quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Maceió recebe mais dois cruzeiros marítimos nesta quinta e sexta-feira


Nesta quinta-feira (1º), às 9h, o navio MSC Orchestra, com capacidade para 2.199 passageiros e 701 tripulantes, atracará no Porto de Maceió. E na sexta-feira (2), às 8h, será a vez do Costa Fortuna, com 3.470 passageiros e 990 tripulantes. Os dois transatlânticos vêm de Recife com destino a Salvador e os visitantes serão recebidos na Estação-Receptivo de Passageiros, inaugurada na semana passada.

A Estação-Receptivo, uma realização do Porto de Maceió, governo do Estado e Prefeitura, foi bem aceita pelos cruzeiristas e empresários do setor, que agora contam com uma melhor infraestrutura para receber os cruzeiros marítimos. Climatizado, o novo espaço dispõe de palco para apresentações folclóricas, espaços para primeiros-socorros (da Secretaria Municipal de Saúde - SMS) e para exposição de artesanato, Centro de Informações Turísticas, banheiros, telefones públicos, internet sem fio e degustação de produtos alagoanos.

Para a presidente da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, Ligia Mirin, a proposta de expor o artesanato produzido no Estado por meio das associações é uma oportunidade de valorizar os talentos da terra. “No dia 24, foi a vez da Associação do Pontal da Barra, e o resultado foi ótimo. Quando os turistas retornaram do passeio pararam e compraram o nosso filé. Foram cerca de R$ 3 mil em vendas. O trabalho por meio das associações dos artesãos, beneficia o coletivo de quem realmente produz”, disse Ligia. Nesta quinta-feira é a vez da Associação dos Guerreiros e na sexta, do Mercado do Artesanato.

Na última terça-feira, o Porto de Maceió realizou uma reunião com a Semptur, Setur e Grupo das Agências Receptivas para analisar e melhor organizar a logística na Estação-Receptivo. “Os turistas do primeiro cruzeiro ficaram felizes com a recepção. Nosso objetivo é que eles retornem a Maceió como hóspedes”, disse a secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa. Ela acredita que até março vamos ter a melhor temporada de cruzeiros marítimos.

A estação vai ficar instalada no cais durante toda a temporada e, segundo a administradora do Porto, Rosiane Beltrão, deve funcionar até 2013, data prevista para a inauguração de um espaço definitivo de recepção. Para melhor orientar os turistas de cruzeiro, a Semptur está distribuindo os mapas guias de Maceió em quatro idiomas.

21h36, 30 de Novembro de 2011

Fonte: Secom Maceió
.

domingo, 27 de novembro de 2011

Acidentes de trânsito matam mais de 900 pessoas por ano em AL


A imprudência dos motoristas e o desrespeito à legislação, que já provocaram mais de 900 mortes em Alagoas, só no ano passado, foi o tema principal do I Encontro de Segurança no Trânsito, realizado ontem em Maceió. O evento reuniu autoridades e estudantes para discutir medidas educativas que podem contribuir para mudar a realidade do Estado.

Durante a programação, representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) apresentaram as campanhas que vem sendo feitas desde o ano passado para conscientizar os motoristas, em especial os jovens, com idade entre 18 e 39 anos. “Eles são os mais atingidos pela falta de respeito às leis. São pessoas que misturam álcool com direção, ou que ignoram coisas simples como a faixa de pedestres e os pardais que regulam limites de velocidade”, disse Amália Vasconcelos, do Detran, que defendeu a importância de investir em campanhas de rua para se aproximar desse público. “Na rua você tem a ajuda da mídia, tem um contato direto com a sociedade – o efeito é muito mais satisfatório”, justificou.

Um dos trabalhos feitos no ano passado foi a ação Madrugada Viva, através da qual os agentes de educação da SMTT percorreram bares e restaurantes da capital, no horário de maior movimento, para entregar panfletos e conversar com a população. Segundo o agente Francisco Tenório da Silva, mesmo sendo feita apenas uma vez por mês, a atividade conseguiu reduzir bastante os índices de acidentes envolvendo motoristas embriagados. “Bastou lembrar a eles que a opção mais segura é pegar um táxi ou passar as chaves do carro para um amigo, alguém que não bebeu”, disse Tenório.

Publicado por Redação em 26/11/2011 as 09:42

Arquivado em Cidades

Gabriela Lapa

Estagiária   

Fonte: O Jornal                                                                                
   

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mudanças no trânsito de Bebedouro



Dando continuidade ao projeto de adequação viária para a melhoria do trânsito no bairro de Bebedouro, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), por meio da Assessoria Especial de Trânsito (Assestran), comunica que a implantação do projeto ocorrerá a partir de zero hora do próximo domingo (27), quando um trecho da Avenida Major Cícero de Goes Monteiro – compreendido entre os Correios e o Colégio Bom Conselho – passará a ter mão única, no sentido Centro. A Rua Coronel Lucena Maranhão também terá mão única no sentido Farol.

