domingo, 28 de fevereiro de 2016

Operação do BPTran fiscaliza taxistas na orla de Maceió


Taxistas foram alvos de operação do BPTran em Maceió

Taxistas que atuam na capital foram alvos de uma operação do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans) na noite desta quinta-feira, 25, na orla de Maceió. Foram realizadas abordagens para aferir documentação, situação dos veículos, além de testes de alcoolemia.

De acordo com informações fornecidas pelo BPTran, foram apreendidos dois veículos, realizadas dez autuações por diversas irregularidades no trânsito, 50 testes de alcoolemia.

As abordagens ocorreram na região de Pajuçara, Ponta Verde e Cruz das Almas. Não houve registro de prisões.

26/02/2016 09:17     

Cláudia Galvão          

BPTran

Fonte:

.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Polícia recupera táxi após trocar tiros com suspeitos no Feitosa





                                Veículo foi recuperado  

Militares da Rádio Patrulha (BPRp) conseguiram recuperar um táxi no bairro do Feitosa na noite dessa sexta-feira (26), minutos depois dele ser roubado no bairro da Ponta Verde, em Maceió. Um dos suspeitos de roubar o veículo ficou ferido após trocar  tiros com a guarnição.

Segundo informações da polícia, Nailton Fonseca Nascimento dos Santos, de 24 anos, recebeu os militares com tiros e foi atingido nas nádegas pelos policiais. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), até o Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com informações colhidas no local, o taxista conduzia um Chevrolet Classic branco pela Ponta verde quando foi abordado pelos suspeitos, que estavam armados. Em seguida, ele pediu ajuda e a polícia acionou todas as unidades, na intenção de localizar o veículo.

Assista a reportagem completa no programa Fique Alerta da próxima segunda-feira (29).

27/02/2016 11h57

Da Redação

(Crédito: TV Pajuçara / Rafael Alves)

Fonte:

http://www.tnh1.com.br/noticias/noticias-detalhe/policia/policia-recupera-taxi-apos-trocar-tiros-com-suspeitos-no-feitosa/?cHash=d284bfda0044c2184edc337e777c8203
.



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Taxistas de Maceió devem agendar verificação anual de taxímetros

Novo prazo definido pelo Inmeq vai do dia 7 de março até o dia 5 de abril.

Agendamento deve ser feito online.


Taxistas devem realizar agendamento pelo site do Inmetro (Foto: Inmeq/ Ascom)

Os taxistas de Maceió terão que realizar a verificação anual dos taxímetros dentro do novo prazo estabelecido pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-AL). A partir do dia 7 de março até o dia 5 de abril, serão disponibilizadas 200 vagas por dia para atender cerca de 3 mil taxistas em Maceió.

A Diretoria de Metrologia Legal, responsável pela verificação de instrumentos de medição, informou que o agendamento deve ser feito online. Para realizar o agendamento Clique aqui.

Após o pagamento da taxa de serviço, o proprietário deve se dirigir a oficina para colocar os novos dados no equipamento e no dia agendado realizar a verificação com os técnicos do instituto.

O motorista impossibilitado de realizar a verificação precisará apresentar justificativa por escrito na sede do órgão até o final do prazo. A ausência pode acarretar em penalidade prevista em lei.

Os documentos necessários que os taxistas devem apresentar para que a verificação seja realizada são: comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) , além do certificado da última aferição, licenciamento do veículo e a vistoria feita pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

26/02/2016 12h25 - Atualizado em 26/02/2016 12h25

Do G1 AL

Fonte:

 .


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Taxistas de Maceió clamam por segurança

Após assassinato de colega na sexta, categoria cobra adoção de medidas a secretário

Em reunião com entidades que representam taxistas em Alagoas, ontem à tarde, a cúpula da Segurança Pública anunciou que vai adotar um serviço diferenciado para garantir a proteção da categoria. O encontro foi marcado entre as partes após o assassinato do motorista de táxi Gilmarcos de Carvalho Silva, na última sexta-feira, no bairro do Clima Bom, em Maceió. Foi a primeira morte violenta de taxista este ano. De acordo com o sindicato, ano passado foram sete assassinatos.

