sábado, 27 de outubro de 2012

Guardas municipais se negam a deixar função na SMTT


Cerca de 200 guardas municipais que hoje atuam como agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) estão sendo devolvidos ao órgão de origem até o começo de novembro. As vagas estão sendo ocupadas por agentes recém-nomeados, aprovados no último concurso público da Prefeitura de Maceió. A notícia do retorno à função original acabou provocando mal estar entre o órgão e os guardas municipais.

Segundo a SMTT, a devolução de todos os guardas municipais que haviam sido cedidos à SMTT é uma orientação do Ministério Público Estadual (MPE). "Não temos nada o que fazer. Cerca de 50 já foram devolvidos e os demais devem ser devolvidos até o início do próximo mês para que os concursados assumam”, informou o superintendente do órgão, Ranilson Campos.

Devido ao baixo efetivo da SMTT, 110 guardas municipais haviam sido cedidos ao órgão para atuar como agentes de trânsito. Mas, com a chegada dos novos servidores, a carência do órgão acabou e a permanência dos guardas tornou-se injustificável. O Ministério Público Estadual (MPE), então, recomendou a devolução do efetivo para o cargo de origem.

Os guardas municipais, por sua vez, discordam do órgão e alegam ter capacidade para atuar como agentes de trânsito. “Somos capacitados, fizemos cursos, tem gente que está neste trabalho há doze anos e agora eles vêm com essa decisão. Não achamos correto”, disse um guarda municipal que se identificou apenas como Edmilson.

Segundo o assessor especial da Guarda Municipal de Maceió, Fábio Sampaio, a insatisfação de alguns guardas pode ser explicada pelo fato de as funções da SMTT oferecerem mais vantagens do que os cargos de origem, como ticket alimentação. Contudo, eles não terão escolha e devem reforçar o efetivo da guarda nos próximos dias. “Eles são guardas municipais e devem atuar como tais, fizeram concurso para isso. Caso não aceitem voltar, ficará configurado o abandono de emprego e eles perderão seus cargos”, disse Sampaio.

14:00 - 27/10/2012

Da Redação

Fonte:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Trânsito de Maceió já está sendo monitorado por vídeo, diz SMTT


Central de Monitoramento do Trânsito de Maceió deve ser inaugurada em breve

O sistema de monitoramento do trânsito de Maceió, que conta com 150 câmeras em vários locais considerados estratégicos, já está em funcionamento, de acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

A expectativa do órgão é que a Central de Monitoramento de Trânsito de Maceió seja inaugurada em breve e contribua na redução do congestionamento nas ruas da cidade.

O sistema irá monitorar ruas, avenidas, terminais de ônibus e entradas e saídas de Maceió. Somente nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro estão previstas 25 câmeras. Já na Via Expressa, serão implantados 12 aparelhos eletrônicos. Parte dessa aparelhagem já está funcionando.

A Central de Monitoramento de Trânsito funciona na sede da SMTT e tem como objetivo acompanhar o tráfego de veículos nas principais corredores da cidade. Uma equipe de funcionários ficará em escala de plantão ininterruptamente observando as imagens.

Quando há focos de engarrafamentos, os agentes que estão mais próximos do local são acionados. “E isso já está dando certo, sobretudo nos horários considerados de pico”, ressaltou Campos.

O superintendente disse que o departamento Jurídico da SMTT está sendo consultado e, dependendo do parecer do órgão, a Central de Monitoramento poderá passar a ter outra função: fiscalizar e flagrar as irregularidades que estiverem sendo cometidas por motoristas e, assim, poder emitir multas de acordo com o que estabelece o Código Nacional de Trânsito.

Dentre os pontos que também passarão a ser monitorados está a orla urbana de Maceió, no trecho entre o Pontal da Barra e Riacho Doce.

20:14 - 25/10/2012 Da Redação, com assessoria

Fonte:

 .

Na BR-104, multas excessivas em lombadas eletrônicas geram queixas



Desde agosto, lombadas eletrônicas estão aplicando multas por excesso de velocidade na BR-104

Motoristas que costumam transitar pela BR-104, que liga as cidades de Maceió e Rio Largo, estão sendo surpreendidos com uma grande quantidade de multas por excesso de velocidade na via. Eles reclamam das punições e dizem não ter cometido nenhuma infração, como registrou a reportagem da TV Pajuçara. Segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), os registros das infrações foram feitos por lombadas eletrônicas instaladas pelo órgão e que estão em funcionamento desde o mês de agosto deste ano.

Daniel Vieira, Jaílson Firmino e Claudemilson Soares são exemplos de condutores de automóveis que receberam várias notificações de autuação por infração de trânsito. Juntos, eles receberam 19 multas em um período de pouco mais de dois meses, que resultaram na cobrança de um significativo de valor em dinheiro e na perda de muitos pontos na carteira.

