domingo, 29 de abril de 2012

Feriado de 1º de Maio


Centro e shopings abrem no feriado


No feriado do dia 1º de maio as lojas do Centro de Maceió abrirão nesta terça-feira (1º), das 9h às 15h. Os shoppings também funcionarão.

As lojas e praças de alimentação do Shopping Pátio Maceió funcionarão normalmente, das 10h às 22h, assim como o cinema, com sessões iniciando a partir das 13h.

Já as agências bancárias não terão atendimento durante o feriado. A Federação Brasileira de Bancos lembra que a população pode recorrer aos canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes, como casas lotéricas e agências dos correios.

29 de Abril de 2012 • 14h08


.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Câmara aprova novas regras para exploração de serviços de táxi


Serraglio defendeu a aprovação do substitutivo da Comissão de Viação e Transportes.

A transmissão de autorização para explorar serviços de táxi ocorrerá somente com anuência do Poder Público local e terá de atender a requisitos relativos à segurança, à higiene e ao conforto dos veículos e à habilitação específica dos condutores. É o que prevê o Projeto de 6359/09, do Senado, aprovado nesta terça-feira (24) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Como tramita em caráter conclusivo, o texto retornará diretamente ao Senado para nova análise, exceto se houver recurso para que seja examinado pelo Plenário da Câmara.

A proposta altera a 12.468/11, que regulamenta a profissão de taxista, para incluir um dispositivo que prevê que a administração pública manterá registro dos títulos de autorização e dos veículos vinculados ao serviço de táxi. O relator da proposta na CCJ, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), recomendou sua aprovação.

Outra mudança será feita na 6.094/74, que define, para fins previdenciários, a profissão de auxiliar de condutores de veículos rodoviários. A alteração é para incluir dispositivo que determina que o contrato que rege as relações entre o autônomo e os auxiliares é de natureza civil, sem vínculo empregatício.

Sem licitação

O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes. O projeto original previa que a autorização para explorar serviço de táxi constituía direito pessoal de caráter patrimonial do titular. Essa informação foi retirada naquela comissão.

O substitutivo busca simplificar o controle da atividade, que poderá ser exercida por todos que satisfaçam os requisitos técnicos, sem precisar passar por uma licitação pública.

Pelo texto, a autorização para a exploração de serviço de táxi não poderá ser transferida sem anuência prévia do Poder Público, mas fica garantido o direito de sucessão na forma da legislação em vigor. Após a transferência, a autorização somente poderá ser exercida por outro condutor titular que preencha os requisitos exigidos para a outorga.

Íntegra da proposta:

PL-6359/2009

24/04/2012 15:59

Reportagem – Marcello Larcher 
Edição – Marcelo Oliveira

Arquivo/ Reinaldo Ferrigno

Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'
.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Taxistas de Passo de Camaragibe



    Sabado, 14 de Abril, estivemos na cidade de Passo de Camaragibe com taxistas e lideranças locais.


 
Os Taxis de Passo de Camaragibe ganham novas faixas na cor Azul nas duas laterais dos veículos.


  
Na parte da nova faixa que esta sem informações (esquerda do numero 019) ganhara informações da Associação dos Taxistas.

 
A nova padronização das faixas se estende da porta dianteira ate a porta trazeira com detalhes em azul.


Também foi realizada a troca dos alvarás que tem validade de um ano. Os taxistas que não estiveram presentes tem um prazo para trocar o Alvará.


Presentes neste momento de muita importância para os taxistas da cidade, Nivaldo – Empresário, Fernando Ferreira - Secretario Geral do Sindicato dos Taxistas, Alex Silva do Gabinete da Prefeita Vânia e Lauro – Presidente da Associação dos taxistas.  


Também presentes Junior Melo(vermelho), Junior Locutor, Fernando Ferreira(Sindicato dos taxistas) e Ricardo Melo.


Almoçamos no Restaurante da Carminha – Cozinha regional


Carminha dona do Restaurante e o Lauro(presidente da Associação dos taxistas).