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, comandou a reunião com a presença, inclusive, do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Domingos Lima Júnior, e de representantes das entidades.

De acordo com Gaspar, uma das estratégias que vai ajudar a polícia a dar mais segurança aos taxistas é a implantação da radiocomunicação digital, que deve acontecer nos próximos dias. Por meio desse serviço, a comunicação entre as instituições que formam a segurança pública de Alagoas ficará ainda mais estreita, e será possível, segundo o secretário, tomar uma decisão mais célere diante de uma demanda nas ruas.

“Montaremos uma estratégia para contemplar todos os taxistas que atuam no Estado. A Secretaria de Segurança Pública está disposta a ter um serviço específico a essa categoria e manter as abordagens intensificadas em táxis e ônibus nas inúmeras blitze que fazemos nas principais vias. O resultado desse trabalho nos coletivos já são positivos e, ano passado, tivemos redução significativa dos assaltos a esses veículos”, informou o secretário.

Ele completou que não é intenção do Estado voltar com o chamado ‘Botão do Pânico’, instalado em dezenas de táxis. O dispositivo, quando acionado, dava um alerta à polícia de que aquele carro estava sendo alvo de bandidos. “É um serviço que privilegiava alguns, e o nosso objetivo é contemplar todos”, garantiu Gaspar.

POLÍCIA

MACEIÓ, TERÇA-FEIRA     

EDIÇÃO DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016

THIAGO GOMES – REPÓRTER

Fonte:
.



SMTT libera motorista para avançar semáforos em Maceió após às 23h


irão garantir a fiscalização do trânsito em Maceió (Foto: Ascom / SMTT)

Medida evita que os motoristas se tornem alvos de assaltos durante a noite.

Fiscalização eletrônica de excesso de velocidade permanecerá ativa.

Com a implantação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade em 10 pontos de Maceió muitos motoristas têm ficado preocupados com a segurança. A questão levantada é que a fiscalização, que coíbe a ultrapassagem de sinais vermelhos, força os motoristas a ficarem parados em sinaleiras durante a madrugada, expondo-os a assaltos.

Para evitar que os motoristas se tornem alvos fáceis durante a noite, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), informa que a partir das 23 horas até às 5 horas da manhã haverá a tolerância para cruzar sinais vermelhos.

A liberação é algo comum, que já acontece em outras capitais nordestinas, como Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Porém, a fiscalização eletrônica estará ativa para excessos de velocidade, uma vez que os pontos para a instalação dos equipamentos foram escolhidos devido à grande incidência de acidentes, como atropelamentos.

O assessor especial de Trânsito da SMTT, Roberto Barreiros, explica que o objetivo da fiscalização é diminuir o numero de acidentes e não colocar a segurança do motorista em risco.

“Faremos um trabalho educativo para que as pessoas respeitem o limite de velocidade. Quem for pego na fiscalização receberá multas de leve a pesada, com a aplicação de 3 a 5 pontos na carteira. O avanço do sinal, por exemplo, representa 5 pontos e uma multa de R$ 127”, diz Barreiros

Com a nova fiscalização eletrônica houve também a mudança de velocidade em algumas vias da capital. Nas avenidas Durval de Góes Monteiro e na Fernandes Lima, a velocidade máxima passou de 70 para 60 Km por hora. Já na Álvaro Otacílio, a velocidade passa a ser de 50 km por hora.

“Outro local onde são registrados muito acidentes é a descida da ladeira da rodoviária para o bairro do Jacintinho. Lá um equipamento também será instalado. Se todos andarem dentro do que exige a lei o fluxo fluirá normalmente”, expõe Barreiros.

22/02/2016 22h00 - Atualizado em 22/02/2016 22h00

Do G1 AL

Fonte:
.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Após morte, taxistas cobram medidas mais efetivas de segurança


Nas últimas semanas, associação registrou 7 assaltos a taxistas.

