sábado, 26 de fevereiro de 2011

Acidente derruba poste no Farol


Acidente provocou falta de energia elétrica na região


Um acidente envolvendo uma Hillux de cor verde e placa NMK 2830/AL e um táxi Parati de cor branca e placa MVC-3257/AL derrubou um poste nas imediações da Praça Centenário, no bairro do Farol, na manhã deste sábado, 26.


Por conta do acidente, algumas partes da região encontram-se sem energia elétrica. Quanto ao acidente, conforme informações de testemunhas, o motorista da Hillux perdeu o controle do veículo e acabou atingindo a Parati, que era conduzida por um sargento da Polícia Militar de Alagoas, identificado apenas como Romildo.

Uma guarnição do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Alagoas se encontra no local realizando os primeiros levantamentos da colisão. O sargento precisou ser socorrido e foi levado para o Hospital Geral do Estado, mas passa bem. Ele saiu do local do acidente reclamando de dores no tórax.

O trânsito no local é lento devido ao acidente e os policiais do Batalhão de Trânsito tentam normalizar a situação das vias. O motorista da Hillux foi identificado como José Antero Júnior.

08h32, 26 de Fevereiro de 2011

Fonte:
Alagoas 24 Horas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Táxis clandestinos driblam fiscais e colocam a população em perigo em SP

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Carnaval: SMTT lança campanha de prevenção de acidentes


“Quem curte de montão, não bebe na direção; ridículo é beber e dirigir”. Esse é o slogan da campanha que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) está promovendo para o Carnaval. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (22), com a presença de vários técnicos do órgão distribuindo material educativo em semáforos localizados na Avenida Fernandes Lima, uma das mais movimentadas de Maceió.

A diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Caroline Machado, explicou que o lançamento da campanha na Fernandes Lima tem motivos específicos. “É justamente nesta avenida onde acontece o maior número de acidentes automobilísticos durante o Carnaval”, ressaltou.

A “blitz educativa”, que se estenderá até 3 de março, vai percorrer vários pontos da capital: praias de Pajuçara e Ponta Verde e as saídas da cidade: Norte (Jacarecica) e Sul (Detran), além dos cruzamentos do Hiper Gruta.

Serão utilizados 20 cavaletes, 55 placas de postes e 25 relógios digitais que trarão mensagens educativas. “Decidimos fazer uma campanha bastante lúdica para que as pessoas se conscientizem da importância de não ingerir álcool se for dirigir”, disse Caroline Machado.

Em 2010, a campanha da SMTT foi contundente. Carros acidentados foram colocados nas principais esquinas da cidade com atores simulando vítimas mortas e feridas. “Foi uma forma de alertar as pessoas para o que pode acontecer com quem dirige embriagado”, recordou Caroline Machado, que disse ter suavizado a campanha deste ano esperando que o público já tenha assimilado a lição mostrada por meio de performances teatrais no ano anterior.

Para o superintendente da SMTT, José Pinto de Luna, as blitze educativas são formas de atingir diretamente a consciência do motorista, chamando-o à responsabilidade no que diz respeito à preservação de sua vida e da vida de terceiros.

“Antes de punir é preciso educar. E isso estamos fazendo com muito empenho. Bebida e volante são incompatíveis. Faço um apelo aos motoristas para que respeitem essa regra fundamental para que possamos ter um carnaval festivo, sem mortos ou feridos a lamentar”, observa Luna.

22 de Fevereiro de 2011

Fonte: Asscom SMTT

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DER adverte que e-mail com suposto extrato de multa é vírus

Notificações de infrações de trânsito são enviadas ao proprietário do veículo apenas pelos Correios

Mais um caso de falso e-mail, em nome do Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), está circulando na internet com supostas multas de trânsito. Nesta semana, o representante comercial Dogival Tenório dos Santos esteve na sede do órgão para se informar sobre a mensagem eletrônica que recebeu.

