sábado, 31 de dezembro de 2011

Contran adia para abril exigência de placa refletiva para veículos


Prazo começaria a vigorar em 1º de janeiro.

Placas de motos novas serão maiores.

Placas serão refletivas (Foto: Reprodução/RPC TV
 Ponta Grossa)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou o prazo para a vigência da resolução que passa a exigir de veículos novos placas e tarjetas com películas refletivas. A deliberação foi publicada no "Diário Oficial da União" na edição de quinta-feira (29). A determinação, que passaria a vigorar a partir de 1º de janeiro, foi adiada para 1º de abril.

Também foi adiada para o mesmo período a exigência do aumento da placa das motos novas ou das que forem transferidas de município. O texto prevê que a altura das placas passe de 13,6 cm para 17 cm, e o comprimento de 18,7 cm para 20 cm. O objetivo, em ambos os casos, é melhorar a fiscalização. Atualmente as películas refletivas são facultativas para os veículos e obrigatórias para as motos.


30/12/2011 12h15- Atualizado em 30/12/2011 12h15

Do G1, com informações da Agência Estado
 .



José Pinto de Luna anuncia que deixará a superintendência da SMTT


Em menos de um ano à frente da pasta, Luna comunicou decisão pessoal de afastamento à Cícero Almeida

José de Pinto Luna permanece no cargo até o dia 15 de janeiro

 Menos de um ano no cargo máximo na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o delegado aposentado José Pinto de Luna anunciou que pediu exoneração da pasta Ao prefeito Cícero Almeida (PP). Em entrevista a um noticiário local, Luna declarou que a decisão de sair da SMTT

Após passar pela da Polícia Federal em Alagoas no ano de 2007, Luna concorreu às eleições de 2010 para uma das vagas à Câmara Federal. Com pouco mais de 24 mil votos, Luna conseguiu ficar na segunda suplência. No início deste ano, o delegado federal aposentado foi convidado pelo próprio prefeito de Maceió para assumir o cargo na SMTT.

Ainda segundo Luna, a decisão de sair da Superintendência será para se dedicar à atuação como advogado e que permanece a frente da pasta até o dia 15 de janeiro. Ele é um dos pré-candidatos a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais de 2012.

30/12/2011 17:35

Arquivo/Primeira Edição
.

 .

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

GNV fica mais barato em Alagoas



                                                      Gás Natural Veicular (GNV)

De 01 de janeiro a 31 de março de 2012 o GNV vai ficar mais barato nos postos de combustíveis de Alagoas. O desconto de 0,117 centavos faz parte de uma campanha promocional realizada pela Algás, distribuidora alagoana de gás natural, que estará concedendo um desconto especial na tarifa do gás natural veicular durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

O GNV é uma excelente solução para quem quer reduzir em até 50% seus gastos mensais com combustível. Com um 1 m³ de GNV o veículo roda cerca de 85 % a mais do que com 1 litro de álcool e cerca de 30% a mais que com um litro de gasolina.

Por proporcionar uma grande economia e ser menos poluente, o GNV vem ganhando mercado num cenário em que os outros combustíveis apresentam tendência de aumento progressivo. Isto porque a gasolina sofre com o contexto internacional, com a perspectiva de repasse da disparada dos preços do petróleo ao consumidor e o álcool enfrenta questões relacionadas à safra de cana de açúcar.

“A redução da tarifa do GNV por parte da Algás foi realizada nesse período para que os usuários do GNV possam aproveitar o desconto no período de férias, que normalmente é o período que se roda mais com o veículo em viagens e passeios” afirma Antônio Carlos Dória, Diretor Técnico e Comercial da Algás.

Economia 15h15, 29 de Dezembro de 2011

Fonte: Ascom Algás
.

Correios e bancos fecham; órgãos públicos têm ponto facultativo


Correios não funcionarão para atendimento ao público nesta sexta-feira

Nesta última sexta-feira do ano (30) vários órgãos públicos não funcionarão para atendimento. Os Correios não terão expediente por causa da atualização dos sistemas operacionais. As atividades nas agências serão normalizadas a partir do dia 02 de janeiro. Agências bancárias também fecham amanhã.

O governo de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Maceió decretaram ponto facultativo nas repartições públicas. Ainda nesta quinta-feira (29), o Estado libera o pagamento dos servidores públicos estaduais referentes ao mês de dezembro. Estarão disponíveis em conta os salários dos funcionários da primeira faixa salarial – que recebem vencimentos até R$ 2 mil.

Os órgãos municipais também terão ponto facultativo amanhã (30). Os salários dos servidores municipais estão disponíveis desde ontem.

10:45 - 29/12/2011
Da Redação

Fonte:

 .