Reunião discute medidas de segurança para taxistas

Os taxistas de Maceió se reuniram, na tarde desta segunda-feira (22), com o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, e representantes da Polícia Militar, com o objetivo de discutir medidas que possam coibir a ação de criminosos contra a categoria. Na última sexta-feira (19), um taxista foi assassinado dentro do veículo na parte alta da capital. Nas últimas semanas, 7 assaltos a taxistas foram registrados pela Associação dos Profissionais de Táxi de Maceió.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Jamerson Souza, a morte ocorrida na sexta-feira foi a primeira registrada em 2016. Em 2015, o número de taxistas assassinados durante assaltos ou tentativas de assaltos chegou a seis. Com medo de que novas mortes ocorram nos próximos dias, a categoria procurou a Segurança Pública para cobrar ações mais eficazes, tais como fiscalizações e abordagens aos passageiros.

"Nós queremos o comprometimento do secretário em ações mais eficazes de fiscalização. Estamos muito vulneráveis. Alguns colegas, a partir das 17h, já não circulam mais por medo", conta Jamerson.
Ainda de acordo com o representante da categoria, por conta da violência, há localidades nas quais os taxistas evitam circular ou levar passageiros, tais como o Vale do Reginaldo, o Benedito Bentes 2, o Sítio São Jorge, o Conjunto Rosane Collor, a Chã da Jaqueira, o Joaquim Leão e o Dique Estrada.

Ele afirma que, atualmente, muitas mulheres estão agindo com violência durante as ações criminosas que têm como alvo os taxistas, já que levantam menos suspeitas como passageiras. No início do mês, três mulheres chegaram a agredir um taxista nas proximidades do Trapichão.

"Muitos taxistas optam por pegar clientes pelos aplicativos ou pela rádio. Evitam pegar na rua ou até mesmo selecionam passageiros", conta.

Segundo o secretário Alfredo Gaspar, o objetivo da reunião é traçar ações de segurança pública para coibir ações criminosas contra os taxistas. Ele explicou, durante a reunião, que o botão de pânico que havia sido instalado em alguns táxis de Maceió foi extinto porque a segurança pública não poderia deslocar o efetivo para atender somente a 70/80 profissionais.

"Não seria justo oferecer um serviço que atenda a uma pequena parcela e deixe o montante de fora. Vamos estabelecer aqui uma ação que beneficie a todos os alagoanos", pontuou Alfredo Gaspar.

Alfredo Gaspar comunicou, durante a reunião, que o estado está prestes a inaugurar o sistema de radiocomunicador digital, que vai estabelecer um canal de comunicação entre os taxistas e outras categorias.

"O sistema analógico não funciona com perfeição e o sistema digital vai melhorar significativamente a comunicação. Em poucos minutos poderemos fechar todas as saídas do estado", destacou o secretário.

22/02/2016 15h29

Fonte:
.


sábado, 20 de fevereiro de 2016

MUDANÇA DE TARIFA - 2016

AGENDAMENTO:

Começa dia Primeiro de Março e pode ser feito de "GRÁTIS" no seu Sindicato ou pela internet onde você estiver.

INÍCIO da VERIFICAÇÃO (pista):
07 de Março

TERMINO:
05 de abril

TAXA do INMETRO:
R$ 51,90

OFICINAS:
R$ 140,00

PARA ASSOCIADOS:
R$ 73,00


INFORMAÇÕES: 82 3326-1538
.

Taxista é morto com tiros e facadas e categoria faz carreata cobrando segurança

Polícia

Taxista é morto com tiros e facadas e categoria faz carreata cobrando segurança


Taxista foi morto enquanto trabalhava. Ele foi acertado com um tiro na nuca e facadas no tórax.




Taxista foi morto enquanto trabalhava. Ele foi acertado com um tiro na nuca e facadas no tórax.

A morte de um taxista, brutalmente assassinado na noite desta sexta-feira (19), causou indignação dos colegas de profissão que fizeram uma carreata cobrando Segurança Pública para a categoria. Gilmarcos de Carvalho Silva, de 41 anos, foi executado dentro de seu veículo, um Crossfox, de placa OHK-2933, na Rua Muniz Falcão, no bairro do Clima Bom.