Dogival, logo após voltar de viagem, ficou surpreso com as três notificações de multas de trânsito pendentes que havia em sua caixa de e-mail. Segundo a mensagem, as multas teriam sido registradas no ano de 1969, quando Dogival tinha apenas 15 anos de idade. Desconfiado das supostas infrações, a vítima não abriu os anexos que permitia visualizar as notificações. Bastava um clique nas imagens para que o computador do representante comercial fosse infectado pelo vírus.

Assim como Dogival, inúmeros proprietários de veículos estão recebendo e-mail com suposto extrato de multas de trânsito em nome do DER.

A fim de evitar que outras pessoas sejam vítimas do falso e-mail, O DER informa que notificações de multas de trânsito são enviadas ao proprietário do veículo apenas pelos Correios e com a devida identificação do órgão.

O DER pede cautela e atençã o aos que receberem o e-mail para a forma como está escrito o nome do Departamento e a falta de identificação do estado em que o DER atua. Dessa forma, pedimos aos proprietários de veículos que desconsiderem o e-mail que contém o suposto extrato de multas pendentes.

Em caso de dúvida entrar em contato com o Recurso de Multas do DER/AL: 3315-8437.

     
19/2/2011 às 10:49:2

por Ascom DER

.

Jaraguá folia terá ponto de táxi

Visando garantir, ainda mais, a segurança dos foliões a festa que é considerada a abertura oficial do carnaval de rua de Maceió, o Jaraguá Folia, vai contar com um ponto de táxi que ficará situado, estrategicamente na Avenida Cícero Toledo, próximo ao Memorial da República. O evento acontecerá no próximo dia 25, a partir das 19h, no bairro de Jaraguá.

A medida foi anunciada pela presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Paula Sarmento. De acordo com Sarmento as medidas foram tomadas para levar mais segurança aos foliões. A estratégia do ponto de táxi também está relacionada à conscientização do folião não misturar álcool e direção, e voltar para casa de táxi.

Ainda segundo Paula Sarmento, o ponto de táxi que estará estrategicamente fixado na Avenida Cícero Toledo, próximo ao Memorial da República, servirá para que a folião possa desfrutar a festa e ter esse apoio no final para sua volta para casa.

O coordenador do Jaraguá Folia, Edberto Ticianeli, reforçou a satisfação da parceria com a gestão municipal, que a cada ano vem contribuindo para a grandiosidade do evento.

“A cada ano procuramos proporcionar o melhor à população, e isso é feito com esse dialogo aberto com a comunidade, para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho e garantir o sucesso dessa festa maravilhosa que vem fazendo Maceió ter visibilidade com sua cultura”, ressaltou Paula Sarmento, durante a reunião com representantes dos blocos carnavalescos.

Jaraguá Folia

O evento que completa este ano sua 11ª edição será realizado no dia 25 de fevereiro em Jaraguá. O evento surgiu em 2001 com o objetivo de divulgar o bairro boêmio de Jaraguá e fortalecê-lo como espaço propício para atividades culturais. A festividade terá início por volta das 19h e os blocos fazem o percurso pelo bairro histórico de Jaraguá.

(17/02/2011 14:41)

por Lídia Lemos

Fonte:
Primeira edição
.

Ponto de Taxi volta ao local na Praça Deodoro


Ponto de Taxi volta ao local na Praça Deodoro, proximo a Câmara de Vereadores de Maceió.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SMTT aperta cerco contra táxis fantasmas


Táxi fantasma foi apreendido

 
Dando prosseguimento à operação desencadeada no último dia 13, que visa tirar de circulação táxis clandestinos, a SMTT, por meio dos fiscais Osvaldo Bonfim e Pacelly Luz, comandados por Luiz Dué, diretor operacional de transporte e táxi, apreendeu, na noite de ontem, o Fiat Mille branco, ano 2006, placas MVJ 6463, de Tanque D’Arca, de propriedade de Juvenal Lopes de Oliveira, que se passava por taxi.