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Quarteto rouba motel, mata taxista e é preso após acidente



Acusados foram flagrados quando tentavam fugir pelo Complexo Benedito Bentes


Policiais do 5º BPM prenderam na manhã desta terça-feira, dia 27, quatro pessoas acusadas de assalto e assassinato na madrugada de hoje. Os acusados, identificados como Esmeralda Elaine Bezerra da Silva, Keith Alaine Silva Albuquerque, Jonathan Oliveira dos Santos e Charles Wanderley Silva foram presos nas imediações da usina Cachoeira do Merim, no Complexo Benedito Bentes.


O quarteto foi denunciado por um segurança da usina, que acionou a PM dando conta de elementos armados no local. Uma guarnição foi deslocada e encontrou o grupo andando por uma estrada vicinal. Segundo um dos PMs, os policiais foram ‘recebidos’ por Esmeralda da Silva, com arma em punho. A jovem apresentava várias escoriações. A acusada teria se ferido durante um acidente automobilístico.


Após informações desencontradas, os acusados confessaram ter visto um corpo próximo ao Rio de Meio. O quarteto foi encaminhado ao local, onde os militares encontraram o corpo de um homem, de bruços, vestindo apenas cueca e meias. Os acusados estavam a poucos metros do veículo táxi Uno de placa MVC 4275/AL, que pertence a José Severino Leão.


A vítima, que seria diarista do táxi, foi identificada apenas como Cícero. Com o quarteto, os militares encontraram vários documentos, uma TV de 14 polegadas, uma mochila cheia de cervejas, lençóis, uma chave de quarto de motel, além de revólver 38 e um cachimbo para fumar crack.


A descoberta deste material ligou o grupo a outro crime, o assalto a um motel localizado na Avenida Juca Sampaio, no bairro do Jacintinho. Durante a ação criminosa, dois casais teriam prendido uma funcionária e roubado equipamentos eletrônicos e dinheiro do caixa. O grupo teria fugido em um veículo táxi, possivelmente o mesmo encontrado no Benedito Bentes.


Todos os acusados foram encaminhados para a Central de Polícia Civil, no Prado, onde serão autuados.

09h48, 27 de Dezembro de 2011

Fonte:

www.alagoas24horas.com.br
.

Corpo de taxista é encontrado boiando no Rio do Meio


Dois casais foram encontrados dentro do táxi com arma de fogo, detidos e encaminhados para a Central de Polícia, no Prado

Corpo encontrado no Rio do Meio

Um corpo, possivelmente de um taxista, foi encontrado, na manhã desta terça-feira (27), no Rio do Meio, localizado próximo a Usina Cachoeira do Mirim, no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. As primeiras informações dão conta de que a pessoa morta é Ernande José dos Santos. O instituto de criminalística (IC) não confirma a identificação, pois no local foram encontrados outros documentos em nome de mais pessoas. O táxi Fiat Uno, de placa MVC 4275, estava a cerca de 15 quilômetros de distância do rio, batido numa barreira.


De acordo com informações policiais, dois casais foram presos dentro do táxi Fiat Uno e encaminhados para a Central de Polícia Civil, no bairro do Prado. O crime teria ocorrido na madrugada de hoje, e os acusados provalvelmente pegaram o táxi no bairro do Jacintinho. Possivelmente sejam os mesmos que assaltaram um motel também nesta madrugada.

Os dois casais ainda tentaram fugir em direção ao município de Messias. No corpo poderia ser avistado disparos de arma de fogo. Transuentes acionaram a Polícia Militar que constatou o fato.

Peritos do Instituto de Criminalística de Alagoas (IC/AL) fazem os procedimentos no local e aguardam a chegada do Instituto Médico Legal Estácio de Lima para a remoção do corpo.

Foto: Sandro Lima

27/12/2011 09:32

 Ana Paula Omena

Atualizada às 10h48


 .

Taxista é executado na Cachoeira do Mirim


Numa rápida ação de equipes do 5° Batalhão da Polícia Militar (PM), quatro pessoas, sendo duas mulheres, foram presas na manhã desta terça-feira (27) acusadas de executarem a tiros o taxista José Severino Leão, cujo corpo foi localizado pela Polícia nas proximidades do Rio do Meio, na Cachoeira do Mirim, região do complexo Benedito Bentes, em Maceió.

Os assassinos foram identificados como sendo Jonatas Oliveira dos Santos, 19, Charles Wanderley da Silva, 18 e as garotas de programa Esmeralda Elaine Bezerra da Silva, 24 e Keyth Silva Albuquerque, 21. Todos foram presos após assaltarem um motel localizado em um dos trechos da Avenida Juca Sampaio, no bairro do Jacintinho. Do local foram levados dois aparelhos de televisão, bebidas, dinheiro e os controles das câmeras de segurança.