Informações confirmadas pela Polícia Militar dão conta que o taxista apresentava ferimentos na cabeça e que ele foi morto com um tiro na nuca e também facadas no tórax.

Colegas e familiares de Gilmarcos negam que ele tinha envolvimento com ilícitos e desconhecem casos de inimizades.


Taxista foi morto enquanto trabalhava. Ele foi acertado com um tiro na nuca e facadas no tórax.





Taxista foi morto enquanto trabalhava. Ele foi acertado com um tiro na nuca e facadas no tórax.



Taxista foi morto enquanto trabalhava. Ele foi acertado com um tiro na nuca e facadas no tórax.



O crime deverá ser investigado pela Delegacia de Homicídios que não deve descartar nenhuma linha de investigação. Além dos agentes da DH, foram acionados peritos do Instituto de Criminalística e funcionários do Instituto Médico Legal (IML) para procedimentos cabíveis.

Carreata

Logo após a morte do taxista, colegas de profissão realizaram uma carreata em protesto e cobrando mais segurança para os profissionais da classe. Os taxistas ainda fizeram breve parada em frente à Central de Flagrantes do Farol.

O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, se reuniu com a categoria e uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira (22).

Leia na íntegra nota emitida pela SSP sobre encontro da categoria com o secretário:

O secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, da Segurança Pública,  esteve no início da madrugada deste sábado (20) em Mangabeiras, bairro da parte baixa da capital,  para ouvir taxistas em protesto pela morte de um colega de profissão, ocorrida na noite anterior no Tabuleiro do Martins.

A categoria, logo após a morte se mobilizou e decidiu protestar em frente ao Complexo de Delegacias Especializadas (Code). A exigência para garantir a desobstrução seria a presença do secretário.  O Gerenciamento de Crises esteve à frente da negociação com o capitão Sandro que obteve êxito ao informar que a reivindicação da categoria havia sido atendida.

“Estava negociando uma reunião para a segunda-feira,  mas também queriam o secretario no local. Quando asseguramos a presença dele, os taxistas já começaram a recuar e desbloquear a pista, declara capitão Sandro.

O secretário conversou com os taxistas e chegaram a um consenso.  “Já estava deitado quando  fui avisado da manifestação e que solicitavam a minha presença e, em respeito a categoria fui lá. Dialogamos e definimos que nos encontraremos na segunda, às 14h, na secretaria.”, explica Gaspar de Mendonça.

Uma comissão sera escolhida pela categoria para representá-la na reunião com o secretário.


20/02/2016 08:32     

Amanda Dantas         

Cruzeiro do Sul Notícias/Cortesia

Fonte:

.

Em protesto por morte de colega taxistas bloqueiam avenida


Taxistas bloqueiam Avenida Gustavo Paiva

Após a morte de um taxista ocorrida na noite de ontem, taxistas protestaram contra a falta de segurança. O grupo de profissionais esteve na frente do Complexo de Delegacias Especializadas (Code) e interditou a via.

No início da madrugada, o secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, da Segurança Pública, foi até o local para garantir  a desobstrução da Avenida, já que o grupo exigia a sua presença.  O Gerenciamento de Crises esteve à frente da negociação com o capitão Sandro que obteve êxito ao informar que a reivindicação da categoria havia sido atendida.

O secretario conversou com os taxistas e chegaram a um consenso. Uma comissão será escolhida pela categoria para representá-la na reunião com o secretário que foi agendado para a tarde da segunda-feira, dia 22.

O caso

Um taxista, identificado como Gilmarcos, foi assassinado a tiros, na noite desta sexta-feira (19). O crime aconteceu na Rua Muniz Falcão, no bairro do Clima Bom I, em Maceió.

De acordo com informações repassadas por policiais do 4º Batalhão, a vítima foi morta a tiros dentro do seu carro de trabalho.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local, mas o motorista já estava em óbito.

Com assessoria SSP


Postado em 20/02/2016 às 10:20 por Redação* em Maceió

Cortesia Rivaldo Júnior

Fonte:

 .


