segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Confira o que abre e fecha no feriado neste fim de ano

Centro funcionará em horário especial; shoppings funcionarão normalmente

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL) informa que - neste final de ano - os estabelecimentos comerciais terão horários de funcionamento diferenciados.

Na véspera de Natal, 24, o centro de Maceió abrirá normalmente das 8h às 18h. Os shoppings terão horários diferenciados: Maceió Shopping, 9h às 20; Parque Shopping, 8 às 20h; Arapiraca Garden Shopping, 10 às 20h; Pátio Maceió, das 9h às 18h, e o cinema Centerplex estará fechado.

Nos dias 25 e 1°, as lojas do comércio e todos os shoppings estarão fechados, funcionando normalmente os cinemas do Maceió Shopping e do Pátio Maceió. Os shoppings voltam aos horários habituais -de 10h às 22h- nos dias 26, 27, 28, 29 e 30. O centro de Maceió funcionará de 8h às 16h, no sábado (28), e no domingo (29), terá abertura facultativa, ou seja, a abertura dos estabelecimentos ficará a critério de cada lojista.

Os horários também serão diferenciados na véspera de Ano Novo, dia 31: Centro de Maceió, das 8h às 18h; Maceió Shopping, das 9h às 18h; Parque Shopping, das 10h ás 18h; Arapiraca Garden Shopping, das 10h às 16; Pátio Maceió das 9h às 16h (cinema Centerplex estará fechado). Todos os estabelecimentos voltam aos horários normais a partir do dia 2 de janeiro. O funcionamento pode ser conferido também no Facebook da Fecomércio-AL.

23/12/2013 16h25

Fecomércio

 .

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Prefeito de João Pessoa-PB, sanciona lei que permite transferência de praça de taxistas

O prefeito Romero Rodrigues assinou na manhã desta terça-feira, 17, durante reunião na sede da STTP, a Lei nº 5.369, que beneficia a categoria de taxistas, regulamentando a transferência, a qualquer título, da permissão para exploração do serviço de táxi regulamentado.


De acordo com a lei anterior, que regulamentava o sistema de táxi em nossa cidade, a transferência do alvará (praça), que garante a concessão pública para a prestação do serviço, só era permitida por hereditariedade, ou seja, apenas para familiares. Agora, com a nova lei, os taxistas terão o direito de transferir a praça para terceiros.


“Estou feliz porque hoje estamos fazendo justiça para com a categoria. Este é um compromisso assumido num encontro anterior e que agora avançamos com a assinatura da nova lei, resolvendo um problema de décadas dos taxistas”, disse o prefeito Romero, que também agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto.


Para o superintendente da STTP, Vicente Rocha, “a conquista dos taxistas é justa e o prefeito Romero cumpriu seu compromisso com a categoria”. Vicente informou, ainda, que a transferência de praça somente poderá ser concedida a pessoa física, de acordo com a nova lei.


Outro pedido da categoria e que já havia sido atendido pelo prefeito foi a permissão para o táxi com passageiro transitar pelas faixas exclusivas de ônibus na Avenida Canal e na Avenida Floriano Peixoto.


Participaram da solenidade o procurador geral do Município, José Mariz, o chefe de gabinete da PMCG, Tovar Correia, e o presidente do Sindicato dos Taxistas, Zito Domingos, além dos vereadores Nelson Gomes Filho, Bruno Cunha Lima, Alexandre do Sindicato, Sargento Regis e Hércules Lafite, e o secretário de Obras, André Agra.


Segundo o presidente do sindicato dos taxistas, a categoria está em festa e não haveria momento mais propício pra receber este presente da prefeitura. “Estamos eternamente agradecidos ao prefeito Romero que prometeu e honrou este compromisso e ainda vem atendendo outros pleitos da categoria”, disse o sindicalista.


Ainda durante o encontro, o Romero Rodrigues falou dos estudos que estão sendo realizados visando o melhoramento de avenidas que persistem com elevado número de veículos em horário de pico, como a Avenida Aprígio Nepomuceno. Segundo o prefeito, é necessário que estes estudos sejam feitos para que se implante a mudança correta, uma vez que os gastos são altos e o orçamento é curto.