A apreensão ocorreu no terminal rodoviário do Feitosa. Abordado, o motorista se evadiu logo após entregar os documentos aos fiscais. Segundo os agentes da SMTT, o taxi é frio. Com a permissão de praça e o taxímetro adulterados, o veículo possuía rádio PABX e adesivos da Polícia Militar e do Sintaxi.

Com a fuga do motorista, o carro foi rebocado para o páteo da SMTT, no Tabuleiro do Martins, onde está sendo periciado. O proprietário do “taxi fantasma” será enquadrado por crime de transporte remunerado sem autorização, e só terá o carro liberado após o pagamento da multa R$ 1.615,18.

 
Esse é o segundo taxi clandestino apreendido em menos de oito dias. Na madrugada de domingo, 13, agentes apreenderam um Gol, placas MVB-6904, fazendo o papel de táxi. Na ocasião, o condutor do veículo, Odilon de Oliveira Moura, disse ser registrado como motorista auxiliar na SMTT, mas informou que não estava com o porte obrigatório do carro, nem com a habilitação, que, segundo ele, está vencida.

 
Após verificar que a placa do Gol havia sido adulterada, a fiscalização acionou o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que deteve o suposto taxista e o levou para a Central de Polícia de Maceió, no bairro do Prado, onde o mesmo foi autuado pelo delegado de plantão.

Ainda na esteira da operação, a SMTT recolheu o Fiat Doblô Adventure, placas JPO 8666, de Satuba, de propriedade de Verônica Gomes Magalhães, que fazia transporte remunerado sem autorização a partir do ponto de ônibus que fica em frente à garagem da empresa Piedade. Assim como os dois “taxis”, o Doblô foi levado ao páteo da SMTT, onde permanecerá até que sua proprietária regularize a situação e pague a respectiva multa.

 
As operações da SMTT têm sido supervisionadas pessoalmente por José Pinto de Luna, superintendente do órgão, que determinou especial atenção na identificação e apreensão de taxis fantasmas e outros transportes fora da lei. “A SMTT tem compromisso com a segurança do passageiro e com a proteção ao taxista legalizado. Não podemos permitir que usurpadores se passem por profissionais corretos. Vamos combater esse tipo de prática com o máximo rigor”, avisa Pinto de Luna.

 
16h45, 18 de Fevereiro de 2011

Ascom SMTT

 
Fonte: Ascom SMTT/AL
.

Táxi pirata: não embarque nessa!

Nos últimos dias o setor de fiscalização de táxi da SMTT realizou operações pontuais que resultaram na apreensão de alguns veículos.

 Essas ações serão potencializadas e abrangerão também o transporte clandestino de passageiros realizado por carros particulares, reivindicação quase que diária dos profissionais sérios que operam no setor.

 O fato é que o sistema de transportes em Maceió está de ponta-cabeça e necessita de medidas mais incisivas.

 A sensação de impunidade é recorrente, chegando ao ponto de ter sido constatada a adulteração das características de veículos de passeio para táxi, inclusive com o uso de placas frias da categoria aluguel (vermelhas). Em tese, tal conduta tipifica o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, descrito no artigo 311 do Código Penal com previsão de pena de reclusão de 03 (três) a 06 (seis) anos e multa.

 Muitos passageiros embarcam em táxis piratas sem saber, mas a SMTT irá intensificar a fiscalização para banir essa prática que está se tornando cada vez mais usual.

 Os casos constatados serão instruídos e encaminhados ao Ministério Público Estadual como notícia-crime.

17/02/2011 18:36

Fonte:

Blog do Pinto de Luna



sábado, 12 de fevereiro de 2011

Fuga termina em acidente no município de Penedo

Um motoqueiro inabilitado e com o veículo irregular tentou fugir de uma abordagem policial, mas acabou causando uma colisão na manhã desta sexta-feira (11) no município de Penedo.