Os condutores de veículos, bem como os ônibus que trafegam pela Avenida Major Cícero de Goes Monteiro – no sentido Centro / Bebedouro – terão que entrar obrigatoriamente na Rua Doutor Passos de Miranda, fazendo o contorno de quadra pela Rua Bruno Ferrari e Rua da Liberdade; retornando à Avenida Major Cícero de Goes Monteiro, no sentido da Chã de Bebedouro.

Já os condutores que descerem pela Ladeira do Calmon, obrigatoriamente, farão o contorno de quadra pela Rua Bruno Ferrari e Rua da Liberdade, para terem acesso à Avenida Major Cícero de Goes Monteiro.

Além da sinalização vertical e horizontal, a SMTT afixou faixas informando sobre as mudanças que ocorrerão a partir de domingo. Agentes da Companhia de Guarda de Trânsito (Cgtran) estarão orientando os motoristas que trafegam no local. O condutor que insistir em desobedecer à orientação, estará passível de multa e penalidades decorrentes da infração.

De acordo com o assessor especial de trânsito da SMTT, José Moura Amaral, as mudanças nas vias, bem como a construção das baias para ônibus, na Praça Lucena Maranhão, proporcionarão um aumento consideravelmente na fluidez do trânsito daquela região. “Com essas alterações acabaremos com a retenção do trânsito naquele trecho, que acontece quando os ônibus param na Avenida Goes Monteiro”, afirmou José Moura.

Maiores informações podem ser obtidas pelos números 3315 3532 e 3315 3588, ou acessando o site da SMTT, www.smtt.maceio.al.gov.br

 Maceió 12h28, 24 de Novembro de 2011

Fonte: SMTT
.

Temporada de cruzeiros é aberta; mais de 100 mil devem visitar Maceió



Vilela e a superintendente do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, abrem temporada de cruzeiros

Em uma tenda montada - temporariamente - no Cais do Porto de Maceió foi aberta a temporada de cruzeiros 2011/2012, onde segundo o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), os turistas irão circular e movimentar a indústria e incentivar a geração de emprego e renda. A temporada foi aberta nesta quinta-feira (24) com a chegada do Grand Celebration, da Ibero, e de acordo com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), nove navios passarão pela capital em 37 viagens.

Na solenidade de abertura da temporada, também foi inaugurada um receptivo, onde segundo a administradora do Porto de Maceió, Rosiana Beltrão, a estrutura improvisada é apenas uma alternativa para recepcionar o turista e que até 2013, uma estrutura será lançada com a presença do Ministro dos Portos, Leônidas Cristiano.

“Ainda não foi desta vez que inauguramos junto à população, mas esperamos que até 2013 possamos inaugurar uma recepção mais confortável e ainda esperamos a presença do Ministro dos Portos, que é um parceiro nosso”, enfatizou Beltrão.

“Olha só que navio bonito chegando, são muitos turistas que vão fortalecer a nossa economia, gerando emprego e renda. É isso que faz o estado crescer e a nossa máquina econômica girar”, destacou Vilela.


Railton Teixeira

Alagoas24horas
 .

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

AL dá início a maior temporada de cruzeiros



Navio Grand-Celebration

A temporada de cruzeiros 2011/2012 - a maior realizada no Brasil e em Alagoas – começa a movimentar o Porto de Maceió na próxima quinta-feira (24), com a chegada do Grand Celebration, da Ibero, que abre a temporada em Maceió. O navio está programado para aportar às 11h. No mesmo momento, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com Porto de Maceió e com a Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, lançará o terminal turístico.

Nessa temporada, segundo dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), nove navios passarão pela cidade em 37 viagens, totalizando mais de 100 mil cruzeiristas na capital alagoana. O número aumenta com os dados da empresa Irmãos Britto, que confirmou mais três navios e três viagens nessa temporada.

Maceió receberá o Costa Fortuna, Costa Mágica, Costa Pacífica, Grand Celebration, Grand Holiday, Grand Mistral, MSC Música, MSC Orchestra, Ocean Dream, Splendour Off The Seas, Crystal Synphony, Artania e o Vitória. Na temporada 2010/2011, Maceió recebeu apenas sete navios.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o fluxo turístico para Alagoas tem aumentado nos últimos quatro anos, tanto aéreo, quanto de cruzeiros marítimos. “Esse resultado é um reflexo do bom momento pelo qual o destino está passando, com investimentos em divulgação, fortalecimento do produto e infraestrutura”, destaca.