.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Lei 7.336/12, garante a isenção do IPVA para veiculo 2.0


SINDICATO ATIVO

GOVERNO ISENTA TAXISTAS DO PAGAMENTO DE IPVA

Governador sanciona a Lei nº 7.336/12, que garante o direito a isenção.


Taxistas que usam veículos com capacidade para mais de cinco passageiros, que transporta até 8 pessoas – ficarão isentos do pagamento de IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em Alagoas. Mensagem encaminhada pelo governador Teotônio Vilela Filho, foi aprova pelos Deputados Estaduais e sancionada pelo Vice-Governador , no exercício do cargo de Governador do Estado, JOSÉ THOMAZ NONÔ, no dia 03 de Abril de 2012 e publicada no Diário Oficial, do dia 04 de Abril, altera a lei que dispõe sobre tratamento tributário relativo ao IPVA para incluir esse tipo de veículo.

Até então, apenas táxis com capacidade para cinco lugares tinham direito à isenção. O governo justifica a alteração alegando que a Lei nº 6.555 (em vigor até então) “suscita incertezas na correta interpretação e, por consequência, aplicação das hipóteses de isenção do IPVA”.

Pela nova redação, a Lei isenta do imposto automóveis de fabricação nacional, “com motor não superior a 2.0, comprovadamente registrados ou licenciados na categoria aluguel, pertencentes a profissional autônomo habilitado (taxista)”. A modificação no texto atende a uma antiga reivindicação do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintáxi), que chegou a fazer o pedido formal de isenção do imposto ao governador Teotônio Vilela durante uma reunião realizada em dezembro de 2010.


Abaixo a Lei na integra.

LEI Nº 7.336, DE 3 DE ABRIL DE 2012.

ALTERA A LEI ESTADUAL Nº 6.555, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O TRATAMENTO TRIBUTÁRIO RELATIVO AO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES – IPVA.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

Faço saber que o Poder Legislativo Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Os incisos III e V, ambos do art. 6º da Lei Estadual nº 6.555, de 30 de dezembro de 2004, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 6º São isentos do IPVA os veículos automotores:

(...)

III – tipo automóvel, de fabricação nacional, com motor de cilindrada não superior a dois mil centímetros cúbicos (2.0l), comprovadamente registrado ou licenciado na categoria aluguel, pertencente a profissional autônomo habilitado (taxista), observada a legislação que disciplina o transporte público de passageiros, desde que, cumulativa e comprovadamente:

(...)

V – de uso terrestre, com quinze ou mais anos de fabricação, a contar do primeiro dia do exercício seguinte ao da fabricação;

(...)” (NR)

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 3 de abril de 2012, 196º da Emancipação
Política e 124º da República.

JOSÉ THOMAZ NONÔ

Vice-Governador, no exercício do cargo de Governador do Estado.

.

sábado, 7 de abril de 2012

Taxista é baleado por assaltantes na porta de casa


Crime ocorreu nessa madrugada na Avenida Menino Marcelo, na Serraria.

O taxista Márcio da Silva Teixeira foi atingido por um tiro nas costas disparado por assaltantes que estavam na porta da residência onde ele morava, localizada na Avenida Menino Marcelo, na Serraria. O crime ocorreu na madrugada deste sábado (07).

Márcio foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde foi operado e ficou em observação médica. O estado de saúde do taxista é estável.

Segundo a polícia, a vítima foi atacada por homens armados que roubaram o seu veículo Gol, de cor branca e placa MUW 9852/AL. A polícia fez rondas e, logo após, uma chamada geral para viaturas de serviço, além de pedir apoio à Polícia Rodoviária Federal e Central de Polícia.

O Gol foi localizado pela polícia, por volta de 5 horas, na Avenida Belmiro Amorim, na Santa Lúcia. Os assaltantes tiveram suporte de outros bandidos que estavam em um veículo de cor preta.

07/04/2012 07h31

Ednelson Feitosa

Fonte:


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Golpe no Facebook atinge Chrome, Firefox e 60 mil brasileiros


Extensão prometia créditos gratuitos para o celular e já foi apagada, mas precisou de apenas cinco dias para espalhar-se pela rede social.