Clebson Evangelista, 24 anos, que conduzia uma motocicleta CG 150, de cor preta e placa MUC 8406, ao perceber a aproximação de uma viatura do Pelotes (Pelotão de Operações Especiais) acelerou o veículo e tentou se afastar. Mas, acabou colidindo frontalmente com um veículo Palio, de cor prata e placa MVH 6664 /Penedo.

O condutor foi rendido pelos policiais, que constaram que ele estava inabilitado e o veículo irregular. Os policias acreditam que essa foi a razão dele ter tentado fugir de uma possível blitz.

Clebson Evangelista sofreu escoriações leves e recebeu atendimento na Unidade de Emergência Antonio de Jesus. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia Regional de Penedo onde o flagrante foi registrado.

(11/02/2011 17:26)

Fonte:
Aquiacontece

 .

Tradicional Mungunzá do Pinto abre prévias em Maceió


Pinto da Madrugada anima foliões na orla de Maceió

A orla de Maceió deve ser tomada por foliões durante toda a manhã deste sábado, dia 12. Todos estes contagiados pelo frevo do Pinto de Madrugada que praticamente abre as prévias carnavalescas na capital alagoana.


O tradicional Munguzá do Pinto da Madrugada acontece desde as 7 horas de hoje, em frente ao Hotel Ponta Verde, no bairro homônimo. De acordo com os organizadores, para comer o mungunzá, o folião tem que ter disposição e o frevo na ponta do pé.

Os mestres cucas do bloco se dizem prontos para receber os alagoanos e os turistas que lotam Maceió nesta temporada com a melhor receita para a diversão. Além disto, há a disputa pela tigela de ouro, prata e bronze para os comilões que ensaiam os passos para o Carnaval 2011.

Segundo Eduardo Lyra, um dos organizadores, a expectativa é que o mungunzá reúna mais de duas mil pessoas. Os organizadores ainda brincam e afirmam que a presença mais esperada da festa é a da presidenta Dilma Rousseff (PT). “Ela se mostrou solicita ao convite”, destacou Lyra.

No ano de 2011, o Pinto de Madrugada traz homenagens às rendeiras do bairro do Pontal da Barra. O Pinto da Madrugada teve iniciou em 2000, mas já é uma tradição de Maceió, com frevo, orquestradas e marchas que relembram os antigos carnavais. O mungunzá é uma prévia para o desfile que ocorre no dia 26 de fevereiro.

08h28, 12 de Fevereiro de 2011

Luis Vilar

Fonte:
Alagoas24Horas
.

Agentes de fiscalização da SMTT apreende táxi clonado em Maceió


No carro, além de adesivos iguais aos colados nos táxis, havia também emblemas da SMTT, PM e Sintáxi


Condutor do veículo, Odilon de Oliveira Moura, disse que é registrado como motorista auxiliar na SMTT (Foto: Assessoria)

Agentes de fiscalização de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió, SMTT, apreenderam, na manhã de hoje, um veículo gol, com a placa MVB-6904, se passando por táxi nas ruas de Maceió.

O condutor do veículo, Odilon de Oliveira Moura, disse que é registrado como motorista auxiliar na SMTT, mas informou que não estava com o porte obrigatório do veículo, nem com a habilitação, que, segundo ele, está vencida.

No carro, além de adesivos iguais aos colados nos táxis de Maceió, havia também emblemas da SMTT, Polícia Militar e da cooperativa Sintáxi, além de rádio de comunicação e taxímetro.

O diretor operacional de fiscalização de transporte da SMTT, José Luiz Dué, identificou que a placa não é do gol e acionou o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, que deteve o suposto taxista e o levou para a Central de Polícia de Maceió, no bairro do Prado, onde deve ser autuado por clonagem de veículos, entre outros crimes.