TAXISTA É ASSASSINADO dentro do próprio veículo durante suposto assalto


Taxista foi assassinado dentro do carro quando trabalhava

Caso aconteceu na noite desta sexta-feira (19), no Distrito Industrial 

Um taxista foi assassinado na noite desta sexta-feira (19), no Distrito Industrial, na parte alta de Maceió. A polícia não soube informar as motivações do crime.

De acordo com o 4° Batalhão de Polícia Militar (4°BPM), o taxista, conhecido como "Gil do coco", foi morto a tiros e facadas dentro do próprio táxi, por bandidos. Militares que atenderam a ocorrência, a princípio desconfiaram de assalto, mas constataram que os pertences da vítima não foram levados.

Ainda de acordo com a Polícia, a vítima apresentava vários ferimentos pelo corpo, causados por arma de fogo e arma branca. "Ele tinha um ferimento bem grande na cabeça, causado por algum objeto cortante", disse um policial militar que atendeu a ocorrência.

Um colega de trabalho da vítima, que não quis se identificar, informou que o taxista fazia ponto num hotel na Praia de Ponta Verde. Ele foi informado por outro colega, que antes do crime, Gil saiu com algumas pessoas em direção ao bairro do Clima Bom, na parte alta de Maceió. Porém, não há detalhes sobre as características dos passageiros, ou se eles têm ligação com o crime.

Além da Polícia Militar, os Institutos Médico Legal (IML), e de Criminalística (IC), foram acionados para a realização dos procedimentos necessários. O taxista deixa duas filhas, uma de cinco anos, e outra de nove.

Por Eduardo Denisson e Ruana Padilha   

FOTO: CORTESIA À GAZETAWEB

19/02/2016 21h53 - Atualizada às 19/02/2016 22h46

Fonte:
.




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

IPVA - 2016

O IPVA que os Taxistas estão recebendo pode ser desconsiderado, segundo EUGÊNIO da SEFAZ HOUVE FALHA NO SISTEMA.


Os Taxistas que JÁ ESTAVAM ISENTOS continuam, menos aqueles que fizeram algum procedimento como, por exemplo, trocaram de carro ou de dono, estes devem pedir a isenção.
.
.

Táxis de Maceió têm novo prazo para realizar a verificação do taxímetro

Período foi antecipado e motoristas terão de fazer serviço até 5 de abril.

Instituto disponibiliza 200 vagas por dia para a vistoria no taxímetro.

O Instituto de Metrologia e Qualidade (Inmeq) de Alagoas determinou nesta terça-feira (16) que os taxistas da cidade de Maceió terão uma alteração no prazo para realizar a verificação anual dos taxímetros.

Por meio da portaria 012/2016, o Inmeq determina que os 3 mil taxistas da capital terão de realizar a avaliação até o dia 5 de abril. O prazo divulgado anteriormente era de acordo com a placa e a partir do dia 1 de fevereiro.

Com a mudança, todos, independente do número final da placa, deverão fazer o procedimento entre os dias 7 de março e 5 de abril, para atender aos taxistas o Inmeq disponibilizou 200 vagas por dia.

Os proprietários deverão realizar o agendamento da aferição através do site http://servicos.inmetro.rs.gov.br/ e após o pagamento da taxa de serviço, se dirigir a oficina para colocar os novos dados no equipamento e no dia agendado realizar a verificação com os técnicos do instituto.

Ainda de acordo com a portaria, o motorista impossibilitado de realizar a verificação precisará apresentar justificativa por escrito na sede do órgão até o final do prazo e a ausência pode acarretar em penalidade.

Para realizar a verificação o taxista deverá apresentar o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), além do certificado da última aferição, o licenciamento do veículo e a vistoria feita pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

17/02/2016 06h27 - Atualizado em 17/02/2016 06h27

Do G1 AL

Fonte:
.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

“Uber usurpa o papel das prefeituras”

Artigo Carlos Zarattini:

“Uber usurpa o papel das prefeituras”


                                 Carlos Zarattini

O conflito entre taxistas e o Uber ganha novos capítulos a cada dia. A polêmica parece estar longe de acabar. Essa disputa atinge diretamente os cidadãos que utilizam o serviço e milhares de taxistas que nos próximos anos poderão ver sua categoria extinta.