17 de Dezembro de 2013

Ascom

Fonte:
.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Taxistas participam de curso de reciclagem

O Curso de Reciclagem para taxistas, realizado na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), foi encerrado na primeira semana de dezembro com a participação de 2.917 profissionais durante todo o ano, número maior que em 2012. O curso teve duração de nove meses e os taxistas tiveram aulas de direção defensiva, atitude e gentileza no trânsito, oficina de bem-estar social, primeiros socorros, turismo e ação preventiva de saúde.

 “Além de fazer com que eles adquirissem mais conhecimento, o principal objetivo do curso foi alertar a categoria sobre acidentes e infrações que estão sujeitos a cometer, geralmente devido à grande carga de trabalho”, explicou a assessora técnica da SMTT, Aldinete Dantas.

Rubens Jorge é taxista há 12 anos e disse que o curso foi bastante proveitoso. “Aprendemos muitas coisas interessantes. São ensinamentos que certamente todos praticarão nos dias de trabalho”, afirmou.

Além da continuidade do curso de reciclagem, são projetos para o próximo ano cursos para taxistas credenciados no transporte de turismo e para motoristas que fazem o transporte escolar. O curso realizado pela Diretoria de Educação de Trânsito da SMTT teve parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Saúde.

16/12/2013 08:19

Fonte:
.
.



domingo, 15 de dezembro de 2013

Radiotáxis de Maceió planejam adaptar serviços a aplicativos de celular


Pelo celular, cliente acompanha trajeto do taxista (Crédito: Divulgação)

Com instalação gratuita para sistemas operacionais de iPhones, iPads ou no Android para smartphones e tablets, aplicativos para chamadas de táxi vêm conquistando cada vez mais passageiros e taxistas em Maceió. Clientes e motoristas passaram a enxergar nas ferramentas uma forma mais ágil de superar problemas corriqueiros como o trânsito lento da capital alagoana e a alta demanda de solicitações pelas empresas de radiotáxi.

Um dos aplicativos mais utilizados hoje em Maceió é o Easy Taxi, que possui 60 mil taxistas cadastrados em 19 países e em 27 cidades brasileiras. Para ter acesso ao sistema que funciona por GPS, o usuário só precisa baixar e instalar o aplicativo gratuitamente.

Depois disso, basta se cadastrar e informar alguns dados, incluindo o endereço onde precisa de táxi. Pelo cadastro, o cliente pode visualizar um mapa que exibe os táxis que estão próximos à sua residência e solicitar o transporte, além de poder visualizar em tempo real o percurso feito pelo taxista.

Para o taxista João Paulo da Silva, que está utilizando a nova ferramenta há quatro meses, o público ainda está muito empolgado com a novidade. “Os clientes ficam animados com a novidade, mas o problema é que o passageiro solicita o taxista que estiver mais perto da sua casa, ou seja, temos que contar com a sorte”, comentou.

Adaptações podem gerar demissões

Segundo o proprietário de uma das principais empresas que trabalham como o serviço de radiotáxi em Maceió, que pediu para ter a sua identidade preservada, a empresa já pensa em desenvolver uma ferramenta semelhante para acompanhar o aplicativo Easy Taxi dentro de um período máximo de dois meses.

No entanto, ainda de acordo com as informações do empresário, o investimento na nova tecnologia vai provavelmnete provocar demissões. “A minha empresa vai passar a investir numa ferramenta semelhante para acompanhar esse avanço, no entanto, meus funcionários já estão conscientes de que essa medida pode comprometer o emprego deles”, disse.

Apesar de estar planejando modernizar o serviço de sua empresa, o proprietário reconhece que ainda não tem como acompanhar novas tecnologias. “Nós vamos fazer um aperfeiçoamento do nosso sistema, mas não temos condições de concorrer diretamente com esses aplicativos. Na verdade, todas as empresas da cidade já estão pensando em desenvolver um novo serviço”, contou.

Durante a entrevista, o empresário disse que o número de solicitações tem caído nas últimas semanas, mas considera que a crise econômica seja o principal fator para o período de baixa. Ele não acredita que o aplicativo venha a extinguir as empresas de radiotáxi em longo prazo.