Splendour Of The Seas

O navio da Royal Caribean, Splendour Of The Seas, terá dois itinerários em Maceió, um agendado para o dia 15 de fevereiro e o outro para o dia 7 de março. Segundo informações da assessoria de comunicação da Royal Caribean, cada escala trará a Maceió 2,8 mil pessoas.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, a vinda do navio da Royal Caribean foi uma conquista da Setur-AL e da Semptur, que articularam o processo. Ela lembrou ainda que é a primeira vez que esse navio vem a Maceió.

Além do Splendour, segundo dados da empresa Irmãos Britto, mais três navios passarão por Maceió - o Crystal Synphony, Artania e o Vitória -, totalizando 13 navios e 42 viagens de cruzeiros nessa temporada 2011/2012.

Em 2011, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) investiu na recepção do turista de cruzeiros. No lançamento da temporada 2011/2012, na próxima quinta-feira, o cruzeirsta terá um terminal de passageiros com informações turísticas dos roteiros alagoanos. A ação tem a parceria do Porto de Maceió e da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur). Na tenda climatizada, o cruzeirista poderá conferir roteiros, apresentações artísticas/culturais.

Para Danielle Novis, o Estado está desenvolvendo ações para o crescimento da atividade turística. “A carência de terminais turísticos, nos portos do Brasil e da Região Nordeste é grande, e Alagoas criou um ambiente favorável para recepção na expectativa de consolidar o turismo de cruzeiros em Alagoas”, afirma.

00h38, 23 de Novembro de 2011

Fonte: Agência Alagoas

sábado, 19 de novembro de 2011

Trânsito: falta de investimento e ingerência são apontados como causas da ineficiência



O problema do trânsito nas rodovias alagoanas, em especial em Maceió, segundo especialista é uma consequência da desordenada falta de investimento e o não comprometimento dos gestores com a não viabilidade do deslocamento da população. O impacto e suas consequências foram debatidos na Assembleia Legislativa do Estado, na manhã desta sexta-feira (18).


A sessão foi proposta pelo deputado estadual João Henrique Caldas (PTN), contando apenas com a presença do deputado Judson Cabral (PT), além de dezenas de pessoas, que não chegou a lotar a casa. Entre eles a promotora de Execuções de Trânsito, Marluce Caldas, representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), inspetores da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas, o engenheiro Edinaldo Marques e estudantes da União da Juventude Revolucionária.

Os presentes defenderam um investimento maciço no transporte coletivo e um sistema de integração que possibilite o cidadão deixar o carro em casa. De acordo com o professor e engenheiro Edinaldo Marques, a cidade de Maceió é uma miniatura de São Paulo e que daqui há alguns anos, se nada for feito, serão registrados longos e inevitáveis congestionamentos.

Segundo o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, José Pinto de Luna, que chegou já na metade da sessão, são registrados cerca de três mil carros por mês, em Alagoas, já em Maceió, são mais de mil. “Acredito que em menos de cinco anos será quase impossível transitar em Maceió. Agora o problema não é só da SMTT, pois temos a imprudência da população que compromete todo o trânsito de veículos”, destacou Pinto, enfatizando que 20 guardas de trânsito estão nas ruas multando os imprudentes.

Pinto de Luna defende que seja implantado um Anel Viário em Maceió, para que seja resolvido parte do problema, além do investimento maciço no transporte coletivo. “Resumindo, o problema é de infraestrutura, agora Maceió não tem verba para construir um anel viário, será necessário pedir ajuda ao Governo Federal. No mais estamos investindo no transporte coletivo e em breve sairá o edital de licitação”.

Outro problema apontado, só que desta vez pela Polícia Rodoviária Federal, está nas BRs 316, no quilômetro 15, e na 104, quilômetro 5. De acordo com o inspetor Sibaldo, estas BRs apresentam problemas estruturais que não possibilitam o condutor ter outra alternativa a não ser cometer a imprudência. “Por não ter acostamento, o condutor tem que parar no meio da via e cruzar e muitos outros que já foram apresentados ao DER, mas caso não sejam solucionados daqui a alguns anos as BRs também estarão intransitáveis”.

“O que falta realmente é coragem e decisão política. Alternativas temos, agora os gestores não estão priorizando, vale a pena destacar que as suas prioridades são outras”, enfatizou Edinaldo Marques, destacando que o atual problema é consequência da falta de planejamento das gestões anteriores e seriedade dos atuais gestores que ao assumir o governo não dão continuidade nos projetos. “Agora eles assumem e cada um faz o seu projeto, isso é um absurdo e sem lógica”, concluiu.


Railton Teixeira

Railton Teixeira/Alagoas24horas
 .