Segundo relatos dos criminosos em entrevista exclusiva ao EMERGENCIA190 primeiro eles assaltaram o taxista que foi levado até o motel dentro de seu carro, um Fiat Uno, branco, placa MVC 4275/AL, onde após roubarem o estabelecimento e manterem uma funcionária como refém, amarraram José Severino com lenços das camas do motel. Do local a quadrilha seguiu até o Rio do Meio, onde executaram o profissional.

Presos nas proximidades de onde aconteceu o crime, após serem denunciados por uma ligação anônima para o Copom, os quatro ainda tentaram alegar inocência. Jonatas, que dirigia o veículo do taxista, disse para os policiais que o carro pertencia a seu pai, versão desmentida logo em seguido após os policiais confrontarem o nome que consta como genitor na Carteira de Identidade do suspeito com o do documento de licenciamento do carro, encontrado no próprio veículo.

Numa rápida revista em Esmeralda foi constatado que a jovem estava com um revolver calibre 38, que segundo ela foi dado como pagamento pelo “programa” com Charles, acusado de ser o autor dos disparos que mataram o taxista.

A confirmação do crime somente foi possível após os policiais localizarem a carteira de trabalho de Severino, localizada nas proximidades onde o corpo foi desovado.

Todos foram levados para a Central de Polícia, no bairro do Prado, onde foram autuados por crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

Em instantes video reportagem

Reportagem: Wadson Correia
Imagens: Deninho Ferreira


Fonte: emergência 190

 .

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mais 6 mil turistas chegam a Maceió nesta segunda-feira



Grand Holiday volta à capital alagoana nesta temporada de cruzeiros

Cerca de seis mil turistas devem desembarcar nesta segunda-feira, dia 26, na capital alagoana. Os turistas chegarão a Maceió por volta do meio-dia, em dois novos navios de passageiros. Os navios previstos para atracar nessa segunda são o Grand Holiday (12h) e o MSC Orchestra (13h), que devem permanecer atracados até às 20h.

A temporada de cruzeiros marítimos, aberta em novembro desse ano, deve perdurar até março de 2012, com a chegada de 100 mil turistas. Os próximos navios devem atracar no dia 4 e 5 de janeiro e serão, respectivamente, o MSC Musica e o Artania.

Na abertura da temporada deste ano, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), e a superintendente do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão (PT), anunciaram a construção de um terminal de passageiros no Porto. A data, no entanto, não foi definida.

Atualmente, a infraestrutura oferecida aos turistas é organizada pelas secretarias de turismo de Maceió e do Estado e consiste em uma tenda climatizada e estandes do artesanato alagoano. Empresas de turismo também integram o receptivo, além dos taxistas.

Os turistas são levados aos principais pontos turísticos do Estado, além das visitas a cartões-postais como a Praia do Francês, Gunga, Barra de São Miguel, entre tantos outros, movimentando a economia alagoana.

Economia 07h55, 26 de Dezembro de 2011

Cláudia Galvão

Priscylla Régia/Alagoas24horas/Arquivo
 .

Voos charters começam a chegar a Maceió


São mais de 1.200 turistas chegando a Maceió durante a temporada 2011/2012 em voos fretados pela TAM. A empresa aérea, que lançou os voos semanais no dia 22 de novembro, está trazendo para a capital alagoana sete voos. Cada voo com cerca de 170 passageiros e todos os fretamentos são provenientes de São Paulo, considerado um dos maiores mercados emissores de turistas para Alagoas. O primeiro charter chegou no domingo (25).

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, os fretamentos vão agregar o fluxo e a ocupação hoteleira no Estado, gerando renda e movimentando a economia local.

A operação dos voos se estende até o dia 5 de fevereiro de 2012. Serão, ao todo, sete saídas utilizando aeronave Airbus A320 com 174 lugares. As saídas acontecerão nos dias: 1º, 8, 15, 22, 29 de janeiro e 5 de fevereiro.

Mais voos fretados

A operadora CVC também está trabalhando com fretamentos semanais de três estados: Distrito Federal – onde Maceió foi o destino de praia mais vendido em 2011-, Paraná e o Rio Grande do Sul.

Os voos começaram a operar a partir do dia 22 de dezembro e vão até o Carnaval de 2012. “Os charters vão agregar a malha área e aumentar o fluxo de turistas na região”, assegura o superintendente de Marketing da Setur – AL, Paulo Kugelmas.

De acordo com o superintendente de Marketing da Setur, no total, estão previstos para a temporada de verão, em Alagoas, 25 voos charters, provenientes no mercado brasileiro de: São Paulo, Campinas, Brasília, Belo Horizonte, Maringá, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Já no mercado internacional, os voos vêm da Argentina, Itália e Portugal.