Os motoristas afirmam que não cometeram nenhuma infração e dizem que as lombadas estão com defeito. “Nunca recebi nenhuma multa na minha vida. Sempre andei certinho e principalmente em lombadas eletrônicas. Essas lombadas devem estar com defeito", diz o empresário Daniel Vieira.

Essa é a mesma justificativa apresentada pelo motorista de ônibus Jaílson Firmino, que agora teme não poder trabalhar devido aos muitos pontos recebidos na carteira. "Sou motorista de ônibus, preciso da habilitação para trabalhar. Já chegaram cinco multas para mim. Mais dois pontos e minha carteira já vai estar inválida, não poderei mais trabalhar", disse Firmino.

O Dnit, por sua vez, diz que os aparelhos instalados na BR-104 não estão com defeito e que os motoristas foram multados pelo fato de estar acostumados com a fase de testes das lombadas eletrônicas, que durou cerca de 5 meses. "No primeiro semestre instalamos 35 equipamentos ao longo de duas rodovias: A BR-104 e a BR-316. Mas só a partir de agosto é que o órgão começou a autuar as infrações”, explicou o engenheiro do Dnit, Rodolfo Perdigão.

Agora, os motoristas precisam ficar atentos aos limites de velocidade, pois quem desrespeitá-los estará sujeito a multas. "Multar não é a intenção do órgão. O objetivo maior é conscientizar a população quanto à importância de respeitar as leis de trânsito e os limites de velocidade", disse Perdigão.

13:55 - 25/10/2012 Da Redação

.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Taxista capota ao fugir de assaltantes em Arapiraca


Um taxista - que ainda não teve o nome identificado - ficou preso às ferragens do seu veículo, após capotamento, nas proximidades da Vila Aparecida, no Sítio Mangabeiras, zona rural de Arapiraca.

Segundo a vítima, após retornar de uma suposta corrida na localidade, dois homens em uma moto seguiram seu taxi e tentaram roubá-lo. Ao perceber que estava sendo perseguido, o taxista tentou fugir, mas perdeu o controle do carro e capotou.

No início da noite os policiais da Rádio Patrulha e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados para o local do acidente e prestaram os primeiros socorros à vítima.

O taxista não conseguiu identificar em que direção os assaltantes fugiram.

18h56, 23 de Outubro de 2012

Fonte: 7 Segundos
.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Lojas do centro e shoppings funcionam no Dia de Nossa Senhora Aparecida



O Centro vai funcionar em horário especial. Já Maceió e Pátio, em horário normal.

Centro de Maceió funcionará em horário especial

Quem deixar o presente do Dia das Crianças para última hora poderá fazer as compras nas lojas do Centro, em horário especial, das 9h às 15h, e no Maceió Shopping e Shopping Pátio; ambos vão funcionar em horário normal, das 10h às 22h, no próximo dia 12, feriado religioso nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/AL) informa, ainda, que os consumidores terão também como opção os supermercados.

Já no Shopping Farol apenas as salas de cinema funcionarão. No Maceió e no Pátio, além das lojas e praça de alimentação, os cinemas vão manter a programação normalmente.

Em relação aos supermercados, a Fecomércio comunica que o Palato Ponta Verde funcionará 24h, o Palato Parque (na Avenida Comendador Palmeira) funcionará das 10h às 22h e o Palato Farol, das 7h à 0h. O Atacadão abrirá às 7h e encerrará as atividades às 18h.

Todas as lojas da rede Walmart funcionarão em horário normal no feriado: o Hiper Farol e Jatiúca estarão abertos das 7h até meia-noite; as lojas do Bompreço Farol e Pajuçara, das 7h às 22h; Ceasa e Mercado, das 6h às 19h; Bompreço Ponta Verde, 24 horas. Já o Hiper Buarque de Macêdo funcionará das 7h às 21h.

O supermercado Extra Farol estará aberto das 7h até meia-noite. Já o Mangabeiras atenderá o público 24 horas. Todas as lojas da rede GBarbosa, em Maceió, funcionarão em horário reduzido; os mesmos praticados aos domingo. As lojas Serraria e Praia estarão atendendo os consumidores das 7h às 21h; Stella Maris, das 7h às 22h; Tabuleiro e Benedito Bentes, das 7h às 18h, e no Shopping Pátio, das 8h às 20h.

Interior

 O Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sinidlojas Arapiraca), Sindilojas Penedo e Sindilojas Palmeira dos Índios informaram que o comércio das cidades será fechado no feriado de Nossa Senhora Aparecida.

09/10/2012 15h30


Fonte:
.


sábado, 6 de outubro de 2012

Infrações de trânsito que você comete no dia a dia


Imagine a situação: você faz compras e guarda as sacolas no banco do passageiro ou no de trás do carro. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), esse comportamento, que pode ser observado em todos os estacionamentos de supermercados e shoppings centers, é uma infração, pois as mercadorias podem sair do lugar por conta de uma freada brusca ou um acidente e atingir o motorista e os passageiros.