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Concorrência de clandestinos revolta taxistas de Maceió


A proliferação de táxis irregulares em Maceió é alvo de inúmeras denúncias feitas pela categoria ao Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL). A frota oficial de 3 mil táxis na capital está inflada pelo aumento no número de veículos que realizam o serviço clandestinamente. Enquanto o Sintaxi afirma que a fiscalização da prefeitura é deficiente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alega que os doze fiscais são suficientes para a realização das inspeções diárias, que resultaram na apreensão de apenas seis veículos de 2010 a 2011.

“É uma concorrência desleal. Os irregulares ganham dinheiro sem ter nenhuma licença, não recolhem impostos para os cofres públicos e ainda são um risco para a integridade de seus passageiros, pois estão sempre fugindo das blitz”, disse o presidente do Sintaxi/AL, Ubiracy Costa. “A SMTT tem a obrigação de fiscalizar para coibir os clandestinos, pois os taxistas profissionais são extremamente cobrados e não podem ser prejudicados”.

Já a SMTT afirma que os doze fiscais estão divididos em duas equipes, que realizam fiscalizações nos três turnos. Essas equipes, porém, são as mesmas para a fiscalização de outros tipos de transporte, como vans e micro-ônibus. “Nós não facilitamos nessa fiscalização. Os carros irregulares são apreendidos, e depois dos procedimentos na SMTT eles são encaminhados diretamente pra a Delegacia de Defraudações”, afirmou o diretor de Transportes do órgão, Roberto Cassimiro.

Para trafegar como táxi, o proprietário de um automóvel deve comprar uma praça, receber uma licença da SMTT, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL). Também é necessária a liberação do pagamento do IPVA pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e, no caso dos automóveis que utilizam gás veicular, uma licença do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Nem a multa no valor de R$ 2.180 – instituída em decreto pela prefeitura, além da apreensão do veículo, intimida os taxistas irregulares.

Taxistas revoltados

O Sintaxi defende que o problema é o número insuficiente de fiscais da SMTT e o fim do convênio com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). “Além dos poucos fiscais, ainda temos o problema do fim do convênio com o BPTran, que era um suporte na fiscalização e coibia os táxis clandestinos”, disse o presidente do Sintaxi.

Nas ruas, os taxistas regularizados reclamam da falta de fiscalização da SMTT, já que, segundo eles, os clandestinos estão espalhados por toda a cidade, mas se concentram em maior número na entrada do bairro Benedito Bentes e próximo a um hipermercado localizado ao lado da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Isso é muito prejudicial para nós, taxistas regularizados. Não é justo um taxista clandestino ficar tomando nossos clientes. Eles usam carros particulares e ficam usando como lotação. Ficamos prejudicados com essa situação vergonhosa”, protesta o taxista Manoel dos Santos, de 70 anos.

O também taxista Fabiano Agustino da Silva, 29 anos, afirma que a categoria tem sido trapaceada pelos clandestinos. “Pagamos nossos impostos regularmente e somos trapaceados por taxistas clandestinos. Isso não é nada justo para os trabalhadores regularizados. O poder público tem que tomar uma medida para acabar com todas as irregularidades”, disse.

17:44 - 14/11/2011 Josenildo Törres

Fonte:
 .

sábado, 12 de novembro de 2011

SETUR verifica instalações do terminal turístico no Porto de Maceió

Tenda climatizada deverá ser inaugurada no dia 24 de novembro.



O espaço que recepcionará cruzeiristas terá 1000 m²

A Secretaria de Estado do Turismo se reuniu com os parceiros, Porto de Maceió e Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur), para verificar o início das instalações do terminal turístico para os cruzeiristas nessa temporada 2011/2012.

A tenda climatizada será inaugurada no dia 24 de novembro, quando chega o primeiro cruzeiro da temporada em Maceió, o Celebration, da Ibero, que chega com 1896 passageiros e 670 tripulantes.

O espaço que recepcionará os cruzeiristas tem 1000 m² e conta com uma estrutura com informações turísticas do Estado, gastronomia com a degustação da água de coco, apresentações culturais e demonstração do artesanato local, com o apoio da Secretaria de Planejamento e desenvolvimento Econômico.

O encontro aconteceu na tarde de ontem, 10, e contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, secretária municipal do turismo de Maceió, Cláudia Pessoa e a superintendente do Porto, Rosiane Beltrão.

Semptur e agências receptivas fazem visita técnica ao Porto

A partir de 24 de novembro começa a temporada de cruzeiros 2011/2012 no Porto de Maceió. A previsão é de 42 navios trazendo e cerca 95 mil passageiros e tripulantes. A informação foi divulgada pelo Administrador Substituto do Porto, Roberto Leoni, à secretária municipal de Promoção do Turismo (Semptur), Claudia Pessôa, e aos representantes do Grupo Receptivos de Alagoas (GRAL), durante visita ao Porto.

Segundo a secretária, a visita técnica teve o objetivo de ajustar a operacionalização das agências receptivas que são contratadas pelas operadoras de navios para comercialização de passeios turísticos aos cruzeiristas.


