táxis da capital, que esta sendo elaborada, vai exigir que as empresas ofereçam dispositivos de segurança.

“Existe um dispositivo de rádio escuta e GPS do Projeto Táxi Cidadão, mas se a empresa não quiser adotar esse sistema, ela pode criar outras formas do taxista se comunicar com a base no caso de uma emergência”, falou.

Outro caso

Nesta semana, dois taxistas foram assassinados em Maceió. Na quinta-feira (18), José Adriano de Freitas Oliveira, 38, foi morto a tiros na Rua Colégio Tiradentes, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Ele era acusado de envolvimento no assalto à agência da Caixa Econômica Federal em novembro de 2009, que resultou na morte de um policial civil e um vigilante.

Para Ubiraci Corrêa, apesar desses dois casos, os índices de crimes envolvendo taxistas está diminuindo em Maceió. Ele disse que, nos dois primeiros meses do ano, três profissionais foram assassinados e diversos deles vítimas de assalto, mas que depois da implantação do projeto os números caíram. "Os casos desta semana foram isolados. Pelo que o sndicato vem acompanhando, o número de queixas dos profissionais com relação a violência reduziu", completou.

20/04/2013 12h10 - Atualizado em 20/04/2013 12h10

Carolina Sanches
Do G1 AL

Fonte:
.


Taxista de Maceió inova e oferece serviço de internet wi-fi aos clientes


Ele instalou um roteador no táxi, mas não revela como conseguiu isso.

Ideia surgiu depois de fazer enquete nas redes sociais e entre clientes.

As pessoas passam cada vez mais tempo  conectadas.

Hoje, em qualquer lugar da cidade o que mais se vê são pessoas conectadas. Seja em um café, em um barzinho, em restaurantes e até na praia. Todo mundo no smartphone ou nos tablets para acessar notícias, vídeos e, principalmente, postar fotos e comentários nas famosas redes sociais.

Alguns psicólogos e especialistas em comportamento humano até reclamam que as pessoas passam muito tempo conectadas e, muitas vezes, não dão atenção ao companheiro que está ao lado. Mas como a rede é a "febre" da modernidade, e é pouco provável que isso mude, as pessoas estão mesmo em busca de novidades tecnológicas.

A internet sem fio está em todos os lugares. E, pensando nisso, um taxista de Maceió saiu na frente e instalou o sistema wi-fi no táxi. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os taxistas já oferecem este serviço. Mas, na capital alagona, por enquanto, só se sabe do Delmario Cerqueira, 54.

Taxista espera aumentar clientela com serviço; no carro, adesivo indica que há rede wi-fi.


                                                      (Foto: Jonathan Lins/G1)

Há três meses, ele instalou um roteador e um modem no táxi. Como ele fez isso? Este segredinho, Delmario não revela. "Eu até poderia rotear o sinal do celular, mas fica muito lento e não iria valer a pena", diz o taxista.

Ele trabalha com táxi há 28 anos e conta que nos últimos tempos as pessoas ficam teclando sem parar no celular ou no cumputador e, por isso, resolveu fazer uma enquete. Ele perguntou, por meio do facebook, se os internautas conheciam taxistas que ofereciam este serviço e todos disseram que não. Ele também começou a perguntar para os clientes, inclusive estrangeiros, e a resposta também foi negativa.

Foi aí que ele viu uma oportunidade de oferecer um "agrado" aos clientes. Delmario conta que também pensou nisso porque sentia necessidade de acessar os próprios e-mails e baixar músicas enquanto estava parado. "Agora todos os colegas nos pontos de apoio chegam perto do meu táxi e pedem para usar o wi-fi", diz.


Roteador foi instalados próximo ao quebra-sol. (Foto: Jonathan Lins/G1)

Ele ainda não sentiu que ganhou novos clientes por conta deste serviço, mas acredita que isso é uma questão de tempo.

20/04/2013 09h32 - Atualizado em 20/04/2013 09h32

Fabiana De Mutiis


Do G1 AL

Fonte:
.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prefeito Rui Palmeira dá posse a membros do Conselho Municipal de Transportes

Posse Conselho de Transporte 

O prefeito de Maceió Rui Palmeira empossou na manhã desta sexta-feira (19) os membros do Conselho Municipal de Transporte (CMT), que tem como objetivo debater e planejar medidas que visam o bem estar da sociedade, por meio de políticas de ações para a melhoria do sistema de transporte e trânsito. A cerimônia ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Município (PGM), no bairro do Centro. O CMT será presidido pelo superintendente da SMTT, Tácio Melo da Silveira.