Durou apenas cinco dias, mas um golpe feito por brasileiros para brasileiros atingiu milhares de usuários no Facebook. Atraídos por uma promessa pouco crível – créditos gratuitos no celular – mais de 60 mil curtiram a página criada para disseminar o malware.

O problema não estava na página em si, mas no aplicativo contido nela. Ao selecioná-lo, o internauta era direcionado a um endereço onde podia instalá-lo. Abaixo, visualizava um cadastro com espaços para inserir o número do celular e sua operadora.

Quando contaminado, o perfil do usuário passava a compartilhar o mesmo comentário – cheio de erros ortográficos – em todas as publicações que ele visualizava, convidando outras pessoas a também visitarem a página e executarem o programa. Para convencê-las, a isca já utilizada: créditos no celular.

Usuáio instala malware e ainda entrega seu número do celular.

A principal novidade, destacada pelo portal Linha Defensiva, é que o golpe funcionava apenas nos navegadores Chrome e Firefox – tanto é que, para se livrar da praga, bastava apagá-la no menu de extensões. Isso mostra que, graças à popularidade dos dois softwares no Brasil, os cibercriminosos passaram a tê-los como alvo.

É de se pensar que vantagem financeira os responsáveis ganham com esse tipo de artimanha. É possível que vendam os números de telefone obtidos, já que essa é uma informação que muitos spammers buscam, ou que recebam a cada “curtir” entregue a determinada página (pay-per-like), pois pelo complemento podem controlar também essa interação.

Publicada em 05 de abril de 2012 às 08h00

Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!

Fonte:


terça-feira, 3 de abril de 2012

Plenário aprova regulamentação da profissão de motorista

O Plenário aprovou o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 99/07, que regulamenta a profissão de motorista. Como o texto aprovado não teve mudanças, a matéria será enviada para a sanção presidencial.

O texto é muito diferente da primeira versão aprovada na Câmara, da qual os senadores mantiveram apenas o direito a seguro obrigatório pago pelo empregador, especificando que o valor mínimo será de 10 vezes o piso da categoria.

As regras gerais de horário para esses profissionais preveem intervalo mínimo de refeição de uma hora, além de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 35 horas.

Segundo o relator pela Comissão de Viação e Transportes, deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), as mudanças foram negociadas pelos trabalhadores do setor com as empresas de transporte.

03/04/2012 17:41

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Pierre Triboli

'Agência Câmara de Notícias'
 .


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Belo Horizonte terá táxi por internet


Em breve, os moradores de Belo Horizonte irão poder requisitar um táxi pela internet. Na última quarta-feira, a BHTrans publicou uma portaria autorizando os taxistas da cidade a empregarem o Sistema de Comunicação e Automação de Chamadas, criado e gerido pela empresa mineira Waytaxi. O sistema começará a funcionar em 16 de abril , segundo os empresários.

Para utilizar o serviço, o usuário abre uma conta o site www.waytaxi.com. Depois de efetuar o acesso com login e senha recebidos por e-mail, o cliente pode abrir um chamado, informando o endereço, o tempo máximo de espera e o tipo de táxi desejado - por exemplo, com porta-malas grande ou que aceite cartão de crédito.

O chamado aberto no site é informado nos tablets de todos os taxistas inscritos no sistema. O que aceitar primeiro ganha o cliente. O itinerário do veículo até o endereço informado pode ser acompanhado pelo usuário. Além disso, o internauta recebe um e-mail e uma mensagem de celular com o nome e fotografia do taxista e os dados do taxi, como modelo e placa.

Cerca de 50 taxistas aderiram ao sistema até agora. Os criadores esperam que, quando entrar em funcionamento, o site conte com pelo menos 300 taxistas cadastrados. Criado em 2010, o sistema e vem sendo testado há cerca de oito meses. "Nossa ideia é que os taxistas cadastrados alimentem o site com informações sobre como anda o trânsito na cidade. Assim, além de atender os usuários de táxi, o site vai ser útil a todo motorista. Com o aumento de acessos, vamos poder atrair patrocinadores", prevê um dos sócios da Waytaxi, Mauro Mendes.

Publicado em 01/04/2012

Fonte: Estado de Minas - 
.