15/12/2013 12h07

Fonte:
.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Prazo para renovação das permissões de táxi vai até dia 31 de janeiro

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió pede aos taxistas da cidade que tomem conhecimento da sua situação no que diz respeito ao requerimento da renovação das permissões de táxi urbanos.

O prazo limite se estenderá até 31 de janeiro de 2014. Antes de ser feita a renovação, é necessário que os profissionais deem entrada no protocolo na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e com a cópia do processo protocolado, dirijam-se ao atendimento.

Para mais informações procurar o órgão na Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins, ou entrar em contato pelo telefone: (82) 3315-3571

11/12/2013 07:19

Fonte:

.
.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

SMTT de Maceió Convoca Permissionário de Táxi para regularizar sua situação

PORTARIA 547, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013


O Superintendente da SMTT - Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, no uso de suas atribuições que lhe confere o Decreto nº 6.047, de 02 de Janeiro de 2001, e


CONSIDERANDO:


O disposto no art. 96, III do Decreto 5.669/97 qual fixa prazo limite para requerimento de renovação das permissões de taxi urbano sob pena de extinção, de ate sessenta dias após vencida a sua validade;

O significativo numero de permissionários da exploração do serviço supra e cuja permissão encontra-se com prazo de renovação expirado por mais de sessenta dias;

Que a aplicação da penalidade prevista para a situação em comento(extinção da Permissão) poderia acarretar déficit na prestação do serviço publico, vez que o cadastro e emissão de novas permissões dependem de processo licitatório;

Que este órgão esta submetido aos principio da supremacia do interesse publico e da comunidade do serviço desta mesma natureza;


RESOLVE:


Art. 1º - Convocar os permissionários da prestação de serviço público de transporte de passageiros individual urbano (taxi) que estão na situação irregular, conforme permissões de táxi em anexo único desta portaria, para comparecer a esta SMTT ate o dia 31 de Janeiro de 2014, objetivando a sua regularização.

Parágrafo único. A regularização tratada no caput deste artigo restringe-se exclusivamente para a hipótese prevista no Art. 96, III do Decreto Municipal nº 5.669/97, ou seja, somente os casos de inexistência de requerimento para renovação da permissão por mais de sessenta dias após o seu vencimento.

Art. 2º - O comparecimento do permissionário que trata o Art. 1º desta portaria, por si só, não gerara o direito a renovação, estando este condicionada a existência apenas da irregularidade tratada no parágrafo único do artigo anterior.

Art. 3º - Será concedida ao permissionário inicialmente, a renovação com caráter provisório, somente tornando-se valida para todos os efeitos após posterior analise criteriosa da sua permissão.

Parágrafo único. A renovação será automaticamente revogada nos seguintes casos:

I – constatação das demais hipóteses previstas no Art. 96 do Decreto Municipal nº 5.669/97;

II – nas hipóteses previstas no Grupo “D” do anexo II do Decreto Municipal nº 5.669/97;

III – por decisão do Superintendente da SMTT, devidamente justificada(ex. existência de outras irregularidades apuradas pelo setor competente do Órgão, etc.), assegurado ao permissionário o direito do contraditório e ampla defesa.

Art. 4º - Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.

Publique-se e cumpra-se.

Maceió/AL, 04 de Dezembro de 2013.


TÁCIO MELO DA SILVEIRA
Superintendente da SMTT




ANEXO ÚNICO DA PORTARIA __ DE 04 DE DEZEMBRO DE 2013.

CONVOCAÇÃO DOS PERMISSIONÁRIOS COM RENOVAÇÃO DE PERMISSÃO PENDENTE.


0232 - 0076 - 1321 - 2187 - 0385 - 1933 - 1631 - 1844 - 1647 - 0628 - 1001 - 1402 - 1246 - 1663 - 1948 - 3031 - 1342 - 0135 - 1574 - 1746 - 1342 - 1204 - 1654 - 0651 - 1290 - 1948 - 2555 - 1151 - 2297 - 1901

.
.