Ao tomar conhecimento da ocorrência, o superintendente José Pinto de Luna disse acreditar que pode haver outros veículos na mesma condição, informando que recomendou a intensificação da fiscalização sobre esses casos. “Há pouco tempo tivemos o caso de falsos taxistas, que estariam usando veículos clonados para a prática de assaltos e outros delitos. Com essa fiscalização mais rigorosa estaremos protegendo os verdadeiros taxistas e os seus passageiros”, comentou Pinto de Luna.

11/2/2011 às 16:17:34 - Atualizada: 11/2/2011 - 17:41:10

por Assessoria SMTT
 .

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tarifa de táxi em Maceió deve aumentar 11,5%, defende categoria


Os usuários de táxi em Maceió devem pagar mais caro a partir do fim do mês. O Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL) deve reajustar a tarifa em 11,5%. O valor da bandeirada deve passar dos atuais R$ 3 para R$ 3,35.

Já quanto ao quilômetro da bandeira normal, que atualmente corresponde a R$ 1,65, deve ser reajustado para R$ 1,84. Já a bandeira dois irá passar de R$ 1,98 para R$ 2,21.

Segundo o presidente do Sintaxi, Ubiracy Correia, o aumento é pedido porque a tarifa cobrada hoje estaria defasada. “Em Aracaju, capital de Sergipe, por exemplo, o valor da tarifa corresponde a R$ 3,30 já há alguns meses. Por isso estamos realizando este reajuste, até porque a tarifa em Maceió está congelada desde 2009, quando houve um aumento de 20%”, informou.

Porém, o aumento só deve ser consumado depois que a categoria se reunir em assembleia geral, marcada para ocorrer às 19 horas de próximo dia 23 deste mês. Em seguida, a proposta será encaminhada para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que deve aprovar o aumento.

Posteriormente, o documento será encaminhado ao Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial de Alagoas (Inmeq)/AL). O órgão é responsável por aferir o valor nos taxímetros, que a partir de então passarão a trafegar com o novo preço.

15:46 - 09/02/2011

Josenildo Törres

Fonte:
.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Inmeq inicia aferição dos táxis com placas de final 1


Proprietários de táxis farão a aferição na terça-feira na pista no Dique-Estrada; este ano, a taxa tem que ser paga no Banco do Brasil

Teve inicio na terça-feira (1º) a aferição dos táxis de Maceió com placas de final 1. Obrigatória por lei, a aferição é feita anualmente pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas, autarquia pública estadual, autorizada pelo Inmetro para operar em Alagoas às atividades de fiscalização da metrologia legal de bens e serviços. A aferição termina no dia 28.

Os proprietários de táxis que não tenham pendência no departamento jurídico do Inmeq, ou de documentação na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt), após checagem, recebem autorização para aferição na pista que funciona às terças-feiras na orla lagunar do Dique-Estrada.

Durante a aferição, os técnicos checam se permanecem intactos o selo e os lacres colocados nos taxímetros no ano anterior. A aferição é concluída com afixação no taxímetro de um selo que garante ao consumidor que o preço registrado no instrumento metrológico (taxímetro) corresponde à quilometragem percorrida pelo táxi.

O Chefe da Divisão de Táxis, Ivacir Jeronimo Tavares, disse que este ano, por determinação do Inmetro, os boletos bancários só poderão ser pagos nas agências do Banco do Brasil. A taxa de aferição é de R$ 37,50. Segundo ele, até agora, poucos carros compareceram à sede do órgão. A previsão é aferir duzentos táxis em 20 dias.

Maceió dispõe hoje de uma frota de táxis registrada na SMTT de aproximadamente 3.500 carros. Pela programação do Inmeq, as equipes que operam esta área estão aptas a aferir de 200 a 300 carros/mês. O não-comparecimento acarretará na aplicação das penalidades legais, entre elas, a apreensão dos taxímetros

Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2011 - 19:36

Marcos Guimarães

ASCOM/INMEQ

.