Postado em 26/12/2011 às 14:11

por Agência Alagoas

 .

domingo, 25 de dezembro de 2011

Placa de alerta para radares não é mais obrigatória


Nova resolução do CONTRAN permite a instalação do equipamento sem aviso.

Radares móveis agora podem ser instalados em qualquer ponto de rodovias.


Placas indicativas de radares eletrônicos não são mais obrigatórias (Foto: Genésio Vieira/PRF-PB)

Vias urbanas e rodovias não são mais obrigadas a ter placas de alerta para a existência de radares fixos e móveis. Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já em vigor desde quinta-feira (22), derruba a exigência existente desde 2006. No entanto, os equipamentos de fiscalização não podem ficar escondidos.

A norma do Contran mudou ainda a exigência de estudo prévio para radares móveis em rodovias. Agora, qualquer ponto pode ser fiscalizado. Além disso, tais aparelhos podem ser instalados mesmo em trechos de rodovias sem sinalização da velocidade máxima permitida.

O argumento da mudança é a redução do número de acidentes, já que muitos motoristas aproveitavam o aviso dos radares para ultrapassar a velocidade máxima permitida em pontos não cobertos pelo equipamento.

A obrigatoriedade das placas foi exigida até 2003, quando uma resolução suspendeu a regra, que só passou a vigorar novamente há cinco anos.

24/12/2011 14h13- Atualizado em 24/12/2011 14h14

Do G1, em São Paulo
.

 .

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Maceió recebe mais dois cruzeiros marítimos na próxima segunda-feira




Transatlântico MSC Orchestra chegará ao Porto de Maceió na segunda-feira e partirá às 20h, com destino a Salvador.

O Porto de Maceió recebe, na próxima segunda-feira, mais dois transatlânticos, dentro do calendário da temporada turística dos cruzeiros marítimos, iniciada no dia 24 de novembro. O navio íbero Grand Holiday e o MSC Orchestra atracam quase que simultaneamente - um ao meio-dia e o outro às 13 horas - trazendo a bordo milhares de turistas para conhecer as belezas da capital alagoana.

Aqui, eles terão uma tarde inteira para aproveitar os ares da cidade, e geralmente esse tempo é aproveitado em passeios pelos principais pontos turísticos de Maceió, para a compra de artesanato nas feirinhas, mercados ou no Pontal da Barra; para saborear a culinária local em algum restaurante à beira-mar ou às margens da lagoa; ou simplesmente para uma caminhada na orla.

Os dois navios seguem viagem na noite do dia 26, com destino a Salvador. O Grand Holiday sai às 19h, do Porto de Maceió, e o Orchestra parte às 20 horas.

Desde que Maceió entrou na rota dos grandes cruzeiros marítimos esta está sendo considerada a maior de todas as temporadas, devido ao número de turistas que devem visitar a cidade - cerca de 100 mil até março do próximo ano. São pessoas que geralmente retornam para temporadas mais longas, em períodos de férias, segundo avaliação da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur). Também é marcada, esta temporada, pela vinda de novos grandes navios, que nunca haviam, antes, passado pelo Porto de Maceió.

Além do Grand Holiday e do MSC Orchestra, que já fizeram a rota Maceió na temporada passada, também está prevista para este mês a chegada do Ocean Dream, que atraca no Porto de Maceió pela primeira vez, procedente de Fernando de Noronha.

Para janeiro, estão programado cruzeiros dos transatlânticos MSC Musica (no dia 4), Artania (dia 5), Grand Holiday e Oschestra (que retornam nos dias 10 e 17), MSC Musica (dia 18), e Orchestra e Grand Holiday (dias 24 e 31).

Já em fevereiro, o calendário é o seguinte: MSC Musica (dia 1º), Orchestra e Grand Holiday (dias 7 e 14), MSC Musica e Splendour (dia 15), Crysrtal Synphony (dia 16), Grand Holiday (dia 21), Oschestra (22), Grand Holiday e Orchestra (dia 28).

23 de Dezembro de 2011

Fonte: Secom Maceió
.

Confira os horários de funcionamento do comércio até o Natal

Shoppings ampliaram o horário de atendimentos; Centro abre até as 19h nesta sexta-feira (23)

Lojas do Centro de Maceió abrem até as 19h nesta sexta-feira (23), véspera do Natal 


(Foto: Arquivo/Secom Maceió)

As lojas do Centro da Cidade estarão funcionando hoje (23/12) até as 19h. Amanhã (24), véspera de Natal, as lojas do Centro atenderão os clientes até as 18h. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) informa que os shoppings também ampliaram o horário de atendimento para facilitar as compras de Natal.

 Hoje (23), a partir das 15h, haverá apresentações culturais no Centro da Cidade e a presença do Papai Noel. Os lojistas do Centro da Cidade estarão com as lojas abertas no dia 30 até as 19h. E no dia 31, até as 18h.  