"Existem situações curiosas que são infrações de trânsito, mas as pessoas não sabem", diz o instrutor de trânsito, Carlos Augusto Elias, que também presta serviço para a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). "Muita gente sabe que falar ao telefone enquanto dirige é uma, mas não tem consciência que colocar o telefone, ou qualquer outro objeto, no colo também é proibido", explica Elias.

O instrutor também diz que um instrumento dos veículos que poucos sabem utilizar de forma apropriada é a buzina. "Primeiro, é ilegal buzinar das 22h até as 6h. Mesmo de madrugada, quando vai atravessar um cruzamento e quer avisar, é proibido e muitos fazem isso".

Outra infração cometida por muitos é buzinar quando seu time faz um gol. "Não pode. O aviso sonoro só é para ser usado como uma pequena advertência, no horário permitido, e não ser de grande duração. Aquelas buzinadas de quase um minuto durante um engarrafamento também são ilegais."

Outro cenário muito observado é a utilização errada da marcha ré. A ré somente é para ser usada na realização de manobras. Qualquer outra situação é ilegal. Se você está procurando um endereço e percebe que passou um pouco do local, é preciso fazer o retorno: não pode engatar a ré. Essa marcha só é para ser utilizada quando for estacionar.

Além dessas mais desconhecidas, o instrutor alerta para duas infrações que alguns conhecem, mas ignoram: a preferência do pedestre que está na faixa e como ultrapassar ciclistas com segurança. "Não importa se o sinal está verde para os motoristas. Se tem alguém esperando para atravessar a faixa de pedestres, a preferência é deles e isso tem que ser respeitado," alerta Carlos Elias.

Uma ocorrência mais grave é quando um motorista vai ultrapassar um ciclista. "O código diz que automóveis devem estar a pelo menos um metro e meio dos ciclistas quando fazendo a ultrapassagem. Se passam muito perto, podem desestabilizar a bicicleta e causar um acidente," esclarece o instrutor.

Para Gabriela Santiago, estudante de 21 anos, tudo isso é novidade. "Tirei minha habilitação em 2010 e não lembro de nada disso ter sido debatido durante as aulas. Só ensinam o básico, e assumem que já sabemos muitas coisas. Não fazia ideia que tinha que dar a vez para o pedestre na faixa mesmo com o sinal verde para mim" disse a estudante. Para Acener Leão, dona de casa de 53 anos, a maior surpresa foi em relação à proibição de bolsas nos bancos do carro: "Quando faço a feira do mês, quase tudo vai na mala, mas vou ao supermercado quase toda semana e essas compras menores são colocadas nos bancos mesmo".

Segundo Carlos Elias, isso acontece pois "as autoescolas não ensinam você a ser um bom condutor, mas, sim, a passar no teste do Detran." Todos esses comportamentos são considerados como infrações leves pelo CTB e a multa é de R$ 53,20 e três pontos na carteira. Com exceção da ultrapassagem de ciclista em uma distância de menos de um metro e meio - nesse caso, a infração é média e a punição é de R$ 85,13 e quatro pontos.

Pedestres

"Quem anda a pé também tem que seguir as leis, mas essas são de difícil aplicabilidade". Ele explica que é ilegal atravessar fora da faixa se ela estiver a menos de 50 metros. O CTB também estabelece que os pedestres devem cruzar a rua em linha reta "Ir na diagonal é proibido", diz Carlos Elias. A multa é de R$ 26,60 para essas infrações. "Mas até mesmo os guardas de trânsito sabem que é difícil cobrar isso" finaliza o instrutor.

Postado em 05/10/2012 13:16

Fonte: NE 10

Mariana Czerwonka

Portal do Trânsito
 .

Taxista que favorecer turismo sexual poderá perder permissão




  • Feliciano: os taxistas tem que apoiar a luta contra a exploração sexual infanto-juvenil.

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 4332/12, do deputado Pastor Marcos Feliciano (PSC-SP), que pune o taxista com a perda da permissão de trabalho se ele beneficiar o turismo sexual. A proposta altera a Lei 12.468/11, que regulamenta a profissão.

    De acordo com conceito da Organização Mundial do Turismo adotado pela proposta, o turismo sexual é feito de viagens organizadas com o propósito de se ter relações sexuais comerciais do turista com residente do local de destino.

    O autor da proposta afirmou que grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, costumam atrair torcedores interessados na exploração sexual. “Nossa preocupação aumenta na medida em que consideramos aquela parcela mais carente do nosso contexto social”, afirmou Feliciano.

    De acordo com Feliciano, os taxistas precisam apoiar a jornada contra a exploração sexual infanto-juvenil.

    Tramitação
     A proposta ainda será distribuída às comissões temáticas da Câmara.


    Íntegra da proposta:

    Reportagem – Tiago Miranda
    Edição – Marcelo Westphalem

    Foto: Arquivo/ Alexandra Martins

    05/10/2012 12:01

    'Agência Câmara de Notícias'
    .