“Nosso objetivo é oferecer o melhor para que o turista do cruzeiro seja bem atendido e retorne à nossa cidade como hóspede. Este ano vamos contar com um espaço climatizado e o Porto de Maceió será responsável pelo transporte interno dos passageiros até a saída do terminal, onde o visitante poderá escolher o melhor passeio pela cidade, seja de táxi, a pé ou por outro meio de transporte”, disse Claudia Pessôa.

Para o presidente do Gral, Afonso Dacal, as quatro agências cadastradas já começaram a venda dos passeios turísticos para os passageiros do navio e que a estrutura de tenda climatizada é uma ótima iniciativa. “Em média, 20% a 30% dos passageiros de cruzeiro compram os passeios e o restante prefere conhecer a cidade de táxi ou até mesmo a pé. O importante é que o turista saia da cidade com o desejo de voltar, porque, tradicionalmente, os alagoanos sabem receber bem”, disse Dacal.

Os passeios vendidos pelas agências receptivas são; city tour (orla e centro de Maceió), Praia do Francês, Praia do Gunga, Barra de São Miguel e Paripueira. O primeiro navio a atracar no Porto de Maceió às 11 horas, é Celebration, da Ibero, que chega com 1896 passageiros e 670 tripulantes, e cerca de 800 passageiros já compraram passeios turísticos.

10h09, 12 de Novembro de 2011

Atualizada às 10h34

Fonte: Ascom
.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PM prende acusado de tentar roubar taxista


Acusado estava com uma garrucha sem munição.

Na noite desta quarta-feira (9), policiais militares pertencentes ao 1º Batalhão conseguiram prender homem acusado de tentativa de roubo a um taxi, no bairro do Jaraguá.

A guarnição Rocom 13 realizando patrulhamento nas proximidades do Pierre Chalita, conseguiu prender Anderson Teixeira da Silva, 26 anos, com ele foi apreendido uma garrucha, sem munição. O acusado tentava assaltar o taxista Edvaldo Moura, 59 anos.
Anderson Teixeira foi conduzido para a Central de Polícia, onde foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de roubo.
Fonte: PMAL

Polícia 11h23, 10 de Novembro de 2011

Fonte:
.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Senado aprova projeto que exige teor zero de álcool para motorista


Hoje, é permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue. Projeto, aprovado em caráter terminativo em comissão, segue para Câmara

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (9), em caráter terminativo (sem necessidade de ir a plenário), um projeto de lei que torna mais rigoroso o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) contra os motoristas que dirigirem alcoolizados. O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), motoristas terão "tolerância zero" de álcool ao conduzir um veículo. Isso porque o texto torna crime a condução do carro sob influência de "concentração de álcool ou substância psicoativa". Atualmente, é permitido dirigir com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue.

O texto original previa punição no caso de "qualquer concentração de álcool ou substância psicoativa" no sangue. Emenda de redação apresentada pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO) retirou do texto a palavra "qualquer". O senador disse que apresentou a emenda para "facilitar a aprovação do projeto" .

Mesmo assim, segundo a intepretação de Torres, o texto mantém a proibição de álcool no sangue para motoristas. Para o senador, a palavra "qualquer" era "só um capricho" e foi removida depois que a senadora Marta Suplicy (PT-SP) questionou se um bombom com recheio de licor poderia prejudicar um motorista. "A palavra 'qualquer' era um capricho, mas fica a mesma coisa", declarou o senador.

No começo de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 decigramas é crime, sujeito à detenção, mesmo que o motorista não provoque risco a outras pessoas. O entendimento está em decisão da 2ª Turma que reafirmou, em setembro deste ano, a validade da lei que tornou crime, em 2008, dirigir alcoolizado.

Pela lei, a pena para quem dirige embriagado varia de seis meses a três anos de detenção, multa, e suspensão ou proibição de obter a permissão ou habilitação para dirigir. Mas ainda há discordância sobre se dirigir alcoolizado pode ser considerado crime no caso de o motorista não ter provocado risco a terceiros.

Outra novidade no texto aprovado no Senado diz respeito às punições aplicadas aos condutores alcoolizados. Agora, a partir de nova emenda do senador Demóstenes Torres, – também aprovada pela Comissão, no caso do condutor causar morte de terceiros, a pena subirá para 16 anos, com prescrição em 20 anos.

Atualmente, o Código de Trânsito prevê que praticar homicídio culposo (quando não dá intenção de matar) na direção de veículo automotor pode causar "detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor". Conforme a lei, no "homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente

Já no caso de lesão gravíssima, diz o senador, "que resultou em aborto ou uma deformidade permanente, como a perda de um membro, isso tudo vai levar a uma pena de até 12 anos". Nos casos de lesão grave, a pena passa a ser de 8 anos.