 Desde o último dia 19, o Maceió Shopping funciona uma hora a mais, ou seja, até as 23h. No dia 24, véspera de Natal, o Maceió Shopping estará aberto das 10h até 20h. Nos dias 25 e 1º de janeiro de 2012, apenas os cinemas funcionam. Já no dia 31, o funcionamento do shopping será das 10h até 18h.

 O Shopping Pátio também estendeu o horário de atendimento ao público desde o dia 19 até hoje (23), das 10h às 23h. Já no dia 24, o Pátio estará funcionando das 10h às 20h e os cinemas serão fechados.

 Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, apenas os cinemas do Pátio estarão funcionando. No dia 31, o Pátio funcionará das 10h às 18h e os cinemas estarão fechados.

 O Shopping Farol vai manter o horário normal de atendimento, ou seja, das 9h às 21h. Na véspera de Natal e de Ano Novo, o Shopping Farol atenderá o público das 9h às 18h. Já nos dias 25 e 1º de janeiro o shopping estará fechado e os cinemas estarão funcionando normalmente.

 23/12/2011 às 11:13:9 

por Ascom Fecomércio/AL
.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bandeira 2 representa 13º salário para taxistas



RENDA EXTRA.

Bandeirada sobe 20%, passando para R$ 2,25

Bandeira 2 representa 13º salário para taxistas

O Presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas, Ubiraci Correia: "Parte considerável do faturamento vem do crescimento da demanda nas vésperas de natal e ano novo".

Até o dia 6 de janeiro, categoria tem autorização para reajuste

Os 3.050 taxistas com autorização para circular em Maceió têm até o próximo dia 6 de janeiro para incrementar seu faturamento e garantir rendimento extra, ou 13º salário. É que, até lá, eles têm autorização legal para cobrar R$ 2,25 pela bandeirada, 20% acima do valor tradicional, R$ 1,81.

“É neste período que o taxista trabalha dobrado e tenta garantir aquele reforço de fim de ano”, comenta Ubiraci Correia, atual presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas. “Parte considerável deste faturamento vem do crescimento da demanda nas vésperas de Natal e Ano Novo”, completa.

BANDEIRADA

Os profissionais taxistas batizaram o reajuste de fim de ano de “bandeira 2”. Trata-se da cobrança por cada quilômetro percorrido, mais a soma de R$ 3,30 que é cobrada quando o cliente senta no banco do automóvel que o levará a quaisquer pontos da cidade, 24 horas por dia, inclusive feriados.

O reajuste temporário no valor de cada quilômetro percorrido em Maceió é o mesmo cobrado em Arapiraca, cidade que mais cresce no interior do Estado e onde há 302 taxistas legalizados. No interior ou na capital, os profissionais também se beneficiam de uma demanda pouco comum.

PARADA

“Como há poucos taxis para atender aos pedidos neste período de fim de ano, muitos clientes pegam para que o automóvel fique parado uma, duas, ate três horas”, comenta o presidente do sindicato. Cada hora parada com taxímetro ligado custa R$ 11, mas há quem ache o valor reduzido.

Isso porque, em uma hora de circulação, é possível faturar até três vezes acima dos minguados R$ 11. “certa vez, fiquei quase um dia parado a espera do cliente, que resolvia compromissos particulares e não sabia a que horas seguiria viagem”, recorda Ubiraci.

Faturamento pode chegar a R$ 500 ao dia

Em casos onde o cliente demora para resolver o problema, boa parte dos profissionais prefere assumir o compromisso de retornar ao local e pegar o cliente que pagaria para que o condutor estivesse parado e à sua disposição. “Numa hora de circulação, é possível faturar até duas vezes mais atendendo à clientela em pontos diversos da cidade.

E quanto um taxista fatura num dia de muito movimento? Ubiraci faz as contas e explica ser possível conseguir faturamento de até R$ 500 com um veículo que esteja sendo utilizado 24 horas. Justifica-se: proprietários de táxis costumam trabalhar com um ou dois auxiliares, que são locatários do automóvel.

Cada um deles, explica Ubiraci, paga ao proprietário diária que varia entre R$ 50 e R$ 70, além de ter que devolver o tanque do automóvel com a mesma quantidade de combustível quando de seu recebimento. “Mesmo assim, o profissional consegue livrar (faturar) mais de R$ 118 por dia”, completa Ubiraci.

Clandestinos prejudicam negócios

FRASE:

Ubiraci Correia - Presidente do Sindicato dos Taxistas - "O descontrole é imenso por parte das autoridades. Não ha fiscalização capaz de coibir tanto carro pirata cobrando qualquer valor pela corrida".