O Conselho é composto por representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), Superintendência Municipal do Controle e do Convívio Urbano (SMCCU), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria de Planejamento, Procuradoria Geral do Município (PGM), Sindicato dos Transportes Urbanos de Passageiros de Maceió (Sinturb-Mac), Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas (Transpal), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB-AL), Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) e do Sindicato dos Taxistas. A partir da segunda reunião, prevista para o próximo mês, a categoria estudantil também irá participar do CTM.

Posse Conselho de TransporteDe acordo com o presidente do CTM, Tácio Silveira, o conselho será um espaço de discussão democrática. “Discutiremos propostas de ações acerca da mobilidade urbana, de forma que priorizaremos a melhoria e a regulamentação dos transportes em Maceió”, disse.

Para o prefeito Rui Palmeira, o fortalecimento dos conselhos é importante para ressaltar a democracia na administração do município. “É uma forma da sociedade civil também participar com efetividade das decisões da Prefeitura”, disse o gestor.

A criação do Conselho Municipal de Transporte (CTM) demostra que a melhoria do transporte público é uma prioridade do prefeito Rui Palmeira, considerando que em pouco mais de três meses de gestão já foi criado o CTM para reforça o comprometimento com essa causa de tanta importância para os maceioenses, que é a mobilidade urbana.

Membros do CMT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT

 Presidente: Tácio Melo da Silveira

 Membro: Roberto Barreiros Silva

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento – SEMPLA

 Membro: Manoel Messias Costa


Secretaria Municipal de Finanças – SMF

 Membro: José Cícero Torquatto dos Santos


Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano – SMCCU

 Membro: Neander Teles Araújo


Procuradoria Geral do Município

 Membro: Ricardo Antônio de Barros Wanderley


Ordem dos Advogados do Brasil –OAB

 Membro: Paulo Nicholas de Freitas Nunes


Câmara de Dirigentes Lojistas de Maceió – CDL

 Membro: Biagio Luna Faraco


Associação dos Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas – TRANSPAL

 Membro: Sérgio Rodrigues da Rocha


Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió – SINTURB

 Membro: Rubens José Simões Pimenta


Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas – SINTAXI/AL

 Membro: Ubiraci Correia de Lima


Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas – SINTTRO/AL

 Membro: Écio Luiz Ângelo Marques



Secom Maceió
.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Edson Magalhães luta junto a ARSAL em defesa dos taxistas de Santana do Ipanema



O advogado Edson Magalhães e o taxista Ipojucan Melo Amarão visitaram o Presidente da ARSAL – Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas, Waldo Wanderley, onde foram discutir as ultimas ações da agencia alagoana, presente o Assessor Jurídico da empresa Ricardo Omena.


Edson Magalhães, Taxista Ipojucan Melo e o Presidente da ARSAL Waldo Wanderley.


Nos últimos dias a ARSAL tem realizado fiscalização, autuações e retenção de Vans, e camionetas que prestam serviços alternativos de forma irregular na região sertaneja, o advogado Edson Magalhaes foi ao órgão solicitar que os taxistas não sejam penalizados com as blitz da ARSAL, recentemente o taxista de Santana do Ipanema, Ipojucan Melo Amaral, viajava com um passageiro com destino a cidade de Arapiraca, foi parado e multado, os fiscais da ARSAL alegaram que ele estava realizando transporte irregular com o passageiro no taxi.



A pedido de Edson Magalhaes a ARSAL não aplicará mais multas nos taxistas, a empresa determinou que ao viajar o taxista tenha em mãos uma “autorização de viagem” emitida pelo presidente da respectiva associação de cada município, contendo dados do Taxista, de seu veículo, nome dos passageiros, carteira de identidade e cidade a qual se dará inicio da viagem e destino final, para que assim se comprove que o taxista não está fazendo serviço de transporte intermunicipal irregular, no momento que forem abordados.

09 ABRIL 2013       REDAÇÃO


Fonte:
.
 .

terça-feira, 9 de abril de 2013

SMTT se reúne com sindicato dos taxistas



Superintendente interino diz que problemática dos transportes clandestinos são prioridade.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió recebeu nesta segunda-feira (08) representantes de taxistas e o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia, para maiores esclarecimentos sobre as operações que têm resultado em apreensões de veículos da categoria.