Bafômetro

Conforme o projeto aprovado nesta quarta no Senado, caso o motorista se recuse a fazer o teste de bafômetro, a prova pode ser obtida por testemunho, imagens ou outros documentos admitidos na legislação brasileira.

"Está lá o sujeito trocando as pernas e não quer fazer teste do bafômetro. Então essa prova [testemunhal, de ver o motorista bêbado] substitui a prova que ele se negou a fazer", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O relator Pedro Taques (PDT-MT) afirmou que o projeto não obriga a realização do bafômetro. "O cidadão não é obrigado a fazer o exame de bafômetro. Não é obrigado a fazer exame de sangue, e aí a comprovação do teor alcoólico, daquela situação concreta, vai ser feita através de comprovação indireta".

09.11.2011 | 14h40

Do G1, em Brasília

 .

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mulher é presa e acusada de assaltar taxista no Tabuleiro


Segundo a Polícia, ela estava armada com um revólver Taurus, calibre 38

Uma mulher armada com um revólver calibre 38 assaltou o taxista Pedro Ferreira Catanduba, 40, na madrugada desta segunda-feira (07), no Conjunto Dubeaux Leão, no bairro do Tabuleiro do Martins.

Uma guarnição da Polícia Militar (PM) realizou diligências e prendeu a acusada, que foi identificada como Maria Nucineire da Silva Urbano, 28. Um menor, de 16 anos, que estava com ela também foi detido e conduzido para Central de Polícia de Maceió, no Prado.

Segundo a Polícia, ela teria solicitado uma “corrida” do Benedito Bentes para o Clima Bom. No entanto, no Dubeaux Leão, sacou um revólver 38 e anunciou o assalto, roubando a carteira da vítima com documentos e dinheiro – todo apurado da noite.

A Polícia apreendeu a arma do crime, além do produto do roubo. Ela foi autuada pelo delegado Dalmo Lima Lopes.

07.11.2011 | 08h32

  Gazetaweb - Ednelson Feitosa

.


domingo, 6 de novembro de 2011

É crime guiar embriagado


Sugestionados pelos flagrantes de acidentes com motoristas bêbados, os membros da 2ª turma do Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, tomaram uma decisão muito grave: dirigir embriagado, mesmo sem causar acidente, constitui crime. Esse entendimento reforçará, sem dúvida, a lei instituída para retirar do trânsito os guiadores de veículos sob efeito de bebida alcoólica. A pena fixada para os infratores dessa proibição varia de 6 meses a 3 anos de reclusão.

A chamada lei seca foi a denominação vulgar atribuída à Lei nº 11.705, de 24 de junho de 2008, que alterou o art. 306 do Código do Trânsito Brasileiro. Nos primeiros anos de sua vigência, foram reduzidos os índices dos acidentes automotores, especialmente nas estradas, mas, depois, houve um retrocesso com o seu descumprimento e, em decorrência, a verificação de número acentuado de acidentes.

Queixa-se o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do gasto de R$ 8 bilhões por ano com despesas decorrentes de sinistros no trânsito, englobando o pagamento dos benefícios proporcionados às vítimas, como pensões por morte e aposentadorias por invalidez. Esse elevado dispêndio poderia ser bem menor se houvesse, de fato, o emprego da tolerância zero nas estradas, bem próxima dos valores de consumo de álcool encontrados no sangue dos guiadores pelo bafômetro.

O entendimento do STF implicará em vários desdobramentos. O primeiro deles: o governo federal cobrará na Justiça os prejuízos previdenciários causados por motoristas responsáveis por acidentes de trânsito, quando ficar comprovada embriaguez ou alta velocidade pelo infrator. O Conselho Nacional de Previdência Social teria determinado ao INSS ajuizar ações para garantir o ressarcimento dos custos relativos ao pagamento de benefícios, como auxílio-doença e de pensões por morte. Essa orientação é semelhante à estabelecida para os acidentes de trabalho.

Outra medida posta em prática pela União e pelos Estados é a inscrição dos guiadores retardatários no pagamento das multas por infrações e acidentes de trânsito nos Cadastros Informativos de Crédito não Quitados do Setor Público. A União, os Estados e alguns municípios já dispõem de seus Cadins, criando obstáculos para os devedores. O Cadin exerce papel semelhante ao da Serasa e do SPC. Muitos órgãos públicos já protestam os débitos em cartórios.

O Ministério da Saúde considera uma verdadeira epidemia os acidentes provocados por veículos automotores. Segundo o seu Sistema de Informações sobre Mortalidade, em 2010 foram registradas 40.610 mortes, com aumento de 25% em relação a 2002, quando começaram a ser acompanhadas as baixas. Naquele ano, houve 32.753 mortes, mas se deve levar em conta também o aumento extraordinário da frota nacional, que tem impacto nas estatísticas.