Os integrantes da diretoria do Sindicato dos Taxistas de Alagoas afirmam que, embora haja crescimento da demanda pelos serviços da categoria no mês de dezembro, o faturamento médio de cada profissional tende a ser 20% inferior ao registrado em anos anteriores, por causa da proliferação do transporte clandestino.

Ou seja: a bandeirada com valor reajustado garante acréscimo do rendimento, mas este poderia ser maior. Não é, na visão dos sindicalistas, porque há profissionais disputando espaço, em pontos estratégicos da cidade, com taxistas “piratas” ou clandestinos, além, é claro, dos mototaxistas, que “pipocam” em toda a capital.

“O descontrole é imenso por parte das autoridades. Não há fiscalização capaz de coibir tanto carro pirata cobrando qualquer valor pela corrida”, queixa-se Ubiraci Correia, profissional taxista que atua na capital há duas décadas. “Comecei a trabalhar com uma Brasília com pneus recauchutados (renovados)”, lembra.

Ubiraci recorda que trabalhou mais de quinze anos cobrando pelas corridas de acordo com a marcação no taxímetro. Vieram, então, os clandestinos, que não usam taxímetro e passaram a negociar valores quaisquer pelas corridas entre os bairros do município. Resultado: os legalizado precisaram ser mais flexíveis.

Muitas vezes, explica o presidente, o passageiro entra no taxi e já avisa de seu interesse em negociar de forma antecipada um valor para chegar a determinado ponto da cidade, ao invés de se submeter aos números exibidos pelo contador. “É pegar ou largar, na maioria das vezes”, complementa.

A precária fiscalização também contribui para o surgimento de outras categorias de transportadores, a dos moto taxistas. Estes, por sua vez, cobram “valores irrisórios” para transporte de passageiros em curta distancia, facilitando a vida da população de baixa renda e minando o faturamento dos taxistas.

“Os que trabalham de forma independente, como é o meu caso, são os que mais sofrem com a concorrência clandestina. A gente sente no bolso o que significa pagar imposto e ter que disputar cliente com quem atua a margem da legislação”, comenta Gilson Gomes, presidente da Associação dos Taxistas de Maceió.

No ramo há 11 anos, Gilson começou  a transportar passageiros pelas ruas de Maceió com um “confortável” Fiat Tempra comprado com objetivo o diferencial dentre os concorrentes da época. “hoje a moda é fazer acordo e combinar preço, principalmente quando a viagem é longa” ressalta o profissional.


O Presidente da Associação dos Taxistas de Maceió, Gilson Gomes: "Hoje a moda é fazer acordo e combinar preço, principalmente quando a viagem é longa".


Prestação de serviços é alternativa

Uma alternativa à queda de faturamento dos profissionais que atuam de forma autônoma é a prestação de serviço em parceria com as empresas que detêm concessão estatal para utilização de frequência de transmissão de rádio, por meio da qual o taxista recebe orientação sobre o cliente que o espera em local e horário agendados.

“A grande vantagem desta modalidade é ter cliente certo de manhã, de tarde e à noite. A desvantagem, ao meu ver, são as taxas que você precisa pagar para o dono do negócio”, analista o autônomo Gilson Gomes, segundo o qual há profissional que paga até R$ 300 por mês para dispor do serviço de captação de clientes.

Seu funcionamento é simples. Depois de conseguir junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a concessão para implantação do sistema de transmissão de rádio, o dono do negócio contrata entre dois e oito funcionários para se revezar no atendimento à clientela por meio do sistema telefônico.


Os atendentes recepcionam as solicitações e as repassam, em poucos minutos, aos profissionais que pagam aluguel do aparelho receptor da freqüência radiofônica. Estes por sua vez, vão ao encontro do cliente em qualquer ponto da cidade, mas já sabendo o trajeto a ser percorrido e o valor da corrida.

ASSOCIADOS

Algumas das centrais em funcionamento na capital tem entre 150 e 300 carros associados. Muitos destes negócios tem faturamento mensal acima de R$ 50.000. Descontados os valores referente a folha salarial e encargos trabalhistas de funcionários. Pode-se lucrar R$ 30.000 mensais.

Setor reconhece vantagens da parceria

A reportagem fez contatos com alguns assessores dos donos destas centrais, na tentativa de mostrar como seus negócios são gerenciados, mas não recebeu resposta positiva quanto às solicitações de entrevista. Taxistas ouvidos pela reportagem, mas que não quiseram se identificar, reconhecem as vantagens da parceria.

“Você paga pela utilização do equipamento de rádio e para dispor da imensa relação de clientes cadastrados pelo pessoal da central. Ou seja, a gente não precisa cadastrar clientes. Estes já estão nos computadores da central e são atraídas 24 horas por dia, todos os dias, pelas promoções e pelos descontos”, explicou um deles.