O superintendente interino, José Ferreira da Silva, esteve com uma comissão de taxistas e diretores da SMTT depois que dezenas de taxistas estiveram na sede do órgão exigindo satisfação sobre as últimas sete apreensões de táxis flagrados fazendo o transporte de lotação de passageiros.

De acordo com o superintendente interino, a reivindicação de deixar de fiscalizar os táxis e somente focar nos clandestinos é algo incabível. “Como em outras situações, não deixamos de ouvir as classes que preterem melhorias no sistema de transporte e trânsito. Agora, pedir para que deixemos de fiscalizar a lotação feita por taxistas é pedir para que deixemos de cumprir com as nossas obrigações como órgão fiscalizador”, afirmou José da Silva.

O superintendente interino reconheceu que a problemática dos transportes clandestinos é uma das prioridades da nova gestão e lembrou as operações feitas diariamente no sentido de coibir este tipo de irregularidade.

“Em parceria com a Polícia Militar e a Arsal, estamos fazendo operações periódicas para combater os clandestinos. Mas, se os nossos fiscais detectarem a lotação de táxis é claro que há irregularidade também e o mesmo peso e medida devem ser aplicados a todos”, ratificou.

O inciso III do artigo 2º do decreto municipal 7.281 estabelece como transporte clandestino, entre outras definições, aquele que promove o transporte de passageiros por fretamento, independentemente da finalidade, sem conhecimento e autorização dos órgãos competentes. Aplica-se as penalidades previstas no decreto aos veículos de categoria aluguel (táxis) autorizados para transportes de passageiros.

No próximo dia 17, a SMTT, como já havia agendado anteriormente, receberá o Sindicato dos Taxistas para uma nova reunião.

 Nicollas Albuquerque /Ascom SMTT

Ascom/SMTT
.

Pesquisa mostra que andar de táxi pode ser mais barato que ter carro


SP

A escolha entre o carro e o táxi depende de vários fatores, muitos deles pessoais.

Até 15 quilômetros rodados por dia, o táxi é mais barato.

Uma pesquisa apontou São Paulo como a segunda cidade mais cara no mundo para se ter carro. Dependendo do uso, não vale mais a pena ter carro próprio. São altos os gastos para manter um carro na cidade de São Paulo.

Um economista tem a resposta na ponta do lápis. De conta em conta, ele mostra: em alguns casos, vale a pena pegar um táxi.

Carro ou táxi? Em uma cidade grande com trânsito tão ruim como o São Paulo, os dois são alvos de reclamações. “Não ando muito de táxi aqui em São Paulo porque é muito caro, e o trânsito acaba encarecendo mais ainda”, afirma a historiadora Monica Padial.

Quem tem carro, também reclama. “Combustível, óleo, pneu, seguro, é de tudo”, diz um homem.

A escolha entre o carro e o táxi depende de vários fatores, muitos deles pessoais. Se eu gosto de liberdade e privacidade, meu carro me leva para onde eu quero, na hora que eu quiser e no meu espaço. Por outro lado, para quem gosta de conforto e detesta perder tempo, o banco do passageiro de um táxi é uma boa oportunidade para ler, trabalhar, até descansar.

Agora, se o critério para essa escolha for financeiro, é preciso sentar e fazer as contas. O economista Samy Dana criou uma tabela para facilitar essa tarefa.

De um lado, anotou os gastos anuais com um carro que custa R$ 30 mil: combustível, manutenção, impostos, seguro, estacionamento e o que ele chamou de custo de oportunidade, que é o que o dono do carro deixa de ganhar porque o dinheiro usado para comprar o carro não está aplicado.

“Se você tem R$ 30 mil no banco e tirou para comprar o carro, esses R$ 30 mil estariam rendendo. Outra coisa é a depreciação, que subiu muito, os carros desvalorizam as vezes mais do que 20% em um ano só”, afirma.

Do outro lado, calculou o valor da bandeirada e da corrida, em São Paulo. Nos dois casos, a despesa depende das distâncias. Até 15 quilômetros rodados por dia, o táxi é mais barato.