Ressalta-se o sentido didático da decisão do Supremo Tribunal Federal em considerar a embriaguez ao volante como crime. Além da pena aplicada nos recalcitrantes, haverá, ainda, a cobrança dos estragos. Pretende-se que o rigor desse julgamento fará motoristas mais sóbrios e cautelosos.

Publicado em 5 de novembro de 2011

.

sábado, 5 de novembro de 2011

Programa Taxista Nota 10 vai capacitar 80 mil profissionais


Até a Copa, parceria entre CNT, Senat, Escola do Transporte e Sebrae vai oferecer capacitação nas áreas de gestão de negócios e línguas estrangeiras.

A Copa do Mundo de Futebol que acontece no Brasil em 2014 vai trazer uma oportunidade de capacitação para 80 mil taxistas no país. Nos próximos três anos, uma parceria entre a Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), a Escola do Transporte e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai oferecer gratuitamente programas educacionais nas áreas de gestão de negócios e línguas estrangeiras. As ações do projeto Taxista Nota 10 terão abrangência nacional e estão previstas para começar no próximo mês.

Os parceiros do projeto acreditam que os taxistas, público-alvo das ações do Taxista Nota 10, têm papel fundamental no sucesso da realização do maior evento de futebol mundial, quando a atenção de milhões de pessoas estará voltada à qualidade dos serviços oferecidos no país. Na maioria dos casos, são esses profissionais o primeiro contato dos turistas estrangeiros quando eles chegam ao Brasil.

O Taxista Nota 10 tem como prioridade as 12 cidades-sede da Copa e os municípios que funcionam como porta de entrada do turismo nacional e internacional, ou seja, que têm fronteira ou com grande potencial turístico em todos os estados. Mas o projeto também foca as demais cidades do Brasil, como uma forma de aprimorar os serviços de táxi em todo o país.

Os cursos de línguas estrangeiras – inglês e espanhol - têm duração de 120 horas e vocabulário personalizado, adaptado à linguagem e ao dia a dia do taxista. As inscrições em um dos cursos poderão ser feitas gratuitamente nas unidades do Sest Senat em todo o Brasil, a partir de outubro.

Os alunos inscritos receberão o material didático que contempla o caderno do aluno, o caderno de exercícios, o caderno de autoavaliações e o CD de áudio. O certificado de conclusão será enviado pelos Correios, após uma avaliação escrita que deverá ser realizada na unidade do Sest Senat em que foi efetuada a matrícula.

No programa de gestão de negócios, os profissionais aprenderão sobre diversos temas em um conteúdo divertido, leve e agradável em formato de jornal. Em versão impressa e eletrônica, com periodicidade mensal, a publicação terá matérias sobre empreendedorismo, turismo e hospitalidade, gestão financeira, administração do tempo, marketing pessoal, legislação, direção defensiva, condução econômica, primeiros socorros, entre outros.

Para receber o jornal gratuitamente, os taxistas deverão entrar em contato com as centrais de atendimento da CNT ou do Sebrae ou procurar a unidade mais próxima do Sest Senat, a partir de outubro, e se cadastrar no programa. O profissional vai receber em casa as 15 edições do Jornal Taxista Nota 10.

Para receber a certificação, o profissional deverá guardar os selos que estão nas 15 edições do jornal e poderá fazer a troca pelo adesivo que comprova a participação no programa. Essa identificação, afixada no para-brisa do carro, será mais um diferencial para atuação no mercado de trabalho.

Qualidade

Com essas ações, a CNT, o Sest Senat, a Escola do Transporte e o Sebrae pretendem aumentar a qualidade dos serviços prestados pelos taxistas autônomos, cooperativados ou empreendedores individuais aos turistas nacionais e estrangeiros. Mas além desse objetivo, o saldo positivo do projeto será a chance para que eles, mesmo após a Copa, melhorem a gestão do seu negócio, com maior rentabilidade e bom atendimento aos clientes.

29/09/2011 |

Rosalvo Júnior

Agência CNT de Notícias
.

Seinfra alerta para mudanças no trânsito do Centro a partir deste sábado


A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) informa que, a partir deste sábado (05) até o próximo dia 12, o trânsito na Rua do Imperador, Centro de Maceió, será interrompido para dar continuidade à obra de Recuperação, Substituição e Ampliação do Sistema de Esgoto de Maceió. Com 99% dos trabalhos finalizados, a obra de saneamento irá beneficiar mais de 250 mil moradores dos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Jaraguá, Trapiche e Centro.