Para entender todo esse imbróglio, é preciso definir com clareza as características do Uber. Nada mais é do que uma empresa que gerencia um aplicativo para dispositivos móveis para conectar usuários a condutores.

Presta um serviço que utiliza motoristas não credenciados para fazer transporte público de passageiros.

Com a experiência de ter exercido o cargo de secretário municipal de Transportes da cidade de São Paulo, destaco que o Uber busca estabelecer regras diferenciadas para um sistema que já existe e tem normas definidas pelo Poder Público.

Realiza um serviço de transporte público individual de passageiro sem cumprir a legislação estabelecida, já que nesse tipo de sistema as diretrizes (tarifas, regras e regulamentação) são estabelecidas pelos governos municipais.

Por exemplo, os taxistas são obrigados a cumprir diversos requisitos, e o preço do serviço é regulamentado por meio de taxímetro. Já os motoristas do Uber não são submetidos a nenhuma avaliação, os pagamentos são feitos por meio exclusivo de cartão de crédito e as tarifas são variáveis conforme a demanda, sem controle específico.

Na prática, o aplicativo criou suas próprias regras e tarifas sem qualquer tipo de inspeção ou controle dos órgãos competentes. Ou seja, criou uma forma exclusiva para regulamentar as atividades de transporte público individual de passageiro. Sendo assim, o Uber usurpa o papel das prefeituras.
Para alimentar ainda mais essa polêmica, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) considerou que não há razões para a proibição de serviços oferecidos por novos prestadores de transporte individual como, por exemplo, o Uber. O órgão avaliou que o serviço prestado beneficia a livre concorrência, sem considerar a consequente falência do sistema de táxi.

O Cade não entende que já existe um sistema regulamentado que funciona a favor do usuário. A favor porque garante, se a prefeitura for atuante no papel de fiscalização, a qualidade do sistema e o preço.

Sem a garantia do monopólio estatal (que autoriza os taxistas), esse monopólio será transferido ao Uber. O resultado, em breve, será a imposição do preço determinado pelos motoristas do aplicativo. O monopólio vai mudar de mãos, com uma grande desvantagem: o povo elege o prefeito, mas não pode eleger quem comanda o Uber.

São Paulo e as principais cidades brasileiras já experimentaram a "livre concorrência" dos "perueiros". O resultado foi a degradação do sistema de ônibus e, em seguida, das próprias lotações. Foi o horror nos transportes.

Corremos o risco de assistir novamente a esse filme, com a possibilidade agora dos "perueiros" serem gerenciados pelo Uber.

O fato de o aplicativo ser uma multinacional não alivia em nada a situação. Há suspeitas de sonegação no pagamento de obrigações fiscais e tributárias nas atividades oferecidas. Tudo precisa ser investigado com rigor pelos órgãos competentes.

Seguiremos no Congresso promovendo uma força-tarefa em defesa dos direitos dos taxistas. Devemos respeitar a legislação vigente. O Uber é um fenômeno complexo que enfrenta rejeições em muitos países.

Quarta, 10 Fevereiro 2016 15:11

Das agências

Foto: Gustavo Bezerra


Fonte:
.



domingo, 7 de fevereiro de 2016

CNT divulga pesquisa inédita Perfil dos Taxistas

A Confederação Nacional do Transporte divulgou, no último dia 28 de janeiro, sua primeira Pesquisa CNT de Perfil dos Taxistas, com informações gerais sobre o profissional e a atividade. Foram entrevistados 1.001 taxistas nas principais regiões metropolitanas de 12 Unidades da Federação.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 14 de novembro de 2015 em locais de grande fluxo de taxistas, como regiões centrais, aeroportos, estações rodoviárias, de metrôs e de trens urbanos. Os taxistas responderam questões sobre saúde, rotina de trabalho, segurança, concorrência  desleal, entre outros assuntos.

A maioria (94,9%) acredita que houve diminuição na demanda por seus serviços no ano passado. Para 43%, o motivo foi a crise econômica do país e 30,3% consideram que a causa seja consequência do transporte clandestino/ilegal. Mais de dois terços (72%) são taxistas há mais de cinco anos e 93,9% possuem veículos com até seis anos de uso. A maior parte (45,7%) concluiu o ensino médio.

Entre os pontos positivos citados em relação à profissão, 62,3% alegam ter autonomia para definir o horário de trabalho e 40,7% gostam da flexibilidade da jornada. Mas 74,6% consideram a profissão perigosa e 51,4%, desgastante. Ao comentar sobre os riscos, 28,5% disseram ter sido vítimas de assalto pelo menos uma vez nos últimos dois anos.

Os taxistas comentaram o que pensam sobre o aplicativo Uber. Entre os 92,1% que já ouviram falar desse serviço de transporte de passageiros, 72,0% disseram ser contra a legalização. 59,9% consideram a possibilidade de oferecer um serviço diferenciado em seu táxi para torná-lo mais vantajoso na concorrência com o Uber. Nas cidades onde o Uber opera (Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo), 68,6% dos taxistas perceberam impacto negativo em sua atividade devido a esse serviço, pois houve diminuição de passageiros.

A renda mensal líquida dos entrevistados é de R$ 2.675,42, e eles afirmaram gastar, em média, mais de R$ 1.300 por mês com combustível. Ao relatar os entraves da profissão, a burocracia para obter a permissão é apontada por 41,7% como o principal problema para se tornar taxista e 57,8% defendem a maior fiscalização ao transporte clandestino/ilegal.

CONCLUSÃO

A pesquisa mostra pontos positivos da profissão de taxista, como a autonomia de definir o horário de trabalho, a flexibilidade para essa escolha, a estabilidade e a rentabilidade financeira. Entretanto, para o presidente da CNT, Clésio Andrade, há alguns pontos negativos que precisam de soluções urgentes. Mais de um quarto dos taxistas já sofreram assalto pelo menos uma vez nos últimos dois anos. A competição com o Uber também preocupa a categoria, que já percebe a redução do número de passageiros.

Outro problema identificado é a situação da economia, pois a maior parte observou queda de demanda em 2015 devido à crise econômica. Além desses problemas, também foram apontados o impacto do alto preço do combustível na atividade e o excesso de burocracia para obter a permissão para exercer a profissão.



Fonte: Agência CNT de Notícias

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Tarifa de transporte público fica mais cara em Arapiraca a partir de sábado

Passagem de ônibus sobe R$ 0,30 e passa a custar R$ 2,50.

Tarifas de ônibus, táxis e moto-táxis sofreram reajuste a partir de sábado (6)

A partir de sábado (6), os moradores de Arapiraca, no Agreste alagoano, vão pagar mais caro para andar de ônibus, táxi ou moto-táxi. O Conselho Municipal de Transportes e Trânsito (CMTT) do município aprovou os reajustes após solicitação dos sindicatos de representantes do transporte coletivo

O decreto Nº 2.443/2016, sancionado pela prefeita Célia Rocha no dia 22 de janeiro, determina um reajuste.

O quilômetro rodado no táxi vai de R$ 4,25 para R$ 4,82.

De acordo com o presidente do CMTT e superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, esse aumento nos valores leva em conta custos operacionais como Combustíveis, peças e pneus.

 “Mesmo com a recomposição gradativa de tarifas, Arapiraca tem uma das menores tarifas do país, em comparação a municípios com o mesmo número de habitantes e extensão. O reajuste corresponde com os princípios constitucionais, atendendo a requisitos técnicos e jurídicos, além de atender à legislação relativa a doze meses de variação dos índices oficiais”, afirma Teófilo.

Ainda segundo o superintendente da SMTT, o município também vai adotar outras medidas com relação ao Plano de Transportes e Mobilidade Urbana, como licitação, integração tarifária, revisão da legislação, reestruturação da infraestrutura de transportes, implantação de abrigos e linhas de ônibus 
Circular, modernização do terminal urbano e reestruturação da faixa azul.