Rodando 16 quilômetros, a conta empata, ainda com uma pequena vantagem para o táxi. Mas, a partir de 17 quilômetros rodados por dia, rodar de carro custa menos.

O empresário Luiz Yassuda fez essa comparação em agosto do ano passado e descobriu que, no caso dele, o táxi ficaria mais barato. Vendeu o carro e, oito meses depois, economizou R$ 5 mil. “Perde obviamente na praticidade e no conforto, mas para mim conforto de fato é ter um motorista dirigindo para mim e eu podendo ficar no celular enquanto estou me deslocando para outro lugar”, afirma.

Edição do dia 09/04/2013

09/04/2013 08h56 –

Atualizado em 09/04/2013 08h56

Todos os direitos autorais reservados a...



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Taxistas de Maceió protestam contra fiscalização da SMTT a táxis-lotação


Categoria se reuniu em frente à sede da SMTT nesta segunda-feira.

Taxistas alegam que abordagens de agentes são agressivas.

Taxistas impediram a entrada de pessoas na SMTT


                                                  nesta manhã. (Foto: Henrique Pereira/G1)

Um grupo de taxistas protestou em frente à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na manhã desta segunda-feira (8), contra a decisão do órgão de fiscalizar os táxis-lotação da cidade.

De acordo com a categoria, as abordagens da SMTT são agressivas e desnecessárias. "Eles usam carros descaracterizados e obrigam os passageiros a dizer que o táxi se trata de uma lotação para poderem apreender os veículos", afirmou um dos manifestantes.

Os taxistas cobram a regularização da situação pela prefeitura. "O prefeito tem que ter noção que a população precisa dos nossos serviços, e que, se a gente parar, Maceió vira um caos. É preciso criar algum projeto, pois essa fiscalização não existe", disse o taxista Fabiano da Silva.

A categoria, que no início da manhã impediu que agentes da SMTT entrassem ou saíssem da sede da superintendência, se reuniu com a diretoria do órgão para tentar chegar a um acordo.

08/04/2013 12h44 - Atualizado em 08/04/2013 13h07

Do G1 AL
 .

sexta-feira, 5 de abril de 2013

VERIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS TAXÍMETROS DE MACEIÓ/AL - ANO 2013





Calendário de verificação periódica dos Taxímetros instalados nos veículos Táxis da cidade de Maceió no exercício 2013. 

Que os proprietários de Táxis deverão dirigir-se a sede do INMEQ/AL, situado a Rua Gazeta de Alagoas, s/nº, Canaã - Maceió - Alagoas, para que lhe sejam fornecidas a competentes autorizações e posterior verificação na PISTA DE AFERIÇÃO.

O não comparecimento ou falta de justificativa do interessando na data aprazada, de acordo com tabela acima, ensejara a aplicação das penalidades previstas na legislação em vigor.

Virgílio Cavalcante Palmeira
Presidente
INMEQ/AL


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Após assaltar taxista na Ponta Verde, trio é encontrado pela polícia



Trio acusado de assaltar taxista já tem passagem pela polícia

Policiais da Força Nacional prenderam, na noite deste domingo (31) três jovens acusados de assaltar um taxista, no bairro da Ponta Verde. A reportagem da TV Pajuçara, que acompanhou a prisão dos suspeitos, apurou que todos têm passagem pela polícia e a suspeita é de que estejam envolvidos em outros crimes ocorridos na orla de Maceió.

Felipe Santana Ferreira Lima, de 18 anos, Fagner Santana Ferreira Lima, de 21, e Alisson Marcio Nascimento Dantas, 18, iniciaram a corrida na Rua Avenida Antônio Gouveia, próximo ao Pavilhão do Artesanato. Nas imediações da Avenida Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde, sacaram um revólver calibre 38 e anunciaram o assalto.
Após ver todo o dinheiro arrecadado no dia ser levado pelos criminosos, o taxista, que pediu para não ter seu nome revelado, acionou uma equipe da Força Nacional, que fez buscas na região e conseguiu prender os acusados na Ponta da Terra. Com eles, foram apreendidos a arma e os pertences da vítima.

Levados para a Central de Polícia, foi constatado que os três já foram presos pelo crime de furto qualificado. Eles foram autuados em flagrante por roubo à mão armada, Alisson Nascimento disse que era o dono da arma usada para render o taxista.

06:54 - 01/04/2013
Da Redação

Fonte:
.