Para orientar os motoristas e reorganizar o trânsito local, trabalhou em conjunto com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT). “Os condutores serão orientados por meio da sinalização para buscar alternativas de tráfego, evitando maiores transtornos. Durante a interdição do cruzamento da movimentada Avenida Comendador Leão, por exemplo, praticamente não houve problemas no tráfego. Planejamento e comunicação são fundamentais neste tipo de obra”, informa o secretário Adjunto de Obras, Transporte e Logística da Seinfra, Manoel Messias Costa.


Após a finalização dos trabalhos na Rua do Imperador, será interditado o cruzamento da Rua da Praia com a Rua Barão de Anadia, também no Centro. Já entre os dias 14 e 26 de novembro, está prevista a alteração do tráfego no terceiro e último trecho da obra, na Rua Durval Guimarães, bairro de Pajuçara. A Seinfra ressalta que as datas podem sofrer alterações, em caso de chuvas ou outros imprevistos naturais neste tipo de obra.


Recentemente, os trabalhos foram concluídos no cruzamento entre as avenidas Comendador Leão e Buarque de Macedo, no bairro do Jaraguá, e encontra-se em fase final no trecho da Avenida Buarque de Macedo em direção à Praça 13 de Maio, no bairro do Poço. As avenidas Assis Chateaubriand, no bairro do Trapiche, as ruas Ouvidor Batalha e Quintino Bocaiúva, ambas localizadas no bairro da Pajuçara, e a Travessa Hélio Pradines, na Ponta Verde, são outros locais onde os trabalhos também já foram finalizados.


A obra

Composto de três etapas, o projeto perfaz mais de 6 km de extensão de rede de esgoto, dos quais 5,8 km já foram concluídos. A primeira etapa da obra, referente à substituição das tubulações obsoletas, já está totalmente finalizada. A rede antiga de esgoto era composta de manilha de cerâmica e foi trocada por tubos de PVC, material mais durável, mais resistente a corrosões, inclusive aos produtos químicos gerados em esgoto sanitário.


A segunda etapa destinou-se à recuperação dos tubos de concreto deteriorados ao longo dos últimos 30 anos, que vinham provocando afundamento do solo de algumas regiões da cidade e, consequentemente, causando acidentes nesses locais. A terceira etapa inclui a ampliação dos tubos coletores, cujos diâmetros passarão de 1.000 mm para 1.400 mm, garantindo, entre outros benefícios, o aumento da capacidade de escoamento do esgoto para o emissário submarino.


Os investimentos em saneamento básico no interior e na capital de Alagoas têm sido prioridade do Governo do Estado, que já concluiu outras obras na área, como a implantação de novos anéis de distribuição de água, nos bairros da Pajuçara, Jatiúca e Ponta Verde, e a rede de esgoto da Baixa Maceió, no bairro do Vergel.


Saneamento duplicado

O Governo do Estado está dobrando o índice de cobertura de rede de esgotamento sanitário em Alagoas de 15% para 30%, com projetos executados pela Seinfra no interior e na capital. Em todo o Estado, estão sendo implantados mais de 130 km de rede de esgotamento sanitário e mais de 120 km de rede de abastecimento de água, beneficiando cerca de 1,1 milhão de alagoanos.


Somente em Maceió, o índice de cobertura está passando de 24% para cerca de 40%, com a realização de três grandes obras: o esgotamento sanitário da Baixa Maceió I, na região da orla lagunar, já concluída; o esgotamento da Bacia da Pajuçara, na região da orla marítima, e a ampliação do sistema coletor de esgoto, na região central.


De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, a meta do governo é ampliar o índice de cobertura de esgoto na capital para 60% até 2014. “É importante lembrar que o objetivo de todas essas obras é melhorar significativamente o serviço de esgotamento sanitário da cidade, garantindo maior qualidade de vida à população”, explica.

12h50, 04 de Novembro de 2011

Fonte: Ascom Seinfra

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

SMTT notifica motoristas por meio do Diário Oficial


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) notificou, por meio do Diário Oficial do Município, centenas de motoristas de Maceió que foram multados nos últimos meses. A lista com os nomes notificados foi publicada na edição do último sábado.

Segundo a SMTT, com a divulgação dos nomes, os motoristas autuados têm um prazo de 30 dias, contados a partir da publicação, para apresentar defesa prévia na SMTT. A maioria das multas é de condutores que falavam ao celular enquanto dirigiam. Em seguida, aparecem as multas por avançar o sinal vermelho.

Os motoristas que deixaram de usar o cinto de segurança também acumularam multas ainda não entregues. Também há condutores que deixaram de alertar o passageiro para o uso do cinto de segurança.

Outras infrações também foram registradas, como transportar crianças sem observar as normas de segurança, estacionar sobre a calçada e em local proibido, deixar de dar a preferência para o pedestre na faixa e, ainda, trafegar em velocidade acima da máxima permitida.

Fonte: Secom Maceió
.