Pelo menos 20 empresas privadas atuam neste ramo em Maceió. Disputam a fidelidade da clientela, oferecendo descontos que variam entre 10% e 20%. Na prática, quem concede a redução no preço é o dono do táxi, que geralmente leva um passageiro e, no regresso, consegue outro para elevar seu faturamento.

CELULAR

Nem todas as empresas de radio. Algumas poucas se comunicam por meio de telefone móvel. Dados do Sindicato dos Taxistas do Estado de Alagoas indicam que há pelo menos 16 freqüências de rádios autorizadas pelo governo federal para receber e transmitir mensagens no município de Maceió

Com uma frota de 3.050 taxis, a capital alagoana disponibiliza o serviço por meio de motoristas que trabalham individualmente ou elo sistema de cooperativas

Vantagens. Cooperados rateiam parte do apurado ao longo do ano

Cooperativa tem 30 mil clientes cadastrados

No princípio, a idéia pioneira de unir, em Maceió, 30 taxistas numa cooperativa que atenderia à clientela por meio do telefone fixo parecia ser inviável. Parecia. 24 anos depois da fundação da cooperativa, batizada simplesmente de Tele Táxi, prosperou. Rendeu frutos, rendimentos, e atraiu milhares de clientes.

FRASE:

Roberval Dantas – Presidente da Tele Taxi – “Felizmente, cada um dos nossos cooperados tem faturamento médio de R$ 3 mil por mês”

Atualmente, 140 profissionais circulam pelas ruas da capital ostentando o adesivo – e pondo em prática a filosofia da cooperativa –, na tentativa de prestar serviço adequado aos 30.000 clientes cadastrados no banco de dados da empresa, que tem sede própria no bairro do Feitosa.

Ao contrário do negócio privado, em que somente o dono lucra com a prestação do serviço, na cooperativa tudo é compartilhado: despesas de manutenção e pagamento dos salários de funcionários. Ao término de cada ano, os cooperados também rateiam parte do apurado ao longo dos 12 meses de arrecadação.

R$ 5 mil chega a ser o rendimento dos profissionais que trabalham alem do horário comercial em Maceió.

“Felizmente, cada um de nossos cooperados tem faturamento médio de R$ 3.000 por mês. Outros trabalham além do horário comercial, e assim conseguem elevar seu rendimento para até R$ 5.000”, observa o taxista Roberval da Silva Dantas, atual presidente da primeira cooperativa de taxistas de Alagoas.

RESISTÊNCIA

Ele recorda que, nos primeiros meses de funcionamento da cooperativa, a clientela desconfiava da novidade que eles tentavam fazer tradição: receber o pedido do cliente e buscá-lo em domicilio ou então num lugar indicado qualquer. “Havia muita resistência. E muita desconfiança também”, recorda.

Aos poucos, os cooperados foram “vendendo” a imagem de que o diferencial do negocio estava centrado não apenas no conforto dos automóveis, mas sim na segurança. Ou seja: o cliente deixava de levantar o braço para tomar um taxi qualquer e passava a contar com os serviços de um profissional cadastrado.

Alguns anos depois, a idéia exitosa foi adaptada por outros grupos de taxistas, razão pela qual houve necessidade de oferta de desconto. Hoje fixado em 20% para cada corrida. Os 140 profissionais cooperados se esforçaram para atender as 1.200 solicitações diárias de viagem entre os bairros de Maceió.

R$ 3 mil é o faturamento médio de cada um dos cooperados, que trabalham apenas em horário comercial, por meio de tele taxi.


Central de atendimento faz a diferença

A sorridente Sueli Bittencourt trabalha há 17 anos atendendo à clientela da Tele Táxi. Em média, viabiliza 200 pedidos por dia aos clientes que telefonam à cooperativa. Conta com o auxílio do cadastro digitalizado para atender com rapidez à demanda da clientela, que é sempre muito exigente.

“Cliente geralmente é muito apressado também. Nossa missão é recepcionar o pedido e direcioná-lo aos taxistas da cooperativa o mais rápido possível”, comentava Sueli, na tarde da última quarta-feira, enquanto consultava os dados referentes a uma cliente residente num dos bairros da orla marítima.

O sucesso de qualquer negócio depende da conexão com os anseios da dos clientes. Na cooperativa, não seria diferente. “Há passageiro que tem preferência pela viagem num determinado tipo de automóvel. Direcionamos a corrida ao profissional cujo equipamento se encaixa na preferência do cliente”, comenta.

Meire barros, funcionaria da cooperativa há sete anos, explica que o “cliente é o dono do negocio e razão maior de sua existência”. A Gazeta, confessa que trabalhar como recepcionista na cooperativa requer muita paciência e muito bom humor no atendimento aos pedidos de toda cidade.

FAMÍLIA

“A gente acaba tratando a clientela como se fosse de nossa família. A relação de cordialidade é fundamental para a qualidade de nosso trabalho”, explica Meire. E quando o taxista não chega a temo ou não encontra o passageiro no lugar previamente agendado em contato com a central?

                                                      Meire Barros

Ai, Cris Alcântara entra em cena. Sua missão: telefonar para o cliente e avisá-lo de que o taxista chegou ou não encontrou o passageiro. “A central de atendimento é o coração da cooperativa. O atendimento bem feito rende frutos em toda cadeia de prestação de serviços”

Convênios rendem R$ 80 mil mensais

Além do cliente pessoa física, a cooperativa fechou negócio com empresas públicas e privadas que dependem do serviço de transporte de funcionários ou documentos para resolver suas pendências burocráticas. Atualmente, são 30 os convênios em vigor, que rendem em torno de R$ 80.000 mensais.

Ao transportar, por exemplo, o funcionário de uma associação de servidores federais, o taxista emite uma nota contendo o valor do serviço e, depois da assinatura do passageiro, leva a segunda via à sede da cooperativa. A conveniada paga pelo serviço em até 45 dias, mas o cooperado recebe 15 dias depois.

“A gente antecipa os pagamentos de acordo com a disponibilidade de recursos no caixa da cooperativa. Eis uma das vantagens de se trabalhar de forma cooperada”, avalia Roberval Dantas, segundo o qual cada um dos integrantes do grupo desconta 11% de INSS para ter direito à aposentadoria no futuro.

PORTARIA

No inicio do mês, o judiciário julgou procedente a ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo ministério publico estadual contra a lei do município de Maceió que autoriza a comercialização da permissão para o uso de serviço de taxi, conhecido como “praça”.

Desde então, ficou terminantemente proibida a negociação. “As “praças” também não podem servir como “espolio” de herança familiar, conforme divulgado pelo Ministério Público. A decisão pôs fim a pratica da venda e revenda de permissões para exploração do serviço.

VALORES

Apurou a Gazeta que oscilava entre R$ 50.000 e R$ 70.000 o valor cobrado pela transferência (venda) de alvarás.

Leia mais na versão impressa

18 de Dezembro de 2011

Por: MAIKEL MARQUES – REPÓRTER

Fonte:

Todos os direitos reservados a...

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=193686



.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lei estadual proíbe uso de som automotivo em postos de combustíveis


Norma foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (16) e infratores poderão ter aparelho apreendido

A partir de agora, o uso de som automotivo em postos de combustíveis localizados em Alagoas poderá gerar penalidades. Considerado como infração, o ato foi proibido pela Lei nº 7.306, sancionada pelo governador Teotônio Vilela Filho no Diário Oficial desta sexta-feira (16). A regulamentação já havia sido decretada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

De acordo com a nova norma, já em vigor com a publicação, a proibição vale para qualquer pessoa que permaneça em estabelecimentos de venda de combustíveis com ruídos que ultrapassem o interior do veículo. Quem descumprir a lei estará sujeito a advertência e, em caso de insistência, terá o aparelho de som apreendido.

Para alertar a população, os postos deverão fixar cartazes em locais visíveis comunicando sobre a infração. Os avisos devem conter os seguintes dizeres: “Em respeito à legislação estadual, é proibido o uso de som neste pátio de revenda de combustível”. O Poder Executivo ainda terá um prazo de 30 dias para regulamentar a Lei nº 7.306.

16/12/2011 19:15

por Larissa Bastos

Fonte:
Agenciaalagoas
.

Taxista se veste de Papai Noel e surpreende passageiros



Taxista se vestiu de Papai Noel para atrair clientes e celebrar o Natal

Um taxista de Maceió teve uma ideia inusitada para atrair a clientela neste fim de ano. Tiago Dantas se vestiu de Papai Noel e virou atração por onde passa.

"As pessoas param meu veículo para fazer foto e muitas ligam para a central de rádio pedindo o táxi do Papai Noel. Além de ser mais rentável é muito divertido, principalmente, o carinho das crianças", afirmou o taxista.

Com 15 anos de profissão, o taxista afirma que é o único de Alagoas que incorporou o "bom velhinho" neste Natal. "Não foi apenas para aumentar a renda, mas também para ver a alegria das pessoas. Tenho uma profissão que, mesmo por poucos minutos, vira amigo e confidente. A roupa de Papai Noel deixa as pessoas ainda mais à vontade", conta.

Tiago Dantas faz questão de andar com o veículo Siena com o vidro baixo acenando para as pessoas. E, na despedida da equipe da reportagem, fez a tradicional saudação do Papai Noel: ho, ho, ho.

14:26 - 15/12/2011 Sidney Tenório

Fonte:
 .