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Aniversario de Maceió

Órgãos municipais funcionam normalmente nesta quinta-feira, 5

Comemorado na próxima quinta-feira, 5, o aniversário de Maceió terá expediente normal em todos os órgãos municipais. O comunicado é do Gabinete do Prefeito Rui Palmeira.

A festa para comemorar os 198 anos da cidade terá uma programação cultural diversificada, realizada nos dias 4 e 5, a partir das 20 horas. Entre as atividades estão uma mostra de cinema, artes visuais, dança e música com Djavan e Hermeto Pascoal, além de shows com de diversos artistas da terra, no estacionamento de Jaraguá. O show é gratuito.

04/12/2013 08h40


Fonte: Secom Maceió

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Johnnie Walker doará 200.000 quilômetros de táxi

A partir da quinta (28.11), começa mais uma etapa do projeto iniciado há oito anos que doa corridas de táxis para a população

Cleo Pires e Jenson Button em campanha de Johnnie Walker: “todo mundo sabe que eu adoro me divertir, então aderi ao táxi! Adorei o convite para fazer parte deste conteúdo”, afirmou Cleo

São Paulo - No sábado (23.11) , a atriz Cleo Pires e o piloto da Vodafone McLaren Mercedes Jenson Button participaram de uma sessão de fotos para promover a ação de Johnnie Walker em torno do consumo responsável de bebidas alcoólicas. A partir da quinta (28.11), começa mais uma etapa do projeto iniciado há oito anos que doa corridas de táxis para a população. Nessa nova fase, que vai até abril de 2014, serão doados 200 mil quilômetros de táxi.

As fotos clicadas no encontro entre Cleo e Jenson serão usadas nos canais digitais de Johnnie Walker (Facebook e You Tube), onde os fãs terão acesso à mecânica da doação de táxis.

Os cliques são de Fabio Bartelt, o make up de Ricardo dos Anjos e o styling de Juliano e Zuel. “Todo mundo sabe que eu adoro me divertir, então aderi ao táxi! Adorei o convite para fazer parte deste conteúdo”, afirmou Cleo.

“Há oito anos Johnnie Walker patrocina a equipe de F1 McLaren e desde o primeiro ano usamos a parceria com a escuderia para falar em consumo responsável. Já doamos mais de 200 mil quilômetros de taxis no Brasil ao longo deste tempo. Agora vão doar outros 200 mil quilômetros”, disse Alvaro Garcia, diretor de marketing do scotch portfólio da Diageo no Brasil.

03/12/2013 18:27

Fonte:

.

Receita faz alterações para isenção de IPI

A instrução normativa que trata de isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de veículo destinado ao transporte autônomo de passageiros (táxi) sofreu algumas alterações no tocante à contribuição ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e regularidade de pagamento.

O INSS, ao contrário do que todos pensam, não é facultativo para quem exerce a atividade regulamentada, mas sim obrigatório, independentemente de ser aposentado ou não.

É necessário estar regular com os pagamentos ao INSS durante o período em que o taxista fizer uso da isenção, ou seja, do requerimento até o momento final quando vencer os dois anos de uso da isenção.

Caso não cumpra com as normas estabelecidas pela Receita Federal, o taxista estará sujeito a multas. A instrução normativa obriga, por exemplo,  quem estiver requerendo isenção do preenchimento de declaração de Regularidade Fiscal e nesta consta: “Declara, sob penas da lei, estar regular quanto ao recolhimento da contribuição previdenciária, na condição de contribuinte individual do RGPS (Regime Geral de Previdência Social)”.

O artigo 299 do Decreto Lei 284, de 7 de setembro de 1940, do Código Penal, diz: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que devia constar, ou nele inserir declaração falsa ou diversa de que devia ser escrita, com o fim de prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante. Pena: reclusão, de um a cinco anos.

Para pedir a isenção são necessários: requerimento, declaração de disponibilidade financeira, declaração de regularidade fiscal, certidão da PGFN, xérox autenticado da CNH, certidão do DTP e procuração, se a entrada for dada por terceiro.

03/12/2013

Diário de S. Paulo

Fonte:
.