04/02/2016 18h22 - Atualizado em 04/02/2016 18h22

Do G1 AL

Fonte:


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

C N T mostra que no uso dos serviços de táxi no país teve declínio.

Confederação Nacional do Transporte mostra que o uso dos serviços de táxi no país teve declínio.

O estudo foi realizado em novembro de 2015, em locais de grande fluxo de taxistas, como aeroportos, estações rodoviárias, de metrôs e de trens urbanos. Foram entrevistados 1.001 taxistas nas principais regiões metropolitanas de 12 Unidades da Federação. Os taxistas responderam questões sobre saúde, rotina de trabalho, segurança e concorrência com o aplicativo Uber.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, o diretor Executivo da Confederação Nacional do Transporte, Bruno Batista, explica que o dado descoberto na pesquisa que causou maior impacto foi a queda da demanda. Um dos principais motivos apontados foi a crise econômica em que vive o país, somado ao aumento significativo do principal insumo do táxi, que é o combustível. “Em 2015, a gasolina subiu quase 20%, o álcool combustível subiu quase 30%, num momento em que muito deixaram de usar o táxi”, explica. Bruno Batista também apontou a entrada do Uber como outro responsável pela queda da demanda.

3 DE FEVEREIRO DE 2016

POR ALANA MEDEIROS 

Fonte: EBC

.


MACEIÓ - Calendário de verificação de taxímetros está suspenso temporariamente

Calendário de verificação de taxímetros está suspenso temporariamente
   
Um novo período será divulgado assim que o sistema do instituto for readequado.

Diretoria técnica do instituto realizará um novo cronograma para atender os taxistas no menor

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) informa que, com a mudança tarifária para os táxis do município de Maceió, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (2), por meio da portaria N° 015, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o calendário de verificação de taxímetros estabelecido pelo instituto está temporariamente suspenso.

A diretoria técnica do instituto realizará um novo cronograma para atender os taxistas no menor prazo possível, para que não haja prejuízo para os proprietários e usuários do serviço. Logo, ficam suspensas as verificações por final de placa e um novo período será divulgado assim que o sistema do instituto for readequado.

O Inmeq ressalta ainda que qualquer dúvida pode ser esclarecida através do telefone 3218-9127 ou na sede do órgão, Rua Empresário Valentim dos Santos Diniz, S/N, bairro do Canaã.

02/02/2016 18h29

Antonio Barbosa

INMEQ

Fonte:
.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Atraves de Portaria Prefeitura de Maceió define novo valor da tarifa de táxi

PORTARIA Nº. 015 MACEIÓ/AL, 01 DE FEVEREIRO DE 2016.

O SUPERINTENDENTE MUNICIPAL DE TRANSPORTES E TRÂNSITO no uso das atribuições que lhes são conferidas pelo Decreto nº. 6047 de 02 de Janeiro de 2001, considerando o que definiu o Conselho Municipal de Transportes Coletivos, nomeado através da Portaria nº. 1566 de 01 de Abril de 2013, do Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Maceió, publicada em 04 de Abril de 2013,

RESOLVE:

Art. 1º - Fixar os valores abaixo relacionados para cobrança dos serviços prestados pelos Veículos de Aluguel à Taxímetro – Táxi no Município de Maceió em:

Bandeirada: R$ 4,79 (Quatro reais e setenta e nove centavos)

Km Percorrido na Bandeira 1: R$ 2,63 (Dois reais e sessenta e três centavos)

Km Percorrido na Bandeira 2: R$ 3,15 (três reais e quinze centavos)

Hora Parada: R$ 15,82 (quinze reais e oitenta e dois centavos)

Art. 2º - Esta Portaria entrará em vigor a partir da data de sua publicação, ficando autorizada a cobrança das novas tarifas somente após a aferição dos Taxímetros dos Veículos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial – INMETRO.

Dê ciência e cumpra-se.

TÁCIO MELO DA SILVEIRA

Superintendente/SMTT

Maceió, Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIO

DIARIO OFICIAL

Fonte:
.