sábado, 31 de março de 2012

Maceió recebeu ontem o último navio da temporada de cruzeiros


Capital recebeu 44 navios e mais de 91 mil passageiros que movimentaram a economia da cidade


Cruzeiros foram atração do Porto de Maceió (Foto: Divulgação)

A temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012 chegou à reta final nesta sexta-feira com o navio Costa Mágica, que atracou às 13h00 no Porto de Maceió, com 3.470 passageiros e 990 tripulantes a bordo. Nesta temporada a capital alagoana recebeu 44 navios e mais de 91 mil passageiros que movimentaram a economia da cidade. Para comemorar os resultados positivos a Administração do Porto de Maceió e os parceiros - governo do Estado e Prefeitura de Maceió - promoveram um encontro nesta sexta-feira, 30, às 17h30 na Estação Receptivo de Passageiros.

Para a administradora do Porto, Rosiana Beltrão, a temporada superou todas as nossas expectativas, principalmente com relação, ao atendimento. “Sabemos que ainda podemos aperfeiçoar os serviços e esse é o intuito para a próxima temporada. Começamos a fazer o que era possível e aprendemos a nos superar. Em breve estaremos realizando o sonho de ter em Maceió o terminal definitivo de passageiros. Nossa caminhada já deu o primeiro passo, que foi o receptivo - embora artesanal, mas organizado.

Rosiana também ressaltou a parceria com o governo do Estado e a Prefeitura com um dos aspectos mais importantes desta temporada. “Juntos, pudemos mostrar a Alagoas que o turismo é uma bandeira única, de todos. Um grande viés de trabalho e fonte de riqueza para muita gente”.

A secretária municipal de Promoção do Turismo, Claudia Pessôa, também destacou a parceria com outros órgãos, como a Guarda Municipal, as secretarias municipais de Saúde (SMS) e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), as superintendências municipais de Transporte e Trânsito (SMTT) e de Limpeza Urbana (Slum), que também contribuíram para receber os turistas.

“A Estação Receptivo no Porto de Maceió agregou mais valor ao bem receber do alagoano. Além de oferecer melhor conforto aos visitantes, possibilitou às associações dos artesãos de Maceió a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente ao turista. O bem receber, aliado às nossas belezas naturais, são o marketing para que os cruzeiristas retornem como futuros hóspedes da nossa cidade”, disse Claudia Pessôa.

Estrutura diferenciada

A Estação Receptivo de Passageiros do Porto de Maceió é uma área de 1.000 m² que abriga um palco para apresentações folclóricas, espaços para primeiros socorros, artesanato e degustação de sucos e doces da gastronomia alagoana, Centro de Informações Turísticas, banheiros e telefones públicos.

Nesta temporada, a Semptur também distribuiu os mapas guias de Maceió em quatro idiomas e o guia dos museus da capital alagoana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocou à disposição dos visitantes um estande para primeiros socorros, com um profissional à disposição, caso aconteça algum imprevisto.

A Guarda Municipal também se destacou no serviço de apoio ao turista durante a temporada de cruzeiros, com guarnições dentro e fora do Porto.

As associações dos Artesãos do Pontal da Barra, do Mercado do Artesanato, do Instituto Salve Águas e dos Guerreiros tiveram, durante a temporada de cruzeiros a oportunidade de comercializar o típico artesanato do Estado, por meio do sistema de rodízio.

Neste último dia de cruzeiros o artesanato do Pontal da Barra puderam expor a beleza do bordado de filé produzido pela comunidade do bairro.

30/3/2012 às 8:50:34

por Assessoria

 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário