sábado, 1 de agosto de 2015

SMTT delimitará faixas exclusivas em Maceió antes de aplicar multas

MACEIÓ

SMTT delimitará faixas exclusivas em Maceió antes de aplicar multas

Mudança no Código de Trânsito considera infração gravíssima transitar nestas faixas


Transitar em faixa exclusiva para ônibus pode virar infração gravíssima (Foto: Arquivo/Gazetaweb)

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou, na tarde desta sexta-feira (31), que uma reunião entre representantes do município e do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas vai definir a partir de quando e quais pontos em Maceió serão considerados faixas exclusivas de ônibus. Só após esta definição é que entrará em vigor a aplicação de multas consideradas gravíssimas para quem transitar na área exclusiva.

De acordo com a SMTT, a Faixa Azul em Maceió funciona como seletiva, permitindo o trânsito de veículos complementares como táxis ou vans. Por isso, a reunião com o Conselho vai apontar se haverá aplicação de multas, como dispõe a nova redação sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

A Superintendência explicou ainda que o tema necessita de discussão para sanar todas as dúvidas. No modelo atual, apenas o Centro conta com faixa exclusiva.

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira alterações no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), que a partir de hoje passa a considerar infração gravíssima transitar em faixas exclusivas de ônibus no Brasil. Com a alteração no CTB, quem transitar de forma irregular na faixa exclusiva pode ser multado em R$ 191, além de perder 7 pontos na carteira de habilitação.

A Faixa Azul em Maceió começou a ser instalada em Maceió em março de 2014 e desde então cerca de 7,5 mil multas foram aplicadas contra condutores que invadiram o espaço destinado para o trânsito de ônibus. Com a alteração do CTB, a SMTT assegurou que as equipes vão seguir o trabalho de fiscalização.

Em Maceió, a faixa azul foi instalada ao longo dos últimos meses nas avenidas nas avenidas Tomás Espíndola, Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Comendador Leão e Gustavo Paiva. As multas por invasão às faixas exclusivas cresceram mais de 60% em São Paulo nos 5 primeiros meses de 2015, comparado ao mesmo período de 2014.

31/07/2015 16h21

Jonathas Maresia

Fonte:
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário